Prefeito visita UBS do Jardim das Américas
Na tarde desta segunda-feira (11), o prefeito Cesar Filho visitou a UBS (Unidade Básica de Saúde) do jardim das Américas, onde está trabalhando o médico cubano Jorge Luis de la Torre. O prefeito conversou com os funcionários do local e moradores do bairro. Joceli Aparecida Rosário, 33 anos, que acompanhava o filho Elinton Vitor, de 13 anos, em uma consulta, disse que gostou da chegada do novo médico. “Fomos atendidos rapidamente. O médico é muito atencioso e não tivemos problemas para nos entender. Está aprovado”, afirma a dona de casa.
Durante a visita, o prefeito destacou que pretende ampliar a equipe de agentes comunitários de saúde do bairro. Cesar Filho, de la Torre e o secretário de Saúde, Stefan Negrão, estiveram na UBS do Paz e Bem. “A realidade populacional dos dois locais são muito parecidos, por isso quero que as equipes das duas unidades possam fazer um trabalho integrado”, destaca o prefeito.
Secretaria da Mulher desenvolve o projeto Superação
A Secretaria da Mulher de Guarapuava está desenvolvendo o Projeto Superação, com o objetivo de informar às mulheres – nos bairros e distritos – sobre seus direitos e a Lei Maria da Penha, além de promover orientações jurídicas e expor os trabalhos realizados pela secretaria. Os encontros são ministrados por assistentes sociais e psicólogas. Um dos encontros aconteceu na última sexta-feira (08), na Vila São José, Colônia Vitória, Distrito de Entre Rios. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na Secretaria da Mulher ou pelo telefone 3622-1342.
Como parte da agenda, Eva Schran participou, no último sábado (09), do Interclubes do Clube Soroptimista, que reuniu participantes de todo o Paraná. Realizado pela primeira vez em Guarapuava, o evento tem como objetivo oportunizar a troca de experiências, com apresentação de projetos que buscam a melhoria de vida de meninas e mulheres em parceria com outras entidades. Eva destacou as ações da Secretaria da Mulher, ressaltando que o Clube Soroptimista de Guarapuava é uma das entidades parceiras nas ações de combate à violência e no auxílio à autonomia das mulheres.
Guarapuava terá polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil
Após três etapas de projeto, a Secretaria de Educação e Cultura foi contemplada com a implantação de um polo de apoio presencial da UAB (Universidade Aberta do Brasil) garantindo que a população de Guarapuava tenha, gratuitamente, educação à distância. Segundo a secretária Sandra Zanette, o objetivo é que todos tenham a oportunidade de ter uma formação autônoma, flexível e empreendedora. “A UAB oferece cursos de nível superior para pessoas que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação”, afirma.
“As pessoas terão aulas em casa ou onde tiverem acesso, mas é muito importante que possuam um local onde terão auxilio presencial e poderão realizar atividades avaliativas”, acrescenta a secretária, comemorando a conquista. A sede será na Escola Municipal Iná Ribas Carli, no bairro Industrial. A previsão é que a estrutura comece a funcionar no próximo ano. A UAB, um sistema integrado por universidades públicas que oferecem os cursos de graduação e pós-graduação, funciona através da Unicentro em Guarapuava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário