Abre e fecha no recesso de final de ano
Entre 23 de dezembro e 03 de janeiro, haverá recesso no Paço Municipal e demais órgãos da administração direta e indireta, sendo mantidos os serviços essenciais municipais. Nesse período, as duas urgências 24 horas – Primavera e Trianon – atendem normalmente. O Centro de Saúde da Mulher e as unidades básicas de saúde do Morro Alto, Vila Carli, Boqueirão, Bonsucesso, Entre Rios e Palmeirinha vão funcionar nos dias 23, 26, 27, 30, 02 e 03. O horário de atendimento (com médico, enfermeiros e dentista) será das 8 às 12h e 13 às 17h.
Os setores de coleta de lixo e de varrição, da Surg, também serão mantidos durante o recesso, com pausa apenas nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1° de janeiro. Já a Central de Triagem funciona todos os dias.
Guarapuava recebe a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
Guarapuava está entre as cidades escolhidas no Brasil para exibição da 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. A realização é da Secretaria Executiva dos Conselhos, com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Faculdade Guairacá. Nesta quinta-feira (19), será exibido, gratuitamente, o premiado filme “Doméstica”, do cineasta pernambucano Gabriel Mascaro, no auditório da Faculdade Guairacá, às 19h30.
No filme, sete adolescentes assumem a missão de registrar, por uma semana, a rotina de sua empregada doméstica e entregar o material bruto a um diretor de cinema. Entre o choque da intimidade, as relações de poder e a performance do cotidiano, a obra lança um olhar contemporâneo sobre o serviço doméstico no ambiente familiar e se transforma num potente ensaio sobre afeto e trabalho. Após a exibição, haverá um bate papo e reflexão sobre o tema. O debate será mediado pela professora Silvana de Pontes Carneiro, do Curso de Serviço Social da Faculdade Guairacá.
Coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Ministério da Cultura, a mostra será exibida de forma simultânea em todas as 26 capitais e no Distrito Federal, além de exibições em até 1.000 espaços distantes das grandes cidades, garantindo um amplo alcance.
TV éParaná exibe making of da série A Saga
Como parte das comemorações pela Emancipação Política do Paraná (19 de dezembro), a TV éParaná exibe, nesta quinta-feira, às 23h, o making of da série A Saga. Os 16 capítulos que relatam a história do Paraná, de 1541 a 1952, serão apresentados a partir do dia 21 de janeiro. A série tem direção de Manaoos Aristides e produção da TV Brasil. O making of também pode ser assistido pela internet, ao vivo, no site www.rtve.pr.gov.br
A história começa com a chegada do espanhol Alvar Núñez Cabeza de Vaca, em 1541, por Paranaguá, passando por Peabiru até chegar a Assunção (Paraguai). Ele foi o primeiro homem branco a avistar as cataratas do Iguaçu. Os capítulos seguem com a chegada dos portugueses, escravos, italianos, alemães, ucranianos, poloneses e japoneses, a Coluna Prestes e o início dos anos 50, entre outros episódios da história paranaense. A equipe técnica percorreu 30 cidades do Paraná para as gravações, além de construir três cenográficas, cada uma com 72 casas, nas regiões de Cascavel, Porto Mendes e Foz do Iguaçu. A filmagem da série foi longa, de 1999 a 2012.
Além dos cinco mil figurantes, estão na série os atores Roberto Bomtempo, Igor Rickler, João Vitti, Gabriela Alves, Raymundo de Souza e Emilio Pitta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário