Durante a solenidade de posse das 12 novas diretoras dos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), que aconteceu na tarde desta segunda-feira (27), na Câmara de Vereadores, o prefeito Cesar Silvestri Filho assinou o decreto de nº 3595/2014 que define o reajuste do piso salarial nacional para o magistério em Guarapuava ainda este mês, antecipando um aumento de 8,32% para uma carga horária de 40 horas, o que aconteceria somente em maio. “A valorização dos professores é um dos principais objetivos da nossa administração. O reconhecimento é uma forma de estimular e incentivar todos os nossos profissionais da Educação”, afirma Cesar Filho.
A eleição de forma direta das novas gestoras dos Cmeis é uma ação inédita no município. Cesar Filho regulamentou a lei e democratizou o processo de escolha, uma antiga reivindicação da categoria. “Esse é um grande avanço dentro da carreira dessas profissionais. É uma forma transparente e legítima de eleger as gestoras e aproximar a comunidade da escola. Também é uma forma de igualar os direitos, pois as professoras da rede municipal de ensino já tinham esse direito há muito tempo”, destaca o prefeito. A eleição aconteceu no dia 13 de dezembro do ano passado e, segundo a diretora do departamento de Educação Infantil, Silvana Portela, teve uma ampla participação da comunidade escolar. “É uma grande conquista e, acima de tudo, um gesto de valorização e respeito”.
Para a diretora eleita do Cmei Santana, Andréia Aparecida Machado, 33 anos, esse é um momento único. Ela trabalha há 17 anos como educadora e hoje se sente mais valorizada. “Dediquei anos da minha vida ao magistério. Sou muito grata ao prefeito Cesar Filho por essa conquista. Estou muito feliz e vou continuar trabalhando pela educação em Guarapuava”, agradece. “Esse dia vai ficar na história da educação guarapuavana”, comemora a educadora e diretora eleita do Cmei Vila Carli, Joanice Salateski.
Nenhum comentário:
Postar um comentário