Desde o dia 10 de março, a Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero. Meninas de 11 a 13 anos estão sendo vacinadas gratuitamente nas unidades básicas de saúde (UBS) e em escolas públicas e privadas de Guarapuava. Para receber a dose na escola, é necessário autorização dos pais ou responsáveis, além de levar o cartão de vacinação ou um documento de identificação. Em seguida, cada escola agenda um dia para que as alunas recebam a primeira dose. A meta é vacinar 4.931 meninas no município ainda no mês de março.
Segundo a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Guarapuava, Chayane Andrade Ternopoleki, para garantir proteção completa, a imunização acontece em três etapas. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois. “Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que está sendo aplicada protege contra os quatro tipos mais comuns de HPV: 6, 11, 16 e 18, os dois primeiros responsáveis por 90% das verrugas genitais e os dois últimos, por 70% dos casos de câncer de colo do útero”, explica Chayane. A vacina possui apenas uma contraindicação em relação a gestantes. Caso a gravidez ocorra após o início da aplicação, as próximas doses serão administradas após o período pós-parto.
A vacina contra o HPV protege principalmente mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. “O objetivo é vacinar as meninas no período de maturidade sexual, que inicia entre os 11 e 13 anos. A prevenção também é importante. Os pais e professores devem aproveitar a oportunidade para abordar temas como uso de preservativos, doenças sexualmente transmissíveis e outras questões relacionadas à educação sexual”, lembra o secretário de Saúde, Stefan Negrão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário