segunda-feira, 26 de maio de 2014

RESUMO DE NOTÍCIAS

fomento parana palmerinha (7)
Prefeitura e Fomento Paraná beneficiam empreendedores de Guarapuava
Os micro e pequenos empreendedores de Guarapuava têm mais uma oportunidade de ampliar, investir e, até mesmo, abrir um novo negócio. Através do programa Guarapuava Empreendedora, em parceria com a Fomento Paraná, do Governo do Estado, os guarapuavanos podem ter acesso a linha de crédito entre R$ 300,00 e R$ 3 milhões com taxas de juros subsidiados. Nesta sexta feira (23), uma unidade móvel da Fomento Paraná esteve nos distritos da Palmeirinha e Entre Rios com técnicos da instituição e funcionários da Agência do Trabalhador para informar e fazer o cadastro dos interessados.
 “Vamos oferecer a todos a oportunidade de investir no seu negócio, pois Guarapuava vive uma nova fase de desenvolvimento, um período muito bom para investir”, afirma o coordenador da Agência do Trabalhador, Adalberto Campos. Ele lembrou que os empreendedores interessados em acessar a linha de crédito devem apresentar documentos pessoais e da empresa para realizar o cadastro. “Várias novas linhas de crédito já foram aprovadas no município”.
Nos locais, a Fomento Paraná atendeu empreendedores dos mais variados segmentos, como proprietários de salão de beleza, oficinas, padarias, academias, entre outros. O agricultor Fabio Otolan, 58 anos, encontrou uma oportunidade de investir no transporte de alimentos. “A prefeitura está nos oferecendo várias oportunidades, por isso não podemos deixar passar. Eu estou vendendo a minha produção na Feira do Produtor, mas tenho o sonho de ter veículos para transportar alimentos para outros locais”, adianta.





Secretaria da Mulher promove palestras sobre a Lei Maria da Penha
Orientar as mulheres sobre tipos de violência,sobre seus direitos e a quem recorrer para sair do ciclo de violência está entre as principais funções da Secretaria de Políticas para Mulheres. Esses temas são discutidos em palestras sobre a Lei Maria da Penha.Na quarta-feira (21), ocorreu no Projeto Orquídea, da Comunidade São Luiz. Já na quinta (22), participaram as líderes da Pastoral da Criança de Guarapuava e de Campina do Simão, durante a formação que aconteceu na Paróquia Santana.
As mulheres do Projeto Orquídea deram uma pausa no artesanato para aprender sobre seus direitos e também ajudar as amigas e familiares que sofrem com a violência. “Aprendi muito, até o que eu pensava que não era violência contra a mulher, como a violência psicológica e, principalmente, que na Secretaria da Mulher existe atendimento com advogada e psicóloga para ajudar as mulheres antes da denúncia”, conta Janete Bail Ribeiro.“Esta é uma oportunidade de divulgarmos a secretaria em pequenos grupos, promovermos um bate-papo para que as mulheres tirem suas dúvidas sobre a violência e saibam como agir e como ajudar quem precisa dar um basta no sofrimento”, informa a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran.
As palestras são proferidas pela vice-prefeita, pela advogada Luana Esteche e pela coordenadora de cursos, Angelita Gadens, ambas da secretaria. Para solicitar um encontro, as escolas, entidades ou pastorais podem ligar para o telefone (42) 3622-1342.

Secretaria de Saúde promove campanha sobre hanseníase nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira (26), a Secretaria Municipal de Saúde promove um arrastão educativo sobre a hanseníase para divulgação dos sinais, sintomas e tratamento da doença. Os agentes de saúde do AMPDs (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária) e de diversas UBS (Unidades Básicas de Saúde) vão distribuir materiais educativos ao longo da XV de Novembro e em outros pontos do Centro. A iniciativa faz parte da Semana de Combate e Conscientização da Hanseníase, que acontece de 26 a 30 deste mês, e também contará com palestras em escolas, igrejas e centros comunitários, incentivando o diagnóstico precoce.
Nesta sexta-feira (23), na abertura do Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase, em evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, o bioquímico do Laboratório Municipal de Guarapuava e coordenador da Divisão de Assistência Farmacêutica, Marco Antonio Horst, será homenageado pela atuação como referência no Paraná, em diagnóstico laboratorial de hanseníase, juntamente com a equipe do laboratório e do AMPDs.
A Hanseníase é uma doença causada por uma bactéria que ataca a pele e os nervos periféricos do corpo, principalmente nos braços, pernas e rosto, atingindo adultos e crianças de qualquer idade.
Sintomas da hanseníase:
* Caroços e inchaços que não coçam e podem surgir e desaparecer, inclusive nas orelhas;
 * Áreas com diminuição da presença de pelos e suor;
* Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com a diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor ou tato;
* Dificuldade para segurar objetos e tropeçar com frequência;

* Dor e sensação de choque, fisgadas e pontadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário