segunda-feira, 9 de junho de 2014

POR CAUSA DAS CHUVAS, PREFEITO DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA EM GUARAPUAVA


Alagamento em Guarapuava
O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, após reunião com o secretariado na manhã deste domingo (08), decretou Estado de Emergência em Guarapuava devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde quinta-feira (05). Segundo dados do Simepar, no sábado (07) foram registrados 280mm de chuva, sendo que a média esperada para o mês todo de junho era de 163mm. A previsão é que a chuva só pare na quarta-feira (11). “Após levantamento de dados, decretamos Estado de Emergência em Guarapuava. Muitas famílias foram atingidas com o grande volume de chuvas. Além dos danos estruturais, ainda temos a situação da falta de água anunciada pela Sanepar”, declara o prefeito Cesar Filho.
Até o momento, as equipes do plantão da Secretaria de Assistência Social e Desefa Civil atenderam famílias nos bairros São Vicente, Vila Carli, Vila Karen, Industrial, Xarquinho, Jardim das Américas, Vila Bela, Primavera, Bairro dos Estados, Paz e Bem, Concórdia, além da área rural na Vila Jordão.
De acordo com o último levantamento da Secretaria de Assistência Social, 284 pessoas estão abrigadas em Guarapuava, além de outras que foram deslocadas para casas de familiares e conhecidos. “As equipes da Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil continuam de plantão para atender às emergências. Também estamos recebendo doações de roupas, sapatos, cobertores, colchões e alimentos aqui mesmo na sede da Assistência Social”, explica o secretário Abraham Haick.
O plantão da Secretaria de Assistência Social funciona através do telefone (42) 3623-7995. As doações podem ser entregues na Rua Senador Pinheiro Machado, nº 1075, Bairro Santana, próximo ao Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Saúde também orienta para que as pessoas não entrem em áreas alagadas e se mantenham aquecidas. Quem precisar de remédios de uso contínuo deve retirar a medicação no Posto de Urgência e Emergência do Trianon.
Situação em Entre Rios
Até as 21h de sábado (07), o Simepar registrou 222,6mm de chuva no distrito Entre Rios. De acordo com registros da Secretaria de Assistência Social, 80 pessoas estão abrigadas no Grupo Escoteiro e na Igreja Assembleia de Deus recebendo toda atenção necessária com suprimentos, roupas, colchões e cobertores. O Clube Asa Delta também está à disposição para atender emergências. De acordo com a Secretaria de Habitação, o nível de água nos rios próximos ao distrito ainda está muito alto e a colônia Vitória está com restrição de acesso para veículos leves. A comunidade de Pinhãozinho está isolada devido à queda de pontes.   
Falta de água em Guarapuava
Desde a meia noite, os guarapuavanos estão desabastecidos de água tratada. De acordo com a Sanepar, o Rio das Pedras, manancial que abastece Guarapuava, subiu acima do nível de captação. É necessário que a água da bacia baixe para que os técnicos possam fazer a limpeza e retomar o tratamento de água na estação. Por isso, o diretor da Sanepar em Guarapuava, João Edson de Lima, alerta que não existe uma previsão de quando isso será possível. “As pessoas devem usar água apenas para beber e para alimentação. É preciso economizar”.
Aulas na rede municipal e estadual de ensino estão suspensas
A Secretaria de Educação e Cultura informa que as atividades nas escolas e creches do município estão suspensas. Segundo o Núcleo Regional de Ensino, a medida é a mesma para todos os colégios estaduais.  Além dos problemas causados pelas chuvas, em especial a falta de água, a ação se justifica por algumas escolas estarem servindo como abrigos ou pontos de referência para atendimentos.
Corpo de bombeiros faz resgate aéreo

Equipes do corpo de bombeiros de Guarapuava trabalham no resgate aéreo de 20 pessoas que ficaram ilhadas no Jordão. O resgate será feito com dois helicópteros. Equipes das secretarias de Assistência Social e Saúde estarão de prontidão para fazer o atendimento emergencial aos resgatados. Outra equipe dos bombeiros se desloca para o Goioxim também para resgates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário