A implantação dos novos pontos de ônibus começou esta semana em Guarapuava. O primeiro abrigo foi instalado na XV de Novembro, entre as ruas Pedro Siqueira e Afonso Camargo, Alto da XV. O projeto da Surg e da Secretaria de Habitação e Urbanismo busca proporcionar mais conforto aos usuários do transporte coletivo. Feita de acrílico e ferro, a estrutura possui cobertura, assento central e barra de apoio, oferecendo dois tipos de descanso a quem os utiliza.
De acordo com o engenheiro de tráfego da Surg, César Sanchez, o abrigo foi elaborado a partir da demanda da população que pedia um local com proteção do sol, chuva e vento, além de ser mais seguro que os pontos de alvenaria. “São três modelos. O primeiro com cobertura para passeios, mais estreitos, como há na região central da cidade. O segundo terá um fechamento lateral parcial igual ao já instalado na rua XV. Já o terceiro possui um fechamento maior para locais com passeios amplos, como praças, por exemplo”, explica ele.
A primeira etapa do projeto, que soma quase R$ 360 mil (recursos municipais e de emendas parlamentares), deve ser finalizada em setembro deste ano. Serão implantados nesse período 14 pontos do primeiro modelo, 22 do segundo e 20 do terceiro. “Os abrigos serão instalados em locais que fazem as ligações dos bairros ao Centro e tenham fluxo considerável de pessoas. Os totens antigos, que indicam os locais onde os ônibus param, serão mantidos inicialmente até que a população se acostume às novas estruturas”, salienta Sanchez. Também serão construídas calçadas com meio-fio onde ainda não há.
Nenhum comentário:
Postar um comentário