Neste domingo (25), a Lagoa das Lágrimas em Guarapuava se encheu de alegria e disposição na 1ª Corrida e Caminhada de Combate ao Câncer, promovida pelo grupo Divas do Asfalto com apoio da Secretaria de Saúde e de Esportes e Recreação, como parte das ações do Outubro Rosa em Guarapuava.
Mesmo com o frio, mais de mil pessoas de Guarapuava e região protagonizaram um combate pela vida. Além de conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, o evento arrecadou mais de uma tonelada de alimentos que serão destinados à entidades do município. “Este movimento é de todos e chama a atenção pra a importância da prevenção e enfrentamento da doença”, salientou a vice-prefeita e secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava, Eva Schran, que participou da caminhada de 4 km junto com a deputada estadual Cristina Silvestri. "Esse é um momento de valorização da vida e conscientização. Como ficamos felizes ao ver que a população está participando das atividades que têm como principal objetivo o bem comum, a prevenção da vida e bem estar".
De acordo com a empresária Marcia Masmik, integrante do grupo Divas do Asfalto, a participação do público e o balanço final do evento surpreenderam. “Esperávamos 300 pessoas e no fim mais de mil se inscreveram. Isso evidencia o comprometimento do guarapuavano com um assunto sério que é a prevenção do câncer. Ficamos felizes em disseminar o bem e dar início a essa corrida que, se Deus quiser, vai virar tradição”, comemora.
Após a corrida de 5 km e caminhada de 4 km, todos receberam medalhadas. As três primeiras colocadas na corrida recebem ainda troféu e vale compras. O primeiro lugar ficou com a atleta Tatiane Raquel da Silva. Muito mais que o prêmio, ela saiu satisfeita em levar a mensagem da prevenção. “O esporte é fundamental na vida das pessoas e este evento, como um todo, alerta sobre procurar ajuda e não abandonar o tratamento”, descreve. O aposentado Celestino Perbiche, de 52 anos sabe a importância de não perde a fé. Em agosto, após três anos lutando contra um linfoma, ele também foi campeão. “Hoje estou feliz e curado. Parabenizo o evento, que leva informações importantes sobre fazer o auto-exame e procurar ajuda”, conclui Celestino, que correu o percurso de 5km.
Durante o evento, que contou com a parceria da Nutrir, RPC TV, Faculdade Guairacá e Campo Real, ainda teve homenagem a quem combate ou combateu o câncer. Além disso, a equipe com maior número de atletas inscritos e a participante mais idosa, receberam troféu.
A arrecadação de uma tonelada de alimentos será entregue à Acopecc (Associação Centro Oeste do Paraná de Estudos e Combate ao Câncer), Lar Escola Retiro Feliz, Albergue Noturno e Centro de Nutrição Renascer.
Pódium da 1ª Corrida de Combate ao Câncer
1º lugar: Tatiane Raquel (Grupo Divas do Asfalto)
2º lugar: Karla Varela (Lobos do Asfalto)
3º lugar: Michele Leal (TSK)
4º lugar: Maria Gabriela (TSK)
5º lugar: Silvana Boese (Primas e Amigas)