O secretário de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos esclareceu algumas dúvidas sobre as alterações na lei do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que já estão em vigor, durante uma live na última sexta-feira (26).
Realizamos esse encontro para esclarecer dúvidas geradas pelo novo conjunto de regras, que alterou 57 pontos do Código Brasileiro com a intenção de chamar a atenção dos motoristas para que fiquem atentos e tenham conhecimento das regras de circulação e conduta, promovendo a segurança no trânsito, e assim contribuam com a redução de acidentes” alertou o secretário.
O secretário ressaltou que entre as mudanças, a partir desse mês, motoristas com idade inferior a 50 anos poderão renovar a carteira de habilitação a cada 10 anos. Já os condutores com idade entre 50 e 70 anos devem realizar o procedimento a cada 5 anos e a renovação para quem tem mais de 70 anos deve acontecer no intervalo de cada 3 anos.
Adalberto afirmou também, que os pontos na carteira, diferente de antes, quando o motorista tinha sua habilitação suspensa a partir de 20 pontos acumulados, com a nova lei o limite passa a ser de 40 pontos. “O condutor só poderá gozar dos 40 pontos caso não cometa nenhuma infração gravíssima no prazo de 12 meses. Se o motorista tiver cometido apenas infração gravíssima no prazo de um ano, estarão disponíveis apenas 30 pontos. Em caso de duas infrações gravíssimas ou mais no mesmo período, o limite diminui para 20 pontos”, explicou. Para assistir a live completa acesse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário