sábado, 30 de outubro de 2010

Mais de três mil participantes do EAIC movimentam o Campus Cedeteg



Começou ontem, 28 de outubro, na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), em Guarapuava, o 19º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), que nesta edição conta com 3237 inscritos, sendo 2888 apresentadores e 349 ouvintes.

Durante toda a sexta e sábado, no Campus Cedeteg, os inscritos apresentarão trabalhos e participarão das atividades previstas para o evento, que é anual e promove a disseminação de resultados das pesquisas de estudantes vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti) das universidades estaduais do Centro-Oeste (Unicentro), Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (Uenp), com participação também de outras instituições de ensino superior (IES) brasileiras.

A Comissão organizadora do EAIC informou que participantes de 12 instituições estão inscritos no evento, além de outros apresentadores que não citaram de qual instituição são oriundos. Das universidades estaduais, contando somente os apresentadores, a UEL tem 757 inscritos; a UEM, 647; Unicentro, 446; UEPG, 432; Unioeste, 423; e a Uenp tem 65 apresentadores inscritos.

Ontem quinta-feira (28), no Auditório do Campus Santa Cruz, foi realizada a abertura oficial do evento, com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübke, do presidente da Fundação Araucária, Zeferino Perin, e de representantes das instituições estaduais de ensino superior (IEES). A cerimônia contou com apresentação do Grupo Terra Sonora e palestra proferida pelo professor Fernando Antonio dos Santos Fernandez, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O secretário Nildo Lübke fez questão de enfatizar o Artigo 205, da Constituição do Estado do Paraná, que estabelece um fundo especial para a Ciência e Tecnologia, além de destacar o amplo apoio do governo estadual às IEES. “Temos, na Secretária e no Governo, todo um amplo apoio à formação de professores, ao mestrado e ao doutorado. Mas, um carinho e um olhar todo especial à iniciação científica. Nós aplicamos, nestes últimos anos, cerca de R$ 30 milhões para o desenvolvimento da iniciação científica, no âmbito das nossas universidades”, comentou o secretário, lembrando ainda que essa verba beneficiou mais de 10 mil estudantes e professores.

Depois do evento, Lübke se reuniu com o reitor da Unicentro, professor Vitor Hugo Zanette, e integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unicentro, onde ouviu algumas reivindicações dos acadêmicos e apresentou alguns projetos da Secretaria para a área estudantil de ensino superior.

Já Perin explicou que a Fundação Araucária é uma instituição de fomento às ações de pesquisa e tecnologia, que trabalha com três grandes linhas: uma destinada à produção científica; outra de verticalização do ensino superior; e uma chamada de divisão tecnológica. “A Fundação Araucária, ela apoia, sobretudo através destas atividades, ações que são desenvolvidas nas universidades. Nesse sentido, a Unicentro é uma universidade parceira muito importante, através de diversos programas. Por exemplo, aqui nós estamos apoiando os programas de iniciação científica, que é para despertar vocações para a ciência”, concluiu.

O reitor da Unicentro fez questão de destacar a importância do trabalho das IEES no incentivo e aplicação da iniciação científica. “Com a união da equipe administrativa, pedagógica e de pesquisadores da universidade, conseguimos realizar este maravilhoso evento”, afirmou Zanette, que afirmou ainda que, graças ao EAIC, está sendo mostrado à sociedade brasileira o aumento da pesquisa científica no Paraná.


_________________________

Unicentro recebe o Encontro de Economia Paranaense


Nos dias 4 e 5 de novembro, ocorre em Guarapuava a sétima edição do Encontro de Economia Paranaense - Ecopar, que debate o tema “Desenvolvimento e Desigualdade Regional: Evidências, Tendências e Propostas”. O evento será no Hotel Vale do Jordão Resort SPA.

O Ecopar é um evento anual e itinerante, que tem a finalidade de debater os temas acadêmicos e profissionais relacionados à economia paranaense, no que tange aos aspectos de crescimento e desenvolvimento econômico. A partir da temática do evento, o objetivo é abordar as alternativas estratégicas municipais de desenvolvimento e a atuação das forças dos atores locais e regionais no âmbito do setor público e privado na busca do desenvolvimento socioeconômico.

Neste ano, o Ecopar será realizado sob a coordenação e organização do Departamento de Ciências Econômicas da Unicentro, com o apoio dos departamentos de Economia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Mais informações no Departamento de Ciências Econômicas da Unicentro, pelo telefone (42) 3621-1062, ou no site: www.unicentro.br/ecopar2010/.


_________________________

Coral Unicanto completa 30 anos e promove evento comemorativo


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicentro, através da Diretoria de Cultura (Dirc), realiza de 3 a 6 de novembro a Comemoração dos 30 anos do Coral da Unicentro – Unicanto.

A programação do evento prevê, nos dias 3, 4 e 5, a “Exposição Unicanto 30 anos”, no Centro de Exposições do Campus Santa Cruz, em Guarapuava. No dia 4, às 20h, no Auditório do Campus Santa Cruz, será realizado Concerto com o Coral Unicanto, Grupo Hora da Seresta e com participação especial do Coro da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Conservatório Maestro Paulino. E, em 6 de novembro, às 19h, haverá missa com participação do Coral Nazaré, na Catedral Nossa Senhora do Belém.

Mais informações na Dirc, telefone (42) 3621-1016.


CORAL UNICANTO – Criado oficialmente em 1981, embora exista desde 1980 como atividade artística da Fundação Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava, o Coral nasceu por empenho pessoal do então diretor da Faculdade, professor Humberto Limberger.

O primeiro regente foi Wilson dos Santos que, mesmo residindo em Curitiba, se dispunha a comparecer semanalmente aos ensaios em Guarapuava. Teve como regente auxiliar o professor Silvino Antonio Turco que, a partir de 1986, assumiu a regência levando adiante a tarefa de manter viva a chama do canto coral. Nessa época a Faculdade contratou como auxiliar a pianista Sonia Cebulski.

No ano de 1999 lançou o primeiro CD, com repertório variado de domínio público e de autoria do regente Silvino Antonio Turco. Em 2005 lançou o segundo CD, denominado Missa Rápida, com letras e músicas também compostas pelo então regente Silvino Antonio Turco.

O repertório do Coral UNICANTO engloba músicas folclóricas, populares, religiosas e eruditas.

Atualmente o Coral é regido pela Professora Eliana Neto Fialho, auxiliada pela professora Sonia Cebulski.

Cezar Silvestri e Cezar Filho convocam eleitores a unir forças para eleger Serra‏




O deputado federal reeleito Cezar Silvestri e o deputado estadual eleito Cesar Silvestri Filho pediram a seus eleitores que depositem o mesmo voto de confiança que depositaram em seus nomes, para José Serra. Os dois ainda fizeram um apelo às lideranças políticas da região para que apóiem José Serra e ajudem a multiplicar os votos do candidato tucano.

“Estamos e um momento decisivo, falta muito pouco para o segundo turno da eleição, por isso, peço a todos que confiaram em nossos nomes, que agora confiem em José Serra. Peço o voto para o candidato do PSDB por ter a certeza de que Serra é o mais preparado para governar nosso País”, destacou Cezar Silvestri, enviando uma mensagem direta a todas as lideranças da região, inclusive aos adversários políticos. “Peço para todos, mesmo aqueles que não nos apoiaram na última eleição, que apóiem José Serra, por que a causa pela qual lutamos é maior do que um partido político ou uma pessoa, lutamos por uma causa que é o futuro do nosso país”, concluiu.

Já Cesar Filho enfatizou que é hora de uma grande união para que seja formada uma corrente que ajudará a eleger Serra. “Pedimos a todos aqueles que confiaram em nós, que confiem agora em José Serra. Temos que fazer nosso dever de casa. Se todos trabalharmos unidos e acreditarmos no nosso trabalho, certamente José Serra será nosso presidente, neste domingo”, finalizou.

Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cezar Silvestri/Cesar Silvestri Filho
Jornalista: Ricardo Tesseroli - MT 6334
Fone: 42 9977 1656 - 42 3623 6586
www.deputadocezarsilvestri.com.br

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cachorro Animal Selvagem



Rapaz atacado por cão tem a mão mutilada em Guarapuava

Há quem diga que o cão é o melhor amigo do homem! Isso nem sempre é uma afirmação verdadeira. Claro que o instinto animal vai prevalecer sempre!

Muitos são os casos de ataques por cães, que aparentemente parecem dóceis e inofensivos, mas podem sim atacar a qualquer momento. Todo cuidado é pouco.

Em Guarapuava, aconteceu um caso que deixou uma família assustada. Um rapaz que rotineiramente levava o lixo até a lixeira que ficava próxima a casa do cachorro da raça “Husky Siberiano”, inesperadamente sentiu um puxão na mão esquerda. “O cão o atacou, com grande perversão e sem ser provocado”. O rapaz teve a mão mutilada e foi socorrido por amigos. Foi encaminhado ao hospital Santa Tereza e atendido pela Dra Roberta Ritty Ribeiro cirurgiã plástica. Devido a gravidade do ferimento, o rapaz passou por uma cirurgia para reconstrução da mão. Há alguns dias o cão teria atacado mais pessoas. O histórico do cão ainda é desconhecido, já que foi encontrado pelo atual dono na rua e foi levado para casa, onde na verdade deveria estar em um canil. Local apropriado para evitar ataques. Segundo informações não se sabe se o cão é vacinado. João Maria Kovalski, 49 anos, contador, que foi atacado pelo Husky Siberiano esta em recuperação e ainda não se sabe como vai ficar o caso.

Veja vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=fWMS1eWRMcY

( por Sandra Prado)

Um cão não precisa arrancar sangue para se transformar num problema. Basta ameaçar, dar medo, que já estará ferindo a liberdade das pessoas.

Donos, criadores de cães e quem detiverem a sua guarda responderão civil e penalmente pelos danos que o animal causar. Nos próximos dias, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) votará em caráter terminativo o projeto de lei, que lista as raças caninas consideradas perigosas e veda a circulação desses cachorros em locais públicos.

Quem desrespeitar essas normas cometerá crime de exposição da vida de outrem a perigo direto ou iminente, contemplado no Código Penal com pena de detenção de três meses a um ano, que pode ser ampliada em um terço se o animal for usado para a prática de crimes dolosos. Quem circular com o animal sem a devida proteção será multado em R$ 100,00. Ataques que resultem em morte ou lesão corporal levarão o proprietário a responder por homicídio culposo, com pena de até 20 anos de reclusão.

Essas restrições são necessárias, se considerados os altos índices de ocorrências envolvendo cães ferozes, com não poucos casos fatais. E a legislação carece de normas específicas para esses delitos.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2009 foram internadas em estado grave pelo menos 509 pessoas atacadas por cães. O total de vítimas com lesões profundas e superficiais é muito maior.

Mesmo que os ferimentos sejam leves, advertem os infectologistas, a mordida do cão transmite uma variedade grande de bactérias que podem provocar infecções. A atenção médica deve ser ainda maior nos casos de mordidas por cães de rua, que podem transmitir a raiva - doença que mata na grande maioria dos casos.

O projeto de lei acerta, portanto, ao responsabilizar os donos pelos ferimentos causados pelos seus cachorros.

Pelo texto, fica a cargo dos municípios a fiscalização do cumprimento da lei. As prefeituras também serão encarregadas de cobrar as multas que, caso não sejam pagas, implicarão o sacrifício do animal apreendido.

É evidente que a quase totalidade das prefeituras terá dificuldades para cumprir essa nova atribuição, uma vez que, em geral, o quadro de fiscais é sempre insuficiente para a fiscalização de normas como as referentes ao uso e ocupação de solo, ao comércio ambulante, a obras, etc. Além disso, os fiscais teriam de ser especialmente treinados para exercer essas novas funções - que exigirão, por exemplo, que saibam distinguir os cães pelas suas raças.

A regulamentação da criação, dos cuidados que os proprietários devem ter com seus cães e, principalmente, a atribuição de responsabilidade civil e penal pelos danos físicos e materiais que os animais causem são indiscutivelmente necessárias.

Mas, como está redigido, o projeto certamente servirá para punir os donos de cães que firam terceiros, mas de pouca valia será para evitar, por ação preventiva, essas ocorrências.

Fonte: Folha de São Paulo,



quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Beto Richa agradece votos e faz campanha para Serra em Guarapuava‏




O governador eleito do Paraná, Beto Richa, visitou Guarapuava na manhã desta quinta-feira. Acompanhado do deputado federal reeleito, Cezar Silvestri (PPS), e do deputado estadual eleito, Cesar Silvestri Filho (PPS), Richa participou de um grande encontro político que aconteceu no Atalaia Palace Hotel. Além dos representantes de Guarapuava na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa, participaram do encontro o prefeito de Guarapuava, Fernando Carli; o deputado federal reeleito, Eduardo Schiara; o deputado federal eleito Rubens Bueno; os deputados estaduais, Douglas Fabrício e Felipe Lucas e ainda prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de mais de 20 municípios da região.

Beto Richa veio a Guarapuava agradecer os votos que recebeu em toda a região e também em campanha para José Serra. O governador eleito foi enfático em dizer que é hora de unir forças para fazer der José Serra presidente e que, principalmente, não se deve acreditar no resultado das recentes pesquisas. “Não podemos nos basear pelas pesquisas para decidir nosso voto. No Paraná, ficou mais que provado que o resultado das pesquisas não condiz com a realidade da eleição”, destacou, reforçando o pedido de voto para o candidato tucano. “Peço que nesses três dias que faltam para as eleições, vocês multipliquem os seus votos, e vamos, todos juntos, dar uma grande vitória a José Serra no Paraná, com mais de 1,5 milhões de votos de vantagem, pois esses votos serão fundamentais para darmos uma grande virada”, concluiu.

União

Durante sua fala, o deputado estadual eleito, Cesar Silvestri Filho, foi enfático ao dizer que é hora de união. “Pedimos a todos aqueles que confiaram em nós, que confiem agora em José Serra. Não podemos nos deixar enganar por pesquisas, porque a melhor pesquisa é a das ruas. Eu tenho percorrido diversos municípios, fazendo campanha para o Serra e a receptividade é maravilhosa. Estou muito confiante. Temos que fazer nosso dever de casa. Se todos trabalharmos unidos e acreditarmos no nosso trabalho, certamente José Serra será nosso presidente, no próximo domingo”, destacou.

O deputado federal Cezar Silvestri, conclamou todas as lideranças da região para somar forças e nesses últimos dias intensificar a campanha para José Serra. “Temos muitas lideranças reunidas. Peço para todos, mesmo aqueles que não nos apoiaram na última eleição, que apóiem José Serra, por que a causa pela qual lutamos é maior do que um partido político ou uma pessoa, lutamos por uma causa que é o futuro do nosso país, e quem conhece o Serra sabe que é a pessoa mais preparada para governar o Brasil”, concluiu.

Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cezar Silvestri/Cesar Silvestri Filho
Jornalista: Ricardo Tesseroli - MT 6334
Fone: 42 9977 1656 - 42 3623 6586
www.deputadocezarsilvestri.com.br

Campanha de Serra, coordenada por Cezar Silvestri e Cesar Filho, ganha as ruas da região‏



Cezar Silvestri e Cesar Filho: apoio incondicional e muito trabalho na campanha de José Serra

A alegria contagiante da campanha de José Serra, em Guarapuava, extrapolou os limites do município e tomou conta de toda a região. Durante esta semana, o deputado federal reeleito Cezar Silvestri e o deputado estadual eleito Cesar Silvestri Filho estão percorrendo diversos municípios em uma campanha de adesivagem de carros e contato direto com os eleitores.

Somente nos últimos 3 dias, os deputados percorreram os municípios de Pinhão, Prudentópolis e Manoel Ribas. A caravana pró José Serra, comandada pelos deputados do PPS, fez um “pit stop” no distrito de Entre-Rios, em Guarapuava.

Com muita disposição e entusiasmo, Cezar Silvestri e Cesar Filho apostam no corpo a corpo para fazer uma grande virada neste segundo turno e também colaborar para que no Paraná, Serra consiga uma vitória com significativa margem de vantagem sobre a candidata do PT Dilma Rousseff.

“O que muda o resultado de uma eleição não são as pesquisas, mas sim a atitude. Estamos mostrando que a nossa campanha tem atitude”, resumiu Cesar Silvestri Filho. Por onde passam, os deputados também aproveitam para agradecer os votos recebidos nas eleições do último dia 3 de outubro. “Esse contato com a população é muito gratificante, pois se conseguimos chegar onde chegamos foi graças ao voto de cada um. Faço questão de continuar batendo de casa em casa, conversando com as pessoas, agora, para agradecer todo o apoio que recebi. Apoio que quero retribuir com muito trabalho”, destacou.

Serra Presidente

Em relação à campanha de José Serra, Cezar Silvestri enfatizou que mesmo tendo saído vitoriosos nas eleições para deputado federal, não parou de trabalhar. “Agora estamos empenhados e trabalhando firme para fazer de José Serra nosso presidente. Não paramos de trabalhar um instante e estamos pedindo votos como se fosse para a nossa própria campanha, por termos certeza que José Serra é o melhor nome para governar esse país”, frisou.

Seja na conversa franca com os eleitores, batendo de porta em porta, ou nas ruas, onde aborda cada motorista para pedir votos para Serra, Cezar Silvestri frisa o apoio ao candidato tucano e agradece o carinha recebido por todos. “Nunca poderemos parar de agradecer o apoio de todos. Vamos retribuir com muito trabalho e dedicação o voto de cada um, mas agora temos que concentrar esforços para fazer de José Serra nosso presidente, porque assim poderemos formar uma grande corrente de trabalho que só trará benefícios para nossa região”, concluiu.

Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cezar Silvestri/ Cesar Silvestri Filho
Jornalista: Ricardo Tesseroli - MT 6334
Fone: 42 9977 1656 - 42 3623 6586
www.deputadocezarsilvestri.com.br

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Cesar Filho grava vídeo com mensagem de agradecimento



Além do vídeo, outras mídias foram utilizadas em campanha publicitária de agradecimento aos eleitores.

O deputado estadual eleito, Cesar Silvestri Filho, gravou um vídeo de agradecimento, direcionado a todos os amigos, eleitores e equipe de trabalho. O vídeo pode ser acessado através da página do Cesar Filho na internet (www.cesar23121.com.br), ou do site youtube. (http://www.youtube.com/watch?v=g3YJmjjUrZE). A mensagem de agradecimento também está sendo divulgada através das redes sociais.

Além do vídeo, Cesar Filho e Cezar Silvestri, reeleito deputado federal, iniciaram esta semana, uma campanha publicitária para agradecer a todos os eleitores pela vitória nas últimas eleições. Além de e-mails e mensagens via internet, estão sendo veiculados em rádios de Guarapuava e região, uma mensagem de agradecimento gravada pelos dois deputados. Para completar, outdoors foram espalhados por diversos pontos de Guarapuava, com a mensagem: “Obrigado Guarapuava, Obrigado Paraná, pelos 140.175 votos de confiança. Essa vitória é de todos nós”. O total de votos é referente à soma dos votos obtidos por Cesar Filho e Cezar Silvestri.

Desde a confirmação do resultado, e a vitória histórica que Cezar Silvestri e Cesar Filho tiveram, os dois cumprem uma extensa agenda de visitas, encontros, carreatas e reuniões, para agradecer a todos os eleitores. Paralelamente, arregaçam as mangas e trabalham intensamente na campanha de José Serra.

Além da mensagem de agradecimento, Cesar Filho pede votos para José Serra em seu vídeo.

Para ver acesse:

www.cesar23121.com.br

http://www.youtube.com/watch?v=g3YJmjjUrZE


Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cezar Silvestri/Cesar Silvestri Filho
Jornalista: Ricardo Tesseroli - MT 6334
Fone: 42 9977 1656 - 42 3623 6586
www.deputadocezarsilvestri.com.br

Cesar Filho gasta sola do sapato na campanha de Serra‏


O deputado estadual eleito Cesar Silvestri Filho está em ritmo intenso de campanha. Mesmo depois do resultado vitorioso no último dia 3 de outubro, Cesar filho não parou, e agora concentra todas suas forças na campanha de José Serra. Cezar Silvestri e Cesar Filho coordenam a campanha de Serra em Guarapuava e região.

“Nosso ritmo de campanha está igual ao do primeiro turno, só que agora dedicando todas nossas forças à campanha de José Serra”, destacou o deputado estadual eleito, Cesar Filho.

Cezar Silvestri e Cesar Filho seguem fazendo visita em bairros de Guarapuava, reuniões e também a tradicional movimentação política na XV de Novembro, aos sábados. “A campanha continua. Estamos trabalhando como se fosse para a nossa própria eleição, pois vamos ajudar Serra a reverter esse quadro e ele será nosso próximo presidente”, destacou Cezar Silvestri, deputado federal.

Assim como foi durante toda a campanha para deputado e governador, Cesar Filho gasta a sola do sapato, visitando cada bairro da cidade e indo de casa em casa pedir voto para o candidato tucano. “Foi assim que aprendi a fazer política, é assim que faço e assim que gosto de trabalhar. Fazemos a política do olho no olho do contato direto com as pessoas e estamos trabalhando com muita dedicação para fazer de José Serra nosso presidente”, concluiu.

Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cezar Silvestri/Cesar Silvestri Filho
Jornalista: Ricardo Tesseroli - MT 6334
Fone: 42 9977 1656 - 42 3623 6586
www.deputadocezarsilvestri.com.br

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

“Junto com Beto, faremos muito pelo Brasil e pelo Paraná”, diz Serra



“Junto com o governador Beto Richa, vamos fazer muito pelo Brasil e pelo Paraná”, afirmou José Serra nesta sexta-feira (15), em caminhada pelo calçadão do centro de Londrina. O candidato à Presidência pelo PSDB disse estar feliz por voltar a Londrina, município onde obteve 55,5% dos votos, muito à frente do total recebido por Dilma Roussef (PT), que obteve apenas 18,77% na cidade. Na eleição para o Governo do Estado, Beto Richa obteve 71,87% dos votos em Londrina, ante apenas 25% para Osmar Dias. “Com o apoio do Beto e dos londrinenses, podemos ampliar essa vantagem ainda mais”, afirmou Serra.

VEJA AS FOTOS DA ONDA VERDE E AMARELA DE SERRA E BETO EM LONDRINA

Serra chegou ao aeroporto Governador José Richa, em Londrina, por volta das 16h. Seguiu em carreata até o centro da cidade, onde caminhou pelo calçadão até o Hotel Sumatra, onde participou de um encontro com professores e recebeu uma ”Carta Compromisso pela Garantia do Direito à Educação de Qualidade”, entregue por 26 entidades ligadas à educação. “Sou professor de formação, dei aula durante muito tempo e respeito muito a profissão, porque sei que a Educação é a base para a construção de um Brasil melhor para todos”, disse Serra. Mais tarde, Serra se encontrou com cerca de 1.500 lideranças políticas regionais no comitê central do PSDB em Londrina.

Beto Richa: “De corpo e alma na campanha do Serra”

Beto Richa disse estar muito entusiasmado com a receptividade dos paranaenses a José Serra. “Estou de corpo e alma na campanha do Serra, para ajudar no que for preciso, dentro de minha humilde contribuição”, afirmou Richa. “Prefeitos, vereadores, deputados que nem estavam na minha campanha ao Governo do Estado já me procuraram porque querem se engajar na campanha do Serra. A onda vermelha que vinha se anunciando como um tsunami ameaça morrer na praia. Agora é a vez da onda verde e amarela”, disse Richa, ao lado do vice-governador eleito, Flávio Arns.

Na próxima semana, Beto Richa deve ir a Tocantins, Bahia e Roraima, para participar da campanha de Serra. “Agora no segundo turno, com o confronto direto, fica mais clara a competência, a capacidade, e a ética de José Serra, que é, sem dúvida nenhuma, o melhor peparado para governar o Brasil”, disse Beto.

Cezar Silvestri e Cesar Filho impulsionam campanha de José Serra em Guarapuava




Passada a campanha vitóriosa para deputado estadual, deputado federal e governador, Cezar Silvestri e Cesar Silvestri Filho concentram forças na campanha de José Serra (45). Os dois deputados eleitos arregaçam as mangas e suam a camisa para dar uma vitória histórica candidato tucano neste segundo turno, em Guarapuava.

A instabilidade do tempo no final de semana não impediu que uma intensa mobilização, coordenada por Cezar Silvestri, Cesar Filho e Cristina Silvestri, acontecesse na XV de Novembro. De bandeiras em punho, com muita alegria a familia Silvestri, que coordena a campanha de Serra em Guarapuava e região, acompanhada por um grupo de amigos, deram início a campanha de segundo turno do candidato tucano, promovendo uma adesivagem de carros no calçadão da XV.

“É impressionante a disposição e a alegria com que todos fazem campanha. Os dois já estão eleitos, podiam estar em casa descansando em um final de semana chuvoso, mas estão aqui fazendo campanha e se dedicando a eleição de José Serra. Essa alegria nos contagia”, destacou a dona de casa Maria Lucia Oliveira Ramos.

Para o deputado estadual eleito, Cesar Silvestri Filho, agora é hora de todos abraçarem a campanha de José Serra. “Precisamos unir nossas forças e trabalhar intensamente para fazermos de José Serra nosso presidente. Com Serra vamos fazer uma grande aliança e Guarapuava vai ter representantes em todas as esferas do governo estadual e federal”, destacou

O deputado federal Cezar Silvestri enfatizou que, com José Serra presidente, poderá fazer, na esfera federal, a mesma parceria que acontecerá no governo do Estado. “Em Curitiba, Cesar Filho irá trabalhar em sintonia como nosso governador Beto Richa e eu, quero ter o privilégio de estar trabalhando ao lado de José Serra. Com essa grande união, Guarapuava só tem a ganhar”, concluiu.

O apoio dos guarapuavanos a candidatura de Serra foi maciço. O que animou ainda mais os dois deputados. “Guarapuava está dando uma grande demonstração de apoio a José Serra. Queremos fazer com que o exemplo da nossa cidade seja seguido por muitas outras por que estamos dando início a uma grande virada que nos levará a vitória neste segundo turno”, frisou Cesar Filho. “Vamos arregaçar as mangas e trabalhar como se fosse a nossa própria campanha, pois a nossa união vai fazer de José Serra nosso presidente. Guarapuava está dando um exemplo de determinação, força de vontade e apoio que certamente será seguido por todo o país”, completou Cezar Silvestri.

A receptividade dos guarapuavanos a campanha de José Serra foi tanta, que depois da XV de Novembro, a campanha prosseguiu com adesivagem na entrada de supermercados da cidade. Nesta segunda-feira, inicia a campanha de Serra nas ruas, e as movimentações no Calçadão da XV deverá continuar até o dia da eleição.

Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cezar Silvestri
Jornalista: Ricardo Tesseroli - MT 6334
Fone: 42 9977 1656 - 42 3623 6586
www.deputadocezarsilvestri.com.br

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Cezar Silvestri e Cesar Filho se encontram com Richa e Serra‏



O deputado federal Cezar Silvestri e o deputado estadual eleito, Cesar Silvestri Filho, participam de duas importantes reuniões em Curitiba, nesta quinta-feira. Logo pela manhã, Cezar Silvestri e Cesar Filho se encontram com o governador eleito do Paraná, Beto Richa, e na seqüência, participam da recepção ao candidato a presidência José Serra, que acontecerá no restaurante Madalosso.

Beto Richa, se reunirá com todos os deputados eleitos da sua base aliada. A reunião política, tratará, entre outros assuntos, da campanha de José Serra no Paraná. Logo em seguida todos seguirão para o almoço com José Serra, no bairro Santa Felicidade.

Antes de seguir para Curitiba, na tarde desta quarta-feira, Cezar Silvestri destacou a importância da união de todas as lideranças políticas da região para apoiar a candidatura de Serra. “Temos que nos unir e trabalhar para o Serra como se fosse a nossa eleição. É hora de juntarmos forças para fazer de José Serra nosso presidente”, destacou.

Cesar Silvestri Filho, também enfatizou na necessidade de união neste segundo turno. “Vamos trabalhar com muito entusiasmo, força e garra nestas semanas que antecedem a votação do segundo turno e juntos vamos conseguir fazer de José Serra o nosso presidente”, concluiu.

Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cezar Silvestri/ Cesar Silvestri Filho
Jornalista: Ricardo Tesseroli - MT 6334
Fone: 42 9977 1656 - 42 3623 6586
www.deputadocezarsilvestri.com.br

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"Minha vitória não será completa sem a vitória de Serra"



Serra e Beto participarão, juntos, de ato de campanha em Londrina, na próxima sexta-feira.

O governador eleito do Paraná, Beto Richa, confirmou em Cascavel, no início da tarde desta sexta-feira (8), a vinda de José Serra ao Paraná, na próxima semana. Serra deve participar de um ato de campanha em Londrina, na sexta-feira (15).
“Minha vitória não estará completa sem a vitória de José Serra para a Presidência”, afirmou Richa. “No confronto direto, nas propostas, na experiência, o Serra leva vantagem. Chegou a hora da onda verde e amarela, agora é o momento de eleger Serra presidente.”
Richa foi a Foz do Iguaçu e Cascavel nesta sexta-feira. Agradeceu à região Oeste pela votação obtida e a reafirmou os primeiros passos de seu governo: colocar a casa em ordem, enxugar a máquina, estabelecer metas para cada área da administração.

Uma possibilidade, informou Richa é contratar instituições como o INDG (Instituto de Desenvolvimento Gerencial), a mais conceituada consultoria de gestão para empresas e governos no Brasil. O INDG trabalhou, por exemplo, com o governador Aécio Neves em Minas Gerais. “Dá para diagnosticar e eliminar desperdícios para aumentar a capacidade de investimento”, disse Richa. “Temos mecanismos para garantir um Estado vigoroso e enxuto, que possa, o mais rápido possível, dar as respostas que nosso povo espera.”

Na próxima quinta-feira (14), Richa reunirá prefeitos e lideranças políticas de todo o Estado em um almoço no restaurante Madalosso, no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba.

É a vez da onda verde e amarela, diz Beto Richa



Governador eleito participou de reunião com José Serra que definiu estratégia para o segundo turno.

O governador eleito do Paraná, Beto Richa (PSDB), defendeu mais emoção no segundo turno das eleições. “Agora, é o confronto direto, é uma outra etapa e é preciso colocar mais emoção. A minha eleição está incompleta e só estará completa com a eleição de Serra”, disse Beto, nesta quarta-feira (6), em Brasília, durante reunião dos aliados da coligação de José Serra (PSDB, DEM, PPS, PTB e PT do B), na convocação Todos com Serra, Todos pelo Brasil.

“Tenho certeza que agora é a hora da virada. Passou a onda vermelha e agora vem a onda verde e amarela. É a onda do patriotismo, a onda daqueles que querem o bem do Brasil, que querem entregar o Brasil em mãos seguras, limpas, competentes e capazes do nosso companheiro José Serra”, disse o governador eleito do Paraná.

Beto acrescentou que no Paraná vai atuar com “dedicação exclusiva” no segundo turno na campanha de Serra. “Agora vamos trabalhar para ampliar os votos”, disse. Para ele, a campanha será mais acalorada. “É uma campanha mano a mano. Da parte dos nossos companheiros nos Estados vai ter mais vibração, mais pegada, mais entrosamento”, afirmou Richa. No Paraná, José Serra foi o mais votado no primeiro turno, com 2.607.664 votos ou 43.94% do total.

Além de Serra, também participaram da reunião o senador eleito de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB); o governador e o senador eleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e Aloysio Nunes (PSDB); o governador eleito de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM); o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ); o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Gerra (PE); entre dezenas de lideranças nacionais, candidatos vitoriosos e derrotados nestas eleições.

Serra: campanha vai ter "torrente de mentiras e futricas"



O candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra, afirmou que até o segundo turno "a torrente de mentiras e futricas" deve crescer na campanha, mas que é preciso destacar "valores" para a vitória, de acordo com reportagem publicada no jornal O Estado de S.Paulo. A afirmação foi feita na última quinta-feira (7), durante discurso para lideranças do DEM em um hotel na zona norte de capital paulista, onde o tucano tentou mobilizar prefeitos do Estado para apoiar sua candidatura.

O prefeito da capital, Gilberto Kassab (DEM) reuniu 63 prefeitos para o evento "Obrigado São Paulo, Unidos pelo Brasil", a pedido da coordenação da campanha do governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB), que mobilizou o encontro.

Durante discurso, o presidenciável disse que a oposição ao PT no governo federal é unida por "verdade, honestidade, justiça e solidariedade". "Não vamos fazer um governo de patota, de partido. Vamos fazer um governo para todos", garantiu.

Serra destacou as realizações do PSDB no Estado e pediu que os prefeitos exaltem, em campanha no interior de São Paulo, suas obras na área de saúde, segurança, educação e assistência social.

O tucano voltou a agradecer Marina Silva (PV) por dar possibilidade de "aproximação com as pessoas", além de criticar indiretamente sua adversária, Dilma Rousseff (PT): "nunca joguei fora nada do meu passado. Eu tenho orgulho do meu passado. Tem gente que esconde, mas eu faço questão de mostrar o meu passado".

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Receita libera amanhã consulta ao 5º lote de restituições do IR Mais de 2,7 milhões de contribuintes terão dinheiro liberado, totalizando R$ 2,4 bilhõ



Receita Federal libera nesta sexta-feira, 8, a partir das 9h, a consulta ao quinto lote multiexercício de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física. Estarão contempladas restituições relativas aos exercícios de 2010, 2009 e 2008. Segundo informações da Receita Federal, 2.774.761 contribuintes com imposto a restituir terão o dinheiro liberado nesse lote, totalizando um montante de R$ 2,482 bilhões.

O valor das restituições será creditado no dia 15 de outubro, na conta bancária. Para as devoluções relativas à declaração entregue neste ano, será aplicada uma correção de 5,14% referente à taxa Selic do período de maio a outubro. Para o lote residual do exercício de 2009, a correção será de 13,6% (período de maio de 2009 a outubro de 2010). As restituições relativas ao exercício de 2008 estarão corrigidas em 25,67% (período de maio de 2008 a outubro de 2010).

Para saber se terá a restituição liberada nesse lote, o contribuinte pode acessar amanhã a página da Receita na internet ou ligar para o 146. Caso o contribuinte não tenha indicado a agência e conta bancária a ser depositada a restituição, ele poderá contatar qualquer agência do Banco do Brasil para agendar o crédito em conta corrente ou poupança em seu nome, em qualquer banco.

Carreata da Vitória percorreu os bairros de Guarapuava



A Carreata da Vitória de Cezar Silvestri e César Silvestri Filho percorreu os bairros de Guarapuava

O trajeto teve início no Parque Lacerda Werneck e percorreu os bairros de Guarapuava. Silvestri e Silvestri Filho, em cima da caminhonete, acompanhados pelo Vereador Thiago Cordova, Celso Góes, Ademir Fabiani, Airson Horst, acenavam para a comunidade em sinal de agradecimento.
Em todos os locais era nítida a receptividade da população. Pessoas em frente às residências de maneira espontânea, cada um declarava o seu carinho aos seus representantes na Assembléia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

A Carreata da Vitória terminou na Praça Cleve, onde houve grande concentração de pessoas.

Em seu discurso, Cesar Filho agradeceu primeiramente a Deus, e em especial a sua mãe que ao lado de seu pai foi à responsável pelos seus ensinamentos e uma grande guerreira na luta pela vitória. E a todos os parceiros, amigos, que se dedicaram de maneira tão intensa a campanha. Emocionado disse: “Essa vitória construída pelas mãos de vocês, onde todos lutaram, também vai dar a Guarapuava uma grande oportunidade de nós fazermos um trabalho em parceria com meu pai Cezar Silvestri”. Disse. “Emocionado fez uma homenagem a sua mãe. “Quero dedicar essa vitória a uma pessoa que foi fundamental nesse processo, agüentou a barra, todo tipo de pressão. Esteve o tempo todo do nosso lado dando incentivo. Quero agradecer a Deus e a todos vocês, mas quero pedir licença para dar essa vitória a essa mulher maravilhosa que é a minha mãe. “Muito obrigado a todos”. Após o discurso foi cantado o tradicional parabéns, pois César filho completou 30 anos dia 04.

Cezar Silves tri ao fazer uso da palavra, agradeceu a todos que caminharam juntos na campanha e especial aos Guarapuava nos. Ao finalizar fez homenagem a sua esposa Cristina e toda a família. “Quero agradece a todos e a todas. Todos os Guarapuavanos que mais uma vez me deram essa vitória”. Eu quero aqui também pedir licença para agradecer a minha esposa, que sempre tão companheira, incentivadora, compreensiva. Quero agradecer ao César Filho, Minha filha Tereza Cristina, meu Genro, Meus irmãos. “Agradeço a Deus por ter me dado uma família maravilhosa”. “Eu estou extremamente feliz pelos votos obtidos, que sinalizam que a sociedade depositou mais uma vez a confiança em meu nome” destacou emocionado. “Meu muito obrigado”! Finalizou. Após termino dos discursos, foram muito abraçados e carinhosamente fotografaram ao lado das pessoas e agradeceram através do abraço.

Por Sandra Prado

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Carreata da Vitória! Eu vou!



Acontece hoje ás 17 horas a grande carreata da Vitória!

Os deputados estadual Cesar Silvestri Filho e Federal Cezar Silvestri convidam tada comunidade guarapuavana e região para a carreata da vitória, nesta quarta-feira, dia 6 de outubro.

A concentração acontecerá às 17h, em frente ao Parque de Exposição Lacerda Wernek.Todos estão convidados para comemorar junto com nossos deputados essa grandiosa vitória.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Nokia N8 chega em outubro ao Brasil, mas já pode ser encomendado



A Nokia, traz ao Brasil um dos aparelhos mais esperados dos últimos tempos: o Nokia N8. O novo smartphone da Nokia é o primeiro a rodar o sistema operacional Symbian^3 e se destaca na área de entretenimento.

O N8 será o telefone mais poderoso da Nokia. Tem corpo em alumínio e tela AMOLED de 3,5 polegadas, câmera de 12 megapixels com lente Carl Zeiss e flash Xenon, capacidade de gravação de vídeo em alta definição (720p) e uma saída mini HDMI, que permite a ligação do aparelho diretamente a uma TV de alta definição.

O produto traz ainda conectividade Wi-Fi 802.11n e Bluetooth 3.0, memória interna de 16 GB (expansível a 48 GB por meio de cartão microSD), processador de 680 MHz e o recurso USB On-the-go, que possibilita a leitura de pen drives diretamente pelo telefone.

De acordo com Gabriela Portugal, diretora de marketing da Nokia do Brasil, o “mais importante do que desfiar uma lista de siglas pra explicar o quanto o N8 é poderoso, vamos comunicar o que mais as pessoas podem fazer com ele: tirar fotos tão boas quanto câmeras digitais de ponta, compartilhar fotos e vídeos diretamente em TV de alta definição, postar rapidamente seu status e localização no Facebook e Twitter”.

Mulheres são mais chefes de família na classe C, diz Ibope



Na classe C, 32% dos lares são comandados por mulheres, contra 25% nas classes A e B

SÃO PAULO - As mulheres comandam 32% das famílias de classe C no Brasil, segundo pesquisa divulgada hoje pelo Ibope Mídia Brasil, com dados referentes ao ano de 2009. Nas camadas mais altas da população, o porcentual de mulheres que são chefes de famílias é menor: nas classes A e B, apenas 25% delas estão à frente das famílias.

"As mulheres são mais chefes de família na classe C e elas também decidem o que comprar para a casa", destaca Dora Câmara, diretora comercial do Ibope Mídia.

A pesquisa ouviu cerca de 20 mil pessoas com mais de 12 anos nas principais regiões metropolitanas do País. Elas foram divididas por classes conforme o Critério Brasil de classificação econômica, que leva em conta a posse de bens para dividir a população em diferentes estratos. No caso da classe C - identificada pelo estudo como a nova classe média brasileira -, a renda mensal varia entre R$ 600 e R$ 2.099.

De acordo com o levantamento, a classe C também é mais jovem e composta por uma maioria de afrodescendentes (negros e herdeiros da miscigenação). Em Salvador, por exemplo, 41% da classe C é negra, enquanto em Brasília o porcentual é de 22%. A pesquisa informa ainda que quem está na classe C é geralmente mais saudável. Pela classificação utilizada, com base no Critério Brasil, 31% da classe AB1 está acima do peso - na classe C1 (uma subdivisão da classe C), este porcentual é de 27%. "Talvez porque as pessoas da classe C andem mais para ir ao trabalho ou se alimentem melhor, sem excessos, elas são mais saudáveis", explica Dora.

Idiomas

Na área de educação, no entanto, a classe média ainda leva uma desvantagem em relação às camadas mais altas. O Ibope Mídia revelou que 23% da população de classe C fala outro idioma e apenas 7% fala o inglês. Do total da população brasileira, 12% falam inglês e, entre as pessoas da classe A, a porcentagem chega a 25%. "A maioria da classe C tem o ensino médio, mas à medida que a pessoa melhora, ela quer estudar mais", acrescenta Dora.

Outro ponto de destaque é que, na classe C, os homens vivem menos. Os dados do Ibope Mídia revelam que, no estrato AB da população, 12% dos homens possuem entre 55 e 64 anos. Na classe C, a porcentagem de homens nesta faixa é menor, de 9%.

Consumo

A classe C também compra menos pela internet e costuma planejar bem as compras, principalmente as mais caras. "As compras são planejadas, mais que nas classes A e B", afirma Dora. "A classe AB simplesmente compra - ela não precisa planejar tanto. Já a classe C planeja tudo", completa.

Serra diz que não abraçará causas só para ter apoio de Marina



De olho no eleitorado de Marina Silva (PV), o candidato tucano à presidência, José Serra, disse que não pretende abraçar a causa ambiental apenas para seduzir quem votou na ex-ministra. "Não vou agora virar ambientalista de última hora, como não virei cristão de última hora, como não virei nada de última hora. Minhas posições são sempre muito claras, não fico mudando de uma hora para outra conforme a conveniência eleitoral".

Serra disse que conhece as diretrizes apresentadas no programa de Marina e avalia que há muitas coisas em comum com as suas. Ele entende, entretanto, que não são somente os votos da senadora que estão em questão. "É uma nova eleição".

Caso não obtenha o apoio da candidata derrotada no último domingo (3), o tucano afirmou que respeitará a decisão de Marina, qualquer que seja ela, e lembrou a relação próxima que seu partido mantém com o PV.

Serra retomou a campanha ao lado do governador eleito de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), visitando as obras do novo trecho da avenida Jacu Pêssego que vai ligar o Rodoanel sul e a região do Grande ABC à zona leste de São Paulo. Na visita, Serra se mostrou confiante de que, caso eleito, irá ter a maioria do congresso ao seu lado para governar. Lembrado de que as eleições do último domingo montaram um cenário desfavorável a um possível governo seu na Câmara e no Senado, porque foram eleitos políticos da base aliada do PT, ele rebateu: "isso daí no Brasil nunca é assim. Você sempre tem gente nos partidos que é mais identificada com um projeto como o nosso. Tenho experiência de formar maioria e vou fazer uma maioria forte e organizada".

Também participou da visita a senhora Tereza Odília Gaza, que se diz irmã da primeira-dama Marisa Letícia. Ela, contudo, disse apoiar Serra e Geraldo por considerar "que o PT é muito radical". Tereza afirmou que, nas reuniões familiares que participa, o presidente Lula não conversa de política com ela, nem questiona suas posições. Mesmo sendo filiada ao PSB, que tinha o candidato Paulo Skaf concorrendo ao governo de São Paulo, ela revelou que votou em Alckmin e que, até agora, o seu partido, aliado da base governista, não a cobrou por seus posicionamentos políticos.



Marina vai definir seu apoio em até 15 dias



Senadora contou que já foi procurada por Serra e Dilma, que manifestaram a intenção de negociar sua adesão à campanha


Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB). A escolha de qual candidato Marina Silva (PV) apoiará no segundo turno da eleição presidencial será anunciada em até 10 dias. A informação veio de coordenadores da campanha, após reunião com a senadora, que não descartaram uma terceira hipótese: a neutralidade entre os dois candidatos que já procuraram Marina. À noite, em São Paulo, a senadora disse que espera decidir nos próximos 15 dias.
No antigo comitê de Fabio Feldmann (PV), candidato derrotado ao governo de São Paulo, a senadora revelou que recebeu telefonemas de Dilma e Serra. A conversa com ambos foi rápida e não avançou além dos parabéns pela votação expressiva de Marina, que os cumprimentou pelo resultado nas urnas.
No domingo, a candidata conquistou 19,3% dos votos válidos ao Planalto - quase 20 milhões de eleitores. O resultado transformou Marina Silva em aliada disputada para a fase final.
De acordo com Marina, será estabelecido agora um processo de negociação dentro do PV, no qual a prioridade será ouvir a opinião dos grupos que apoiaram a sua candidatura e os principais pontos da plataforma do partido a serem apresentados aos dois candidatos que passaram para o segundo turno.
"Respondi (a Dilma e a Serra) que ia viver um processo e que ia me posicionar", disse, acrescentando ainda não ter uma decisão pessoal e que o primeiro passo será conversar com a coordenação nacional do PV. "Vou ser coerente com as minhas posições."

A senadora do PV disse também que o processo de definição do partido será aberto e democrático, "à altura" do obtido nas urnas no primeiro turno. "Temos a consciência de que o resultado que tivemos é muito maior que o partido", afirmou.

Por ora, Marina limitou-se a preparar um roteiro que prevê a convocação de uma convenção do PV, já prevista em caso de Marina não ir para o segundo turno. A data deve ser definida hoje.

O debate sobre o apoio a Serra e a Dilma, por enquanto, não tratará da participação do PV num futuro governo. Segundo Marina, a escolha será feita com base nas propostas de programa de governo apresentadas no primeiro turno. A coordenação da campanha fixará temas prioritários para discutir com Serra e Dilma.

No primeiro turno, Marina defendeu a erradicação do analfabetismo no conjunto de medidas para melhorar a qualidade da educação, que incluía aumento de gastos públicos no setor.

Aumento de gastos em educação e saúde estariam condicionados à melhoria da qualidade dos serviços, definida por meio de metas, previa o programa, que fala de uma terceira geração de programas sociais como o Bolsa-Família. A proposta previa ainda atenção especial às áreas de transporte público e moradia popular.

Enquete. Desde ontem, o Movimento Marina Silva pergunta a eleitores,pela internet, sobre qual deve ser a escolha da senadora. "Que posição você sugere à Marina no segundo turno?", diz a mensagem encaminhada por e-mail.

O texto reproduz parte do discurso Somos vitoriosos, feito por Marina na véspera. "O voto não é da Marina, nem de José Serra, nem da Dilma. O voto, fora de visão patrimonialista das coisas, é do eleitor", discursou ela ao admitir a derrota, no domingo.

Até ontem à noite, 1, 5 mil respostas haviam sido registradas pelo Movimento Marina Silva. As respostas se dividem no apoio a Serra e Dilma e há quem defenda a neutralidade.


Tópicos: , Brasil, Versão impressa

Criador da fertilização in vitro ganha Nobel de Medicina



Robert Edwards desenvolveu a técnica ao lado de Patrick Steptoe, que morreu em 1988

O britânico Robert Edwards foi agraciado com o Prêmio Nobel de Medicina de 2010 pelo desenvolvimento da fertilização in vitro, um avanço que ajudou milhões de casais inférteis a ter filhos.

"Suas conquistas tornaram possível tratar a infertilidade, uma condição médica que aflige uma grande proporção da humanidade, incluindo mais de 10% de todos os casais do mundo" , disse o comitê responsável pelo prêmio a fazer o anúncio, em Estocolmo.

Edwards, que tem 85 anos, começou a trabalhar com fertilização in vitro, ou IVF, um procedimento no qual o óvulo é fertilizado fora do corpo da mulher, nos anos 50. Ele desenvolveu a técnica em conjunto com Patrick Steptoe, que morreu em 1988.

Em julho de 1978, a britânica Louise Brown tornou-se o primeiro bebê nascido por meio do procedimento, que revolucionou os tratamentos de infertilidade.

"Aproximadamente 4 milhões de indivíduos nasceram graças à IVF", diz a nota do comitê Nobel. "Hoje, a visão de Edwards é uma realidade que traz alegria a pessoas inférteis de todo o mundo".

A probabilidade de um casal infértil levar um bebê para casa depois de um ciclo de IVF é, atualmente, de 20%, mais ou menos a mesma que um casal saudável tem de conceber uma criança naturalmente.


Steptoe e Edwards fundaram a primeira clínica de IVF em Bourn Hall, em Cambridge.

Em nota, a clínica disse que um dos momentos de maior orgulho de Edwards foi ficar sabendo que 1.000 bebês gerados por fertilização in vitro haviam nascido em Bourn Hall desde Louise Brown e levar a informação a Steptoe, que se encontrava gravemente doente, pouco antes de sua morte.

Marina propõe plenária no PV sobre 2º turno

Crescimento de candidata do PV tirou a vitória de Dilma no primeiro turno

Com quase 20 milhões de votos, Marina terminou o primeiro turno das eleições presidenciais em terceiro lugar, com 19% dos votos válidos, contra 46% de Dilma Rousseff (PT) e 32% de José Serra (PSDB). A candidata petista vai enfrentar o tucano no segundo turno, em 31 de outubro.

Apesar da terceira posição, o resultado foi festejado pelo PV, devido à ascensão da candidata nas últimas semanas e ao peso que seus votos terão no segundo turno. Considerando os votos por Estados, Marina acabou em primeiro lugar no Distrito Federal e em segundo no Rio de Janeiro.

"Essa jornada nos deixou felizes e nos fez sentir profundamente vitoriosos. Nós nos dispusemos a iniciar um processo político e a quebrar a ideia do plebiscito, e o Brasil ouviu o nosso apelo de pensar duas vezes", disse Marina Silva durante evento na sede do PV, em São Paulo.

"Estamos felizes, ainda que não tenhamos ido ao segundo turno, porque o Brasil foi para o segundo turno, para pensar duas vezes. Quem sair vitorioso, seja Serra ou seja Dilma, sairá mais legitimado", acrescentou.

Segundo a candidata, a plenária no partido é necessária para ouvir todos os "núcleos sociais" envolvidos no PV.

Durante o discurso de Marina, o clima na sede do PV era de euforia. Estavam presentes o vice na chapa presidencial, Guilherme Leal, o candidato do partido ao governo de São Paulo, Fábio Feldmann, e o candidato ao Senado, Ricardo Young. Fernando Gabeira, derrotado na disputa pelo governo do Rio, não compareceu. Futuro de Marina Para o cientista político e professor da PUC-Rio Ricardo Ismael, independentemente do resultado, Marina Silva sai da eleição consolidada como uma liderança nacional fora do eixo PT-PSDB.

Gleisi convida Pessuti para reforçar campanha de Dilma



Petistas reuniram-se com o governador nesta terça-feira
Lideranças do PT estiveram reunidas nesta manhã de terça-feira, em Curitiba, para definir as estratégias de campanha no Paraná para a eleição de Dilma Rousseff à Presidência da República. O encontro, realizado na sede do partido, contou com a presença da senadora eleita Gleisi Hoffmann, deputados estaduais e federais eleitos em 3 de outubro, além da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores.

“Vamos participar da segunda fase da campanha com o mesmo entusiasmo e a mesma garra que demonstramos no primeiro turno. Estamos unidos e muito motivados para garantir a vitória de Dilma Rousseff no dia 31 de outubro”, disse Gleisi Hoffmann.

Após a reunião, Gleisi e os deputados paranaenses participaram de um almoço com o governador Orlando Pessuti, que foi convidado para integrar a equipe de coordenação da campanha no Estado. “Fizemos questão de vir aqui para agradecer o governador, que trabalhou conosco desde a composição da aliança. Temos certeza de que ele continuará conosco nessa nova etapa da campanha”, disse Gleisi.

Estudantes do grafeno levam prêmio Nobel de física



Curiosamente, Geim também tem no currículo um prêmio Ig Nobel, obtido em 2000, por usar campos magnéticos para viabilizar a levitação de um sapo.

Andre Geim e Konstantin Novoselov receberam o prêmio Nobel de Física de 2010 por experimentos inovadores com grafeno, um novo material mais forte que diamante, supercondutor de calor e, misturado com plástico, superflexível. Curiosamente, Geim também tem no currículo um prêmio Ig Nobel, obtido em 2000, por usar campos magnéticos para viabilizar a levitação de um sapo.

Como material, o grafeno completamente novo – não só o mais fino já obtido, como também o mais resistente. Como condutor de eletricidade, é tão bom quanto cobre. Como condutor de calor é melhor do que qualquer outro material. É quase completamente transparente, mas ao mesmo tão denso que nem mesmo hélio, o menor dos átomos de gás, pode passar por ele.

Uma ampla variedade de aplicações práticas é possível com a exploração das propriedades do grafeno, como a criação de novos materiais e a produção de componentes eletrônicos inovadores. Por exemplo, os cientistas estimam que semicondutores de grafeno serão muito mais rápidos do que os de silício, viabilizando o desenvolvimento de computadores ainda mais eficientes.

Uma vez que é praticamente transparente e um ótimo condutor, o grafeno é adequado para telas touch screen, painéis de luz e até mesmo células para captação de energia solar.

Quando misturado com plástico, o grafeno o transforma em condutor de eletricidade e o torna mais resistente ao calor e mecanicamente robusto. A resiliência – propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica – pode ser aproveitada em novos materiais derivados, que sejam finos, elásticos e superleves. No futuro, satélites, aeronaves e automóveis podem ser construídos com esses materiais compostos.

Andre Geim, 51, nascido na Rússia e cidadão holandês, e Konstantin Novoselov, 36, com cidadania britânica e russa, trabalham no Reino Unido, na Universidade de Manchester.

A descrição detalhada do grafeno foi publicado na revista "Science" há seis anos.

O primeiro Nobel de Física foi concedido em 1901 para Wilhelm Röntgen por sua descoberta dos raios X. Desde então, foram 103 prêmios e 187 cientistas receberam a homenagem.



G1

Linha de televisores dispensa a utilização de óculos



Imagem em 3D pode ser vista a partir de qualquer ângulo de visão
A fabricante japonesa de eletrônicos Toshiba lançou, durante coletiva de imprensa que antecede a feira de eletrônicos Ceatec Japan 2010, a linha de televisores Regza GL1, que dispensam a utilização de óculos especiais para visualizar imagens em 3D.

Segundo a Toshiba, a tecnologia empregada na GL1 (sigla para Glasses Less 1) cria nove imagens levemente diferentes a partir do conteúdo original para apresentar o efeito tridimensional. Desta forma, o televisor produz imagens em 3D a partir de qualquer ângulo de visão da tela. Por enquanto, há apenas dois modelos disponíveis, de 20 e 12 polegadas. Segundo a Toshiba, o modelo maior possui quatro vezes mais pontos de resolução do que uma tela Full HD, o que permite criar todas as imagens da tela em diferentes ângulos de visão, mesmo que a imagem contenha resolução de 720p. Já o aparelho de 12 polegadas é mais modesto no quesito técnico, apresentando imagens de 466 por 350 pontos na tela.

De acordo com a fabricante, este é o primeiro modelo LCD do mundo capaz de gerar imagens 3D sem a necessidade de óculos especiais. O preço sugerido pela fabricante é de 120 mil ienes (R$ 2.425,00) para o modelo de 12 polegadas, enquanto o maior custa 240 mil ienes (R$ 4.850).



Gamehall

Procon-PR alerta sobre compras para o Dia das Crianças



Pais devem tomar cuidado para não comprometer orçamento

O Procon-PR orienta o consumidor sobre a compra de presentes para o Dia das Criança para evitar futuros transtornos financeiros. O coordenador do órgão, Luis Fernando Viana Artigas, salienta que o gasto não deve comprometer o orçamento doméstico nem o 13.º salário do consumidor. “A orientação é que haja uma pesquisa de preços antes da compra, que a pessoa fuja de crediário e consequentemente dos juros altos, e sempre peça descontos”, disse.

Caso o consumidor opte pelo financiamento da lembrança, é preciso ficar atento aos juros cobrados e ao valor que se terá no final. “O consumidor deve buscar o presente mais conveniente para a criança, que estimule a criatividade, seja seguro, tenha qualidade e não gere custos adicionais” enfatiza. “O mais indicado é evitar o modismo e optar por um presente que seja condizente com o seu bolso, assim, o pagamento pode ser feito à vista”. Além disso, é indispensável pedir sempre a nota fiscal – que é o comprovante da aquisição, da garantia, e o documento necessário para possíveis reclamações.

Como outros produtos, os brinquedos também estão sujeitos às exigências do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A embalagem e o manual de instruções devem informar em português as suas características, a faixa etária a que se destina, número de peças, regras de montagem, modo de utilizar, eventuais riscos, além da identificação do fabricante ou do importador. “É muito importante verificar se o produto apresenta certificações de segurança e qualidade do Inmetro e do Instituto de Qualidade do Brinquedo”, ressalta o coordenador.

Conferir se o brinquedo atende ao que foi mostrado na propaganda é outra recomendação. O que está escrito no folheto ou anúncio deve ser rigorosamente cumprido, tanto em relação ao preço quanto ao modelo do produto. “Evite brinquedos com peças pequenas que as crianças possam engolir, brinquedos elétricos com voltagem superior a 36 volts e aqueles que contenham materiais tóxicos, como algumas tintas e conjuntos de química”, recomenda Artigas. Os brinquedos importados também estão sujeitos às mesmas determinações do CDC. O importador é o principal responsável por defeitos ou danos que estes possam vir a causar.

De 1º de janeiro deste ano até 1º de outubro, entre orientações e reclamações, o Procon-PR registrou 85 atendimentos referentes aos brinquedos, 38 relativos a produtos que apresentavam defeitos e/ou danos. A orientação é que o consumidor preste atenção aos detalhes na hora de escolher, certificando-se que o brinquedo seja durável, seguro, de boa qualidade e tenha um preço justo. Qualquer que seja a escolha do consumidor, a recomendação do Procon é que a compra seja feita sempre no mercado formal. “Produtos piratas podem trazer riscos à segurança e saúde das crianças, apresentar má qualidade e não ter garantia, uma vez que não atendem às normas técnicas exigidas”, lembra Artigas.

Chega ao Brasil supercomputador para melhorar previsão do tempo



Equipamento de 40 toneladas custou US$ 23 milhões

Chegou nesta segunda-feira (4) a São José dos Campos o supercomputador Cray, adquirido nos Estados Unidos ao custo de US$ 23 milhões (R$ 39 milhões, ao câmbio atual) para refinar a capacidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) realizar a previsão do tempo. O equipamento, de 40 toneladas, vai ser usado na unidade do Inpe em Cachoeira Paulista.

Gilberto Câmara, diretor do instituto, explicou que a aquisição faz parte da das estratégias do instituto para lidar com eventos climáticos cada vez mais extremos, como as tempestades que causaram enchentes e deslizamentos no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, em 2008.

Com capacidade de processamento de dados muito maior, será possível prever o tempo em uma escala muito pequena, portanto mais precisa. Com a compra de um dos computadores mais rápidos do mundo para essa tarefa, o instituto conseguirá saber, por exemplo, a diferença entre a chuva que poderá cair na Zona Leste e no Centro da cidade de São Paulo.

Justiça aceita denúncia por suspeita de analfabetismo contra Tiririca




Segundo juiz, prova técnica aponta para discrepância de grafias
A Justiça Eleitoral de São Paulo aceitou denúncia contra Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como o Tiririca, eleito com 1.353.820 votos para o cargo de deputado federal - o mais votado do país - nestas eleições, pela coligação Juntos por São Paulo (PR/PT /PRB/PC do B/PT do B).

A prova técnica apresentada sobre alfabetização de Tiririca justifica o recebimento da denúncia, anteriormente rejeitada, para início da ação penal, segundo nota do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e aceita pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira.

Em sua sentença, o juiz considera que "a prova técnica produzida pelo Instituto de Criminalística (IC) aponta para uma discrepância de grafias", o que leva a uma razoável dúvida sobre uma das "condições de elegibilidade inseridas em declaração firmada pelo acusado, no momento do pedido de registro de candidatura a deputado federal para concorrer às eleições 2010, por meio da qual afirma que sabe ler e escrever". De acordo com o TRE, Tiririca tem 10 dias para apresentar sua defesa e comprovar que sabe ler e escrever.

Além da denúncia oferecida pelo MPE na 1ª Zona Eleitoral para apuração de crime eleitoral, tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo um requerimento que contesta o registro de candidatura de Tiririca. O documento ainda será analisado pelo juiz relator. Tiririca é filiado ao Partido da República (PR).

A denúncia de suspeita de analfabetismo foi recebida como complementação a uma outra, recebida em 22 de setembro pelo TRE, por omissão da declaração de bens no pedido de registro e oferecida pelo MPE, baseada no art. 350 do Código Eleitoral, que prevê pena de até cinco anos de reclusão e o pagamento de 5 a 15 dias-multa por declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita para fins eleitorais em documento público.

O art. 350 prevê como crime eleitoral “omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais”.



G1