
Os departamentos pedagógicos dos cursos de Secretariado Executivo e Administração, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), promovem a palestra “Perspectivas Econômicas e Sociais do Consumo Alimentar no Século XXI”, ministrada por Luc Vankrunkelsven, no dia 28 de março, às 19h30, no Auditório Francisco Contini, do Campus Santa Cruz (Guarapuava).
Na palestra, que é somente para alunos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Unicentro, será debatida a questão alimentar, com ênfase à soja, que, para Luc Vankrunkelsven, é o símbolo da globalização. O palestrante não só escreve (vários livros publicados) e fala sobre o problema, mas também apresenta alternativas e mostra a criatividade dos agricultores familiares no Brasil e na Europa.
Luc Vankrunkelsven estudou filosofia e teologia na abadia de Averbode, na Bélgica. Viveu na rua entre os pobres de Antuérpia de 1981 a 1983. Em 1983, voltou para a abadia e foi diretor da casa de formação (1983-1992). Em 1990 fundou o Wervel (www.wervel.be), que é um grupo de trabalho para uma agricultura justa e sustentável. Desde 1992 mora em Bruxelas, tendo sido coordenador do Wervel até 2003.
Desde 2003 vive e trabalha parte do tempo no Brasil, parte na Europa. É consultor independente da Fetraf (www.fetrafsul.org.br), para formação de lideranças sobre a Organização Mundial do Comércio (OMC), com especialidade no drama da soja. Luc Vankrunkelsven também é autor de oito livros e centenas de artigos para jornais e revistas.
_________________________
Universidade apresenta projetos extensionistas no Rotary Club de Irati
Na quarta-feira (23), às 20h, a Unicentro apresentará, em sessão solene do Rotary Club de Irati, os projetos extensionistas desenvolvidos, desde 2008, através da parceria entre a Unicentro, Conselho da Comunidade e Programa Pró-Egresso.
Os projetos serão apresentados por Nelson Luiz Alves Susko, agente universitário do Campus de Irati e atual presidente do Conselho da Comunidade da Comarca. Susko informou que entre os projetos que serão mostrados estão “Letramento: leitura e escrita para os detentos na 41ª Delegacia de Polícia Civil”; Concurso de Literatura Carcerária; e o lançamento do projeto de extensão “Circulo do Diálogo da Juventude - pela cultura da Paz”, que tem objetivo de trabalhar a prevenção da violência, drogadição e alcoolismo nas escolas públicas do município, envolvendo alunos de 5ª a 8ª séries e 2º grau. Durante o evento haverá o lançamento do 1º Concurso Literário: Diga não a Violência: vítima, jamais!.
Já sobre o Circulo do Diálogo da Juventude, Susko destacou que o evento ocorre em abril deste ano, tendo como escola piloto o Colégio Estadual Antonio Xavier da Silveira, com a previsão de desenvolvimento até 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário