terça-feira, 15 de janeiro de 2013
Sindicato Rural recebe visita do novo secretário municipal de Agricultura
O ex-chefe do núcleo da SEAB em Guarapuava e atual secretário municipal de agricultura, Itacir Vezzaro, falou sobre as demandas do setor e suas metas à frente da Secretaria.
Na tarde de segunda-feira, 14, o Sindicato Rural de Guarapuava e a Regional do Senar receberam a visita oficial do novo secretário municipal de Agricultura, Itacir José Vezzaro. Ele foi recebido pela gerente do Sindicato Rural, Luciana de Queiroga Bren e pelo supervisor do Senar, Aparecido Ademir Grosse.
Vezzaro falou sobre as expectativas que o agricultor tem em relação à nova Secretaria e as principais demandas da agricultura no município. “Tenho sentido que a liderança dos agricultores espera uma mudança e que haja trabalhos práticos para o desenvolvimento da agropecuária na região”.
O novo secretário citou algumas de suas metas à frente da Secretária. “Agregar valor em cima da produção, trabalhar com as propostas de governo, mas, principalmente, estruturar a secretaria, de todas as formas, com profissionais, estrutura física, enfim para conseguirmos atender as necessidades e demandas do agricultor”.
O ex-chefe do núcleo da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (SEAB) em Guarapuava enfatizou a importância de se trabalhar a base dos problemas, e se ter uma visão social acerca dos problemas da agricultura, para que se possa promover a fixação do homem do campo. “Nós acreditamos que dentro de pouco tempo já teremos resultados. Queremos dar oportunidade para que os agricultores fiquem na sua propriedade, mas para isso é importante levar, por exemplo, a habitação, entre outras questões básicas”.
Vezzaro também comentou que pretende realizar um trabalho intenso para o aumento da regularização fundiária das propriedades, pois sem o documento da terra o pequeno agricultor não consegue ter acesso a políticas públicas que podem assegurar sua permanência no campo. “Queremos trazer o Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) para Guarapuava, para que de perto possa tratar a questão da regularização. Se o produtor tiver o documento da terra na mão, em um primeiro momento, a propriedade vai dobrar o valor, em um segundo momento, ele vai acessar as políticas públicas, como o Pronaf e muitas outras”.
Por fim, o secretário destacou a necessidade de a gestão municipal trabalhar com parcerias, no setor agropecuário, por exemplo, com o Sindicato e outras entidades. “A intenção é que todas as entidades ligadas ao setor agropecuário, como sindicatos, cooperativas, associações, trabalhem juntamente conosco. Precisamos, por exemplo, qualificar o produtor, com a ajuda do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Precisamos desse tipo de parceria para dar oportunidade para todos os agricultores”.
Assessoria de Imprensa – Release 03 - 15/01/2013 Jornalista Responsável: Luciana de Queiroga Bren – Assessora de Comunicação do Sindicato Rural de Guarapuava
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário