quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Casa da Cultura inicia aulas de desenho artístico, charge e caricatura


 
No próximo dia 4, a Casa da Cultura dará início às aulas de desenho artístico, charge e caricatura. As inscrições permanecem abertas. As aulas são individuais e os interessados devem ter, no mínimo, 10 anos.
 
As aulas de desenho artístico serão ministradas nas segundas e terças-feiras e de charge e caricatura nas quartas e quintas-feiras, pela manhã e à tarde. O aluno só para o material.
A Casa da Cultura fica na rua Alcione Bastos, nº 211. Mais informações pelo telefone (42) 3621-4580.
Horário das aulas

Desenho artístico - grafiteManhã: 8h30 e 9h45
Tarde: 13h30/ 14h30/ 15h30 e 16h30

Charge e caricaturaManhã: 8h3 e 9h45
Tarde: 14h/ 15h/ 16h e 17h

Funcionários da Surg fazem ação de limpeza no Distrito da Palmeirinha

 
 
Aproximadamente 50 funcionários da Surg estão hoje (28), na Palmeirinha, para colocar em prática a ação de limpeza e conservação das ruas do distrito. O trabalho prossegue durante todo o dia. O prefeito de Guarapuava esteve no local durante a manhã. “Esse é o tipo de trabalho que precisa de muitos funcionários num mutirão para atender as demandas mais urgentes. Depois, fica melhor fazer a manutenção”, diz Cesar Silvestri Filho.
 
Nesta a ação, será feita a poda de árvores, roçada, varrição das ruas, sinalização, tapa-buracos e desobstrução das galerias pluviais. O presidente da Surg, Fernando Damiani, destaca que os demais distritos serão beneficiados.
 
Cesar Filho também visitou a Escola Municipal Manoel Moreira de Campos, onde conversou com professores, alunos e funcionários. Também aproveitou para ver as condições do prédio e da estrutura externa da instituição. Depois, esteve no posto de saúde e em alguns estabelecimentos comerciais.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Prefeitura faz prestação de contas em audiência pública nesta quinta-feira (28)

 
O Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Finanças de Guarapuava apresenta o balanço quadrimestral da Prefeitura em audiência pública nesta quinta-feira (28), às 15 horas, no auditório da Câmara de Vereadores. “Vamos apresentar um balanço quadrimestral do que aconteceu ainda na gestão passada, ou seja, um relatório da gestão fiscal do município até o final de 2012”, explica o contador geral do município, Diocésar Costa de Souza.

A prestação de contas quadrimestral é um dos princípios estabelecidos pela Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e, seguindo os preceitos desta Lei, o Governo participativo presta contas à sociedade sobre os gastos públicos. “Através do relatório é possível fazer a comparação entre o desempenho fiscal do governo e os limites fiscais estabelecidos na lei”, completa o contador geral que ainda lembra que a prestação de contas desta quinta-feira (28) será referente aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2012.
_________________________________________________________________________________
Serviço: Prefeitura faz prestação de contas em audiência pública nesta quinta-feira (28)
Data: Quinta-feira – 28/02/13
Horário: 15h
Local: Câmara de Vereadores de Guarapuava

Surg promove ação de limpeza e conservação na Palmeirinha

 
Nesta quinta-feira (28), a Surg realizará uma ação de limpeza e conservação em todo o distrito da Palmeirinha. Segundo o presidente da companhia, Fernando Damiani, o trabalho inclui roçada, varrição das ruas, sinalização, tapa-buracos e desobstrução das galerias pluviais.
 
“É uma ação completa de limpeza que será realizada na Palmeirinha, beneficiando todos os moradores, durante todo o dia, a partir das 8h. Se precisar, as equipes retornam”, afirma Damiani, lembrando que o trabalho será realizado em todos dos distritos, conforme o cronograma organizado pela Surg.
Serviço: Ação de limpeza e conservação na Palmeirinha
Data: quinta-feira – 28/02/13
Horário: 8h
Local: Distrito da Palmeirinha

Prefeito Cesar Filho vistoria patrulhas do REERG

 
Patrolas, retroescavadeiras traçadas, caminhões e tratores chamaram a atenção ao seguirem em fila pela Manoel Ribas, na manhã desta quarta-feira (27). Esse maquinário será utilizado no REERG (Recuperação Emergencial das Estradas Rurais de Guarapuava), que iniciou hoje, com a coordenação das secretarias de Obras, Agricultura e Educação e Surg.
 
Antes as seis patrulhas passaram pela vistoria do prefeito Cesar Filho, no Parque de Exposições Lacerda Werneck. “O REERG vai atuar nos pontos críticos, principalmente onde há atoleiros, por isso o caráter emergencial. Precisamos dar condições de trafegabilidade de forma imediata tanto para o escoamento da safra e dos produtos da agricultura familiar quanto do transporte escolar”, reforça Cesar Filho.
 
O prefeito lembrou ainda que Guarapuava formalizou a participação no
Consócio Intermunicipal Vale do Rio Jordão, integrado também por Pinhão, Reserva do Iguaçu e Candói. “Com o acesso ao programa Patrulha do Campo, do Governo do Estado e Codapar, vamos implantar a segunda etapa do processo, que é a readequação das estradas”.
 
O trabalho de recuperação começará pela estrada do Faxinal dos Fiúza, no distrito do Guairacá, como informou Carlos Dalla Vecchia, da Secretaria de Obras. “A expectativa da prefeitura é concluir o trabalho de recuperação das estradas em três ou quatro semanas”, disse.

Guarapuava formaliza adesão ao Consócio Intermunicipal Vale do Rio Jordão

 
Após lançamento do REERG (Recuperação Emergencial das Estradas Rurais de Guarapuava), o prefeito Cesar Silvestri Filho formalizou, no final desta tarde (26), a participação de Guarapuava no Consócio Intermunicipal Vale do Rio Jordão, integrado também por Pinhão, Reserva do Iguaçu e Candói. “Enquanto damos início ao trabalho emergencial nos pontos críticos, estamos organizando a segunda etapa do processo, que é a readequação das estradas baseada em projetos de engenharia. Por isso, aderimos ao consórcio”, explica o prefeito.
 
A formalização do consórcio aconteceu na Prefeitura de Pinhão, com representantes dos quatro municípios e da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná), coordenadora do programa Patrulha do Campo. “O Governo do Estado, através do programa, cede patrulhas, faz a manutenção das máquinas e acompanha a execução dos projetos. Os municípios são responsáveis pelo combustível, operadores e elaboração dos projetos”, resume o diretor-presidente da Codapar, Silvestre Dimas Staniszewski.
 
A próxima reunião de trabalho será realizada em 15 dias, enquanto isso os municípios vão organizando a documentação, o estatuto do consórcio e o plano de gerenciamento. Segundo o diretor de Desenvolvimento da Codapar, Jair Vendruscolo, o consócio pode ter acesso a até duas patrulhas, que são compostas de seis máquinas e cinco caminhões.
 
O prefeito Cesar Filho esteve na reunião acompanhado dos secretários Itacir Vezzaro (Agricultura) e Edison Sanches Filho (Obras), além do procurador geral do município, Fábio Decker. “O trabalho de readequação é fundamental, mas precisamos que os proprietários mantenham o entorno, conforme orientação que eles podem obter nas cooperativas, sindicatos e Emater, por exemplo. Com isso, se amplia a vida útil das estradas”, orienta Vezzaro.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Recuperação Emergencial das Estradas Rurais de Guarapuava começa amanhã



Na manhã desta terça-feira (26), o prefeito Cesar Silvestri Filho lançou o REERG (Recuperação Emergencial das Estradas Rurais de Guarapuava). Representantes de entidades, sindicatos e cooperativas ligadas ao setor agropecuário, da agricultura familiar e do transporte escolar participaram do evento, além da vice-prefeita Eva Schran, vereadores e secretários municipais.

O trabalho em campo começa amanhã, logo após a vistoria das máquinas, no Parque de Exposições Lacerda Werneck. O programa vai atuar em seis frentes, com seis patrulhas, compostas de patrola, rolo, retroescavadeira e caminhão. “Essas patrulhas vão trabalhar emergencialmente nos locais com atoleiros, por isso o caráter emergencial. Precisamos dar condições de trafegabilidade de forma imediata”, afirma o prefeito Cesar Filho.

Guarapuava possui 3.600 quilômetros de estradas rurais. A proximidade de uma excelente colheita, com recorde de produção, necessidade de escoamento dos produtos da agricultura familiar e o período letivo, tornam o REERG uma necessidade. As patrulhas foram terceirizadas. Na frota da prefeitura, há apenas duas patrolas estão em condições de uso, que serão utilizadas em serviços na sede ou dar suporte para as patrulhas.

 A expectativa da prefeitura é concluir o trabalho em três ou quatro semanas. O trabalho será coordenado por Gabinete de Monitoramento, composto por integrantes da Surg, secretarias de Obras e Agricultura, Câmara de Vereadores, cooperativas, sindicatos e entidades. 

O presidente da Sociedade Rural, Johann Zuber Junior, parabenizou a prefeitura pela iniciativa. “Também nos colocamos à disposição em ajudar nesse trabalho, pois quem vive o dia a dia das estradas sabe o quanto está difícil garantir o escoamento da safra”, destaca.

Serviço: Vistoria das patrulhas rurais e início do trabalho
Data: quarta-feira – 27/02/13
Horário: a partir das 8h30
Local: Parque de Exposições Lacerda Werneck

Richa libera maior valor da história do Estado para vigilância em saúde


O governador Beto Richa lançou nesta segunda-feira (25/02), em Curitiba, o VigiaSUS, programa de qualificação da Vigilância em Saúde no Paraná que destina recursos para reforçar as ações nos 399 municípios do Estado. O programa também investe na capacitação de profissionais que atuam na área. Na primeira fase, a Secretaria da Saúde aplicará R$ 47 milhões no programa.

“É o maior valor já aplicado na área na história do Paraná”, disse o governador. Do total do programa, R$ 30 milhões poderão ser utilizados pelas prefeituras para combate à dengue e outras doenças, vacinação, investigação e controle de doenças transmissíveis, vigilância sanitária, vigilância ambiental, saúde do trabalhador e ações educativas.

“O Paraná investe em vigilância por entender a necessidade de garantir à população atendimento de qualidade em saúde, mais ágil e humano. Assim como educação e segurança, o reforço da saúde pública é uma das prioridades do governo estadual”, afirmou o governador. Richa explicou que o programa prevê incentivos financeiros aos municípios, educação permanente e estruturação dos serviços do governo estadual.

CRITÉRIOS – O VigiaSUS atenderá todos os municípios paranaenses, com no mínimo R$ 60 mil. O secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, explica que foram definidos critérios técnicos para estipular o valor de investimento, como número de habitantes, índices econômicos e situação epidêmica. “A vigilância deve ser desenvolvida e fortalecida pelo governo estadual. Aqui no Paraná, em uma ação pioneira no Brasil, estamos investindo assim para fortalecer o setor nos municípios”, disse o secretário.

O programa compreende cinco áreas: vigilância sanitária (controle de produtos e serviços de interesse à saúde); vigilância epidemiológica (análise da situação de saúde, controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis); vigilância em saúde ambiental (água, lixo, dejetos, contaminantes químicos, vetores, zoonoses e animais peçonhentos); vigilância em saúde do trabalhador; e promoção da saúde.

Caputo Neto disse as principais inovações são investimento em campanhas educativas e o repasse de recursos aos municípios para custeio. “Com as imensas dificuldades financeiras, os municípios muitas vezes não têm condições de arcar com os gastos de custeio. Mas agora, o Estado será parceiro e irá ajudar”, garantiu.

O prefeito de Bom Jesus do Sul, Cezar Bueno, explicou que, no Interior, a vigilância em saúde é um dos setores que mais precisam de atenção. “O VigiaSUS é um programa completo, que de forma descentralizada atende todos os municípios paranaenses. Isso mostra a seriedade do Estado em garantir a melhoria significativa em saúde”, afirmou o prefeito.

VALOR ANTECIPADO – Cerca de R$ 4 milhões foram antecipados a 32 municípios em situação epidêmica de dengue. Um dos municípios que receberam a primeira parcela do investimento foi Sertanópolis, na região Norte. Com 16 mil habitantes, a cidade registrou quadro vezes mais casos de dengue que a média considerada aceitável pelo Ministério da Saúde.

“Vamos ampliar os investimentos em prevenção para reduzir os níveis da epidemia. Saúde é uma prioridade do nosso município e esses recursos do governo estadual serão fundamentais”, disse o prefeito Aleocídio Balzanelo. A Prefeitura de Sertanópolis recebeu inicialmente R$ 38 mil para combater a dengue.

AVANÇOS - O governador destacou os avanços da área de saúde nos últimos dois anos, em especial, as reduções das taxas de mortalidade infantil, de 12,1 por mil nascidos vivos para 11,6, e materno-infantil de 67,7 mulheres por 100 mil nascidos vivos para 51,67. A mortalidade materno-infantil é a menor já registrada na história do Paraná.

Na comparação de 2010 para 2012, o número de transplantes de órgãos aumentou 130% e a fila para transplante de córnea foi zerada. No mutirão de cirurgias eletivas que começou em outubro 2011 até o fim do ano passado, foram realizados 67 mil operações. Só ano passado foram 57 mil. O número colocou o Paraná como líder em cirurgias eletivas entre os estados. “Estes índices são fruto de programas que têm fortalecido as estruturas de saúde do Estado”, afirmou Richa.

Beto Richa disse que os grandes avanços e investimentos em saúde, principalmente do programa VigiaSUS, só foram possíveis devido ao compromisso do governo estadual em cumprir a Emenda 29. Pela primeira vez, o Paraná aplica 12% das receitas em saúde. “Com isso, em quatro anos, serão mais R$ 1,5 bilhão para a saúde”, explicou Richa.

O lançamento do programa ocorreu no Museu Oscar Niemeyer e foi acompanhado pela secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; pelo presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni; e pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano. Estiveram presentes ainda prefeitos, secretários de Estado e deputados federais e estaduais.

Prefeitura lança o REERG – Recuperação Emergencial das Estradas Rurais de Guarapuava




A Prefeitura de Guarapuava lança  um programa emergencial de recuperação de estradas rurais. O lançamento aconteceu às 8h, na praça interna do Paço Municipal. Foram convidados para o evento representantes de todas as entidades, sindicatos e cooperativas ligadas ao setor agropecuário e do transporte escolar. 
“É o maior programa de recuperação emergencial de estradas rurais do município. A administração municipal quer garantir o escoamento da safra 2013 e dos produtos da agricultura familiar, além de um transporte escolar seguro e eficiente para as nossas crianças. O poder público precisa dar uma resposta rápida para este assunto, pois as estradas estão em situação precária”, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Começa a entrega dos carnês do IPTU



Os Correios anteciparam a entrega dos 46.629 carnês do IPTU de Guarapuava. Após mutirão, durante o fim de semana, os carteiros deram início à distribuição nesta segunda-feira (25). 
 
Os contribuintes também têm a opção de fazer a impressão da cota única ou das parcelas do IPTU pela internet, através do site da Prefeitura de Guarapuava, no endereço www.guarapuava.pr.gov.br, pelo link Cidadão Online

“É importante lembrar que o contribuinte precisa ter em mãos o número de cadastro do imóvel para ter acesso às parcelas ou à cota única, mas o último dígito do controle não deve ser digitado no campo”, destaca o secretário de Administração, Ivanês Joséfi. O número de cadastro do imóvel consta no carnê do ano anterior.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

"Argo" domina o Oscar em noite de surpresas


Por Jill Serjeant

LOS ANGELES, 25 Fev (Reuters) - "Argo" conquistou o Oscar de melhor filme, em uma noite de domingo marcada por surpresas, que teve frustrações para o favorito "Lincoln" e quatro troféus, maior número desta edição, para "As Aventuras de Pi".
É a primeira vez desde "Conduzindo Miss Daisy", em 1990, que um filme leva o prêmio principal sem ter a indicação também a melhor diretor.

O Oscar dado a "Argo", drama sofre reféns norte-americanos no Irã, marcou um retorno triunfal de Ben Affleck aos grandes nomes de Hollywood.
Há seis semanas, o ator foi preterido na lista de candidatos a melhor diretor, e durante anos ele lutou para reconstruir sua reputação após ser ridicularizado por incidentes no seu namoro com Jennifer Lopez, entre 2002 e 2004.

"Argo" levou também os prêmios de melhor montagem e melhor roteiro adaptado, por sua narrativa cativante e às vezes cômica acerca dos esforços da CIA para resgatar seis diplomatas em Teerã, meses depois da Revolução Islâmica de 1979.

"Tanta gente maravilhosa me estendeu sua ajuda quando não tinha nada a se beneficiar com isso... não se pode guardar rancor. É difícil, mas não se pode guardar rancor. Não importa o quanto você seja derrubado na vida, porque acontece. Só importa que você se levante", disse Affleck, de 40 anos, também produtor do filme, num emotivo discurso.

Ang Lee foi o surpreendente vencedor do prêmio de direção, derrotando com o seu "As Aventuras de Pi" o respeitado Steven Spielberg, cujo "Lincoln" venceu em apenas 2 das 12 categorias nas quais concorria.
"As Aventuras de Pi", sobre um jovem náufrago, levou ainda os prêmios de trilha sonora original, efeitos visuais e fotografia. Continuação...
 

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Inscrições do concurso para 13 mil professores abrem segunda-feira


A Secretaria de Estado da Educação do Paraná abre nesta segunda-feira (25), às 10 horas, as inscrições do concurso público para contratação de 13.771 novos professores e pedagogos para a rede estadual. Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pela internet no site www.pucpr.br/concursos, e pagar uma taxa de R$ 60.

O governo Beto Richa já contratou nos últimos dois anos 17.261 profissionais concursados para o magistério para a rede de ensino. “Com o novo concurso teremos mais de 30 mil novos professores e pedagogos no quadro próprio do Estado. É uma das maiores contratações da história do Paraná na área de ensino”, afirmou o governador.

O concurso prevê cargos de nível superior, para 20 horas semanais de trabalho. As novas vagas atenderão escolas da rede estadual nos 32 Núcleos Regionais de Educação, conforme demanda de cada uma. “Nunca nos afastamos do compromisso pelo ensino de excelência, pois educação é prioridade absoluta em nosso governo”, garantiu Richa.

“Esses profissionais vão atender todo o Estado e todas as disciplinas da matriz curricular. Praticamente completaremos o quadro próprio da educação”, destacou o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. Segundo ele, os contratados também chegam para ampliar o contraturno escolar. “Teremos contraturno em mais de 25% das escolas estaduais”, afirmou.

A redação e a prova objetiva serão aplicadas em 19 de maio, com questões de conhecimentos gerais, fundamentos da educação e específica. Os candidatos também terão prova de didática, além da prova de títulos. A validade do concurso é de um ano após a publicação do resultado, com possibilidade de prorrogação por mais um ano.

Das 13.711 vagas, 10% são para afrodescendentes e 5% para pessoas com deficiência.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Em parceria com a Força e Luz, Secretaria de Obras moderniza semáforos de Guarapuava




Os semáforos de Guarapuava estão ficando mais modernos. Nas últimas semanas, as lâmpadas incandescentes vêm sendo substituídas pelas de LED, garantindo menos gastos com manutenção, maior durabilidade, redução no consumo de energia e mais segurança no trânsito. Esse trabalho tem a parceria da Secretaria Municipal de Obras e Trânsito, Guaratran e Companhia Força e Luz.

Segundo o engenheiro de tráfego do Guaratran, César Sanchez, a cidade possui 28 semáforos, sendo 25 com lâmpadas incandescentes. “Todos os 25 ganharão novas lâmpadas, pois as incandescentes têm um sistema bastante deficiente, com baixa luminosidade, principalmente com a incidência do sol, o que prejudica a visibilidade dos motoristas e deixa o trânsito perigoso”, justifica. “O trabalho está em 50% e deve seguir até o final de março”, acrescenta.

As lâmpadas de LED têm garantia de cinco anos e devem gerar uma economia de 90% no consumo de energia elétrica. “A durabilidade também é superior. A lâmpada comum, quando queima, gera um apagão total, prejudicando o trânsito e exigindo a presença de agentes do Guaratran. Já as de LED possuem pequenos diodos, que vão perdendo a força um por um, ou seja, reduzindo a eficiência, mas não apagando completamente”, esclarece o engenheiro.

A Força e Luz forneceu as novas lâmpadas ao município através de um programa que promove a eficiência energética na área de atuação da companhia. “Beneficia a população, diminui os custos da prefeitura e reduz o gasto de energia, que é um dos nossos principais objetivos”, resume o gerente regional Dalessandro Luis Mafei.

Prefeito Cesar Filho participa da abertura do ano letivo do Pelotão Esperança



“Esse é um dos projetos que ajuda a construir a Guarapuava que tanto sonhamos”. Foi assim que o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho definiu o Pelotão Esperança durante seu discurso na cerimônia de abertura do ano letivo do projeto desenvolvido em parceria com 26º Grupo de Artilharia de Campanha, com a Prefeitura Municipal de Guarapuava, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Rotary Club Guarapuava-Lagoa além do trabalho voluntário de civis e militares. Cesar Filho ainda lembrou sobre a importância do Projeto que contribui para que os adolescentes possam encontrar seu verdadeiro talento. “Com essas atividades nossos adolescentes encontram novas oportunidades e têm chance de descobrirem sua verdadeira vocação”.

O Pelotão Esperança, programa que completa 15 anos, vai atender em 2013, 100 adolescentes de 12 a 14 anos no contra turno escolar. Segundo o tenente coronel Eduardo Netto dos Reis, comandante do 26º GAC, o principal objetivo projeto é integrar os alunos à sociedade e à família, por meio de atividades diversificadas. “Queremos incentivar nossos jovens à transpor as dificuldades para que possam alcançar a promoção educacional, social e profissional”.

O programa desenvolve as atividades no contra turno escolar, ou seja, tem suas atividades fixadas nos horários em que o adolescente não está estudando na escola. “Esse projeto é de extrema importância porque além da educação e das atividades oferecidas, nossos jovens estão inseridos na corporação militar”, explica a secretária de Assistência Social, Isabel Cristina Rauen Silvestri.

Durante dois anos, os adolescentes vão desenvolver habilidades como a disciplina, sociabilidade, respeito ao próximo, além da aprendizagem da convivência com todos. Ao final do projeto, os alunos são encaminhados a cursos profissionalizantes para dar continuidade à sua formação. “Queremos que eles tenham capacidade para atender a demanda do mercado de trabalho”, comenta o comandante do 26º GAC.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Prefeitura de Guarapuava define nesta quinta-feira (21) participação do CAD na Liga Nacional de Futsal


A Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Esportes e o CAD (Clube Atlético Deportivo) recebem nesta quinta-feira (21), às 17h30, no Paço Municipal, Carlos Wamburg, do departamento de marketing da empresa de materiais esportivos Poker, para definir a participação da equipe de futsal guarapuavana na Liga Nacional de Futsal 2013. “Uma das metas do nosso governo é o incentivo ao esporte para garantir que nossos atletas possam levar o nome de Guarapuava para torneios estaduais, nacionais e até mesmo, internacionais. Esse é um momento importante para o esporte guarapuavano e estamos trabalhando para que outras modalidades também possam nos representar nacionalmente”, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Para que a equipe pudesse participar da disputa por um lugar na Liga Nacional 2013 foi necessário o comprometimento do CAD com alguns requisitos básicos como a parceria de compra de material esportivo, logística de viagem e hospedagem dos atletas, além de adequações no Ginásio Prefeito Joaquim Prestes, local de treinamento do Atlético Deportivo. “Fomos prontamente atendidos pela Prefeitura”, comentou o supervisor do CAD, José Valter Liberato. De acordo com o secretário de Esportes, Celso Goes, a prefeitura de Guarapuava vai dar total apoio ao CAD. “Já estamos em negociação com a iniciativa privada e vamos dar todo apoio ao CAD para que possamos participar da Liga Nacional 2013”, afirma Goes.

Segundo o supervisor do CAD, a participação da equipe na Liga Nacional de Futsal representa não apenas o crescimento do clube como também a oportunidade de que Guarapuava possa receber grandes atletas da seleção brasileira do futsal. “Isso movimenta toda a região que é amante do futsal porque sabemos que temos torcedores fanáticos que merecem ver o crescimento do seu time para todo o Brasil”, comenta Liberato.

Durante o evento, o CAD também vai firmar parceria com a Agrária, patrocinadora do time de futsal de Guarapuava. “Teremos também a confirmação e a renovação da assinatura do contrato de patrocínio com a Cooperativa Agrária, em uma parceria que já vem se estendendo há três anos”, anuncia Liberato, supervisor do CAD.
__________________________________________________________________________
Serviço: Prefeitura de Guarapuava define nesta quarta-feira (20) participação do CAD na Liga Nacional de Futsal
Data: Terça-feira – 19/02/13
Horário: 17h30
Local: Prefeitura Municipal de Guarapuava

STJ aceita recurso e julgamento do ex-deputado Carli Filho é adiado

Júri popular estava marcado para 26 de março, mas defesa interpôs recurso. TJ-PR precisará examinar parte do processo que não foi julgada previamente.

O julgamento do ex-deputado do Paraná Luiz Fernando Ribas Carli não deve ser realizado no dia 26 de março, como havia sido marcado previamente. A defesa do acusado teve um recurso especial acatado nesta quinta-feira (21) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que parte do processo seja examinada pelo Tribunal de Justiça do Paraná, impossibilitando a data agendada para o júri.

Carli é acusado de provocar a morte de dois jovens em um acidente de trânsito, em Curitiba. Ele deve responder por duplo homicídio com dolo eventual e, se for condenado, pode pegar até vinte anos de prisão, com possibilidade de aumento de até 50% da pena por ter havido mais de uma vítima. O caso aconteceu em 2009.

O G1 tentou conversar com o advogado de defesa de Carli Filho, Gustavo Scandelari, mas ele não foi localizado. O advogado de uma das famílias das vítimas, Elias Mattar Assad, explicou à reportagem que o problema foi com o exame de alcoolemia que comprovou que o ex-deputado dirigiu sob efeito de álcool no momento do acidente.

“Na época do caso, a Justiça requisitou um pouco do sangue retirado do Carli para exames médicos no hospital, para fazer esse exame de alcoolemia. Isso foi descartado do processo porque houve o entendimento de que era uma prova ilícita, colhida sem autorização do réu. Nós da acusação tiramos, não precisamos disso, mas o Ministério Público recorreu”, explicou o advogado.

Quando o Tribunal de Justiça do Paraná julgou o caso e marcou o júri popular, porém, não julgou essa matéria específica, segundo Assad. A situação motivou o recurso da defesa do ex-deputado, que foi acatado pelo STJ. “Eu acho justo, foi um erro procedimental”, classificou Assad.
Com a decisão desta quinta, a matéria deve voltar para o TJ-PR,e somente após o julgamento sobre o exame de alcoolemia o júri poderá voltar a ser marcado. “Eu prevejo que isso vai atrasar em seis meses o julgamento”, estimou Assad.

Para ler mais notícias do G1 Paraná, clique em g1.globo.com/parana. Siga também o G1

Prefeitura de Guarapuava participa hoje da Abertura das atividades do Pelotão Esperança


A Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Assistência Social, participa nesta quinta-feira (21), no 26º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), às 19h30, da cerimônia de abertura das atividades de 2013 do Pelotão Esperança. “Com essa parceria temos a certeza de que podemos oferecer aos nossos jovens um projeto no início da vida que é uma base sólida para a garantia de um futuro promissor”, destacou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

O Projeto do Pelotão Esperança teve o efetivo funcionamento a partir do ano de 1998. O trabalho conta com o apoio do 26º Grupo de Artilharia de Campanha, com a Prefeitura Municipal de Guarapuava, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Rotary Club Guarapuava-Lagoa além do trabalho voluntário de civis e militares. O programa tem horário fixado no contra turno escolar, ou seja, tem suas atividades fixadas nos horários em que a criança ou adolescente não está estudando na escola. “Esse projeto é de extrema importância porque além da educação e das atividades oferecidas, nossos jovens estão inseridos na corporação militar”, explica a secretária de Assistência Social, Isabel Cristina Rauen Silvestri.
_________________________________________________________________________________
Serviço: Prefeitura de Guarapuava participa da Abertura das atividades do Pelotão Esperança 2013
Data: Quinta-feira – 21/02/13
Horário: 19h30
Local: 26º GAC - Grupo de Artilharia de Campanha

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Vice-prefeita e secretários participam de reunião sobre a construção da PEC


 

Durante a reunião, que ocorreu na Superintendência Regional da Caixa, foi definido o cronograma de entrega dos documentos e planejamentos de ações para execução da obra. A PEC, antes denominada de Praça do PAC, será construída no Jardim das Américas, beneficiando vários bairros. “Está acontecendo o processo licitatório e os envelopes serão abertos na primeira quinzena de março”, assegura Decker. A obra terá investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.

O objetivo das Praças dos Esportes e da Cultura é integrar, num mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital. “Estamos empenhados para que se efetivem vários programas no município, promovendo a cidadania”, afirma Eva.

O secretário de Esportes diz que a administração municipal está investindo na base da educação, do esporte e da cultura. “Esse importante instrumento será ofertado para a camada da população que mais necessita do governo”, opina.

Sindicato Rural de Guarapuava abre processo eleitoral



         Nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, foi publicado no Jornal Diário de Guarapuava o edital de convocação para as eleições do Sindicato Rural de Guarapuava (Triênio 2013-2016). O mesmo edital será publicado novamente no dia 21 de fevereiro.
         Desta forma, está aberto o prazo para registro de chapas. Conforme prevê o estatuto da entidade, esse prazo ocorre até o 20º dia útil antes das eleições. O requerimento, acompanhado de todos os documentos exigidos para o registro deve ser dirigido ao presidente da entidade.
         A secretaria do Sindicato está aberta para o registro de chapas das 8 às 11h30 e das 13h às 17h30.

Eleições
         As eleições estão marcadas para o dia 27 de março de 2013, das 8 às 17h30, na sede da entidade e vão definir a composição de diretoria, conselho fiscal e delegados representantes do Conselho da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), a qual a entidade é filiada, bem como seus suplentes.
         Para votar, o associado deve estar com a anuidade 2013 em dia e ter mais de seis meses de filiação.


Assembleia Geral
         A Assembleia Geral Ordinária de prestação de contas de 2012 e proposta orçamentária para 2013 será no dia 27 de março, às 8 horas.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Arns e Silvestri se encontram com prefeitos da Amocentro



O vice-governador e secretário de Educação, Flavio Arns e o Secretário Especial de Governo, Cezar Silvestri receberam, nesta terça-feira, um grupo de prefeitos pertencentes a Associação dos Municípios do Centro Oeste do Paraná (Amocentro) para discutir o repasse dos recursos do transporte escolar dos alunos da rede estadual.

Durante o encontro, o vice-governador infirmou que técnicos da secretaria de Educação viajarão até o município de Pitanga, onde fica a sede da Amocentro, nos dias 05 e 06 de março, para conversar com os prefeitos e secretários de educação dos municípios e recalcular as despesas com o transporte dos alunos da rede estadual. “Vamos sentar, analisar cada situação, atualizar os dados do nosso Sistema de Gerenciamento do Transporte Escolar e corrigir possíveis diferenças que o sistema aponte. O governo do Estado está cumprindo com o compromisso de custear as despesas do transporte dos alunos da rede estadual”, enfatizou o vice-governador. 

O secretário especial de governo, Cezar Silvestri, destacou a iniciativa do governo de manter o diálogo aberto com todas as prefeituras do Paraná. “Esta é uma das primeiras atividades que participo a frente da Secretaria de Governo. Depois de muitos anos, os prefeitos estão sendo recebidos no Palácio Iguaçu para discutir o transporte escolar. Essa é mais uma demonstração de que o governo do Paraná está com as portas abertas para receber todos os prefeitos do Estado, não fazendo distinção de partido ou grupo político. O governo Beto Richa está dando exemplo de governo democrático, aberto ao diálogo e municipalista”, destacou. 

De acordo com o presidente da Amocentro e prefeito de Turvo, Marcos Seguro, o compromisso firmado pelo governo mostra a sensibilidade que governador Beto Richa e toda sua equipe de secretários têm com os municípios. “A reunião foi extremamente válida. Ficamos felizes de ter nossas reivindicações ouvidas e mais felizes ainda pela possibilidade de resolução. É um dia histórico para a Amocentro. Uma demonstração de que o diálogo é aberto e que os projetos no governo Beto Richa são encaminhados”, enalteceu.

Prefeitura de Guarapuava reativa o Conselho Municipal de Meio Ambiente



A Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Florestal, realizou nesta terça-feira (19), uma Assembleia na Câmara Municipal de Guarapuava, para reativar o Conselho Municipal de Meio Ambiente criado através da Lei 693/97. “O Meio Ambiente é uma ferramenta importante para o desenvolvimento sustentável de qualquer cidade, por isso precisamos ter autonomia para definir as diretrizes da nossa própria política ambiental”, comenta o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Além da participação efetiva da sociedade nas decisões ambientais de Guarapuava, o Conselho Municipal do Meio Ambiente é um órgão fundamental para que possa ser trabalhada a descentralização do licenciamento ambiental, de acordo com a Lei Complementar 140/11. “O município terá capacidade de executar as ações de gestão ambiental, fiscalização e licenciamento de todas as atividades que tenham impacto ambiental local”, explica o secretário de Meio Ambiente Celso Araújo.

De acordo com o secretário executivo do CEMA (Conselho Estadual do Meio Ambiente), para que exista essa descentralização, é preciso que o Conselho Municipal do Meio Ambiente esteja ativo, exista o Fundo Municipal do Meio Ambiente, além de leis ambientais em vigor dentro do município e o Plano Municipal do Meio Ambiente. “Hoje, em todo estado do Paraná, o único município que já está no processo de descentralização é Curitiba, mas isso funciona através de convênios com o IAP”, explica João Batista ao afirmar que “Se Guarapuava atender os requisitos ela pode ser a primeira cidade do Paraná a ter essa gestão sobre o foco da Lei Complementar 140 que estabeleceu os procedimentos para a descentralização”.

Segundo o cronograma definido pela Secretaria de Meio Ambiente, órgão gestor do Conselho, até o dia 30 de abril, todos os trabalhos para o atendimento dos requisitos para a descentralização do licenciamento municipal já deverão estar concluídos. “Com o apoio da Procuradoria Jurídica do município já estamos trabalhando na formação do Código Municipal Ambiental e, acreditamos que em aproximadamente 30 dias já poderemos encaminhar esse Projeto para aprovação na Câmara Municipal”, comenta Celso Araujo.

Composição do Conselho Municipal do Meio Ambiente
De acordo com a Lei 2023/2012, que alterou a redação do artigo 11, da Lei Municipal 693/97, de criação do Conselho Municipal do Meio Ambiente, o órgão consultivo e normativo deve ser composto por 22 membros divididos entre poder público e sociedade civil organizada. “Queremos reativar esse Conselho para que seja um órgão plural e transparente e possa efetivamente discutir as políticas ambientais do nosso município. Que seja um Conselho maduro o suficiente para discutir o futuro ambiental de Guarapuava, que é estratégico para o nosso desenvolvimento”, destacou o prefeito Cesar Filho.

Membros Titulares do Conselho Municipal de Meio Ambiente - CMMA
Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Celso Alves de Araujo
Secretaria Municipal de Agricultura: Itacir José Vezzaro
Secretaria Municipal Educação: Ana Cláudia Rocha Dalla Vecchia Kaminski
Secretaria Municipal Habitação e Urbanismo: Gelson Felski
Secretaria Municipal Saúde: Jair Kultz Junior
Secretaria Municipal Indústria e Comércio: Sandro Abdanur
Procuradoria Geral do Município: Fábio Farés Decker
Secretaria do Estado de Meio Ambiente (SEMA): Jocelita Dellê
Instituto Ambiental do Paraná (IAP): Otávio Manfio
Câmara de Vereadores: Germano Toledo Alves
Força e Luz do Oeste: Dalessandro Luis Mafei
Companhia Paranaense de Energia (Copel): Aguardando indicação
Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR): José Marcondes Espírito Santo
Instituições de Ensino Superior: Elisangela de Souza Lima (Guairacá), Mateus Cassol Tagliani (Campo Real), Rodrigo Borges De Lis (Guarapuava), João Paulo Aires (UTFPR)
Associações Civis e Comunitárias: Donizete Geraldo Camargo (CARMUG) e José Jacir de Queirós (UGAM)
Setor Produtivo: Zanoni Camargo Buzzi (COAMO)
ONGs: Ana Paula de Jesus Almeida (Gravatá)
Conselho de Classe e/ou Associação Profissional: Junior Danielli (Crea-PR)

PRESIDENTES DE AMP SE MOBILIZAM COM RATINHO JUNIOR PARA A 5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES, EM AGOSTO


Foz do Iguaçu sediará o evento que pretende “fortalecer a construção de uma política de desenvolvimento urbano ao longo dos anos”, diz o secretário da SEDU  

Com uma agenda lotada, o secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU) e presidente do Conselho Estadual das Cidades e, agora, também superintendente do Paranacidade, Ratinho Junior, abriu na tarde desta terça-feira, 19, o encontro com os presidentes das 18 Associações  dos Municípios do Paraná  (AMP). O objetivo da reunião, que começou às 14 horas, no auditório da própria SEDU, é o de mobilizar os prefeitos, discutir, avaliar e avançar na preparação e no cronograma para a 5ª Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá de 13 a 15 de agosto, em Foz do Iguaçu. A discussão prossegue amanhã, quarta e quinta-feira, 20 e 21, já no Hotel Máster, na rua Francisco Torres, 285, no centro de Curitiba. “É de grande importância esta Conferência Estadual das Cidades para fortalecer a construção de uma política de desenvolvimento urbano ao longo dos anos. Autoridades e população podem, juntas, eleger as prioridades em cada município do Estado”, destacou Ratinho Junior.

O secretário ainda lembrou da urgência em mobilizar todos os prefeitos para que realizem as conferências municipais, como determina o Ministério das Cidades, que dá como prazo limite, de convocação ao evento, o dia 22 , sexta-feira. “Estamos correndo contra o tempo, mas conto com a competência e a boa vontade de todos”, enfatizou Ratinho Junior.

Todos os prefeitos presentes ao encontro receberam um kit elaborado pela equipe da SEDU, contendo as definições de atribuições; o Regimento Nacional (Resolução Normativa n° 14, de 06 de junho de 2012); o Regimento Estadual (Resolução Normativa n° 002, de 14 de dezembro de 2012); Decreto Estadual 6231, de 16 de outubro de 2012); a minuta decreto para a convocação das Conferências Municipais, um ofício, modelos do Decreto Municipal e do Regimento Municipal, a serem propostos a todos os Prefeitos, presidentes das Câmaras Legislativas, além das Associações de Municípios.

Eles também conheceram a logomarca da 5ª Conferência Estadual das Cidades e a melhor maneira de como agir. As orientações também já estão no site do CONCIDADES PR  (www.com.cidades.pr.gov.br). Mas para que todos possam fazer melhor uso dessas ferramentas, há necessidade do apoio de um técnico de informática para acompanhar e executar todos os trabalhos da 5ª Conferência.

“O processo da Conferência deve ser respeitado pelos Estados e Municípios”, destacou Valdir Mestriner, coordenador da Comissão Estadual Preparatória para a 5ª Conferência Estadual das Cidades. O encontro prossegue amanhã, 20, às 9 horas, no Hotel  Máster, na rua Francisco Torres, 285, no centro de Curitiba.