terça-feira, 21 de maio de 2013
Profissionais recebem orientações para identificar e agir em casos de abuso infantil
Para dar continuidade ao debate sobre o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, nesta quarta-feira (22), será realizada uma mesa redonda aberta ao público e direcionada às equipes pedagógicas das redes municipais e estaduais de ensino e dos Cemeis. O evento, que começa às 13h, no auditório da Faculdade Guairacá, faz parte da programação desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social e a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Guarapuava para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio).
Com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e do NRE (Núcleo Regional de Educação), o encontro tem como objetivo de orientar os educadores para que saibam identificar e agir ao detectarem que algum aluno esteja sofrendo violência. “Estamos trazendo a discussão para apresentar quais são os órgãos e responsáveis pelo atendimento desses casos no município, facilitando, assim, o encaminhamento correto das vítimas e seus familiares”, explica a assistente social Silvia de Lourdes Haile Chagas Jurchaks.
Durante este mês, ocorreu a distribuição de materiais educativos nos postos de combustíveis, adesivagem em táxis e a caminhada de conscientização, que reuniu cerca de 700 profissionais da área de assistência social, alunos, professores e representantes de várias entidades. “Durante esse período, a secretaria reforça as ações para chamar a atenção da comunidade, mostrar o problema, as formas de enfrentá-lo e também como prevenir, mas as atividades de conscientização continuam sendo desenvolvidas nos Cras e entidades da cidade”, observa a secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri.
Programação
13h - Recepção e inscrições
13h30 - Abertura e apresentação do vídeo educativo
14h - Início das palestras
• Defesa e Responsabilização: Rafaela Zarpelon (juíza) e Vitor Hugo Nicastro Honesko (promotor)
• Atuação do Conselho Tutelar na identificação e encaminhamentos da denúncia e de atendimentos às vitimas: Adriana de Campos (presidente do Conselho Tutelar)
• Violência sexual contra crianças e adolescentes. Noções e contexto em que se inserem: Carine Suder Fernandes (mestre e psicóloga do Cras Morro Alto)
• Programas e serviços das políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes vítimas do abuso e exploração sexual: Helena Francisca Alves (diretora técnica da Fundação Proteger)
16h - Debates
16h30 - Encerramento
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário