quarta-feira, 31 de julho de 2013

Richa determina ações para defender a implantação do TRF no Paraná





O governador Beto Richa disse nesta quarta-feira (31/07) que solicitou à Procuradoria Geral do Estado que tome as medidas necessárias para sustentar a constitucionalidade da implantação do Tribunal Regional Federal (TRF) no Paraná. Richa anunciou esta iniciativa durante reunião, no Palácio Iguaçu, com o deputado federal André Vargas e o senador Sérgio Souza, com a participação de representantes de diversas entidades do Paraná.

Os parlamentares estão mantendo encontros com os governadores dos Estados que terão os novos Tribunais Regionais Federais (Paraná, Minas Gerais, Bahia e Amazonas) para articular uma mobilização para derrubar a liminar do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, que impede a implantação dos TRF.

“Estou inteiramente na defesa dos interesses do Paraná e do Brasil. Vamos vencer essa batalha”, disse Richa. “Além do meu empenho pessoal, solicitei à Procuradoria Geral do Estado medidas que sustentem a constitucionalidade da implantação do Tribunal Regional Federal”, afirmou o governador.

A PEC que cria o Tribunal Regional Federal da 6ª. Região, com sede no Paraná, foi promulgada em junho. Mas a implantação dos TRF foi impedida por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada pela Associação dos Procuradores Federais, junto ao STF. A ação obteve liminar do presidente do Supremo.

O Procurador Geral do Estado, Julio Cesar Zem Cardozo, explica que, ainda nesta semana, a PGE entrará na mesma Adin, na condição de "amicus curiae", para agregar elementos novos que fundamentem a decisão mais acertada sobre a matéria.

“O argumento é que a Associação dos Procuradores Federais não tem legitimidade para propor a ADIN, porque não há pertinência temática entre a PEC que criou os TRF e a entidade”, disse Júlio. "A associação nacional tem legitimidade para propor ações diretas de inconstitucionalidade somente em questões de interesse direto da entidade", explica o procurador.

MAIS ATIVO – Participaram do encontro do governador Beto Richa o ex-governador Orlando Pessutti; os deputados federais Rosane Ferreira e André Zacarow, e o deputado estadual Reinhold Stephanes Junior; o vice-presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Ricardo Rachid de Oliveira; o presidente da Associação Paranaense de Juízes federais, Antonio Cesar Bochinek, representantes da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, da Associação Comercial do Paraná e do Movimento Pró-Paraná.

AGILIDADE- Os Tribunais Regionais Federais são a segunda instância da Justiça Federal. Hoje existem apenas quatro TRF. As ações originadas no Paraná correm no TRF de Porto Alegre. O TRF 6º Região, que será instalado em Curitiba, atenderá, também, os processos de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Segundo o deputado André Vargas, a criação dos novos Tribunais Regionais se justifica pelo acúmulo de demanda, que emperra o andamento dos processos. “São mais de 1,1 milhão de processos no Brasil, grande parte deles relacionada a questão da previdência. São ações de interesse do cidadão comum, que precisam de mais agilidade nas suas questões”, afirmou ele.

O deputado André Vargas e o senador Sérgio Souza informaram que, ainda nesta quarta-feira, terão encontros com os governadores da Bahia, Jaques Wagner, e de Minas Gerais, Antonio Anastásia. Nesta quinta-feira (01) o Congresso Nacional realiza ato de mobilização em favor da implantação dos TRF.

No encontro com Richa foi destacada a forte participação do Paraná na luta pela criação do Tribunal Regional Federal. “É uma causa de mais de 20 anos, abraçada por lideranças políticas, Ordem dos Advogados do Brasil, entidades de todos os setores”, disse Richa. O ex-governador Orlando Pessutti lembrou que Beto Richa participa de ações em favor do TRF desde quando era deputado e depois prefeito de Curitiba.

Logo após a promulgação da PEC que cria o TRF, Beto Richa anunciou que o Estado vai ajudar a implantar a sede da instituição, a fim de agilizar o início das atividades.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em

www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Fazenda Vaca Branca realiza palestra técnica sobre Braford e Hereford nesta sexta-feira (02)

 
Na noite de sábado, 03, a Fazenda também vai promover um leilão durante 38º Expogua.

 
A Fazenda Vaca Branca, em parceria, com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), promove nesta sexta-feira, 02, três palestras técnicas, a partir das 19h30, no Sindicato Rural de Guarapuava.
Segundo o proprietário da Fazenda Vaca Branca e criador de Hereford e Braford, José Hamilton Moss Filho, o objetivo é difundir as raças e trazer informação aos pecuaristas. “São animais que tem alta precocidade, com ótimos resultados em cruzamentos para complementariedade de características nas raças”, destacou Moss Filho.
Serão três palestras, que vão abordar diferentes aspectos sobre as raças. Uma delas com a médica veterinária, Thais Lopa, que vai falar sobre melhoramento de Braford e Hereford; outra com o inspetor técnico credenciado da ABHB, Gustavo Brusque Isaacsson, que vai abordar as vantagens dos cruzamentos de Hereford e Braford e outra com o superintendente administrativo da ABHB, Alfredo Bonet Drissen, que explicará sobre a bonificação da carne de Hereford.
Após o evento técnico, haverá uma degustação de carne Braford para os convidados. Outras informações nos telefone (42) 3623-1323 e (42) 8802-0442.
II Leilão Braford e Hereford
No sábado, 03, às 20 horas, será realizado pela Fazenda Vaca Branca, em parceria com a Agropecuária SantaAna, o II Leilão Braford e Hereford Sem Fronteiras durante a 38º Expogua, no Parque Lacerda Werneck.
Serão leiloados 30 touros Braford, 10 touros Hereford, 10 novilhas Hereford, 10 vacas Braford com prenhez do bicampeão da feicorte 2012 e 2013, 10 vacas Braford vazias e novilhas cruzas com Braford.
O gerente geral da fazenda, André Moss, comenta sobre as qualidades da raça Braford. "É uma raça britânica e sintética, que possui características como rusticidade e alta precocidade sexual. Além disso, apresenta docilidade, tem um tamanho de carcaça que é muito bem aceito no mercado e os cruzamentos oferecem um grande benefício devido a heterose”.
Moss comentou também um pouco sobre o histórico da Fazenda Vaca Branca, que é pioneira na criação das raças no Paraná, e já foi premiada com dois grandes campeonatos de macho e um de fêmea na Feicorte. “Há seis anos criamos as raças e temos um rebanho de qualidade com animais certificados”.

Eva Schran prestigia solenidade de instalação da Regional Centro do Sebrae/PR

 
A prefeita em exercício de Guarapuava, Eva Schran, e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, participaram da solenidade de instalação da Regional Centro do Sebrae/PR, na manhã desta terça-feira (30), em Ponta Grossa. “A unidade, além de ficar mais próxima à Guarapuava, fortalece as ações e programas da prefeitura em parceria com o Sebrae”, destaca Eva.

Para Abdanur, a instalação da sexta regional do Sebrae no Paraná é um passo importante na política de descentralização de todas as instituições. “É um sinal de que a economia da nossa região está bem e que as indústrias e micro e pequenas empresas estão se estruturando cada vez mais. Mostra também que, entendendo os problemas locais, o Sebrae/PR pode contribuir ainda mais com o desenvolvimento econômico de toda a região”, opina Abdanur.

O evento contou ainda com a presença do diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, o diretor de operações do Sebrae/PR, Julio Cesar Agostini, o diretor de gestão e produção, José Gava Neto, e o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, além de lideranças políticas e empresariais dos 46 municípios atendidos pela regional.“Nosso objetivo é nos aproximarmos das cidades que pertencem à regional. Agora atenderemos mais empresários”, ressalta Tioqueta.
 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Câmara Municipal de Guarapuava discute transporte público da cidade

Comissão formada pediu mais documentos à empresa de ônibus.
Próximo debate está marcado para o dia 15 de agosto.

 
 
Cerca de 30 pessoas discutiram os dados encaminhados pela empresa de ônibus da cidade (Foto: Divulgação/Câmara Municipal )
Cerca de 30 pessoas discutiram os dados encaminhados
pela empresa de ônibus da cidade
(Foto: Divulgação/Câmara Municipal )
Nesta segunda-feira (29), a Câmara Municipal de Guarapuava, região central do Paraná, foi palco da primeira reunião a respeito da comissão de estudos sobre o transporte coletivo da cidade. Na ocasião, cerca de 30 pessoas discutiram dados encaminhados pela Pérola do Oeste, empresa que opera o transporte público no município. 
Além de parlamentares, participaram do encontro representantes do Sindicato dos Servidores, Funcionários Públicos e Professores Municipais de Guarapuava, Diretório Central dos Estudantes, APP Sindicato, Conselho Municipal de Transportes e Sinalização, Associação dos Usuários do Transporte Coletivo Urbano de Guarapuava, Sindicato dos Bancários, Pérola do Oeste e prefeitura.
O encontro terminou com a eleição da Mesa Executiva e aprovação do regimento interno. Os membros solicitaram ainda novos documentos à empresa de ônibus, até o dia 15 de agosto, data do próximo encontro da comissão.
 
Segundo a Câmara Municipal, a Pérola do Oeste apresentou há alguns dias uma relação de documentos que foi considerada insuficiente para traçar um panorama da situação do transporte público em Guarapuava e poder iniciar o estudo.
A empresa deverá apresentar relatórios de fiscalizações realizadas, documentos detalhando todas as linhas e quilometragens, demonstrações de resultados dos últimos três exercícios, notas explicativas, relação de frota de veículo e custos operacionais.
Ainda segundo a assessoria da Câmara, a Mesa Executiva será responsável por organizar os trabalhos, por elaborar os relatórios parciais e finais elaboração de relatórios parciais e final, formalizar ofícios, entre outras funções.

Do G1 PR, em Guarapuava

Eva Schran visita obras nas estradas rurais de Guarapuava



 
Na tarde desta segunda-feira (29), a prefeita em exercício de Guarapuava, Eva Schran, e o secretário de Obras, Edison José Sanches Filho, visitaram as obras que estão em andamento nas estradas rurais da região de Faxinal dos Fiúza e do Morro Grande. “Aproveitamos o retorno das atividades escolares para acompanhar as readequações das estradas rurais para garantir a segurança no transporte das crianças”, afirma a prefeita.
Segundo o secretário, um dos motivos da visita foi atender à solicitação de moradores da região. “Nós estamos fazendo ‘escoadores’de água, que são o principal recurso para manutenção das estradas. Estamos trabalhando com a prevenção para que, nos períodos de chuva, não tenhamos problemas maiores. A qualidade nas estradas é essencial para o pequeno produtor. Nossa gestão está preocupada em revitalizar e manter essa qualidade”, explica, destacando que os pontos mais críticos das estradas receberão cascalho. Para o produtor e morador do Morro Grande, Antônio Pacoski, as obras auxiliaram no transporte da produção. “A atenção que a prefeitura está dando para nossa região já é esperada há muito tempo”, comemora.
A prefeita e o secretário também visitaram as obras que estão sendo feitas na estrada que dá acesso à Iberkraft Indústria de Papel e Celulose, que fica no Alto Xarquinho. “A manutenção dessa estrada é uma solicitação dos trabalhadores há mais de 25 anos. Só agora, através da parceria entre a prefeitura e a empresa, as obras puderam ser realizadas”, destaca Eva. A prefeita ainda acompanhou o descarregamento de terras para as obras na creche municipal do Xarquinho; vistoriou os reparos na sala de atendimento às mulheres no IML (Instituto Médico Legal); e no CDI, onde a Secretaria de Obras está fazendo cascalhamento, galerias pluviais e um acesso ao Residencial 2000.

Dia do Agricultor reúne mais de 500 pessoas‏

 
 
Evento promovido pelo Sindicato Rural de Guarapuava para homenagear o produtor rural foi realizado na sede e nas Extensões de Base de Candói e Cantagalo.
O Sindicato Rural de Guarapuava reuniu mais de 500 pessoas, entre produtores rurais, familiares, agrônomos e representantes de empresas e cooperativas do setor, para comemorar o Dia do Agricultor em Guarapuava, Candói e Cantagalo.
O evento foi realizado em uma tarde festiva na sexta-feira, dia 26, no salão de festas da entidade, atraindo 220 pessoas em Guarapuava e 120 pessoas na Extensão de Base de Candói. Em Cantagalo, a data foi comemorada em estande da entidade durante a Festa do Agricultor, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com o apoio da Prefeitura Municipal de Cantagalo. Mais de 200 pessoas prestigiaram o estande do Sindicato no sábado e domingo, dias 27 e 28.
Em Guarapuava, o evento, que visa homenagear os produtores rurais e destacar a importância do setor agropecuário para a sociedade, foi marcado por momentos de confraternização, homenagens, encontros e, também muita emoção. Fizeram parte da programação sorteios de brindes cedidos por empresas parceiras, apresentação cultural com os alunos do projeto Unimúsica da Unicentro e homenagem a associados com idade acima de 80 anos que receberam uma placa com o título de sócio remido do Sindicato Rural.
Durante a homenagem, a gerente do Sindicato Rural, Luciana de Queiroga Bren, destacou o papel dos sócios remidos para agropecuária da região. “Os senhores são exemplos para todos nós. São pessoas que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do setor agropecuário regional. Nos bastidores continuam nos ensinando e dando opiniões relevantes que fazem toda a diferença. São pessoas de fundamental importância para todos nós, são a memória e a cultura viva do nosso passado”.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, o evento é uma iniciativa de aproximar cada vez mais o produtor da entidade e também uma forma de valorizar o trabalho do homem do campo. “Ainda hoje temos que lutar pelo reconhecimento da classe produtora rural, mostrar que atuamos em uma atividade que corre todos os riscos. Esperamos que esse reconhecimento da sociedade seja real, porque com todas as dificuldades trabalhamos diariamente para que o pão de cada dia chegue à mesa dos brasileiros”.
O produtor rural Sidney Camargo Junior disse que há anos vem comemorar a data junto com o Sindicato. “Esse dia é muito bom para nós, porque encontramos os amigos e trocamos ideias com outros produtores. A ideia do evento é louvável e brilhante, pois há vários anos vem reunindo produtores rurais da cidade e região”, opinou.
O produtor rural, Edson Bastos, um dos 13 homenageados, falou sobre como foi ter recebido a homenagem no evento. “Foi um dia de congraçamento da classe produtora rural. Fico feliz de ver o número de pessoas presentes e o bom momento que está o sindicalismo e o associativismo. Essa coparticipação e trabalho com objetivos em comum são fundamentais para nossa atividade”, destaca o produtor.
O secretario municipal de agricultura, Itacir Vezzaro, também esteve presente e parabenizou o Sindicato pelo evento. “Eu vejo de fundamental importância a realização do Dia do Agricultor, porque o produtor quase que não é lembrado. Então é importante que a entidade que representa o agricultor lembre e traga a classe para fazer uma confraternização”.
O Dia do Agricultor é o maior evento festivo do Sindicato Rural e é realizado pelo quinto ano consecutivo.
 
 
Sindicato Rural de Guarapuava participou da Festa do Agricultor em Cantagalo
 
Em Cantagalo, a Festa do Dia do Agricultor, que neste ano chegou a sua 12ª edição, atraiu grande público no final de semana. Com uma de suas extensões de base naquele município, o Sindicato Rural de Guarapuava participou do evento, somando-se à valorização daqueles que produzem nos campos da agricultura e da pecuária. No estande da entidade, a equipe do sindicato saudou e entregou brindes aos associados, além de confraternizar e divulgar o sindicato junto aos produtores rurais. Foram recebidas no estande lideranças municipais, como o prefeito Everson Konjunski, o presidente da Câmara Municipal, Junior Damiani, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vitorino Coradin, e estaduais, como os deputados Artagão Jr. e Nereu Moura. Nos dois dias, se estima que passaram pelo estande do Sindicato Rural cerca de 200 pessoas.
Em todo o evento, de acordo com a organização, o público girou em torno de 2.500 visitantes, a maioria agricultores e suas famílias, de Cantagalo e de municípios próximos. Boa parte compareceu ao local da festa, na comunidade de Cinderela, na manhã de domingo, para a missa, e à tarde, para conferir o almoço e participar das brincadeiras da gincana, que começou por volta das 14h. Foi quando as pessoas lotaram o espaço do evento, que ganhou a alegria de uma homenagem coletiva, aos agricultores, num ambiente de descontração e amizade. Mas em seus dois dias, a programação também trouxe outros atrativos, como Café Colonial, exposição do comércio, Roda de Viola, desfile de veículos e bingo.
Em Cantagalo há 20 anos, Dirceu Alves Fagundes foi um dos produtores que aproveitou a tarde do segundo dia do evento para encontrar os amigos. “Tenho participado da festa todo ano e cada vez está melhor, com mais gente”, comentou. “Só quem é agricultor sabe como é este trabalho. Ser agricultor, para mim, é muito bom”, afirmou com um sorriso. A Festa do Dia do Agricultor reuniu, em sua organização, a prefeitura de Cantagalo, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Condarcan, entre outros parceiros.

Resumo de noticias....Alunos do Pronatec recebem diploma



 
A cerimônia de formatura das turmas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), da Secretaria de Assistência Social de Guarapuava e do Senac, ocorreu na noite desta sexta-feira (26), na Unicentro. As turmas são dos cursos de auxiliar administrativo, auxiliar de pessoal, cuidador de idosos, recepcionista e vendedor. Participaram da solenidade o assessor da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Valdir Grígolo, o procurador da Secretaria de Assistência Social, Abraham Virmond Haick, o chefe do Núcleo Regional de Educação, Valdir Kukelcik, a gerente executiva do Senac em Guarapuava, Marta Gavanski Harmatiuka, o chefe regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Josnei de Lara, e a professora homenageada Maria Luciane Barbosa de Lima.
Fernanda Talita Gomes Ferreira, 17 anos, está muito otimista quanto ao futuro e conta que tem emprego garantido na área para a qual se qualificou. “O curso foi muito bom e consegui emprego muito rápido. Trabalho em um escritório de advocacia e agora me sinto mais segura, pois me qualifiquei ainda mais com o curso de recepcionista”, afirma, orgulhosa. Para Letícia Aparecida de Andrade, 17 anos, que se formou em auxiliar de pessoal, o curso foi fundamental para que ela adquirisse mais conhecimento. “Tenho certeza de que usarei todos estes conhecimentos no futuro e de que me colocarei no mercado de trabalho em breve”, conta.
Para o chefe do Núcleo Regional de Educação, Valdir Kukelcik, os cursos oferecem educação profissional de qualidade e atendem às demandas de mercado, garantindo que as empresas que se instalam em Guarapuava tenham profissionais capacitados. “Os jovens formados hoje nos cursos técnicos estarão mais preparados para enfrentar as exigências de contratação das empresas e com certeza a qualificação abrirá muitas portas”, comenta. Há turmas do Pronatec em andamento e outras em período de pré-inscrição.
 
 
 
Consórcio divulga resultado de teste seletivo nos próximos dias

 
Neste domingo (28), foram realizados os testes práticos, em Guarapuava e Pinhão, do teste seletivo público para a seleção de motoristas e operadores de máquinas pesadas. Os aprovados serão contratados para compor a equipe de trabalho do Consórcio Vale do Rio Jordão, integrado por Guarapuava, Pinhão, Reserva do Iguaçu e Candói. “O resultado do teste deve ser divulgado nesta terça ou quarta-feira e, já na sequência, os classificados serão chamados para imediatamente darmos início às obras de readequação das estradas rurais nos quatro municípios que fazem parte do consórcio”, disse o secretário municipal de Agricultura Itacir Vezzaro, que acompanhou os testes práticos, junto com o secretário de Obras, Edison Sanches Filho.
O teste seletivo público teve mais de 180 inscritos. A prova teórica aconteceu no último domingo (21), quando também deveriam ter sido realizados os testes práticos, mas foram transferidos devido às chuvas. Segundo Vezzaro, o consórcio irá gerenciar duas patrulhas do campo. “Com essas máquinas do Governo do Estado, os municípios poderão melhorar as condições das estradas rurais, beneficiando a população, os alunos do transporte escolar, o escoamento da safra e dos produtos da agricultura familiar”.

Prefeitura de Guarapuava promove mutirão no Morar Melhor


A Prefeitura de Guarapuava promove, nesta terça-feira (30), o sétimo mutirão de limpeza e conservação no Morar Melhor, Alto da XV. As equipes da Secretaria de Obras e da Surg vão fazer diversos serviços, entre eles limpeza de terrenos, roçada, poda de árvores, patrolamento e cascalhamento. “O trabalho começa às 8h30 e prossegue até por volta das 18h, mas, caso seja necessário completar algum serviço, retornamos no dia posterior”, afirma o secretário de Obras, Edison Sanches Filho.
Serviço: Mutirão de limpeza e conservação
Data: Terça-feira (30/07/13)
Hora: a partir das 8h30
Local: Residencial Morar MelhorPrefeitura de Guarapuava promove mutirão no Morar Melhor
A Prefeitura de Guarapuava promove, nesta terça-feira (30), o sétimo mutirão de limpeza e conservação no Morar Melhor, Alto da XV. As equipes da Secretaria de Obras e da Surg vão fazer diversos serviços, entre eles limpeza de terrenos, roçada, poda de árvores, patrolamento e cascalhamento. “O trabalho começa às 8h30 e prossegue até por volta das 18h, mas, caso seja necessário completar algum serviço, retornamos no dia posterior”, afirma o secretário de Obras, Edison Sanches Filho.
Serviço: Mutirão de limpeza e conservação
Data: Terça-feira (30/07/13)
Hora: a partir das 8h30
Local: Residencial Morar Melhor

domingo, 28 de julho de 2013

Mulher morre atropelada após pedir para motorista baixar som de carro

Motorista e a namorada foram presos pela Polícia Militar, horas depois.
Dona de lanchonete havia reclamado e homem começou a fazer manobras.

 

 

A dona de uma lanchonete de Prudentópolis, no interior do Paraná, morreu na madrugada desse domingo (28), após ser atropelada por um carro que, segundo a Polícia Militar, fazia manobras em frente ao estabelecimento. De acordo com a PM, a mulher saiu de dentro da lanchonete para pedir que três veículos abaixassem o volume do som.
No momento em que ela saiu, um dos motoristas começou a fazer as manobras, que culminaram no atropelamento. Ele e a namorada, que também estava dentro do carro, fugiram em seguida. A vítima morreu na hora.
Após buscas, a PM conseguiu localizar e prender o casal algumas horas depois. A vítima tinha 43 anos.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Guarapuava

sábado, 27 de julho de 2013

Atleta de Guarapuava irá competir na Maratona Caxias do Sul

 

Neste domingo (28), o atleta guarapuavano Rodrigo Neves dos Santos, 27 anos, participará da 3ª Maratona Caxias do Sul (RS). Segundo o atleta, a competição é a mais difícil do país. “Na segunda edição da maratona, eu fui campeão geral e, este ano, quero tentar o bicampeonato”, comenta. Rodrigo agradeceu ao secretário de Esportes, Celso Góes, pelo apoio e incentivo. “A nova administração está apoiando e abrindo portas para todas as modalidades de esportes”, afirma.
 
 
 
 
 
 
Rodrigo foi campeão dos Jogos Universitários - prova 10.000 metros em 2007; e da Maratona Curitiba categoria 20-24 em 2010. Também garantiu o segundo lugar na Maratona de Londrina - em 2012.

Em Curitiba, Eva Schran assina Plano de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

 
Com a presença da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, treze municípios paranaenses, entre eles Guarapuava, e o Governo do Estado assinaram o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. A prefeita em exercício, Eva Schran, participou da solenidade, realizada na sede do Tribunal de Justiça, em Curitiba, nesta sexta-feira (26). “O plano vem estabelecer a integração entre os poderes Judiciário e Executivo no combate à violência de gênero. O Executivo garante políticas públicas de assistência psicossocial à mulher e incentivo à autonomia econômica, enquanto o Judiciário aplica a lei para proteção das mulheres”, afirma Eva, que assinou o plano. “É uma emoção ter a oportunidade de assinar o compromisso de Guarapuava em enfrentar a violência contra a mulher, enquanto estou prefeita em exercício”.
O juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Guarapuava, Nestário da Silva Queiroz, que responde pelos casos de violência doméstica no município, também esteve na cerimônia de adesão ao plano. Além da assinatura, ocorreu o lançamento do programa Mulher, viver sem violência, do Governo Federal, que visa fortalecer a rede de enfrentamento à violência. Entre as metas estão ampliar a central 180 e instituir o atendimento humanizado às mulheres vítimas de agressão sexual.

Agentes de Saúde continuam cadastramento da população

 

Até o dia 10 de agosto, a Secretaria de Saúde de Guarapuava prossegue com o cadastramento da população. Serão visitadas todas as residências da cidade para que seja elaborado o planejamento local de atendimento. A meta das equipes é cadastrar e identificar 100% das famílias. “A secretaria estabeleceu um prazo para que seja realizado o cadastramento nas moradias. Com esses dados, teremos como conhecer melhor as reais demandas da população. Mas, para que tenhamos um diagnóstico preciso, pedimos que as pessoas recebam os agentes e não tenham receio em responder as perguntas, mesmo que as mesmas não utilizem o serviço público de saúde”, afirma a diretora da Divisão de Atenção Básica, da Secretaria da Saúde de Guarapuava, Rita Ribeiro Cebulski.
 
Depois de efetuados todos os cadastros, as famílias serão classificadas em alto, médio, baixo ou nenhum risco para problemas na saúde. “Nas residências que estiverem vazias durante a visita, os agentes deixarão um aviso para que os proprietários ou moradores compareçam na unidade de saúde mais próxima do local”, avisa.

Secretaria de Saúde contrata novos profissionais para os CAPS AD e II

 
 
A Secretaria de Saúde de Guarapuava contratou novos profissionais para completar as equipes que atuam nos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) AD e II, garantindo eficiência e qualidade ao serviço oferecido pelo município. Psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, assistente social e técnicos em enfermagem e educacional atendem de forma multidisciplinar. “A atual administração reformulou o serviço prestado nos CAPS, que agora funcionam com todos profissionais importantes para um bom e completo atendimento”, afirma o secretário de Saúde, Stefan Negrão.
 
Para o CAPS II, também foi contratado um psiquiatra infantil. “Esses serviços estão funcionando plenamente devido ao esforço da atual administração que completou o quadro de profissionais para que, como preconizado, alcancemos os objetivos através da atuação das equipes multiprofissionais”, ressalta a enfermeira e coordenadora do Departamento de Atenção a Saúde, Helena Ângela de Camargo Ramos.
 
O CAPS AD atende pessoas, de todas as faixas etárias, que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e drogas. Já o CAPS II é destinado a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizarem projetos de vida. Os serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.
 
 
Endereços
CAPS AD: rua Capitão Rocha, 305, Centro. Telefone (42) 3622-1427.
CAPS II: rua 5 de Outubro, 1338, Trianon. Telefone (42) 3621-4528.
 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

PSD vai atuar para derrubar veto que mantém multa sobre o FGTS


O líder do PSD na Câmara, deputado Eduardo Sciarra (PR), afirmou nesta quinta-feira (25) que o partido vai atuar para derrubar o veto da presidente Dilma Rousseff ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 200/12, que extinguiu a multa de 10% sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em casos de demissão sem justa causa.

A decisão de Dilma foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União. “A presidente com certeza se equivocou. Quando o veto vier para apreciação do Congresso Nacional, o PSD trabalhará para restabelecer o fim da multa e evitar a cobrança de mais um imposto para o contribuinte”, afirmou Sciarra. Para o deputado, o veto da presidente contrariou as expectativas não só de todo o Congresso, como também da população que, majoritariamente, quer a redução da cobrança de impostos no país. Leia mais no PSD Câmara. - See more at: http://www.psd.org.br/noticia/psd-vai-atuar-para-derrubar-veto-que-mantem-multa-sobre-o-fgts/#sthash.HkiraMwV.dpuf

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Eva Schran participa de palestra no Colégio Mahatma Gandhi

 
 
Na tarde desta quinta-feira (25), a prefeita em exercício, Eva Schran, participou de uma das palestras da semana pedagógica do Colégio Estadual Mahatma Gandhi. Professores e supervisores discutiram diversos temas, entre eles política municipal. Eva destacou a importância da valorização e inserção das mulheres na política.
 
“As mulheres estão ganhando força e voz na política brasileira. Em Guarapuava, não é diferente. Pela primeira vez, em quase 200 anos, uma mulher está à frente da administração da nossa cidade”, afirma, lembrando que a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres foi uma das grandes conquistas do município. “A secretaria está de portas abertas a todos, pois é resultado da luta e união de toda a população”, finaliza.
 

Eva Schran participa de palestra no Colégio Mahatma Gandhi

 
 
Na tarde desta quinta-feira (25), a prefeita em exercício, Eva Schran, participou de uma das palestras da semana pedagógica do Colégio Estadual Mahatma Gandhi. Professores e supervisores discutiram diversos temas, entre eles política municipal. Eva destacou a importância da valorização e inserção das mulheres na política.
 
“As mulheres estão ganhando força e voz na política brasileira. Em Guarapuava, não é diferente. Pela primeira vez, em quase 200 anos, uma mulher está à frente da administração da nossa cidade”, afirma, lembrando que a criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres foi uma das grandes conquistas do município. “A secretaria está de portas abertas a todos, pois é resultado da luta e união de toda a população”, finaliza.
 

Após reativação, membros do Conselho do Consumidor definem ações

 
Na tarde desta quinta-feira (25), no Paço Municipal, aconteceu uma reunião que marcou a reativação do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor, que estava inativo desde o final do ano passado. O órgão tem como objetivo definir diretrizes para a atuação do Procon (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), desenvolver ações de conscientização sobre os diretos do consumidor e promover orientações aos comerciantes.
 
Segundo o presidente do conselho e procurador geral do município, Fábio Decker, várias questões e ações foram definidas nesta primeira reunião. “A elaboração de uma cartilha sobre educação financeira, a realização de palestras nas escolas e o desenvolvimento de uma programação para comemorar o aniversário do Código de Defesa do Consumidor são as primeiras atividades que o conselho irá realizar”, enumera. Também participam do conselho representantes do Procon, Ministério Público, Vigilância Sanitária, OAB, das secretarias de Administração, Agricultura, Educação, Finanças, Indústria, Comércio e Turismo, e de entidades civis de defesa do consumidor.
 
A próxima reunião foi marcada para o dia 29 de agosto, na qual será estabelecido um calendário de reuniões. Quem quiser enviar sugestões a serem deliberadas pelo conselho pode entrar em contato com o Procon, que fica na rua Saldanha Marinho, 2837, Bairro dos Estados; ou pelo telefone (42) 3621-4590.
 

Pronatec forma 150 alunos nesta sexta-feira

 
Nesta sexta-feira (26), a Secretaria de Assistência Social de Guarapuava e o Senac promovem a formatura de 150 alunos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). O evento acontece às 19h, no auditório da Unicentro, campus Santa Cruz. Os cursos foram desenvolvidos no primeiro semestre para oito turmas nas áreas de auxiliar administrativo, auxiliar pessoal, cuidador de idosos, recepcionista e vendedor.
 
O Pronatec, que tem o objetivo de promover a qualificação profissional, é voltado aos participantes do CadÚnico (Cadastro Único), instrumento que identifica as famílias de baixa renda para programas sociais do Governo Federal. Realizado pelo Plano Brasil Sem Miséria, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), amplia a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
 
 
Serviço: Formatura do Pronatec
Data: Sexta-feira (26/07/13)
Hora: 19h
Local: Auditório da Unicentro (campus Santa Cruz)

Tema “igualdade de gêneros” será incluído no ensino municipal

 
Com o objetivo de impulsionar o processo de construção coletiva, permitindo aos profissionais da rede municipal de ensino a inovação nas propostas metodológicas para que possam contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, as secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres e de Educação e Cultura promovem, nesta quinta-feira (25), o 1º Encontro Municipal Construindo para a Igualdade de Gênero. O evento reúne professoras de Artes, Ensino Religioso e Educação Física, no auditório da Faculdade Guairacá.
 
Durante a abertura do evento, pela manhã, a prefeita em exercício de Guarapuava, Eva Schran, destacou a importância de ensinar as crianças a conviver com igualdade. “A união dos professores para incluir o tema “igualdade de gêneros” nas suas atividades é o passo inicial para mudarmos a nossa realidade. Trabalhando, percebendo e transformando o comportamento das crianças, podemos contribuir com a construção de uma Guarapuava mais justa e igualitária”, afirma Eva, parabenizando os profissionais pela dedicação e a força de vontade em trabalhar pela qualidade do ensino no município.
 
Durante a manhã, também foi apresentada a peça de teatro “Somos muitas Marias”, apresentada por integrantes do Movimento de Mulheres da Primavera. Em seguida, a professora Lirani Franco, formada em Educação Popular ministrou a palestra “Como Trabalhar a Igualdade de Gênero nas Escolas”. Segundo ela, que foi a primeira secretária do Estado de Gênero e Igualdade Racial, saber lidar com a violência e a desigualdade é a chave para a criação de um clima positivo dentro da escola, além de uma cultura de respeito.
 
O evento prossegue à tarde, com uma apresentação em comemoração ao Dia da Mulher Negra (25 de julho). Após, a professora especialista em Educação, Cultura e Sociedade, e Pedagogia Escolar, com ênfase em supervisão, orientação e administração escolar, Janaína Jaskiu, falará sobre as representações de gênero no cotidiano escolar. Para encerrar, os professores serão divididos em três grupos para participarem das oficinas temáticas: Ensino de artes para a igualdade de gênero, com a professora Michele Lima; Jogos cooperativos e igualdade de gênero, com a professora Cristine Vargas; Valores e igualdade de gênero, com a professora Rosemeri Moreira.
 
 A professora da Escola Municipal Dom Bosco, Maria Cleusa da Silva, 31 anos, conta que a escolha das disciplinas foi muito importante para a participação no encontro, devido a maior proximidade com todas as crianças. “O ensino religioso, por exemplo, trabalha com a questão do carinho, amor, respeito e a igualdade”. A secretária de Educação e Cultura, Sandra Zannette, lembrou que ensinar a igualdade de gêneros é um desafio e terá todo o apoio da administração municipal. “A educação é o principal instrumento de inclusão, soberania e igualdade. Vamos buscar na diversidade uma unidade e juntas mudar o nosso futuro”. Também estiveram no evento a secretária interina da Mulher, Edilza da Luz, e a vereadora, Nerci Guiné, que representou a Câmara Municipal e as mulheres negras de Guarapuava. 

Seminário Regional de Aleitamento Materno acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto


O Departamento de Atenção à Saúde, da Secretaria de Saúde de Guarapuava, e o Comitê Municipal de Aleitamento Materno realizam o 2º Seminário Regional de Aleitamento Materno, no auditório da Unicentro, campus Santa Cruz, nos dias 8 e 9 de agosto. O objetivo é propiciar reflexões sobre a atuação profissional e a responsabilização pelo apoio e assistência à amamentação, além de dar subsídios para atuação, incentivo, apoio, condução e manejo do aleitamento materno. O encontro é destinado a acadêmicos, profissionais, legisladores e voluntários de instituições da área da saúde.
 
Com o tema “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno”, o evento começa dia 8, às 8h, com a recepção dos participantes, seguida de oito mini cursos simultâneos sobre vários temas, como, por exemplo, as influências dos mitos e crendices na amamentação; como aconselhar a amamentação e o uso de bicos, mamadeiras e chupetas; e famílias e rede de apoio social na promoção do aleitamento materno. Para encerrar a manhã, mães darão depoimentos sobre o apoio à amamentação.
 
A abertura oficial acontece às 13h30. As atividades seguem com a palestra “O apoio dos bancos de leite humano”, que será ministrada pela enfermeira e professora Maria Celestina Bonzanini Grazziotin, que atua na área de saúde da mulher e do recém-nascido com ênfase em banco de leite humano. A tarde vai encerrar com a palestra da médica pediatra e professora Claudete Teixeira Krause Closs, que falará sobre “O apoio de serviços específicos”. Ela é especialista em medicina da família e comunidade, em saúde materno infantil e coordenadora do Proama (Programa de Aleitamento Materno) em Curitiba.
 
No dia 9, haverá palestra “O apoio institucional”, com o dentista, ex-vice-presidente da Comissão de Controle de Infecção Odontológica da Associação Brasileira de Odontologia-PR e professor aposentado da UEL (Universidade Estadual de Londrina), Eduardo Peixoto. O encontro tem ainda a mesa redonda “Como realizar apoio próximo, contínuo e oportuno às mães que amamentam, o que cabe a cada cidadão”; e o debate sobre propostas de atuação do Comitê Municipal de Aleitamento Materno.
 
São esperadas pessoas de Guarapuava e dos outros 19 municípios que fazem parte da 5ª Regional de Saúde. As inscrições devem ser feitas pelo site www.camporeal.edu.br. Os interessados em apresentar trabalhos científicos, podem se inscrever até o próximo domingo. Já os ouvintes têm um prazo maior: 7 de agosto. As vagas são limitadas.
 
O evento tem a parceria da 5ª Regional de Saúde, Clube Soroptimista, Conselho da Mulher Executiva, Conselho Municipal da Mulher, Faculdade Guairacá, Hospital São Vicente, Pastoral da Criança, Faculdade Campo Real e Unicentro.
 
 
Mini cursos
 
·         Famílias e rede de apoio social na promoção do aleitamento materno;
·         Profissionais de saúde, atuação de apoio, promoção e manutenção do aleitamento materno;
·         Influências dos mitos e crendices na amamentação;
·         O sistema de saúde/políticas públicas para o aleitamento Materno;
·         Como os locais de trabalho e o emprego podem contribuir para o apoio e manutenção do aleitamento materno;
·         Os governos e a legislação de garantia ao aleitamento materno exclusivo;
·         Como apoiar e superar as intercorrências na amamentação de forma a prevenir o desmame precoce;
·         Como aconselhar a amamentação e o uso de bicos, mamadeiras e chupetas.
 
 
 
Programação
 
Dia 8  
8h – Recepção, entrega de materiais e credenciamento
8h30 – Mini-cursos temáticos
11h – Depoimento de mães que apoiam à amamentação
12h – Intervalo
13h30 – Abertura oficial
14h30 – Palestra “O apoio dos bancos de leite humano banco de leite” - Maria Celestina Bonzanini Grazziotin
15h45 – Intervalo
16h15 – Palestra “O apoio de serviços específicos, Proama (Programa de Aleitamento Materno) da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba” - Claudete Teixeira Krause Closs
 
 
Dia 9
8h30 – Palestra “O apoio institucional, instituições de ensino e de assistência nível nacional, estadual e municipal” - Eduardo Peixoto
9h45 – Intervalo
10h15 – Mesa redonda “Como realizar apoio próximo, contínuo e oportuno às mães que amamentam, o que cabe a cada cidadão”
11h30 – Encerramento: propostas de atuação do comitê municipal de aleitamento materno
 
 

Paraná amanhece com temperaturas negativas em vários municípios

Em Inácio Martins, termômetros marcaram 2,3ºC negativos nesta quinta (25).
Sensação de frio deve diminuir ao longo dos dias, segundo a Somar.

 
 
A massa de ar polar que facilitou a incidência de neve e de geada nos últimos dias no Paraná continua predominando no estado e a quinta-feira (25) também amanheceu com temperaturas negativas e com geada em algumas regiões. De acordo com a Somar Meteorologia, a menor temperatura registrada foi em Inácio Martins, na região central, onde os termômetros registraram 2,3ºC negativos. A internauta Marcia Regina Zaupa Uhdre registrou geada no distrito de São Jorge do Ivaí, no norte. "Valeu a pena levantar cedo, e registrar uma bela e singela forma da natureza demonstrar sua beleza. É simplesmente gratificante", disse ao G1. Ainda há previsão de geada nesta quinta-feira principalmente para os municípios das regiões central e sul, segundo a Somar.
"As temperaturas ainda permanecem baixas no estado porque o ar começou a ficar seco. No início da semana, o ar polar estava misturado com muita umidade e agora conforme ele vai secando, vai trazendo geada e maior amplitude térmica, ou seja, o solo começa a perder radiação e vai se resfriando cada vez mais", explica a meteorologista Patrícia Vieira. Ela reiterou que a condição é comum no inverno brasileiro.

Em General Carneiro, a quinta-feira também amanheceu com muito frio e com mínima de 2,2ºC negativos. Os municípios de Clevelândia, São Mateus do Sul e Ivaí também registraram temperaturas negativas nesta manhã. Curitiba amanheceu com muita nebulosidade e mínima de 4ºC. A máxima não deve passar de 12ºC.
A sensação de frio deve diminuir ao longo dos dias e o ar deve permanecer seco na maior parte das regiões do Paraná. A sexta-feira (26) ainda terá temperaturas baixas, mas o fim de semana será de tempo mais agradável, principalmente na capital. No sábado (27), as temperaturas devem oscilar entre 12ºC e 18ºC. Já no domingo (28), quando o sol deve brilhar com mais força, o dia começa com 8ºC e a máxima pode passar de 21ºC.
Umidade do ar
A meteorologista alertou para a baixa umidade do ar em grande parte das regiões do estado. A orientação é para que as pessoas tomem muita água e mantenham os ambientes úmidos.

Adriana Justi Do G1 PR
 

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Profissionais da Educação participam de semana pedagógica

 
 
Professores, educadores, diretores e supervisores das escolas municipais e Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil) de Guarapuava participam da semana pedagógica, que antecede o retorno às atividades escolares. Realizados pela Secretaria de Educação e Cultura, os encontros finalizaram nesta quarta-feira (24), no auditório Francisco Contini, na Unicentro. “A nossa intenção é que todos os profissionais da educação iniciem o semestre motivados, com força para continuar transformando a realidade do ensino e semeando a esperança de um futuro melhor para a educação em Guarapuava”, afirma a secretária Sandra Zanette.
 
Divididos em quatro turmas, os participantes assistiram a apresentação dos alunos do grupo Libertat e a palestra “Terapia do Riso”, ministrada pela professora Ivone Engelmann, programadora neurolinguísta, escritora e palestrante oficial do Departamento de Cultura da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo. “Os professores precisam aprender a tratar dos problemas diários com bom humor. Quando a pessoa ri de si mesma, resgata a saúde mental que está em falta por causa do estresse. Ela volta a ter o controle da própria vida", explica Ivone. “É difícil falar em terapia do riso sem falar em autoconhecimento”, acrescenta.
 
A secretária de Educação ainda lembrou dos objetivos alcançados nos primeiros seis meses de gestão e dos planos programados para o segundo semestre. “Nossa caminhada é longa, porém já tivemos muitas conquistas nesses primeiros meses, como a aprovação do Fundo Rotativo; o programa Mais Educação; ampliação e readequação de 200 vagas em seis creches; reforma nos Cmeis; mutirão nas escolas do interior; atendimento psicológico às professoras, entre outras conquistas”, enumera. “Está prevista para o segundo semestre a revisão do cargo de salário dos professores, educadores, merendeiras e secretárias”, comemora.
 
Segundo a professora da Escola Municipal São Pedro, Edilene dos Santos, a semana pedagógica é importante para proporcionar o reencontro e a troca de experiências. “Precisamos de incentivos como este. É muito bom poder rever suas colegas de profissão e participar de momentos alegres”, diz.
 
A Secretaria de Educação e Cultura, em atendimento a Lei Complementar nº 11/2004, retoma o segundo semestre nesta segunda-feira (29).

Profissionais da Educação participam de semana pedagógica

 
 
Professores, educadores, diretores e supervisores das escolas municipais e Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil) de Guarapuava participam da semana pedagógica, que antecede o retorno às atividades escolares. Realizados pela Secretaria de Educação e Cultura, os encontros finalizaram nesta quarta-feira (24), no auditório Francisco Contini, na Unicentro. “A nossa intenção é que todos os profissionais da educação iniciem o semestre motivados, com força para continuar transformando a realidade do ensino e semeando a esperança de um futuro melhor para a educação em Guarapuava”, afirma a secretária Sandra Zanette.
 
Divididos em quatro turmas, os participantes assistiram a apresentação dos alunos do grupo Libertat e a palestra “Terapia do Riso”, ministrada pela professora Ivone Engelmann, programadora neurolinguísta, escritora e palestrante oficial do Departamento de Cultura da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo. “Os professores precisam aprender a tratar dos problemas diários com bom humor. Quando a pessoa ri de si mesma, resgata a saúde mental que está em falta por causa do estresse. Ela volta a ter o controle da própria vida", explica Ivone. “É difícil falar em terapia do riso sem falar em autoconhecimento”, acrescenta.
 
A secretária de Educação ainda lembrou dos objetivos alcançados nos primeiros seis meses de gestão e dos planos programados para o segundo semestre. “Nossa caminhada é longa, porém já tivemos muitas conquistas nesses primeiros meses, como a aprovação do Fundo Rotativo; o programa Mais Educação; ampliação e readequação de 200 vagas em seis creches; reforma nos Cmeis; mutirão nas escolas do interior; atendimento psicológico às professoras, entre outras conquistas”, enumera. “Está prevista para o segundo semestre a revisão do cargo de salário dos professores, educadores, merendeiras e secretárias”, comemora.
 
Segundo a professora da Escola Municipal São Pedro, Edilene dos Santos, a semana pedagógica é importante para proporcionar o reencontro e a troca de experiências. “Precisamos de incentivos como este. É muito bom poder rever suas colegas de profissão e participar de momentos alegres”, diz.
 
A Secretaria de Educação e Cultura, em atendimento a Lei Complementar nº 11/2004, retoma o segundo semestre nesta segunda-feira (29).

Fase regional dos Jogos da Juventude finaliza amanhã

 
 
Na tarde desta quarta-feira (24), os ginásios Joaquim Prestes, Santa Terezinha e do Colégio Visconde e o estádio Waldomiro Gelinski receberam disputas da fase regional dos Jojup’s (Jogos da Juventude) - categoria B, que credencia os campeões da etapa final à categoria A. Após a suspensão temporária, terça-feira, por causa da queda do telhado do ginásio Trianon, o cronograma segue normalmente.
 
Segundo o secretário de Esportes, Celso Góes, foram feitas vistorias em todos os ginásios. “Os engenheiros da prefeitura fizeram averiguações em todos os ginásios da cidade e, em laudo técnico, atestaram que estão em perfeitas condições e não há risco para os atletas”, destacou. O chefe do escritório regional do esporte de Guarapuava, Carlos Augusto Silva Ribeiro, apontou que, mesmo com o ocorrido, Guarapuava tem estrutura para finalizar o Jojup’s com tranquilidade dentro do previsto.
 
A neve formou bonitas paisagens por toda a cidade e surpreendeu os quase 700 atletas que vieram de 15 cidades. O diretor técnico da cidade de São Mateus do Sul, Anderson Luiz Gugelmin, disse que nunca esquecerá essa passagem pelo município. “Estive nos Jogos Abertos no semestre passado e agora a organização se superou em relação aos alojamentos, a segurança e a comida. Além disso, a neve ajudou a marcar para sempre essa edição dos Jogos da Juventude”.
 
A torcida tem comparecido para prestigiar os atletas, como é o caso da jovem Andressa Cristina Santos, 13, que está acompanhado as partidas de vôlei. Ela conta que já assistiu a partidas de várias competições. “É uma oportunidade para os atletas da cidade jogarem com pessoas diferentes e também para a torcida conhecer novos rostos”, ressalta. Os jogos, que iniciaram na última sexta-feira (19), encerram amanhã com as decisões do futebol de campo, futsal e vôlei.
 
Quadro de medalhas
 
Basquete Feminino
1º - Guarapuava
2º - Pinhão
 
Basquete Masculino
1º - Pinhão
2º - Guarapuava
 
Handebol Feminino
1º - Quedas do Iguaçu
 
Handebol Masculino
1º - Guarapuava
2º - Quedas do Iguaçu
3º - Rio Bonito do Iguaçu
 

Após neve, Paraná amanhece com temperaturas negativas

 

Temperatura mais fria foi de -4,4°C em Inácio Martins, no centro-sul.
Curitiba teve a temperatura mais fria dos últimos 13 anos, segundo instituto.

Fernando Castro Do G1 PR
 
Após a neve registrada em diversas cidades do Paraná entre segunda (22) e terça-feira (23), o amanhecer desta quarta-feira (24) foi o mais frio de 2013, de acordo com o instituto meteorológico Simepar. Ocorrências de geadas foram registradas em várias regiões do estado e houve prejuízos em lavouras.
De acordo com o Simepar, a temperatura mais baixa do amanhecer desta quarta foi 4°C negativos, registrada em Inácio Martins, na região centro-sul do estado. Na mesma região, Guarapuava teve – 3,5°C, e Clevelândia, -3,3°C. No sudeste, São Mateus do Sul também teve -3,3°C, e a Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, registrou -3,1°C.
A capital teve a temperatura mais fria em 13 anos, segundo o Simepar. Com 2°C negativos por volta das 6h, Curitiba ficou pouco atrás dos -2,6°C registrados em julho do ano 2000. Outras temperaturas negativas foram constatadas em Pinhais, Ponta Grossa, Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas, União da Vitória e Apucarana.
Por causa do frio, muitos pais preferiram deixar os filhos em casa nesta quarta-feira em Foz do Iguaçu, no oeste do estado. Apesar de não ter o balanço de presença de todas as escolas, a diretora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Lisiane Sosa, confirmou que em várias delas o número de alunos no primeiro dia de aula depois do recesso de julho ficou abaixo do esperado. Na Escola Municipal Cândido Portinari, por exemplo, dos quase 140 estudantes, apenas 37 compareceram nesta manhã.
Até a publicação desta reportagem, a temperatura mais alta em todo o estado havia sido de 5,4°C em Guaratuba, no litoral. Os prejuízos causados pela geada ainda não haviam sido estimados. Ainda segundo o Simepar, o horário mais frio do dia deve ter sido registrado às 7h. A partir deste horário, a energia do sol começa a cancelar o resfriamento e as temperaturas sobem.
Em Paulo Frontin, no sudeste do estado, o internauta Rubens Such se espantou quando abriu a porta de casa e viu que o boneco feito com a neve do dia anterior continuava de pé. "Está muito frio, o termômetro está marcando 0,5°C, mas eu não sei se não está menos do que isso, não", contou ao G1.
Frio intenso em Paulo Frontin fez boneco de neve 'sobreviver' (Foto: Rubens Such/ VC no G1)Frio intenso em Paulo Frontin fez boneco de neve 'sobreviver' (Foto: Rubens Such/ VC no G1)
 

Cesar Filho participa do Internationales Stadtfest Rastatt

 

O prefeito licenciado de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e o diretor-presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, prosseguem com a agenda de reuniões técnicas e culturais na Alemanha. Entre os dias 19 e 21, a comitiva brasileira participou da Internationales Stadtfest Rastatt, que comemorou a parceria da cidade barroca alemã com Guarapuava. O termo foi assinado há 25 anos, após iniciativa dos suábios do Danúbio.  Também foram comemoradas as parcerias com outras cinco cidades co-irmãs de diversos países.
Cesar Filho e Karl se reuniram com o prefeito de Rastatt, Hans Jürgen Pütsch, segundo o qual está sendo formada uma comitiva que virá a Guarapuava no mês de outubro. Pütsch também informou que o município pretende estreitar a parceria na área de intercambio estudantil. Na semana passada, Cesar Filho prestigiou a apresentação de canto do grupo Nota Livre de Entre Rios, que está em turnê pela Europa. O evento aconteceu em Ulm, onde aconteceu um encontro com o prefeito da cidade, Ivo Gönner.
A comitiva brasileira já esteve na cidade de Friedrichshafen, onde conversaram com o prefeito Andreas Brand, o diretor-presidente da Zeppelin GmbH, Peter Gerstmann, e o diretor-geral, da Zeppelin no Brasil, Ricardo Santos. Também estão agendadas reuniões e visitas a prefeitos e empresas em Karlsruhe e Hamburg. Na capital, Berlim, o grupo participará de uma reunião na Embaixada do Brasil.
 
 
 

terça-feira, 23 de julho de 2013

Guarapuava registra neve após 48 anos e ganha destaque em todo o país

 
Parque do Lago (4)
Guarapuavanos e visitantes e todas as idades puderam presenciar um fenômeno. Após 48 anos, o município registrou neve, fazendo com que as famílias saíssem às ruas por volta das 20h30, desta segunda-feira (22). Em poucos segundos, o assunto se espalhou pelas redes sociais. A neve transformou os cartões postais da cidade e o comportamento da população. Quando amanheceu, a imagem era a mesma, como se ninguém tivesse conseguido dormir. Foi uma terça-feira bastante gelada, com diversão e muitas fotos. “Foi lindo ver as famílias nas ruas, felizes, aproveitando para brincar na neve. Um momento inédito”, disse a farmacêutica Rosalina Pedrosa.

O registro de neve colocou Guarapuava em destaque nos diversos sites, rádios, blogs e noticiários de todo o Estado e país. Numa rápida pesquisa na internet, a assessoria de imprensa da prefeitura encontrou 50 sites que citavam o município. A neve no Paraná foi causada por uma forte massa de ar frio que avançou com força pelo Estado. Para os próximos dias, o Simepar prevê geada, menos no Litoral. Em Guarapuava, a mínima deve ser de -4ºC e a máxima de 12ºC. “Em 1975, caíram flocos que pareciam neve, mas nada se compara ao que pude presenciar agora. Eu tinha 19 anos. Agora, anos 57, acompanhei com as minhas filhas. Foi muito bom”, disse a doceira Lindamir Zeni Ducat.

Durante a tarde desta segunda-feira (22), a Secretaria de Assistência Social entregou roupas, alimentos, colchões e cobertores a famílias que solicitaram atendimento no Cras Morro Alto. Foram beneficiados moradores do Morro Alto, Adão Kaminski e Recanto Feliz.

Neve causa estragos e acidentes em Guarapuava, no interior do Paraná

Um dos acidentes deixou duas pessoas mortas e três feridas, na BR-277.
Telhados de uma loja e de um ginásio de esportes desmoronaram.

 


A incidência de neve causou estragos e pelo menos dez acidentes em Guarapuava, na região central do Paraná, na noite de segunda-feira (22), segundo o Corpo de Bombeiros. Um dos acidentes, que envolveu um carro e um caminhão na BR-277, deixou duas pessoas mortas e três feridas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a pista escorregadia facilitou para que os condutores perdessem o controle.
Os telhados de uma loja e de um ginásio de esportes desmoronaram por causa do peso na neve. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Por volta da meia-noite, a PRF precisou bloquear a BR-277, nos km 302 e 388. Em ambos os casos, o motivo foi o gelo na pista. Na manhã desta terça-feira (23), os trechos já tinham sido abertos.
O fenômeno foi registrado pelos moradores da cidade por volta das 20h30. De acordo com o Instituto Simepar, às 21h35, os radares da cidade apontavam temperatura de 0°C e chuva em vários pontos da cidade.
Ainda segundo a PRF, não tinham sido registrados outros acidentes em virtude da neve nesta terça-feira.