No próximo sábado (6), o poder público e da sociedade civil terão a oportunidade de debater e avaliar as políticas culturais para o município durante a 1ª Conferência Municipal de Cultura. Segundo a coordenadora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim Correa, Guarapuava está passando por uma transformação neste setor. “A nova gestão está reativando o interesse pela cultura através de diversos projetos e ações. Esse evento vem de encontro a esse ideal. É muito importante esse espaço para discussões, conhecimento e participação da população, proporcionando transformação e crescimento da Cultura na região”, afirma.
A conferência terá como tema “Uma política de Estado para a Cultura: desafios do sistema nacional de cultura”. Durante o encontro, serão debatidos 4 eixos estruturantes. Outros assuntos também estarão em pauta, como a avaliação da execução das metas do PNC (Plano Nacional de Cultura), a partir do monitoramento do SNIIC (Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais), além do debate sobre as experiências de elaboração, implementação e monitoramento dos planos de cultura.
O evento, coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura, começa às 13h, na Casa da Cultura. Podem participar representes de entidades e comunidade em geral. Na ocasião, eleitos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual da Cultura, que também acontecerá em Guarapuava, no mês de setembro. Mais informações, decretos, regimento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da prefeitura: www.guarapuava.pr.gov.br.
Os 4 eixos estruturantes
I - Implementação do sistema nacional de cultura: Impactos da Emenda Constitucional do Sinal Nacional de Cultura na organização da gestão cultural e na participação social nos três níveis de governo (União, Estados/Distrito Federal e Municípios).
II - Produção simbólica e diversidade cultural - O fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, com atenção para a diversidade étnica e racial.
III – Cidadania e direitos culturais -Garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial.
IV – Cultura e desenvolvimento - Economia criativa como uma estratégia de desenvolvimento sustentável.
Sábado (6 de julho) - Casa da Cultura
13h - Credenciamento
13h30 - Abertura oficial
14h30 - Apresentação dos eixos temáticos
15h30 - Formação dos grupos de trabalho por eixo temático
17h - Plenária final
17h30 - Eleição dos delegados para Conferência Estadual de Cultura
18h - Encerramento
Nenhum comentário:
Postar um comentário