quarta-feira, 3 de julho de 2013

Prefeitura proporciona integração e turismo durante os Jogos Escolares



Até o próximo sábado (6), Guarapuava sedia a final dos Jogos Escolares do Paraná (categoria B - 12 a 14 anos). Cerca de 5.000 atletas disputam 16 modalidades. Para proporcionar momentos de integração, lazer e turismo, a prefeitura organizou uma grande estrutura. Um Centro de Convivência foi montado no Pavilhão da Indústria e Comércio, instalado no Parque de Exposições Lacerda Werneck, onde os atletas podem assistir atrações culturais e participar de atividades recreativas. Além disso, cada secretaria municipal e voluntários “apadrinharam” as delegações.

A mãe de Isabela Martins, 13 anos, da cidade de Cascavel, Ana Maria Martins, veio na abertura do evento e ficou tranquila ao saber que a filha receberia um cuidado especial. “Estava preocupada em deixar minha filha sem os pais. Quando soube desta organização e parceria entre as secretarias municipais fiquei bem mais tranquila com a segurança e comodidade da Isabela e dos outros competidores”, destaca.

Os padrinhos estão responsáveis pelo bom funcionamento das instalações das escolas e em acompanhar as visitas turísticas pela cidade. “A receptividade que tivemos aqui ficará marcada. O povo é bem alegre e está sendo maravilhosa essa oportunidade que a prefeitura está proporcionando, porque as crianças também precisam conhecer a cidade e ocupar o tempo em que não estão competindo”, afirma a professora Vânia de Carvalho Santos, coordenadora da delegação do CE Protásio de Carvalho, de Curitiba.

Para os atletas, esta edição dos Jogos Escolares será inesquecível. “A abertura foi maravilhosa. Gostei muito”, afirma Milena Kasenoh dos Santos, 13 anos, que representa o Colégio Protásio no xadrez. A amiga, Emilly Mahara, diz que está gostando de tudo. “Participo dos Jogos Escolares pela primeira vez e é meu primeiro passeio como aluna-atleta, então vou guardar na lembrança por toda vida. Gostei bastante da abertura. A entrada das bandeiras com os soldados foi muito legal. Conhecemos o prefeito e ainda teve o espetáculo artístico. Está tudo muito legal”.

A competição movimenta a rede hoteleira, gastronômica e de serviços da cidade. Para unificar o atendimento aos visitantes, a Secretária de Indústria, Comércio e Turismo promoveu uma reunião com representantes do setor. O taxista Marcos de Oliveira, 31 anos, deixou seu ponto habitual para ficar em frente aos locais das competições. “Quando tem esses grandes eventos esportivos na cidade, chego a faturar quase quatro vezes mais do que eu ganho normalmente. Como esses jogos são em vários locais, eu fico em um, depois eu outro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário