Guarapuava foi destaque na geração de empregos no Paraná, conforme dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. No primeiro semestre deste ano, o município ficou em 7º lugar no ranking entre as dez maiores cidades. Entretanto, se levarmos em conta a proporção entre as vagas criadas e o número de habitantes, o município sobe para a 5ª posição. De janeiro até junho deste ano, Guarapuava gerou 1.143 novos empregos, ultrapassando em 136% o índice obtido no mesmo período do ano passado, quando registrou-se apenas 484. O prefeito Cesar Silvestri Filho ressalta que as ações da atual administração vão ajudar a garantir resultados ainda melhores no segundo semestre.
Cesar Filho afirma que o resultado positivo, nos primeiros seis meses de 2013, reflete o bom momento da economia e a confiança do empresário guarapuavano de que a cidade está no caminho do desenvolvimento. “O empresariado tem encontrado apoio na administração pública municipal e as portas abertas da prefeitura para facilitar e confirmar investimentos, como a vinda de duas grandes empresas, a Irmol, que produz móveis para cozinhas e dormitórios, e a Target, que vai desenvolver placas de circuito impresso”, afirma, destacando que o segundo semestre terá números superiores. Segundo o prefeito, a construção do shopping será concretizada e vai garantir, durante as obras, centenas de postos de trabalho.
O prefeito comentou que o programa de habitação municipal também vai contribuir com a elevação de postos de trabalho na cidade. “Várias obras vão ajudar a impulsionar a geração de empregos no segundo semestre. Já temos um canteiro de obras com as 500 casas no Residencial 2000 e ainda teremos mais 2.500 a serem construídas em diversos bairros de Guarapuava, além do hospital regional. São obras importantes que irão contribuir com o desenvolvimento da cidade e a geração de renda”.
Dados do Caged mostram que, com a geração de empregos superior no primeiro semestre de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado, Guarapuava superou grandes cidades que, comparativamente, possuem maior número de moradores. Por exemplo, Colombo, que fica na região Metropolitana de Curitiba e tem quase 213 mil habitantes, gerou 589 empregos, enquanto Guarapuava chegou a 1.143. Já Ponta Grossa, com 311 mil habitantes, registrou a criação de 453 vagas formais. “Nossa cidade se destacou. No caso de Ponta Grossa, Guarapuava teve um índice de 152,31% superior na geração de empregos”, reforça o prefeito.
Ranking da geração de empregos, proporcional ao número de habitantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário