quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

PREFEITURA VIABILIZA CONVÊNIO INÉDITO QUE BENEFICIA OS AGRICULTORES FAMILIARES


assinatura carmug (47)
Através de um convênio viabilizado pela Prefeitura de Guarapuava, a Carmug (Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava) assinou um contrato de dois anos com a Secretaria de Estado da Educação e, pela primeira vez, os pequenos produtores rurais de Guarapuava começam a fornecer produtos da agricultura familiar para a merenda escolar do Estado. O repasse dos alimentos para os colégios estaduais iniciou junto com as aulas. A cerimônia de assinatura aconteceu na tarde desta segunda-feira (17), no Paço Municipal. São mais de R$ 655 mil em recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para a compra de produtos para 30 escolas estaduais da cidade.
Serão beneficiados 130 produtores de forma direta e cerca de 250 indiretamente. O processo começou em janeiro de 2012 e abrange hortifrutigranjeiros, além de produtos de panificação. “Essa assinatura proporciona aos pequenos agricultores mais uma chance de comercializar seus produtos e aumentar sua renda, um dos nossos principais objetivos para o homem do campo”, salientou o prefeito Cesar Silvestri Filho. “A Secretaria de Agricultura atua em parceria com a Carmug e auxilia os produtores com assistência técnica, articulando diversas ações para melhorar o setor da forma que o convênio fará”, destacou o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.

Representando o governo do Estado, o chefe do NRE (Núcleo Regional de Educação), Valdir Kukelcik, conta que antes os alimentos vinham de outras cidades, desfavorecendo os produtores locais. “É um grande ganho para Guarapuava que agora oferece alimentos mais frescos e de qualidade aos cerca de 15 mil alunos da rede estadual”, explicou, destacando que agora Guarapuava pode comercializar produtos com outras cidades do Paraná. A presidente da Carmug, Zenilda Araújo, adiantou que a Central já recebeu propostas para comercializar produtos em outros municípios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário