Prefeitura realiza 2ª edição da Corrida da Mulher
As mulheres tomaram conta das ruas de Guarapuava neste sábado (08), Dia Internacional da Mulher. Parceria entre as secretarias da Mulher e do Esporte, a 2ª edição da Corrida da Mulher contou com grande presença das homenageadas, e também dos homens, que prestigiaram e participaram da prova. Mais de 200 jovens, adultos e idosos integraram a competição. “Esta é a segunda edição da corrida, que se tornou parte calendário de Guarapuava. É o modo do esporte homenageá-las, pois o mundo é muito melhor quando se respeita a mulher e lhe dá o espaço merecido”, afirma o secretário de Esporte, Celso Góes.
“Nossa gestão faz questão de apoiar e homenagear a mulher guarapuavana, que tem uma participação decisiva e especial na história do município e na vida de todos nós. Temos feito um esforço muito grande para desenvolver e executar políticas públicas eficazes, com formação profissional, que possibilita a emancipação financeira, e principalmente no combate firme e corajoso contra a violência doméstica,” afirmou o prefeito Cesar Silvestri Filho.
A vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran, foi, inclusive, uma das competidoras na prova. “É uma alegria muito grande presenciar muitas mulheres e famílias nesta corrida. Neste dia da mulher, desejo a todas que continuem firmas e guerreiras, como estão sendo. Este é um dia de reflexão e celebração para a mulher, pois existe pela luta da mulher para conseguir mais espaço e valor na sociedade”, ressaltou a secretaria.
Com saída no Ginásio Joaquim Prestes, o percurso de 6 km começou pela rua Brigadeiro Rocha, passando pela av. Manoel Ribas e retornando à rua da largada. Os homens percorreram um caminho mais longo, de 8 km, em um trajeto semelhante. “Estou muito feliz com a conquista da prova na minha primeira participação”, contou a personal trainer Carla Varela, vencedora da prova. O melhor tempo masculino ficou por conta do pintor Carlos Augusto dos Santos. “Fico satisfeito por ter ganho a prova e agradeço a Prefeitura de Guarapuava que realizou esta corrida para comemorar o dia de pessoas especiais e importantes em nossas vidas”.
Durante todo o mês de março, a Secretaria Municipal da Mulher programou ações que tem como objetivo, além de valorizar a mulher, oferecer condições de superar a violência e ainda ter emancipação financeira.
Eram 5 horas da manhã e o sol ainda não iluminava a Praça 9 de dezembro. No entanto, as mulheres da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, do Conselho Municipal da Mulher e militantes dos movimentos sociais da cidade já estavam presentes. Com velas e cartazes, a vigília se fez em memória às sete mulheres assassinadas por seus companheiros e ex-companheiros em 2013 e 2014 em Guarapuava.
“É impossível conter as lágrimas ao se lembrar de todas as assassinadas, ou das que todos os dias são violentadas fisicamente e sexualmente. O que me impulsiona é saber que a partir do momento que a mulher dá um basta na violência e nos procura na secretaria, uma nova fase se inicia . Ela não está sozinha.”, fala emocionada a vice-prefeita e Secretária da Mulher, Eva Schran.
A presença de familiares deixou a vigília ainda mais comovente e fez lembrar que a violência contra a mulher não afeta apenas a vítima, mas sim toda família, amigos e a sociedade. Ao final, as participantes soltaram balões brancos com uma mensagem de incentivo à superação da violência e os contatos da Secretaria da Mulher.
Aula inaugural dos cursos profissionalizantes para mulheres
Hoje pela manhã, a vice-prefeita e Secretária da Mulher, Eva Schran, participou da aula inaugural dos cursos de auxiliar de mecânica, eletricista predial e informática, e valorizou a disposição dos participantes. “Cada pessoa que inicia o curso está tendo a chance de profissionalizar-se e essa chance deve ser abraçada com muito animo e desempenho”, afirmou. “Oferecer oportunidade de emancipação econômica às mulheres é um dos objetivos da Secretaria da Mulher e uma das ações concretas para o Dia Internacional da Mulher”, complementou a secretaria.
Os cursos são realizados em parceria com o Sesi/Senai, o que garante credibilidade e eficiência no aprendizado. “As aulas são práticas e teóricas. Um diploma do Sesi/Senai abre portas de emprego porque ensinamos a técnica e a gestão.”, salienta Jeslaine Araujo, pedagoga do Sesi.
As alunas ainda tiveram um panorama da oferta de empregos na área de eletricista predial na cidade, que cresce a cada dia devido à construção civil. “Todos os dias se inicia uma construção nova em Guarapuava, nossa empresa realiza instalação elétrica e precisamos de mão-de-obra qualificada para prestar esse serviço”, afirma Helio
Nenhum comentário:
Postar um comentário