Com profissionais capacitados e equipamentos de última geração, a Prefeitura de Guarapuava entregou à população a UPA Prefeito Eloy Pimentel em plenas condições de uso. Desde a manhã desta segunda-feira (10), os guarapuavanos podem contar com a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, que está localizada no bairro Batel. Durante a cerimônia, o prefeito Cesar Silvestri Filho destacou que essa é uma ação importante para a área da saúde no município e que se soma a outras já implantadas ou em andamento. “Hoje é uma etapa importante para a saúde de Guarapuava. Foi um processo longo, mas tivemos condições de contratar e treinar os profissionais e dotar a UPA com equipamentos de alta tecnologia para proporcionarmos um atendimento de qualidade e com eficiência”, disse Cesar Filho.
O prefeito também ressaltou que a manutenção de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas é bastante onerosa, tanto que muitos municípios, inclusive do Paraná, continuam com as obras nas unidades ou devolveram os recursos ao Governo Federal. “Técnicos do Ministério da Saúde estiveram na cidade e atestaram que Guarapuava cumpriu as determinações e prazos estabelecidos aos municípios. E, após essa entrega que acontece hoje, continuaremos mantendo um atendimento como sabemos que a população merece. Para isso, nossa administração ajustou o orçamento municipal”, acrescentou o prefeito. O secretário de Estado de Governo, Cezar Silvestri, secretários municipais, vereadores e funcionários prestigiaram o evento.
O secretário Municipal de Saúde, Stefan Negrão, agradeceu o trabalho e a dedicação dos servidores municipais. “Os servidores da secretaria são os grandes responsáveis pela inauguração de hoje. Se empenharam com muito profissionalismo para que os trabalhos pudessem iniciar”, comentou. Cezar Silvestri destacou que na UPA haverá atendimento especializado para as crianças, um dos compromissos assumidos Cesar Filho durante a campanha eleitoral. Também reforçou que o Governo do Estado é e continuará sendo um importante parceiro do município.
Intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais, a UPA funciona sete dias por semana para casos urgência e emergência. “A unidade 24 horas tem estrutura para atendimento geral e infantil, com uma ala própria para a pediatria; dois leitos para estabilização de pacientes em estado grave, com suporte até que o paciente seja transferido para UTI de um hospital; seis leitos de observação masculinos, seis femininos, seis infantis e oito para aplicação de medicamentos, além de sala de isolamento para doenças infecto-contagiosas”, enumerou Negrão. O local conta ainda com sala para exames laboratoriais e de raio-x. “Fraturas, cortes, pressão e febre alta, infarto e derrame são alguns soa atendimentos que podem ser feitos aqui”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário