segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Polícia retoma negociações com presos em Penitenciária de Cascavel

Presos estão rebelados desde as 6h30 de domingo (24), no oeste do PR. Dois agentes penitenciários são mantidos reféns e 4 presos foram mortos.

Do G1 PR
Presos reclamam da estrutura, alimentação e higiene da unidade (Foto: Reprodução RPC TV)Presos reclamam da estrutura, alimentação e higiene da
unidade (Foto: Reprodução RPC TV)
As negociações para o fim da rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), no oeste do Paraná, foram retomadas às 7h55 desta segunda-feira (25). A informação foi confirmada pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju). Os detentos estão rebelados desde as 6h30 de domingo (24) e exigem relaxamento nas visitas, mais diálogo com a direção da unidade e refeições melhores.
A conversa com os presos tinha sido suspensa desde as 20h de domingo. Dois agentes penitenciários são feitos reféns e, de acordo com o capitão Cícero Tenório, da Polícia Militar, "os dois tiveram a integridade física preservada e estão bem". Quatro detentos morreram − dois deles foram decapitados e dois foram atirados de cima do telhado na PEC. Até as 8h30 desta segunda, os corpos não tinham sido retirados do interior da unidade.
Familiares aguardam por notícias de detentos  (Foto: Reprodução / RPCTV)Familiares aguardam por notícias de detentos
desde domingo (Foto: Reprodução / RPCTV)
Outros dois presos ficaram feridos e tiveram de ser levados para o Hospital Universitário (HU). Um foi atendido e ao ser liberado foi transferido para a Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC). Outro, que teve uma das pernas quebradas ao se jogar do telhado, segundo a Seju, permanecia internado.
A segurança no local vem sendo reforçada por policiais militares de várias cidades do estado. Dezenas de familiares dos detentos passaram a noite em frente ao local à espera de informações. Durante a manhã desta segunda uma mulher chegou a desmair. Ela foi socorrida e passa bem.

Já o coletivo estava em uma rua do bairro Floresta. A polícia não soube informar se os atos de vandalismo têm alguma ligação com a rebelião dos presos.
Entre a noite de domingo e a madrugada desta segunda, um carro e um ônibus do transporte urbano foram incendiados. O carro estava no pátio da Prefeitura Municipal de Cascavel. Um vigilante disse que indivíduos passaram pelo local, jogaram gasolina sobre o veículo e atearam fogo.
De acordo com o advogado dos agentes penitenciários, Jairo Ferreira, a rebelião teve início no momento em que um agente foi entregar o café da manhã aos detentos. O trinco da grade estava serrado, o que permitiu aos presos puxarem o agente para dentro e darem início à rebelião. Ainda segundo o advogado, apenas dez agentes estavam de plantão no presídio que é ocupado por mais de mil presos.

A comissão de negociação com os detentos é formada pela secretária de Justiça do Paraná, Maria Tereza Uillie Gomes, pelo diretor do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Cezinando Paredes, pelo comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, Cícero Tenório, e pelo Juiz da Vara de Execuções penais, Paulo Damas.
Durante o domingo, 77 presos foram transferidos para a PIC, que fica próxima a PEC. O grupo era formado por detentos que estavam sendo ameaçados pelo rebelados. Outros 68 foram encaminhados para a Penitenciária de Francisco Beltrão, no sudoeste do estado, e mais seis devem ser transferidos para a penitenciária de Maringá, na região norte do Paraná, e para Curitiba.
Prejuízo
Após iniciar o motim, os detentos invadiram o telhado da penitenciária, queimaram colchões e hastearam bandeira de uma facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios no país. Conforme Ferreira, cerca de 80% da unidade está destruída.
Familiares dos presos chegaram a fechar a BR-277, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). As duas pistas da rodovia ficaram bloqueadas por 40 minutos no km 579, próximo ao trevo de acesso à penitenciária. Filas de veículos se formaram nos dois sentidos.
Presos da Penitenciária Estadual de Cascavel  começaram a rebelião na manhã de domingo (24) (Foto: Sindarspen / Divulgação)Presos da Penitenciária Estadual de Cascavel começaram a rebelião na manhã de domingo (24) (Foto: Sindarspen / Divulgação)

Apóstolo Márcio Reimer: Um pregador ungido do Senhor



Aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto na 4ª IEQ de Guarapuava, uma campanha muito abençoada.  A igreja cheia recebeu um pregador ungido do Senhor, que veio a Guarapuava a convite do Pastor Pedro Assis “O Apóstolo Márcio Reimer” veio de Comburiu, da Igreja Templo da Fé.

Com a missão de pregar e louvar, o Apostolo tem sido usado por Deus, com dons de cura, revelação e profecia. “Foram dois dias de renovo e muita unção na 4ª IEQ”, marcado por palavras proféticas, momentos de cura e de libertação. Muitas vidas foram libertas do poder tirânico de satanás.

Após o culto no domingo, agradeceu ao Pastor Pedro e a Pastora Tereza, pela hospitalidade e fez uma oração especial pelo casal, profetizando vitórias na liderança da 4ª IEQ.  Emocionado, o Pastor Pedro agradeceu a presença do Apostolo, “que com certeza veio enviado de Deus e deixou marcada sua passagem pelo nossa igreja, mas para a alegria de todos que participaram da campanha, saibam que já esta agendada a próxima vinda do Apostolo aqui” Disse o Pastor. “Pastor Pedro e Pastora Tereza, oraram pelo Apostolo, para que Deus continue abençoando e que tenho um retorno feliz para a sua cidade”. “Nosso muito obrigado”!   

Marcio Reimer, é conferencista internacional, cantor, com dois CDs lançados "Caminho de Exemplo" e “Profetizando milagres”.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Culto de missões: Ore por Israel




Aconteceu no último domingo (17/08) mais um culto de missões na 4ª Igreja do Evangelho Quadrangular. O país em destaque foi Israel. Houve a apresentação de  vídeo e coreografia. O irmão José Luiz levantou um clamor por Israel. “A Palavra de Deus ordena que oremos pela paz em Jerusalém e entre as cidades próximas a Israel. Como igreja do Senhor Jesus, clamemos a Deus para que seja estabelecida a paz na região e para que não aconteça uma guerra. Interceda pelos Israelenses e Palestinos que perderam entes queridos e para que Deus retire dos corações dos líderes de Israel e Palestina e dos cidadãos dessas nações o desejo de vingança e ódio.

Israel está localizado no Oriente Médio, às margens do Mar Mediterrâneo, entre o Líbano e o Egito. A área total do país é um pouco menor que a área do estado de Sergipe. O território israelense é caracterizado por desertos ao sul, planícies costeiras a oeste, uma região central montanhosa e o vale do Rio Jordão.
No ano 2000, Israel tinha 6,2 milhões de habitantes e aproximadamente 25% da população com idade inferior a 15 anos.
Israel é uma das nações mais antigas do mundo e foi o palco central da história bíblica. Após 1.900 anos de exílio, os judeus retomaram a região diplomaticamente em 1948. Nos últimos 50 anos, no entanto, passaram por cinco guerras e tiveram que pagar um alto preço por elas, ainda que as tenham vencido. Hoje o país ainda é palco de conflitos entre judeus e palestinos, enquanto o processo de paz ainda é objeto de intensos debates.
O judaísmo é a principal religião e mais de 80% da população pertence a uma de suas diferentes ramificações. A maioria dos árabes palestinos é adepta do islamismo de tradição sunita.

O pregador do Culto foi o pastor Pedro, que pregou sobre carregar a sua cruz. “Cada um deve carregar a sua própria cruz, com fé, pois Jesus ajuda a carrega-la”. Quando Jesus fala: “E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.” Lucas 14:27, o carregar a cruz significa que devemos abrir mão da nossa própria vontade e viver aquilo que Jesus quer que vivamos”. 



Durante o culto foi feito mais uma apresentação de criança. O menino Davi. Pais, familiares participaram do momento. 

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Obras da Sanepar podem deixar bairros de Guarapuava sem água

Serviços serão feitos das 8h às 17h30 desta terça (19) e quarta-feira (20).

Obras são para implantar sistema de supervisão de distribuição de água 

Guarapuava
Falta água (Foto: Catiana Calixto/G1 PR)Para que sistema funcione é preciso que redes
sejam adaptadas(Foto: Catiana Calixto/G1 PR)
Quatro bairros de Guarapuava, na região central do Paraná, podem ficar sem água devido a obras de adaptação da rede de abastecimento da cidade, que serão realizados nesta terça (19) e quarta-feira (20),  de acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Nos dois dias, os serviços devem começar às 8h e seguem até as 17h30, sendo que a normalização no abastecimento deve ocorrer apenas durante a noite.
Ainda conforme a Sanepar, as obra são para implantar o Sistema de Supervisão e Controle deGuarapuava (SSC), que vai permitir que a companhia verifique, em tempo real, a situação de todos os processos de distribuição de água da cidade. Entretanto, para que o sistema comece a funcionar, é preciso que todas as redes sejam adaptadas.
Nesta terça-feira, os serviços serão realizados na Avenida Sebastião de Camargo Ribas e podem afetar o abastecimento de água nos bairros Bom Sucesso, São Cristóvão, Cristo Rei e Parque das Árvores. Já na quarta-feira, os trabalhos serão executados na Avenida Moacir Júlio Silvestri, e poderá deixar os bairros Aeroporto, Colibri, Patrícia e parte do Jardim das Américas sem água.
A Sanepar alerta que moradores sem caixa d'água podem ficar desabastecidos temporariamente. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por no mínimo 24 horas. O reservatório domiciliar precisa armazenar pelo menos 500 litros. A Sanepar alerta que os moradores que não possuem caixa d'água podem ficar desabastecidos temporariamente.
O serviço de atendimento ao cliente é feito pelo telefone 115. Ao ligar, é preciso ter em mãos a conta de água ou o número da matrícula.

Candidatos ao Governo do Paraná começam propaganda em rádio e TV

Concorrentes a deputado, Senado e Presidência também vão ao ar.
Veja datas, horários das inserções e tempos disponíveis a cada candidato.


Começa nesta terça-feira (19), em todo o Brasil, o Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) em rádio e televisão. No Paraná, vão ao ar os oito candidatos ao governo, os oito que concorrem ao Senado, os postulantes à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa, e os presidenciáveis. Além dos blocos fixos de 50 minutos, duas vezes ao dia, também começam a ser veiculadas as inserções dos partidos em meio à programação normal das mídias.  
As propagandas seguem no ar diariamente até o dia 2 de outubro, três dias antes do primeiro turno das eleições, à exceção dos domingos. No rádio, os blocos destinados ao HGPE serão das 7h às 7h50, e das 12h às 12h50. Já na televisão os blocos de propaganda serão das 13h às 13h50, e das 20h30 e das 21h20.
As terças-feiras, quintas e sábado serão destinadas aos programas dos candidatos a presidente e deputado federal. Já as segundas, quartas e sextas serão disponibilizadas aos concorrentes a deputado estadual, ao governo, e ao Senado.
Veja os tempos de cada candidato ou coligação no Paraná:
Governo
Coligação Todos pelo Paraná – Beto Richa (PSDB) – 8’42’’
Coligação Paraná olhando pra frente – Gleisi Hoffmann (PT) – 4’00’’
Coligação Paraná com Governo – Requião (PMDB) – 2’56’’
PSOL – Bernardo Pilotto – 0’54’’
PRP – Ogier Buchi – 0’53’’
PTC – Tulio Bandeira – 0’51’’
PRTB – Geonisio Marinho – 0’51’’
PSTU – Rodrigo Tomazini – 0’50’’
Senado
Coligação Todos pelo Paraná – Alvaro Dias (PSDB)– 4’21’’
Coligação Paraná olhando pra frente – Ricardo Gomyde (PC do B) – 2’00’’
Coligação Paraná com Governo – Marcelo Almeida (PMDB) – 1’28’’
PSOL – Professor Piva – 0’27’’
PRP – Mauri Viana – 0’26’’
PTC – Luiz Barbara – 0’25’’
PRTB – Adilson Senador da Família – 0’25’’
PSTU – Evandro Castagna – 0’25’’
Três fases
Para o cientista político da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Emerson Cervi, a eleição de 2014 no Paraná pode quebrar a sequência lógica que os programas do HGPE costumam seguir. Usualmente, segundo Cervi, os programas são divididos em três fases. “Tem uma primeira parte, que é a apresentação do candidato, da candidatura. Uma segunda parte é a defesa do candidato e seus feitos em relação aos adversários, e a terceira parte é a desconstrução da imagem construída pelos adversários”, explica.
Em uma eleição entre um candidato à reeleição – Beto Richa (PSDB) – em disputa contra um ex-governador – Requião   (PMDB) –, porém, a primeira fase, de apresentação, pode ser pulada pelas campanhas.  “Nesse caso, uma possível alternativa é o candidato mostrar as realizações de governo e tentar ganhar o eleitor pela memória. Se isso acontecer, é o que se chama de voto retrospectivo”, afirma Cervi. Neste caso, a estratégia deve ser a comparação direta entre as atuações.
Este viés pode ser prejudicial para candidatos que não possuem passado administrativo, como é o caso da senadora Gleisi Hoffmann (PT), por exemplo. “Ela pode sair perdendo com essa questão retrospectiva, mas, se o eleitor chegar à conclusão de que nenhum dos outros governos foi bom, ela pode ser uma alternativa de quem vai fazer diferente”, diz o cientista político.

sábado, 16 de agosto de 2014

PREFEITURA DE GUARAPUAVA E PARCEIROS PROMOVEM O 10º ENCONTRO REGIONAL DE PRODUTORES DE LEITE

Encontro Regional de Produtores de Leite
A prefeitura de Guarapuava em parceria com a SEAB/PR (Secretaria de Estado da Agricultura), Emater, Sindicato Rural e Coamig (Cooperativa Agropecuária Mista de Guarapuava) reuniu mais de 200 produtores de leite da região neste sábado (16), na sede do Sindicato Rural no 10º Encontro Regional dos Produtores de Leite.
“O principal objetivo deste encontro é proporcionar ao produtor de leite uma troca de experiências para que possam aplicar o conhecimento adquirido em suas propriedades”, explica o secretário de Agricultura de Guarapuava, Itacir Vezzaro, ao lembrar que, neste encontro, os produtores também têm acesso às novas tecnologias para a ordenha do leite. “As novas tecnologias permitem que os produtores direcionem suas atenções para atividades mais rentáveis, como gerenciamento, manejo sanitário e nutricional do rebanho, entre outras”.

Os participantes do 10º Encontro Regional dos Produtores de Leite também assistiram as palestras “Negócio do Leite – Os segredos de um agricultor de sucesso”, com Sidnei Aparecido Baroni, do Instituto Emater,  e “Silagem, pré-secados e fenação”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Dr. João Ricardo Alves Pereira. Em seguida os produtores visitaram a 39ª Expogua onde acompanharam o torneio leiteiro, julgamento da bezerra, leilão de animais e conheceram o pavilhão do leite e a Feira de Sabores no Parque de Exposições Lacerda Werneck.

8ª EDIÇÃO DO ESPECIALIDADES NOS BAIRROS ATENDE MORADORES DO JARDIM DAS AMÉRICAS E PAZ E BEM

DSC_0060
“A prefeitura está mostrando que se preocupa com a população. Cheguei a pensar que ficaria mais tempo na fila de espera, porém com o mutirão estou saindo com encaminhamento para exames. Fui muito bem atendido”. Essa foi a avaliação do pedreiro Clodoaldo Paiva, 46 anos, que há anos precisava de uma consulta com um ortopedista. Ele e outras centenas de pessoas foram atendidas, na manhã desta sexta-feira (15), na 8ª edição do Especialidades nos Bairros, que aconteceu na UBS Jardim das Américas. O prefeito Cesar Silvestri Filho acompanhou a ação. “É muito gratificante ver o esforço da equipe da Secretaria de Saúde e do Cisgap que estão aqui desde às 6h trabalhando para melhorar a qualidade da saúde no nosso município, além de prestar o melhor atendimento para a população”, afirma.

O mutirão atendeu mais de mil moradores do Jardim das Américas e do Paz e Bem, alcançado mais uma vez o objetivo de equilibrar a lista de espera para consultas em 20 especialidades, influenciando positivamente no fluxo de consultas especializadas e exames na rede pública municipal. De acordo com a diretora executiva do Cisgap e coordenadora do Especialidades nos Bairros, Marcia Andreia de Brito, no total, o mutirão já atendeu aproximadamente cinco mil pessoas no Morro Alto, Vila Bela, Xarquinho e nos distritos da Palmeirinha, Guará, Guairacá e Entre Rios.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PROMOVE 2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO PROFESSORA EVELIN ELIZABETH DEFLON SIQUEIRA

jantar dia do professor (29)
Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria de Educação e Cultura promovem o Prêmio Professora Evelin Elizabeth Deflon Siqueira. O objetivo é identificar ações e projetos pedagógicos desenvolvidos e aplicados por professores e educadores na rede municipal de ensino e socializar essas práticas como referência docente. Dia 20 de agosto é o prazo final para as inscrições, mas os projetos podem ser entregues até 02 de setembro.
As categorias são Professores do Ensino Fundamental e Educadores Infantis. “Valorizar os professores e educadores é dar visibilidade a práticas pedagógicas de sucesso que podem ser difundidas e contribuírem para a melhoria do Ensino Fundamental nos anos iniciais”, avalia a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy. “Além disso, visa resgatar e valorizar o papel do docente como agente formador das novas gerações e divulgar as experiências pedagógicas de sucesso”, acrescenta. Os trabalhos devem ter sido desenvolvidos ou estar em desenvolvimento em sala de aula neste ano letivo por um prazo mínimo de cinco dias. Os resultados dos projetos serão encaminhados à Comissão de Avaliação, que terá a parceria da Faculdade Guairacá.

Prova dessa força transformadora do papel do professor é a trajetória profissional da própria homenageada. A professora Evelin Elizabeth Deflon Siqueira destacou-se na educação pública em Guarapuava, atuando de forma exemplar por vários anos. Iniciou no magistério em 1967 como alfabetizadora, enfrentando todos os desafios educacionais e exigências da época. Também atuou como supervisora pedagógica na Escola Municipal Professora Silvanira Acyoli Lins Penha, aposentando-se após dedicar mais de 40 anos à educação.

REITOR DA UNICENTRO PROJETA O NOME DE GUARAPUAVA NA ABRUEM


ALDO BONA (assessoria unicentro)
A Abruem (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) possui nova diretoria desde a última quarta-feira (13). A solenidade foi realizada na Associação Médica de Brasília, sendo empossados Adélia Prado, reitora da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus, Bahia), e Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste), respectivamente, presidente e vice-presidente para o biênio 2014-2016.
O reitor da UEPE (Universidade Estadual de Pernambuco) e presidente da Abruem entre 2012 e 2014, Carlos Fernando de Araújo Callado, afirmou que a associação é uma entidade respeitada e consolidada devido ao trabalho sequencial desenvolvido pelas últimas gestões. O trabalho das gestões anteriores também foi enaltecido pela presidente empossada. Segundo Adélia, o ponto forte do trabalho, que teve início em 2008 sem interrupção até aqui, foi o da identificação e da construção de uma agenda coletiva das universidades associadas. O pronunciamento dela também foi marcado pela enumeração de desafios e compromissos da gestão que tem início.

O vice­-presidente empossado reforçou que o trabalho à frente da Abruem trará benefícios para todas as 45 universidades associadas. Também destacou que terá um significado especial para a Unicentro. “A nossa universidade ganha na medida em que ganha também maior visibilidade e trânsito junto aos órgãos do governo federal”, explica Aldo Bona.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

FIM DE SEMANA ESPORTIVO EM GUARAPUAVA

cad
No novo piso do Joaquinzão, CAD vence o Copagril pela Liga Futsal
O esporte movimentou Guarapuava no final de semana. No sábado (09), pela Liga Futsal, o CAD venceu o Copagril por 3×2, com grande atuação do goleiro Ale Falcone, que defendeu um pênalti e fez o decisivo terceiro gol. A partida também marcou a estreia do novo piso do Joaquim Prestes. O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e o Secretário de Esportes, Celso Góes, foram homenageados pelo Comitê Gestor do CAD pela entrega da nova quadra, receberam camisetas personalizadas da equipe de Guarapuava e deram o pontapé inicial para o jogo. Com a vitória, o CAD ocupa o 5º lugar no campeonato nacional. O próximo desafio também é no Joaquinzão, contra o Umuarama, nesta segunda-feira (11), às 20h30.
Fotos: Marcio Nei (cliqueesporte)
https://plus.google.com/photos/112905661153232424708/albums/6045747990891530225?banner=pwa



Jordão tem esportes radicais
No domingo (10), a 2ª etapa do Campeonato Paranaense Drift Trike e a Taça Cidade de Guarapuava Motocross movimentaram o Jordão. Guarapuavanos e visitantes puderam ver a beleza do Vale do Jordão e ter uma tarde de lazer assistindo esportes radicais. Apoiado pela Secretaria de Esportes e Recreação, o objetivo dos eventos é valorizar os atletas locais, incentivar a prática de esportes e movimentar os espaços públicos da cidade. 
Logo na descida da serra do Jordão, a comunidade pode prestigiar os atletas do Drift Trike. Foram 180 competidores, com idades entre 12 e 42 anos, que disputaram o primeiro lugar nas categorias infantil, feminino e masculino adulto. Cleverson Ferreira, 39 anos, veio de São José dos Pinhais para a prova. “Guarapuava é a segunda casa do trike pra nossa equipe, temos uma boa amizade com o pessoal daqui e os eventos são sempre bem apoiados”, opina o eletricista.

No Parque Recreativo do Jordão, o motódromo municipal também estava repleto de emoção. Vindos do Paraná e Santa Catarina, 50 pilotos profissionais e amadores competiram em oito categorias na Taça Cidade de Guarapuava Motocross. O destaque ficou com o guarapuavano Daniel Reicherdt que venceu a categoria Especial, principal categoria da prova. O prefeito Cesar Silvestri Filho e o secretário de Esportes, Celso Góes, acompanharam as provas e parabenizaram os competidores durante as premiações.

ESTANDE DA PREFEITURA DE GUARAPUAVA É UM DOS DESTAQUES NA 39ª EXPOGUA


expogua (95)
“A Expogua impulsiona o desenvolvimento de Guarapuava”, declarou o prefeito Cesar Silvestri Filho durante a abertura da 39º Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava, a Expogua. Além de reunir grandes cooperativas da agroindústria da região, a feira oferece oportunidades de negócio para comerciantes de diversos setores do município. “A feira fomenta a competitividade, novas oportunidades e o aumento de renda para o agronegócio, que é o grande impulsionador da nossa cidade”, destacou o prefeito, que estava acompanhado do deputado federal e secretário de Estado do Governo, Cezar Silvestri, do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e do vice-presidente da Sociedade Rural, Josef Pfann Filho, entre outros representantes do executivo e legislativo local. 
A Prefeitura de Guarapuava é parceira do evento pelo segundo ano consecutivo. No estande da administração municipal está a tradicional Feira dos Sabores e o Café Colonial, organizados pela Secretaria Municipal de Agricultura, Emater e Seab, com produtos típicos da agricultura familiar do município. Além disso, os visitantes podem conhecer alguns projetos desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social, como o Arte em Farinha, que produz bolachas de vários tipos, e os bordados confeccionados pelas artesãs do Provopar. Os produtos estão sendo comercializados no local.
Um espaço que lembra a neve do ano passado é a novidade no estande, integrando as atividades do Festival de Inverno 2014. Guarapuavanos e visitantes podem tirar fotos em vários cenários especialmente decorados para relembrar o momento. Um animado boneco de neve é uma das atrações do local. “O episódio da neve vai ficar pra sempre na memória de todos. Guarapuava se destaca como a cidade paranaense que nevou e isso é motivo de orgulho para todos nós. Por isso, é importante resgatar e lembrar com alegria desse momento”, finaliza o prefeito. A Expogua prossegue até o dia 17 com diversas atrações nos estandes, rodeio, shows e muita diversão. 




quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Expogua começa nesta sexta-feira



Nesta sexta-feira, dia 8, inicia a 39ª Exposição-Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava (Expogua), no Parque de Exposições Lacerda Werneck. A abertura oficial será às 17 horas, com a presença de diversas autoridades. O evento segue até o dia 17 de agosto e conta com uma programação diversificada.
         O show de abertura da Expogua, no dia 8, será o da cantora Paula Fernandes. Já na terça-feira (12), haverá o show duplo, com Jads&Jadson e o cantor Michel Teló. Na quarta-feira (13), é a vez da dupla sertaneja, Fernando & Sorocaba. Nos outros dias de exposição, cantores locais subirão ao palco.
         O circuito de rodeios começa na quinta-feira (14) e vai até domingo (17). Os narradores serão Gleydson Rodrigues, Marco Brasil e Luizinho Mirante. A premiação de primeiro lugar será um carro zero quilômetro.
         Nesse ano, a Expogua conta com cerca de 100 expositores de vários setores da cidade. São 40 estandes externos e 60 no pavilhão de indústria e comércio, sem contar as exposições de animais.
Programação para produtores rurais
         Para os produtores rurais, a grande atração serão os leilões. Nesta edição serão oito remates. A novidade é o leilão de ovinos, que volta a acontecer neste ano, no dia 15 de agosto. “Nos leilões, o produtor vai ter a oportunidade de comprar tanto gado de leite como de corte, bezerros, matrizes, reprodutores, cavalos e, também ovinos, tanto de corte como de cria e recria. Temos uma gama muito grande de animais que vão estar expostos e várias raças. Serão, em média, 5 mil animais nos dias da Expogua”, ressalta o presidente da Sociedade Rural de Guarapuava, Johann Zuber Junior.
         Quanto às tecnologias, o presidente garante que todos os lançamentos das grandes marcasestarão expostos na Expogua. As expectativas para esta edição são muito positivas. Zuber afirma que só da pecuária, a movimentação financeira deve chegar a R$ 8 milhões.
Ingressos
         A entrada na exposição em dias de shows nacionais tem o valor de R$ 40,00 (ingresso inteiro) e R$ 20,00 (meio Ingresso). Para os dias de rodeios o ingresso será R$ 14,00 (inteiro) e R$ 7,00 (meio). O chamado dia social, em que são realizadas doações para entidades, será na segunda-feira, dia 11, quando a entrada será R$ 4,00.

Empresário é assassinado quando chegava em sua chácara em Guarapuava

 

Jandir Brandalise foi atingido por disparos de arma de fogo por volta das 13h50, no portão de sua propriedade, próximo ao trevo secundário de acesso a Guarapuava


    
Jandir Brandalise foi encontrado dentro de seu carro na tarde desta quarta (Foto: Cristina Sens)
Um homem de 65 anos foi morto na entrada de uma chácara de Guarapuava, na tarde desta quarta-feira, 6. Segundo a Polícia Militar, Jandir Brandalise foi atingido por disparos de arma de fogo por volta das 13h50, no portão de sua propriedade. O empresário estava no banco do motorista do carro dele quando a polícia o encontrou.
O homicídio aconteceu cerca de 30 metros depois da BR 277, próximo ao trevo secundário de acesso a Guarapuava, numa estrada rural. O corpo de Jandir foi recolhido pelo IML. Ainda de acordo com a PM, ele tinha quatro ou cinco marcas de tiros no tórax. A vítima morreu no local e foi vista por testemunhas, que avisaram a polícia. 
A Polícia Civil ainda não se pronunciou sobre as investigações preliminares. Testemunhas disseram à PM que os tiros vieram de ocupantes de outro veículo. O modelo não foi informado.
A primeira hipótese era latrocínio, já que, segundo testemunhas, Jandir trazia dinheiro no carro. No entanto, uma rixa antiga não é descartada como uma possível motivação.