terça-feira, 16 de novembro de 2010

Cezar Silvestri e Cesar Filho participam de entrevista no programa Jogo do Poder, da CNT




O deputado federal Cezar Silvestri e o deputado estadual eleito Cesar Silvestri Filho, ambos do PPS do Paraná, participaram, na noite de ontem, do programa de entrevista Jogo do Poder, na rede CNT de televisão. Durante cerca de 45 minutos, os dois deputados responderam perguntas do apresentador Luiz Carlos da Rocha e também dos internautas que mandaram questionamentos através do Twitter.
A conversa franca entrou em diversos assuntos, entre eles, segurança pública, combate a drogas, industrialização do interior do Paraná e é claro, bastidores da política estadual e nacional.
Ao falar de como espera que seja a relação da bancada do PPS na Assembléia Legislativa com o governador eleito Beto Richa, Cesar Silvestri Filho foi enfático em dizer que espera uma relação de lealdade. “Seremos leais ao governador que apoiamos, mas sem deixar de ter um posicionamento firme em relação às bandeiras que defenderemos”, destacou.
Cesar Filho lembrou que durante toda a campanha eleitoral desse ano, apoiou incondicionalmente Beto Richa. “Nossa campanha em Guarapuava foi feita totalmente casada com a campanha de Beto Richa. Esse relação próxima, não só política, mas também de amizade, será fundamental para desempenharmos um bom trabalho na Assembleia”, frisou.
Em âmbito nacional, os projetos de reforma, tributária, política e previdenciária ganharam destaque especial durante a entrevista. Na opinião do deputado federal reeleito, Cezar Silvestri, o primeiro ano de mandato da nova presidente, é o momento ideal para tirar do papel essas importantes medidas. “Penso que não há desculpas para não fazer as reformas necessárias, e o momento ideal é agora, no primeiro ano de mandato, devido ao cenário político instalado, por que após o primeiro ano, já nas vésperas das eleições municipais, será difícil de promover as mudanças necessárias’, argumentou.

Transparência
Questionado sobre como deverá ser o trabalho da Assembleia do Paraná, após a série de denuncias de corrupção, Cesar Filho, foi taxativo ao afirmar que o parlamento paranaense deverá ter uma atuação bem mais transparente neste próximo mandato. “É um processo sem volta. A Assembleia deverá ser mais transparente”, afirmou usando o exemplo da Câmara dos Deputados. “Hoje a Câmara Federal tem um sistema de transparência dos gastos públicos extremamente eficiente e acredito que a Assembléia do Paraná tem muito a ganhar se se espelhar na Câmara Federal”, complementou.

Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cezar Silvestri/ Cesar Silvestri FilhoJornalista: Ricardo Tesseroli - MT 6334Fone: 42 9977 1656 - 42 3623 6586http://www.deputadocezarsilvestri.com.br/
http://www.cesar23121.com.br/ __________ Informação do ESET NOD32 Antivirus, versão da vacina 5658 (20101129) __________A mensagem foi verificada pelo ESET NOD32 Antivirus.http://www.eset.com/

Comissão aprova projeto de Silvestri que incentiva uso de leite líquido na merenda




A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou hoje proposta que torna obrigatória a compra de, no mínimo, 40% do leite adquirido com recursos repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) na forma líquida. O texto aprovado é um substitutivo do deputado Cezar Silvestri (PPS) ao Projeto de Lei 5707/09, da comissão especial criada para analisar os efeitos da crise econômica na agricultura.
A proposta altera a Lei 11.947/09, que regulamenta a alimentação fornecida na rede pública de ensino. Para o relator, a medida garantirá o acesso dos produtores locais de leite líquido ao mercado da merenda escolar, "atualmente dominado por grandes e poucas indústrias produtoras de leite em pó".
No substitutivo, Silvestri acrescenta emenda ao projeto original para assegurar

Cezar Silvestri recebe título de Cidadão Honorário de Pinhão



O deputado federal Cezar Silvestri recebeu, na noite da última sexta-feira, 10, o título de Cidadão Honorário do município de Pinhão. A solenidade, realizada na Câmara Municipal, homenageou também outros cidadãos ilustres daquele município.Durante seu pronunciamento, o deputado lembrou a estreita ligação histórica que o município tem com a família Silvestri. "Meu pai, Moacyr Júlio Silvestri, teve o privilégio de ser prefeito quando Pinhão ainda pertencia a Guarapuava. Dos mais de 5 mil quilômetros de estradas que ele abriu no município, mais de 1500 quilômetros foram, no então distrito de Pinhão, por que na época, era o maior distrito de Guarapuava", destacou.Emocionado, Cezar Silvestri agradeceu a todos os habitantes de Pinhão e em especial a Câmara Municipal pela homenagem. "O município de Pinhão me dá uma alegria muito grande. Ser cidadão pinhãoense é uma honra e um orgulho muito grande. Quero retribuir esse carinho de todo o povo de Pinhão com muito trabalho", enfatizou ressaltando que a condecoração aumenta a responsabilidade que tem com o município. "Nesse momento, que eu posso chamar todos os pinhãoenses de meus irmãos, sei que a minha responsabilidade com esse município aumenta, mas trabalhar por Pinhão, trabalhar por essa gente honrada é um imenso prazer", concluiu.Além de Cezar Silvestri, também receberam o título de Cidadão Honorário, Alvadir Buzzi, José de Assis Santos e Rodrigo Correia Santos. Maria Isabel da Silva foi a única a receber o título de Cidadã Benemérita.Assessoria de Imprensa do Deputado Federal Cezar SilvestriJornalista: Ricardo Tesseroli - MT 6334Fone: 42 9977 1656 - 42 3623 6586http://www.deputadocezarsilvestri.com.br/

CAMPANHA PRODUTOR SOLIDÁRIO Sindicato Rural realiza entrega fraldas ao Centro de Nutrição Renascer



O Sindicato Rural de Guarapuava entregou nesta sexta-feira (12), 145 pacotes de fraldas infantis descartáveis ao Centro de Nutrição Renascer, arrecadados na segunda etapa da Campanha Produtor Solidário.

O presidente do Sindicato, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, comentou a importância do trabalho social. “É importante não somente o atendimento à criança, mas também o cuidado com toda a família do paciente, para que não haja reincidência de diagnósticos de desnutrição na cidade”.

O Centro de Nutrição Renascer atua há 16 anos no atendimento a crianças que apresentam quadro de desnutrição e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Por se tratar de uma organização não governamental (ONG) não possui fins lucrativos, portanto, “o Centro precisa de doações como a do Sindicato Rural para manter o atendimento às famílias”, destaca a voluntária Luciana de Lima Wouk.

A maioria das doações foi feita na troca por ingressos para o show de Yassir e Rodrigo Sater, alusivo aos 43 anos do Sindicato Rural de Guarapuava, no dia 27 de outubro.

A entrega marcou o término da segunda etapa da Campanha promovida pelo Sindicato. O presidente da entidade, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, informa que na terceira etapa será feita a arrecadação de brinquedos para doação no Natal.

FIA – Fundo para a Infância e Adolescência

O Centro de Nutrição Renascer também recebe doações através do Fundo para a Infância e Adolescência. Luciana Wouk comenta que qualquer pessoa física ou jurídica pode realizar doações através do FIA. “Na guia de doação você pode optar por fazer a doação casada, indicando o nome da instituição a qual você irá destinar a doação, ou então somente doar para o fundo e eles direcionam para alguma entidade do município”, explica.

A vantagem em realizar a doação através do FIA é que o valor doado pode ser abatido do imposto de renda no ano seguinte. Por exemplo, se a doação de R$ 100,00 for efetuada até o dia 31 de dezembro de 2010, esse mesmo valor pode ser declarado no campo de abatimentos de imposto no momento da declaração de imposto de renda em abril de 2011.

Vale lembrar que a pessoa que terá imposto a restituir o valor da doação será restituído também, então se houver dinheiro a restituir no valor de R$ 100, por exemplo, será restituído o valor determinado para a receita mais a doação feita ao FIA.

O interessante é que para quem declara imposto de renda, na verdade, não estará gastando dinheiro ao fazer uma doação pelo Fundo para a Infância e Adolescência.

Para doar é preciso retirar a guia de depósito com um contador ou na Prefeitura Municipal, ir até a Caixa Econômica Federal e fazer o depósito no caixa.

Assessoria de Imprensa – Release 358 - 12/11/2010

Sindicato Rural de Guarapuava- (42) 3623-1115- ACESSE O SITE www.srgpuava.com.br

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Avião com Tarso Genro tem problemas no radar e volta a São Paulo



Um Airbus A340 da Iberia que operava o voo 6820 com destino a Madri, com a comitiva do governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, a bordo, voltou a São Paulo pouco mais de uma hora após ter decolado do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana da capital paulista.

O avião que decolou às 22h13m desta quinta-feira apresentou um problema técnico no radar ao sobrevoar o estado de Minas Gerais. Por questões de segurança, o comandante decidiu retornar à capital paulista. O voo 6820 pousou em segurança em Cumbica aos 2 minutos desta sexta-feira.

Pelo Twitter, os assessores do governador eleito comunicaram que Tarso e sua equipe passaram a noite em um hotel na capital paulista e lamentaram o cancelamento da agenda em Madri nesta sexta.

- Compromissos de sexta devem ser transferidos para próxima Terça. Embaixada brasileira já foi acionada - diz pelo Twitter o assessor Vinicius Wu.

Em sua primeira viagem internacional, Tarso teria nesta sexta um almoço com empresários e investidores espanhóis, promovido pela Câmara de Comércio Brasil - Espanha e pelo Banco Santander. A equipe do governador eleito tentará transformar o almoço em um jantar, na próxima semana.

Também pelo Twitter, o assessor Guilherme Gomes disse que, tão logo ficar definido, informará o novo horário de partida de Tarso Genro e equipe para Madri.

- Ainda não confirmado pela Iberia, mas previsão é que Tarso Genro e comitiva embarquem para Madri no começo da tarde - escreveu Gomes no microblog.

A comitiva que acompanha o governador Tarso Genro é composta pelos futuros secretários Estilac Xavier, (Secretaria Geral), Carlos Pestana Neto (Casa Civil), Marcelo Danéris (Conselho de Desenvolvimento Economico e Social), Luis Augusto Lara (Trabalho), além de Caleb de Oliveira (presidente do PSB), Adalberto Frasson (presidente do PC do B), Vinicius Wu (assessor de Tarso) e Luiz Fernando Mainardi (deputado estadual eleito).

Pessuti cria em Guarapuava 7º Subgrupamento de Bombeiros -




O governador Orlando Pessuti assinou na noite desta quinta-feira (11) o decreto de criação do 7º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Guarapuava, que passa a ter maior autonomia administrativa, pois estará vinculado diretamente ao Comando Geral dos Bombeiros, em Curitiba. Ao todo, serão criados 65 cargos de bombeiro militar para compor o quadro de pessoal da unidade, que atenderá 21 municípios da região de Guarapuava.

“Ao criarmos este subgrupamento independente estamos melhorando não só em termos de efetivo ou de estrutura, veículos e equipamentos, mas de uma maneira geral todo o setor de segurança pública. Quando se investe no Corpo de Bombeiros, na Policia Rodoviária Estadual ou na Policia Ambiental, estamos investindo para melhorar a segurança pública. É isto que estamos fazendo em todo o estado”, afirmou Pessuti.

Acompanhado dos secretários Ney Caldas (Casa Civil) e Aramis Linhares Serpa (Segurança) e do deputado estadual Artagão de Matos Leão, o governador disse que tem feito todo esforço para melhorar a estrutura da Policia Militar. “E esta melhora está vindo através deste aperfeiçoamento e desenvolvimento do Corpo de Bombeiros. Hoje, ainda, instalamos a 4ª Companhia do 16º Batalhão da PM em Prudentópolis. Anteriormente, havíamos criado uma companhia independente em Irati, bem como o Comando Regional dos Campos Gerais e da Região Centro-Sul, em Ponta Grossa”.

O governador fez questão de ressaltar que a reestruturação da Policia Militar passa necessariamente pelo aumento do atual efetivo policial. “Policiais recém formados são enviados para trabalhar junto a população. Nesta semana, os secretários Ney Caldas e Aramis Serpa sugeriram a contratação de 30 novos bombeiros para atuarem no Aeroporto de Maringá. Em sete meses de governo efetuamos a contratação de 2 mil policiais militares, além de 516 policiais civis, 16 delegados e 500 escrivões e servidores”.

BUROCRACIA - Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Geraldo Domaneschi, a criação do Subgrupamento Independente de Guarapuava representa o fim da burocracia e “agiliza, transformando o trabalho dos bombeiros mais eficaz. O efetivo que atualmente é de 60 soldados passa a ser de 132, um aumento de mais de 100% no efetivo. Isto repercute na ponta, ou seja, no trabalho de atendimento a população, que é o que mais interessa para os bombeiros e o governo do estado”.

O comandante do novo Subgrupamento, capitão Arlisson Sanches, disse que a unidade tem viaturas e equipamentos suficientes para atender os 21 municípios da região. “A previsão é ampliar a quantidade de material e de pessoal. Hoje, trabalhamos com a marca de 5 minutos para atendimento dentro do município de Guarapuava. Com o aumento do efetivo e viaturas, chegaremos mais rápido aos bairros e aos municípios vizinhos”.

Já o comandante-geral da Policia Militar, coronel Rodrigo Larsen Carstens, disse que por muito tempo a corporação ficou estacionada, numa sociedade dinâmica e que faz crescer as demandas a todo instante. “Era necessária esta reestruturação da corporação. Pela ação do governador Orlando Pessuti, com o aval da Assembléia Legislativa, tivemos uma reestruturação importante e que repercutirá na melhoria na qualidade dos serviços prestados”.

A solenidade teve a presença do prefeito Fernando Ribas Carli, do tenente-coronel Zan Lucas, comandante do 2º GB de Ponta Grossa, além de vereadores, secretários municipais, militares e populares.

NOVA LEI - A criação do Subgrupamento é resultado da aprovação recente da nova lei da organização básica da Polícia Militar e permitirá melhores condições para o atendimento da população, porque representa mais efetivo, viaturas e equipamentos. Um SGBI é comandado por oficial superior, no caso um major. O decreto faz parte de uma série de assinaturas desencadeadas a partir da aprovação das novas leis de Organização Básica (nº 15.575) e Fixação de Efetivo (nº 15.576), sancionadas em 28 de setembro deste ano.

O Subgrupamento de Guarapuava atenderá os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Mato Rico, Nova Laranjeira, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Santa Maria do Oeste, Turvo e Virmond.

Arquivo anexado:

Restam poucos ingressos para o Festival Gastronômico Carne de Cordeiro


A Cooperativa Agroindustrial Aliança de Carnes Nobres Vale do Jordão (Cooperaliança – Cordeiro Guarapuava), com o apoio do Sindicato Rural de Guarapuava, promove no dia 19 de novembro, o 3º Festival Gastronômico Carne de Cordeiro, às 20 horas, no PAHY Centro de Convenções e Eventos.

Assim como nas duas edições anteriores, o evento vai mostrar a versatilidade da carne de cordeiro, com variados pratos preparados pelo Restaurante e Churrascaria Casa Vecchia.

Segundo a vice-presidente da Cooperaliança e coordenadora do projeto ovinos, Adriane Araújo Azevedo, a expectativa é que 800 pessoas prestigiem o Festival. “A Cooperaliança pretende, a partir de iniciativas como esta, fomentar o consumo, fazendo com que as pessoas possam apreciar a verdadeira carne de cordeiro”, explica.

Os ingressos para o Festival Gastronômico estão à venda na Cooperaliança, junto ao Sindicato Rural de Guarapuava (Rua Afonso Botelho, 58, Trianon), e custam R$ 40,00 por pessoa. Após o jantar haverá baile com a Banda Gato Xadrez. “Restam poucos ingressos. Portanto, os interessados devem adquiri-los o quanto antes”, avisa Adriane.

O 3º Festival Gastronômico Carne de Cordeiro tem o apoio da Pioneer Sementes, Cooperativa Agrária, Sicredi, Tortuga, Beneficiadora de Batatas Guará, Sistema Fecomércio e Sindicato Rural de Guarapuava.


Há três anos no mercado

A Cooperaliança, criada há três anos, já é uma marca consolidada no mercado, com clientes em Guarapuava e região. “A carne de cordeiro é apreciada pelo guarapuavano e tornou-se mais acessível ao consumidor com o trabalho da cooperativa. O produto está disponível nos principais mercados e casas de carnes da região”, comenta Adriane.

Além da carne de cordeiro, a Cooperaliança comercializa carnes de novilho precoce e superprecoce. São 63 produtores cooperados. Qualidade e regularidade é o lema da Cooperativa.

Mais informações pelo telefone (42) 3623-1115 ou 9925-9611.

Anton Gora assume presidência do Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Centro do Paraná



O Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Centro do Paraná acaba de ser reativado. Em reunião realizada hoje (11) de manhã, no Sindicato Rural de Pitanga, representantes de sindicatos da região elegeram o vice-presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Anton Gora, presidente do Núcleo Regional.

O Núcleo era presidido por Cleuze Araújo, que por motivos de saúde solicitou a reunião e repassou o cargo para Gora. “Não tenho mais condições de continuar na presidência e sugiro que a sede do Núcleo passe a ser no Sindicato Rural de Guarapuava”, disse Araújo.

Em comum acordo, a diretoria do Núcleo ficou composta por Anton Gora (presidente), Luiz Carlos Zampier e João Marco Nicaretta (1º e 2º vice-presidente), Sérgio Zanetin (1º secretário) e Geraldo Almeida (2º secretário). Desta forma, o Núcleo ficou com representantes dos sindicatos rurais de Guarapuava, Manoel Ribas, Pitanga e Pinhão.

Ao ser empossado, o novo presidente Anton Gora, disse que o primeiro passo será promover a integração entre os Sindicatos Rurais, através de reuniões periódicas; realizar trabalhos regionais e discutir os problemas do setor agropecuário que envolve os municípios do Núcleo.

A diretoria terá o mandato de dois anos. Atualmente o Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Centro do Paraná é composto pelos sindicatos rurais de Araruna, Barbosa Ferraz, Campo Mourão, Cândido de Abreu, Engenheiro Beltrão, Faxinal, Grandes Rios, Guarapuava, Ivaiporã, Manoel Ribas, Nova Cantu, Palmital, Pinhão, Pitanga, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí e Turvo.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

De impostos, promessas e traições




Mario Eugenio Saturno

O leitor pode pensar que a Educação será a prioridade da primeira presidente do Brasil, certo? Também deve pensar que ela vai cumprir sua promessa de reduzir a massa de impostos, correto? Segurança, então, vai ser um espetáculo, né não? Pois é, a eleição mal acabou e as traições já despontam no horizonte. Para começar, observe as pesquisas (que acertaram), a presidente eleita teve esmagadora maioria entre os sem-ensino e entre os sem-religião. Fortalecer as igrejas, ou investir em educação é criar eleitor para o Serra/Aécio/Alckmin. Talvez explique o porque do presidente Lula ter desprezado a Educação no discurso do aniversário dele. Basta inteligência para vencer... sem mais comentários!

Espertamente a nova governante afirmou que se arrecada mais porque o PIB (produto interno bruto) cresceu. O problema é que a sanha arrecadatória do estado, nos três níveis, cresce em porcentagem do PIB. Ou seja, escandalosamente! E como ganância não tem limite (dos governos, então), o governo Dilma já quer ressuscitar a CPMF, conhecido como imposto do cheque. O nome certo disso é traição. E espero que a OAB e a CNBB empenhem-se muito em combater esse abuso contra a sociedade, bem como todo jornalista e político reto. Principalmente porque o governo Lula aumentou várias contribuições federais.

É uma vergonha que nenhum político da situação fale em melhorar a gestão do Estado, torná-lo mais eficiente. São muitos cargos comissionados que poderiam ser cortados. Por que o Estado de São Paulo superou a crise? Também porque cortou mais de quatro mil cargos comissionados anos atrás. O governo não pode deixar de gastar em educação, saúde e segurança. Tem é que criar políticas de resultados, com o olho na eficiência dos serviços e na qualidade do gasto com metas bem definidas e mecanismos de controle, avaliação e correção. Incluindo a economia de recursos, melhoria do desempenho dos funcionários através de sua qualificação e uso de recursos computacionais. Como uma boa empresa faz.

Os Estados de São Paulo e Minas Gerais, entre outros, reduziram muitos impostos, barateando alimentos principalmente. Também melhorou a eficiência das compras, através da Bolsa Eletrônica de Compras. O resultado? Menos violência e PIB maior que o do Brasil. Sim, São Paulo reduziu ainda mais o número de assassinatos, caiu para 9 por cem mil. E eu me pergunto, por que os estados mais violentos do Brasil, como o Alagoas, não votaram no candidato que reduziu o número de assassinatos? (Ok! Maceió foi exceção) Ainda mais sabendo que o PAC da Segurança foi um fracasso total, o numero de assassinatos aumentou pelo Brasil.

O governo federal, nos últimos anos, inchou a máquina pública e aumentou os gastos. Essa é a hora de parar. Chega! Precisamos de boas políticas para criar empregos, envolver o setor privado, investir na infra-estrutura mais ampla e mais eficiente. Senão, não marcha!

Mario Eugenio Saturno, de Bariloche - Argentina, é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), professor universitário e congregado mariano. (mariosaturno@uol.com.br)

Aprovado Mestrado em Letras da Unicentro


A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) estará mais verticalizada em 2011: a Reitoria recebeu a confirmação, por parte da Capes/MEC, de que o curso de Mestrado em Letras da instituição está devidamente aprovado, com início provável da primeira turma já no segundo semestre do próximo ano.

“Em 2004, quando assumimos, colocamos a verticalização como meta principal, algo que estamos conseguindo ano a ano”, pontua o reitor da instituição, Vitor Hugo Zanette, referindo-se a cursos como Engenharia Florestal e Química, dentre outros.

Com área de concentração em Letras e duas linhas de pesquisa (Texto, Memória e Cultura e Poéticas da Leitura e da Interpretação), o programa terá como professores permanentes Níncia Cecília Borges Ribas Teixeira, Cláudio José de Mello, Daniel de Oliveira Gomes, Cláudia Rio Doce, Rosana Gonçalves, Loremi Loregian Penkal, Luciana Ferreira Dias e Maria Cleci Venturini, todos da Unicentro. Oito vagas serão oferecidas nesta primeira turma.

“Esta aprovação reflete o estágio avançado em que se encontram as Ciências Humanas na Unicentro, assim como os demais campos do conhecimento, refletindo um trabalho coletivo ao longo dos últimos anos em favor da nossa Universidade”, completa o vice-reitor, Aldo Nelson Bona.


______________________________

Professores da Comunicação atuam como jurados em prêmio estadual


Quatro professores do Departamento de Comunicação da Unicentro estão atuando como convidados da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), integrando o comitê organizador da décima oitava edição do Prêmio Amsop, cuja cerimônia de premiação será no próximo dia 26, no município de Realeza.

No final de semana passado, Anderson Costa, Ariane Carla Pereira, Edgard Melech e Marcio Fernandes atuaram como membros do corpo de jurados, ao lado de docentes da Faculdade Assis Gurgacz (Fag), de Cascavel. Este é o quarto ano consecutivo que professores da Unicentro são convidados pela Amsop para atuar no Prêmio, que, este ano, registrou 261 trabalhos inscritos, um recorde na história da entidade.

“A Unicentro já organiza o Prêmio Adjori/PR e tem um pré-convite para coorganizar o Prêmio Faciap/PR, o que demonstra a seriedade das ações da instituição neste segmento da Comunicação”, avalia o vice-reitor, Aldo Nelson Bona.

PESSUTI AUTORIZA CRIAÇÃO DO SUBGRUPAMENTO DE BOMBEIROS EM GUARAPUAVA -




O governador Orlando Pessuti assina nesta quinta-feira (11) o decreto de criação do 7º Subgrupamento de Bombeiros Independente em Guarapuava. A criação da unidade possibilitará maior autonomia administrativa ao subgrupamento, vinculando-o diretamente ao Comando Geral dos Bombeiros de Curitiba.

Serão criados 65 cargos de bombeiro militar para compor o quadro de pessoal da unidade, que atenderá 21 municípios da região de Guarapuava. A criação do subgrupamento é resultado da aprovação recente da nova lei da organização básica da Polícia Militar, que prevê a criação de diversas unidades em todo o Estado.



Serviço: Pessuti autoriza criação do Subgrupamento de Bombeiros em Guarapuava

Data: 11/11/2010

Horário: 18h30

Local: Quartel dos Bombeiros

Rua Senador Pinheiro Machado, 1230, Centro - Guarapuava

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Caso Carli Filho: Advogado da família de uma das vítimas, fez um protesto público pedindo a pronúncia do réu


Elias Mattar Assad, advogado da família de uma das vítimas, fez um protesto público de 26 segundos pedindo a pronúncia do réu. “Embriaguez em direção de veículo: está provado por testemunhas e por confissão do réu no seu interrogatório. Velocidade altíssima com decolagem do veículo: está comprovada por perícia e por prova testemunhal. Resultando isto em mortes fica inafastado o dolo eventual e o julgamento pelo Tribunal do Júri. Pedimos a pronúncia do réu”, diz o pedido de Assad.

Para ele, 26 segundos é o tempo suficiente para fazer a acusação final. “O tribunal de Justiça do Paraná deu 30 dias para a defesa apresentar suas razões. Para nós está tão cristalino que não precisamos mais do que trinta segundos para fazer uma acusação final”, ressaltou.

O assistente de acusação da família de Murilo, Juarez Xavier Kuster, concluiu que realmente não há mais nada a ser feito. “Havia álcool e velocidade extrema. O choque ceifou a vida de dois jovens da cidade. A prova está definida. Esse prazo de trinta dias é pura perda de tempo”, afirmou.

Bastante emocionada com a continuidade do processo, a mãe de Gilmar Yared, Cristiane Yared, desabafou. Ela disse que a família não irá mais se pronunciar até a conclusão do processo.

“É uma postura nossa. Afinal de contas eu, como a Vera (mãe de Carlos Murilo) e todas as mães, somos apenas mães que perderam seus filhos. Quem somos nós para ir contra os senhores desembargadores e senhores juízes? Somos apenas a família que perdeu”, disse.

Ela conclui dizendo que voltar ao Tribunal do Júri remete ao dia do acidente. “Também nos fornece a sensação de que é necessário uma punição para assassinos de trânsito”, disse.

Projeto do Vereador Nelio proíbe propaganda eleitora em vias publicas



A Câmara Municipal aprovou na tarde de hoje,10/11,Projeto de Lei de autoria do Vereador Nelio Gomes da Costa (PSDB),que proíbe a colocação de placas,painéis,faixas,cavaletes ou qualquer tipo de publicidade em espaços,bens e logradouros públicos com a finalidade de propaganda politica no Município de Guarapuava,sendo permitida apenas a utilização de bandeiras.

Segundo o Parlamentar ,o projeto é de suma importância,haja visto o que se presenciou durante a campanha eleitoral deste ano,com imensa poluição visual,dificuldade e diminuição de espaços para circulação em praças e no terminal de ônibus,alem do trastorno que gerou no transito. “Só estamos permitindo a utilização de bandeiras porque isto gera empregos,já que os candidatos terão que contratar funcionários para porta-las em vias publica”.No Projeto de Lei o Vereador determina ainda uma multa de 1.000 UFM (Unidade Fiscal do Município) em torno de R$ 3.000,00 por infração cometida. A propaganda eleitoral em Guarapuava com a aprovação desta lei só sera permitida em imoveis particulares mediante autorização do proprietário.

Estudante que salvou a vida de criança recebe homenagem da Câmara



A estudante Raquel Cucerevoi,que através de sua iniciativa salvou a vida de uma criança em Guarapuava, foi recebida na tarde de hoje,10/11 na Câmara Municipal de Guarapuava para receber uma Moção de Congratulações e aplausos de Autoria do Vereador Nelio Gomes da Costa (PSDB).Ela estava acompanhada de seus colegas ,professores e diretores da Faculdade Guairaçá. Raquel Cucerevoi, é estudante do curso de Extensão de Atendimento Pré-Hospitalar em Emergência da Faculdade Guairacá (Curso de Socorrista), a apenas 1 (um) mês. Em data de 25/10/2010, ao chegar à rua de sua casa, deparou-se com a Senhora Melissa Moreira Maron, mãe da menor Eloisa de Moura de 1 ano e 7 meses, a qual estava desesperada jogando sua filha para cima. Percebendo a situação, a estudante tomou a iniciativa de um socorrista e identificou-se. Ao saber que a menina se afogara com um pedaço de pirulito e “já estava ficando roxinha e salivando”, realizou os procedimentos que havia aprendido pouco antes no curso: colocou a menina de cabeça pra baixo, apoiada em sua perna e com a boca aberta, deu quatro tapinhas leves nas costas da criança que logo colocou pra fora o pedaço de pirulito que a sufocava. “Ela salvou minha filha”, disse Melissa. “Não sabia que existia o curso e ela me atendeu muito bem. Manteve a calma e conseguiu desafogar minha filha”, falou em tom agradecido a mãe da menina. Desta forma, é com grande satisfação que destacamos atuação da referida estudante, já que com apenas 1 (um) mês de aula no curso de socorrista superou todas as circunstâncias momentâneas, demonstrando acima de tudo amor e compromisso para com o próximo. Importante também destacar a importância da Faculdade Guairacá através de seus cursos nas áreas sociais para a cidade, bem como para a região, como por exemplo tal curso de socorrista, que tem como objetivo capacitar profissionais para atuação em serviços de atendimento pré-hospitalar de emergência, diante do crescimento na demanda de serviços nessa área e em decorrência do número de acidentes e da violência urbana.

Veja mais

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Secretário defende regulação sobre centralização de mídia


BRASÍLIA – O secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, defende que próximo governo faça a regulação do setor de comunicação eletrônica (telefonia e radiodifusão) como o que foi feito no setor elétrico, no primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“A área terá o mesmo tratamento que teve a energia no primeiro mandato”, citou ao afirmar que a iniciativa do governo afastou o risco de apagão do fornecimento de energia elétrica. À época, o estabelecimento do marco regulatório para o setor elétrico foi capitaneado pela então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, eleita presidenta da República no pleito de 31 de outubro.

Caberá à presidenta Dilma encaminhar ou não o anteprojeto de lei que Franklin Martins deixará pronto ao Congresso Nacional. “Ou se produz o marco regulatório ou vamos perder o bonde para o crescimento da economia”, disse o ministro, para quem a falta de lei também pode afetar o exercício da democracia.

O secretário lembrou que a legislação brasileira é ultrapassada, “do tempo que havia mais televizinho do que televisão” e que, desde 1962, quando foi escrito o Código Brasileiro de Telecomunicações, foram feitas várias “gambiarras” na legislação, faltando regulamentar inclusive o que está escrito na Constituição Federal como concentração de mídias e produção independente.




O procedimento está sendo testado pela primeira vez na América Latina, e utiliza um microscópio parecido com ultrassom, que não machuca a boca. O exame é realizado pelo Hospital das Clínicas de São Paulo em parceria com a Faculdade de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo).

As lesões são escaneadas por um laser e as imagens são projetadas de forma mais ampla no computador, possibilitando assim que as mudanças celulares sejam analisadas. Se por alguma eventualidade não for possível obter um diagnóstico, exames complementares são realizados.

De acordo com dados do hospital, aproximadamente 50 pacientes em tratamento na clínica de dermatologia, com suspeita de câncer labial, serão os primeiros a se submeterem ao novo tratamento. O equipamento para o exame foi desenvolvido nos Estados Unidos e também já é utilizado em países da Europa. No HC, nesta primeira fase, o equipamento será uma ferramenta de estudo e pesquisa para avaliar o câncer labial.

Segundo a odontóloga e tutora do Portal Educação, Christiane Toriy, o método vai contribuir bastante para os devidos procedimentos em caso de suspeitas de câncer bucal. “Na forma tradicional o paciente precisa fazer uma biópsia para analisar o problema, o que naturalmente causava determinado incomodo à pessoa. Com esse novo processo fica mais fácil, tanto para o paciente quanto para o profissional”, diz a tutora.

www.portaleducacao.com.br

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sharp apresenta celular 3D que dispensa óculos especiais no Japão

Crédito: AFP Photo

RIO - A Sharp apresentou neste fim de semana o seu novo smartphone Lynx 3D. Com tela de LCD de 3,8 polegadas, o aparelho exibe imagens em três dimensões sem a necessidade de óculos especiais. O Lynx 3D será vendido pela operadora japonesa NTT Docomo a partir de 2011 e terá o personagem Darth Vader, de "Guerra nas Estrelas", como garoto propaganda.

O smartphone utiliza o sistema Android 2.1 e vem com uma câmera que tira fotografias em 3D. Com 13,4mm de espessura, pesa apenas 140 gramas.

Links patrocinados

Biobutanol: A Gasolina de Amanhã (27% + energia do que o etanol e não corroi)

Biobutanol: A Gasolina de Amanhã (27% + energia do que o etanol e não corroi)

No mundo atual com os recursos energéticos a base de petróleo chegando ao limite de produção, emissões-vazamentos criando sérios problemas ambientais, o óleo fóssil nas mãos de nações totalitárias, sem falar nos preços aumentando a cada dia, qualquer avanço em combustíveis e fontes alternativas de energia são mais do que bem-vindas.

Cientistas do nosso grupo e muitos outros que trabalham criando e gerando tecnologias de ponta em biocombustíveis, têm chegado a conclusão que (juntamente com o biodiesel) o biobutanol é uma das mais viáveis opções para susbstituir os combustíveis de petróleo, principalmente a gasolina.

Finalmente O que é Biobutanol ?

Lola-Mazda Usando uma Mistura de BioButanol-BioEthanol em Corrida de Formula 1 (clique para aumentar)

Lola-Mazda Usando uma Mistura de BioButanol-BioEthanol em Corrida de Formula 1 (clique para aumentar)

Biobutano tem o potencial de revolucionar a indústria energética atual. Biobutanol, como o etanol, é um álcool. A diferença entre o butanol e etanol é que o etanol tem dois carbonos na sua cadeia carbonica, enquanto cada molécula de butanol (C4-H1o-O) possui 4 carbonos.

O Butanol que é produzido a partir de biomassa ou matéria orgânica é referido como biobutanol ao contrário do petrobutanol ou simplesmente butanol que se origina a partir do petróleo.

A razão porque afirmamos que o biobutanol tem o enorme potencial para ajudar a acabar nossa atual dependência ao petróleo fóssil é o fato de que certas bactérias, particularmente raças de Clostridium têm a capacidade única de digerir todos os tipos de matéria orgânica em uma mistura de acetona, butanol e etanol.

Recentemente, através de um processo desenvolvido nos USA, biobutanol foi sintetizada em quantidades maiores e mais eficientemente sdo que se pensava ser possível através da utilização de uma raça de bactéria conhecida como Clostridium tyrobutyricum.

O processo envolvido na produção de butanol a partir da biomassa é bastante semelhante ao do etanol, constituído essencialmente por bactérias ou outros micro-organismos que transformam uma solução de açúcar, amido, lignina, fibra em uma mistura de produtos químicos, incluindo butanol.

Butanol pode ser produzido por fermentação ABE tradicional – a conversão anaeróbica de carboidratos por raças de Clostridium em acetona, butanol e etanol. O butanol, sendo apenas ligeiramente solúvel em água é separado da solução, quer por um absorvente ou por meio de destilação.

Porque o Biobutanol Pode Substituir a Gasolina?

Molécula de ButanolO Butanol tem uma densidade energética mais próxima (91.2%) a gasolina do que qualquer outro combustível alternativo usado hoje, como o etanol (61.2%). Além desta densidade de energia, biobutanol queima exatamente como a gasolina quando utilizado em um motor a gasolina.

A gasolina tem uma densidade energética de 32 megajoules por litro, enquanto butanol tem 29,2 MJ / L e etanol e tem apenas 19,6 MJ / L. Butanol também tem um calor de vaporização muito menor do que álcool, facilitando o arranque a frio. Devido as suas características bem mais próximas à gasolina, biobutanol pode ser usado sem recorrer às linhas de aço inoxidável e injetores de maior fluxo de combustível.

Isto significa que o biobutanol pode ser substuir 100% a gasolina. Os motores dos carros que foram testados com butanol não foram modificados de qualquer forma. O biobutanol pode, teoricamente, ser usado como um substituto direto da gasolina, e até mesmo em uma mistura.

Butanol também não é muito higroscópico (facilidade de absorver água ) e não requer o tratamento diferenciado que requer etanol que é fácil de incorporar água. Se tudo isto não bastasse, butanol também queima em uma ampla gama de temperaturas mais do que o etanol, e tem excelentes propriedades de partida a frio.

Em outras palavras, um motor a gasolina pode funcionar com butanol mesmo em uma manhã fria de inverno, não tendo quaisquer problemas de partida. Além disso, butanol pode ser produzido mais barato que os combustíveis fósseis, reduzindo as emissões ao meio ambiente, e não ataca os materiais utilizados em motores de combustão interna.

Biobutanol pode ser o substituto mais realista para a gasolina na atual corrida por combustíveis alternativos. Quando biobutanol é produzido a partir de matéria orgânica (ex. Biocombustível aquícola), tem um balanço de CO2 neutro. Isto significa que a quantidade líquida de dióxido de carbono emitida para a atmosfera como resultado do consumo de butanol é zero.

Isto é devido ao fato de que as plantas superiores e algas que podem ser usadas para produzir butanol absorvem dióxido de carbono da atmosfera enquanto crescem. Este pode ser um aspecto importante na substituição da gasolina pelo butanol devido aos efeitos nocivos bem conhecidos ao meio ambiente que o consumo de combustíveis fósseis tem causado.

Vantagens de BioButanol:

  • Densidade de energia apenas 10% abaixo do da gasolina.
  • Octanagem 25% maior do que a gasolina.
  • Não corroi as peças de plástico ou borracha do motor (como fazem etanol / metanol).
  • Pode ser bombeado / armazenado / transportado nos mesmos equipamentos usados atualmente para gasolina
  • Qualquer percentagem de gasolina+ biobutanol (10-100%), é viável nos carros de hoje, não sendo necessárias alterações ao contrário de carros movidos a etanol.
  • BioButanol não absorve água, como etanol ou metanol (armazenamento a longo prazo = sem problema).
  • BioButanol queima mais limpa que a gasolina (sem NOx, SOx e monóxido de carbono)

Biodiesel, Biobutanol, Etanol e a Revolução dos Biocombustíveis

Desenvolvendo gradualmente a substituição dos combustíveis fósseis com a introdução de combustíveis à base de biomassa, como o biodiesel, biobutanol e etanol podemos seguramente promover um desenvolvimento sustentável e amigo do meio ambiente com a respectiva geração de empregos e prosperidade para o setor rural. Em outras palavras, fazendo com que a revolução dos biocombustíveis realmente atinja o homem e a mulher do campo.

Embora ainda temos que vencer vários desafios tecnológicos para converter eficientemente biomassa em biobutanol, mas o fato de que nossos veículos atuais poderem rodar diretamente em butanol é uma razão mais do que suficiente para continuarmos avançando e investindo em tecnologias de produção deste promissor biocombustível.

A cada avanço científico-tecnológico que fizermos daqui por diante estaremos cada vez mais perto de realmente tornar o Biobutanol a Gasolina de Amanhã.

Artigos relacionados sobre Biocombustíveis:

Entidades comemoram a sanção da Lei da Transparência



Cinco meses depois da grande manifestação promovida pelo movimento “O Paraná que Queremos”, a OAB Guarapuava e entidades da região comemoram a sanção da Lei da Transparência.

No dia 8 de junho, o Paraná foi palco de uma manifestação histórica. Em todo o estado a população aderiu e foi às ruas para protestar contra a corrupção.

Como resultado da vontade popular, foi sancionada no Paraná, no dia 26 de outubro, a Lei da Transparência e em seis meses o projeto sairá o papel e passará a fazer parte da rotina dos órgãos públicos estaduais.

O texto do projeto foi encaminhado aos deputados da Assembleia Legislativa por representantes do movimento “O Paraná que Queremos”, que é encabeçado pela OAB-PR.

Na avaliação do presidente da OAB Guarapuava, Alexandre Barbieri Neto, a mobilização popular foi a atitude mais importante para a existência desta Lei. “Mas, o movimento continua”, afirmou.

A luta contra a corrupção não é de hoje, e diversos segmentos da sociedade estão engajados em ações para tornar a política mais clara e a serviço de quem realmente representa: o povo.

Há um ano o Observatório Social do Brasil atua em Guarapuava. Desde sua implantação, com adesão e apoio da subseção da OAB. Ao todo, são mais de 35 entidades envolvidas.

O presidente do Observatório Social do Brasil em Guarapuava, José Abel Olivo, explica que o principal objetivo do Observatório é evitar que o dinheiro público seja mal utilizado. Para isso, são desenvolvidos vários projetos como o monitoramento da Câmara Municipal. Em Guarapuava, dois voluntários acompanham as sessões.

Outros projetos visam a capacitação tanto da comunidade para a fiscalização de processos licitatórios, quanto dos empresários da região, para que se tornem aptos a concorrer nestes processos e as empresas locais passem a ser fornecedoras do Estado.

“A democracia só funciona sob pressão. Para isso, o cidadão deve estar preparado para fazer o acompanhamento e no devido momento fazer a pressão necessária para que as coisas aconteçam”, falou, reforçando a importância da educação para a construção da cidadania.

Quem quiser fazer parte das ações pode procurar o observatório, que funciona em uma sala na Associação Comercial de Guarapuava, na Rua XV de Novembro, 8040.



INFORMAÇÕES PARA A IMPRESA:

Danielle Jordan - assessora de comunicação
(42)8802-3634

sábado, 6 de novembro de 2010

Unicentro aprova mais dois novos grupos para o Programa de Educação Tutorial (PET)



O Ministério da Educação (MEC), por intermédio das secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), divulgou em 3 de outubro a relação dos grupos PET (Programa de Educação Tutorial) aprovados no edital Nº 09 – Programa de Educação Tutorial - PET 2010. De forma inédita, a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) teve 2 grupos aprovados neste edital, sendo um do Departamento de Filosofia e outro do Departamento de Química.

O PET foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o Programa propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

Coordenado pela Diretoria de Ação Pedagógica (Dirpape) da Unicentro, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o processo interno de seleção de propostas contou com a participação de representantes das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e de Extensão e Cultura (Proec), além da contribuição dos tutores dos grupos existentes. Das dez propostas internas, duas foram selecionadas conforme as especificações e determinações do edital, culminando na aprovação de ambas pelo MEC. Confirmando o bom processo de seleção interna, a proposta do grupo PET/Filosofia foi classificada em primeiro lugar no lote em que concorreu, ficando à frente de instituições mais consolidadas, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). A proposta do Grupo PET/Química também obteve excelente classificação no processo de seleção feito pelo MEC.

O reitor da Unicentro, professor Vitor Hugo Zanette, ressaltou a importância desta conquista e parabenizou todos os envolvidos no processo pelo êxito alcançado. “Estão de parabéns todos os docentes dos departamentos que se envolveram no processo e toda a equipe da Proen que mostrou a competência e a qualidade de seu trabalho, ao enviar propostas de alto nível para concorrer com demandas de todo território nacional. Uma Universidade jovem como a Unicentro obter classificação à frente de propostas apresentadas por instituições que são consideradas as melhores do país é, sem dúvida, algo digno de registro e de louvor”, afirmou o reitor.

Já o vice-reitor, professor Aldo Nelson Bona, ao parabenizar os envolvidos pela conquista, ressaltou, também, a importância dos grupos PETs para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação e enalteceu as políticas do Ministério da Educação, que retomaram e ampliaram o financiamento do programa, desde há muito estancado e ameaçado de extinção no final da década de 1990. “A retomada dos investimentos públicos no ensino superior e na pesquisa e o início do investimento em políticas de extensão é que tem propiciado o avanço e a consolidação de muitas universidades e, dentre elas, a Unicentro. Nosso corpo docente e nosso corpo técnico-administrativo tem demonstrado sua competência na captação de recursos e na aprovação de projetos que elevam a qualidade dos serviços que prestamos. É motivo de orgulho pertencer à nossa Unicentro”, concluiu o vice Reitor.

A Unicentro conta agora com seis grupos PET. Além dos novos grupos, a instituição já contava com o PET/Geografia-G, PET/Letras-G, PET/Física-G e PET/Agronomia-G. Juntos, os grupos contam atualmente com 40 bolsistas discentes. Todos os anos, os grupos PET/Unicentro abrem editais para ingresso de pelo menos quatro novos bolsistas e membros voluntários.

O edital de resultados com a relação dos grupos PET aprovados pode ser acessado no endereço: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12223&ativo=481&Itemid=480.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Tradição de Finados Conforme a Religião

Tradição Católica


Durante o velório, a opção de caixão abeto ou fechado cabe à família ou às pessoas mais próximas.

A partir da crença na ressurreição, a religião católica celebra de forma significativa duas missas após o falecimento - a do sétimo dia e a do trigésimo dia. Pelos costumes, são ocasiões solenes e importantes para a família. Praticantes fervorosos mandam celebrar missas mensalmente a cada ano. Mas as duas primeiras são as principais. Os anúncios destas costumam ser feitos pelos jornais ou de maneira informal entre parentes e amigos. Importante que pessoas próximas procurem comparecer como ato de respeito, mesmo pertencendo a outra religião. Afinal, trata-se de um gesto de atenção para com aqueles que aqui estão.

A presença em uma missa não desobriga do comportamento em outra. Procure adequá-las à sua disponibilidade. Ou seja, vale a regra de presença no velório e no enterro.

Fundamental que você permaneça até o final da cerimônia e se dirija à família ou aos demais presentes para cumprimentá-los. Logo à entrada poderá ser colocado o livro de presenças, no qual se pede o endereço dos que ali estiveram para que seja enviado um cartão de agradecimento.
O mais indicado ú um cartão de dimensões 10cm x 15 cm, com os dizeres impressos (veja os modelos abaixo). Já foram obrigatórias uma tarja transversal negra no canto superior esquerdo ou uma moldura negra ao redor do cartão, mas ambas caíram em desuso.
Tradição Espíritia

Os espíritas seguem as tradições de decoro nas vestimentas.

Não há restrição quanto ao caixão aberto ou fechado, e acredita-se não ser muito positivo chorar pela pessoa que desencarnou. Música ambiente é permitida, e flores são recebidas, mas não necessárias. Não se utilizam velas.

Após o sepultamento, espíritas não preveem nenhuma cerimônia.

Tradição Evangélica

Os evangélicos acreditam na separação da alma do corpo, do qual é retirado todo tipo de adorno para que seja colocado no caixão.

Os quesitos decoro e sobriedade têm grande importância neste momento, e condenam-se rituais ou cerimônias dirigidos à pessoas que se foi: o velório é voltado para o bem-estar dos enlutados.

Os enlutados não necessitam obrigatoriamente ser parentes ou amigos, mas qualquer um que assim se sinta.

As velas, que no catolicismo representam a iluminação do caminho da alma para o céu, não são permitidas aqui, pois essa lua deve ter sido recebida durante toda a sua vida de fé.

Não há restrição quanto a música e flores - tudo o que possa trazer bem-estar aos que estão de luto. O corpo pode ser deixado sozinho.

O pastor se faz presente ao longo do processo.

Os evangélicos não adotam do Dia de Finados como uma data para reverenciar os mortos. Pode ser um dia como qualquer outro, lembrando que em nenhum momento se acendem velas ou se permitem rituais.

Tradição Judaica

Uma vez constatado o óbito, todas as janelas do recinto são abertas e os adornos do falecido, retirados. Os judeus pregam que, ao morrer, a pessoa se encontra com o Criador, e não seria de bom decoro estar perante a presença divina munido de coisas mundanas.

Cobre-se o corpo com um lençol branco, no intuito de que seja conservada a imagem da pessoa em vida. Mais tarde, o corpo é acomodado em um velório apropriado em cima de uma mesa de pedra, com os pés sempre posicionados em direção à porta. Coloca-se algum apoio sob a cabeça, para que esta fique mais alta em relação ao corpo. Acima da cabeça, acendem-se três velas.

Na escolha do caixão, procura-se prezar pela simplicidade: sempre preto, com um estrela-de-davi de cor branca na parte superior da tampa. Essa padronização representa a igualdade entre os homens.

Com a chegada do caixão ao velório, ali é colocado o falecido. O caixão é fechado, pelo mesmo significado do lençol branco.

As velas são mantidas acesas até a saída do féretro, e pessoas leem os salmos em intenção à alma do falecido, mencionando suas virtudes e boas ações.

O envio de flores não é uma prática adotada pelo judaísmo. Caso as recebam de alguém que não saiba disso, eles a colocam em uma sala à parte. As flores não são levadas ao cemitério.

Para essa filosofia, não se mistura vida com morte, e o corpo não é deixado em momento algum.

Dentro do recinto não se pode comer, beber e fumar.

Não são oferecidas condolências antes do sepultamento. Não se cumprimentam os enlutados, uma vez que os judeus acreditam que palavras são incapazes de expressar adequadamente o pesar do momento. Quem comparece a esse funeral não deve puxar conversa com quem está de luto, mas apenas responder caso seja indagado.

Só se consideram enlutados pai e mãe, filho e filha, irmão e irmã, esposo e esposa.

Os códigos de vestimentas são os mesmos das demais religiões, com preferência a trajes escuros e decorosos.

Fundamental que a cabeça dos homens esteja coberta pelo quipá - que em geral é distribuído àqueles que eventualmente não o tenham. Neste caso, até um lenço vale. Mulheres não precisam cobrir a cabeça - salvo as ortodoxas.

Segundo a tradição Askenazi (judeus europeus), mulheres grávidas e lactantes não podem comparecer ao cemitério. Já os sefarditas (os judeus árabes) não permitem mulheres em geral. Para eles, trata-se de lugar impuro, inapropiado para elas.

Não são realizados enterros durante o Shabat ou qualquer Yom Tov (dias festivos).

A chegada ao cemitério é feita pela porta que tem o vão superior aberto, simbolizando que ali vivos e mortos podem passar. A saída ocorre pela porta que possui um arco na parte superior, com a simbologia de que apenas os vivos por ali passarão.

Após o sepultamento, os judeus não costumam ir para a casa, acreditando assim despistar o anjo da morte.

É costume que eles passem os 7 dias subsequentes ao falecimento recbendo visitas em casa. Estas devem ser realizadas após o horário da reza da manhã, feita pelos homens - o ideal entre 10 e 12 horas. Durante o almoço, não se devem fazer essas visitas. O horário para esse comparecimento se reinicia às 15 horas e vai até as 19:30h., quando novamente os homens se agrupam para a reza do entardecer. Como já foi dito, não leve flores. Um livro com mensagens acalentadoras, por exemplo, pode ser uma sugestão bem-vinda.

Fatos e Figuras

O Dia de Finados Diferente do México

O Dia de Los Muertos é comemorado no México com as pessoas fazendo pequenos altares como oferendas para os entes queridos falecidos, escolhendo sempre as coisas de que eles mais gostavam, como comida, bebida e flores. Não se espante se estiver por lá nesse dia: são comuns piqueniques feitos nos cemitérios ao redor dos túmulos.

Na véspera da data, as famílias se reúnem para enfeitar os túmulos com toalhas, velas e deixar tudo pronto para a ocasião. Uma grande tradição popular são as caveiras doces, que têm para os mexicanos representação semelhante à das abóboras do Halloween norte-americano. Existe inclusive a licença criativa para enfeitar esqueletos femininos com perucas e batom - mas sem medo: eles são feitos da chamada "massapão" - o marzipã.

O colorido das flores é sempre pontuado pelas amarelas, que para eles expressam a morte. Não se chora nem se lamenta: brinca-se muito, dança-se e se passa o dia todo em cima da celebração.

Outra tradição são as rimas, conhecidas como calaveritas, que costumam conter versos em que a morte personificada contrasta com personagens da vida real, sempre fazendo alguma alusão a características da pessoa em questão. Um pouco parecido com o mote do nosso repente nordestino.



Essa tão diferente celebração remonta aos povos indígenas, há mais de 3 mil anos. Quando os conquistadores ali chegaram, no século XVI, introduziram conceitos católicos, e essa mistura deu origem à festa como é hoje.



Fonte: Arruda, Fabio. Faça a festa e saiba o porquê: etiqueta e comportamento do Carnaval ao Réveillon. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.
Fotos retiradas da Internet.

Rapaz ouve médicos o declararem como morto e se recupera



Apenas 36 horas após um acidente de carro, uma tomografia cerebral mostrou que Zack Dunlap não tinha nenhum fluxo sanguíneo no cérebro, portanto estaria com morte cerebral. Zack ouvia tudo.

“Não havia qualquer atividade cerebral”, disse o pai do rapaz depois de conferir os exames. Os aparelhos foram mantidos ligados apenas para que seus órgãos fossem retirados para doação. Galáxia `Estrela da Morte´ está matando vizinha

Nesse ínterim os primos de Zack, Dan e Christy, ambos enfermeiros, acharam que seu aspecto não era de morto. Eles fizeram um teste passando suavemente a ponta de uma faca na sola de seu pé. Zack respondeu, mas a enfermeira disse que aquilo era apenas um reflexo. Em seguida o primo enfiou sua unha debaixo da unha de Zack que reagiu com mais força e mexeu o braço ao longo de todo o corpo. Médicos criam teste para calcular risco de morte

Cinco dias depois Zach acordou e depois de mais 48 já estava em casa.

“Estou me sentindo bem... Só preciso ter mais paciência. Estou querendo dirigir de novo desde que saí da reabilitação”, disse o rapaz à rede de televisão NBC dos EUA. [Fonte]