Encontro sobre resíduos sólidos reúne representantes de 42 municípios
As secretarias de Estado e de Guarapuava do Meio Ambiente realizaram, nesta segunda-feira (22), na sede da Sociedade Rural, uma oficina para a apresentação do Plano de Regionalização de Resíduos Sólidos Urbanos do Paraná, com a presença de representantes de 42 municípios. Durante a manhã, o prefeito Cesar Filho esteve no local. “Temos de pensar em coleta de materiais recicláveis como um negócio e de uma forma regional, por isso fico muito satisfeito que nosso município sedie esse tipo de discussão”.
O tema continuará em discussão amanhã e quarta-feira, durante a oficina de capacitação e discussão da proposta do consórcio público intermunicipal da região 17, composta por Guarapuava, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Pinhão, Porto Barreiro, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond. A reunião é direcionada aos prefeitos.
Guarapuava se destaca na 1ª etapa da Copa Paraná Bicicross
Entre as 18 modalidades disputadas na 1ª etapa da Copa Paraná Bicicross, que aconteceu no último domingo (21), a equipe de Guarapuava foi a campeã equipe, 78 pontos. O evento, realizado no Parque as Crianças, reuniu 69 atletas de Guarapuava, Toledo, Palotina, Marechal Cândido Rondon e Ponta Porã (Mato Grosso do Sul).
Promovido pela Secretaria de Esportes, a FPB (Federação Paranaense de Bicicross) e a Guarapuava Bicicross, a copa teve 37 representantes de Guarapuava. Roberto Maciel, o Tinho, 20 anos, que há 4 anos pratica o esporte, conquistou o 3° lugar na categoria Elite Cruiser Aro 24, uma das mais disputadas. “O apoio que estamos recebendo nesta administração nos motiva muito para treinarmos e seguir avante, levando o nome da cidade por onde passamos”, comenta Tinho.
A 1ª etapa da Copa Paraná Bicicross reuniu um grande público. Os ciclistas visitantes aprovaram a estrutura e a organização. “Isso permitiu que fizéssemos uma boa prova. Guarapuava está de parabéns”, disse o atleta profissional, Ricardo Belter, 28 anos, de Toledo, vencedor na categoria Elite Men.
Secretaria de Saúde vacina 11.796 pessoas contra a gripe
Desde o dia 15 deste mês, a Secretaria de Saúde de Guarapuava promove a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Já foram imunizadas 11.796 pessoas do grupo prioritário, o que significa 45.58% do grupo estabelecido como prioritário pelo Ministério da Saúde, que somam 25.899 guarapuavanos. O dia D contra a gripe foi realizado no último sábado (26). “Nossa média cresceu muito em comparação ao ano passado. O interesse da população é maior e o trabalho da equipe dos postos de saúde está sendo bem feito”, elogia o diretor da Vigilância Epidemiológica, Fernando Pedrotti.
Crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, puérperas (período de 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde e portadores de doenças crônicas fazem parte de um grupo especial, definido anualmente pelo Ministério da Saúde, com prioridade para receber a vacina. Os portadores de doenças crônicas devem apresentar receita médica de uso contínuo. A vacina é contraindicada para quem tem alergia à proteína do ovo ou já apresentou alguma complicação anterior por causa da dose.
As unidades de saúde de Guarapuava estão abertas de segunda à sexta-feira das 8 às 17h, exceto as do Bonssucesso, Boqueirão, Vila Bela e Morro Alto, que atendem até às 21h.
Basquete de Guarapuava fica fora da final da Taça Paraná
A AGB (Associação Guarapuavana de Basquete) disputou, neste final de semana (20 e 21), da 2ª etapa da Taça Paraná de Basquete, em Curitiba. A equipe venceu a primeira partida contra Pato Branco, mas perdeu o segundo para Curitiba, não garantindo a classificação para a fase final, que acontece em Campo Mourão, em maio.
Nove atletas amadores guarapuavanos e três de outras cidades compõem a equipe adulta – 22 a 29 anos. Com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes, os treinos acontecem quatro vezes por semana, no Ginásio de Esportes Santa Terezinha. “Realizamos nosso primeiro jogo com um técnico e notamos uma grande diferença, apesar de não avançarmos na Taça Paraná. Agora a equipe se prepara para a Liga Sudoeste, que acontece em maio”,explica o presidente da Associação Guarapuavana de Basquete, Charllyson Wilson Cordeiro.