quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Richa garante cooperação para funcionamento do Gaeco


Richa-garante-cooperacao-para-funcionamento-do-Gaeco

O governador Beto Richa recebeu ontem (29/01) a visita do procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia, e de membros do Ministério Público para tratar da questão do Gaeco. Também participaram da reunião o chefe de gabinete Deonilson Roldo e a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.

O governador reafirmou o interesse em manter a cooperação com o Ministério Público em relação ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), conforme já havia declarado anteriormente.

Estabeleceu-se que, a partir de agora, a cessão de policiais civis e militares para o Ministério Público será regulamentada de outra maneira.

Caberá ao procurador-geral de Justiça solicitar formal e diretamente a cessão de policiais civis e militares ao Chefe do Poder Executivo, a quem compete privativamente, no uso de suas atribuições constitucionais, analisar e autorizar a cessão de policiais ao Ministério Público, bem como regulamentar os mecanismos de cessão e os prazos, atendendo aos interesses da Política de Segurança Pública do Estado.

O governador Beto Richa manteve o compromisso de garantir quantitativamente o número de policiais que compunham o Gaeco no mês de novembro, conforme já havia sido ajustado em reunião anterior com o procurador-geral de Justiça e que contou com a concordância da Secretaria de Segurança Pública.

O governador declarou que estuda, ainda, a possibilidade de ampliar a cessão de policiais. Por fim, destacou o bom desempenho que o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques, vem apresentando, com a redução dos índices de homicídios no Estado, dentre outras atuações relevantes.

Prefeito Cesar Filho acompanha obras nas UBS



Nesta sexta-feira (30), o prefeito Cesar Silvestri Filho e o secretário de Saúde, Stefan Negrão, vão visitar três UBS (Unidades Básicas de Saúde) que estão sendo adequadas e ampliadas, conforme cronograma de obras da atual administração municipal. A vistoria começará às 14h30, no bairro Xarquinho.
No total, serão reformadas 12 unidades de saúde, garantindo a qualidade no atendimento à população. “Nosso objetivo, e que está sendo colocado em prática com o reforço dos médicos estrangeiros, é resgatar a essência da estratégia do Programa Saúde da Família e a credibilidade da atenção primária”, afirma o prefeito.
 
Roteiro da visita
14h30: UBS Xarquinho
15h: UBS Residencial 2000
15h30: UBS Adão Kaminski
 
Unidades em obras
Xarquinho
Primavera
Guará
Guairacá
Entre Rios
Morro Alto
Recanto Feliz
Jordão
Campo Velho
Adão Kaminski
Residencial 2000
Colibri

Resumo de Notícias



jd patricia (7)


Obras melhoram infraestrutura de Guarapuava


Na Vila Carli, Sara Raquel dos Santos, 33 anos, reside próximo ao rio Xarquinho. Nos dias de chuva forte, o rio subia causando transtornos na região. Para mudar a situação, a Prefeitura de Guarapuava está realizando obras de desassoreamento, garantindo tranquilidade para os moradores. “Agora posso dormir despreocupada. Quando chovia tínhamos que ficar em alerta, famílias vizinhas chegavam a ficar ilhadas aqui”, relata. “Antes havia apenas uma valeta por onde corria a água, nem dava para dizer que era um rio, agora a água está fluindo”, completa Sara Raquel, que vive no local com o esposo e a filha há oito anos.
Essa e outras obras foram vistoriadas nesta quarta-feira (29) pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, junto com o secretário de Obras, Flávio Alexandre, e o presidente da Surg, Fernando Damiani. As visitas também aconteceram no local do antigo Ginásio Trianon, onde foi feita a drenagem da água que alagava o terreno; no Xarquinho, onde a administração municipal promove a regularização fundiária; e nas obras do Jardim Patrícia e da UTFPR. Durante o trajeto, Cesar Filho conversou com a população e com os trabalhadores.
 


Cesar Filho visita judocas e destaca os investimentos para o esporte
Os alunos da Escolinha de Judô da Prefeitura de Guarapuava, que tem a parceria da Polícia Militar, receberam a visita do prefeito Cesar Silvestri Filho nesta quarta-feira (29). A equipe foi destaque no Campeonato Paranaense de judô em 2013. “Vocês terão sempre o apoio da atual administração para que continuem firmes, treinando, se dedicando ao judô e participando de competições”, destaca.
Durante a conversa, o prefeito relembrou da infância, quando também praticava judô. Além das palavras de incentivo, falou sobre os investimentos para o esporte, como R$ 3,6 milhões para a construção de um CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) no Campo do Pavão, bairro Morro Alto, que vai beneficiar toda a população. As obras devem começar este ano. “E no Paz e Bem está em construção um Centro de Artes e Esportes Unificados que contará com quadra poliesportiva coberta, pista de skate, de caminhada, equipamentos de ginástica, parquinho, biblioteca, telecentro e um auditório”, acrescenta.
Representando a equipe da escolinha, o judoca Luan Fadel, 11 anos, agradeceu todo o apoio e incentivo do prefeito Cesar Silvestri Filho ao esporte guarapuavano. “O judô nos dá fama. É melhor até que o BBB”, brinca o garoto, que conquistou o 3º lugar, categoria ligeiro sub-13, nas Paralimpíadas Escolares de Judô, que aconteceu no final do ano passado em São Paulo.


Secretaria da Mulher abre novas inscrições para cursos profissionalizantes
A Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com o Sesi/Senai e empresas de Guarapuava, promove cursos gratuitos de qualificação profissional através do programa Caminhos da Profissão. Voltados para as mulheres e em áreas consideradas estratégicas, três cursos já estão com matrículas abertas e iniciam em 1º de março. São 25 vagas para Auxiliar de Eletricidade Predial e 25 para Auxiliar de Serviços Automotivos, com aulas aos sábados, somando 160 horas. Para o curso de Inclusão Digital são disponibilizadas duas turmas (sábado pela manhã e à tarde), com 20 vagas e total de 80 horas.
As inscrições podem ser feitas diretamente na Secretaria da Mulher, sendo necessário apresentar o documento de identidade e o CPF.  Mesmo que a prioridade para matrícula seja das mulheres, homens também podem participar. Em breve, novos cursos devem ser anunciados, como Auxiliar de Escritório e Auxiliar de Serviços de Panificação. 

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Entrega dos carnês do IPTU começa no dia 20 de fevereiro



IPTU

No mês de fevereiro, a Prefeitura de Guarapuava inicia a entrega dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). A distribuição nas residências será realizada pelos Correios a partir do dia 20. O pagamento em cota única pode ser feito até 10 de março, com desconto de 10%. O contribuinte também pode optar pelo parcelamento em 8 vezes. “Quem não receber o carnê em casa até o dia 10 de março pode ir até os Correios fazer a retirada. Os carnês estarão disponíveis no local por 30 dias e, depois desse prazo, no Paço Municipal”, explica o diretor do Departamento de Receita, Adão Alcione Monteiro.
Diferente do que ocorria em outros anos, a atual administração optou por distribuir os carnês em fevereiro, ampliando o prazo para o pagamento da primeira parcela. “Geralmente a entrega ocorre em janeiro, mas este ano alteramos a data para que os guarapuavanos tenham mais tempo para organizarem suas finanças, pois é nesta época do ano que incidem os principais tributos e contas, como, por exemplo, IPVA, matrículas e material escolar”, reforça o diretor.

Prefeito assina decreto de reajuste salarial durante posse das diretoras dos Cmeis



18


Durante a solenidade de posse das 12 novas diretoras dos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), que aconteceu na tarde desta segunda-feira (27), na Câmara de Vereadores, o prefeito Cesar Silvestri Filho assinou o decreto de nº 3595/2014 que define o reajuste do piso salarial nacional para o magistério em Guarapuava ainda este mês, antecipando um aumento de 8,32% para uma carga horária de 40 horas, o que aconteceria somente em maio. “A valorização dos professores é um dos principais objetivos da nossa administração. O reconhecimento é uma forma de estimular e incentivar todos os nossos profissionais da Educação”, afirma Cesar Filho.
A eleição de forma direta das novas gestoras dos Cmeis é uma ação inédita no município. Cesar Filho regulamentou a lei e democratizou o processo de escolha, uma antiga reivindicação da categoria. “Esse é um grande avanço dentro da carreira dessas profissionais. É uma forma transparente e legítima de eleger as gestoras e aproximar a comunidade da escola. Também é uma forma de igualar os direitos, pois as professoras da rede municipal de ensino já tinham esse direito há muito tempo”, destaca o prefeito. A eleição aconteceu no dia 13 de dezembro do ano passado e, segundo a diretora do departamento de Educação Infantil, Silvana Portela, teve uma ampla participação da comunidade escolar. “É uma grande conquista e, acima de tudo, um gesto de valorização e respeito”.
Para a diretora eleita do Cmei Santana, Andréia Aparecida Machado, 33 anos, esse é um momento único. Ela trabalha há 17 anos como educadora e hoje se sente mais valorizada. “Dediquei anos da minha vida ao magistério. Sou muito grata ao prefeito Cesar Filho por essa conquista. Estou muito feliz e vou continuar trabalhando pela educação em Guarapuava”, agradece. “Esse dia vai ficar na história da educação guarapuavana”, comemora a educadora e diretora eleita do Cmei Vila Carli, Joanice Salateski.   

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Richa autoriza obras para ampliar vagas no sistema prisional do Paraná



O governador Beto Richa assinou nesta quinta-feira (23), em Curitiba, contratos com quatro empresas para as obras de construção de novas cadeias públicas em Campo Mourão, Guaíra e Piraquara, de Centros de Integração Social de Piraquara e Foz do Iguaçu I e de ampliação da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa.

São as seis primeiras obras de um conjunto de 20 unidades prisionais a serem construídas ou ampliadas no Estado. Os contratos para as demais obras serão assinados nos próximos dias. No total serão abertas mais 6.670 vagas no sistema prisional. Serão construídas seis cadeias públicas (2.292 vagas para presos provisórios), seis novos Centros de Integração Social (1.296 vagas para presos de regime semiaberto) e ampliação de oito unidades (3.082 vagas para regime fechado).

“Estamos resolvendo um problema que se acumula há décadas no Paraná. Outros governos não fizeram a sua parte, mas agora temos avançado muito”, afirmou Beto Richa, junto com a secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, no encontro, realizado no Palácio Iguaçu. Richa afirmou que a meta inicial da sua gestão, contida no Plano de Governo, era a transferência de 6.000 detentos custodiados de forma irregular em delegacias para o sistema prisional.

“Estamos trabalhando além deste compromisso, em três anos já transferimos mais de 7.000 presos para as penitenciárias e, com a execução destas obras, vamos abrir mais 6.670 novas vagas no sistema penitenciário do Paraná”, declarou Richa. Ele ressaltou que a gestão do sistema prisional do Paraná é reconhecido nacionalmente por órgãos como Ministério da Justiça, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Conselho Nacional de Justiça, Procuradoria Geral da União e pela Organização das Nações Unidas (ONU).

INVESTIMENTO - A secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, explicou que o investimento nas 20 novas unidades prisionais estava previsto em R$ 161,8 milhões, mas que durante os processos de licitações houve um deságio de 17% no valor, o que representa uma economia de R$ 27 milhões. No total serão investidos R$ 132 milhões.

O investimento é feito em parceria pelo governo estadual e Governo Federal, dentro do Programa de Apoio ao Sistema Prisional do Ministério da Justiça. O Paraná é um dos Estados que está com o cronograma mais adiantado, em razão dos projetos apresentados pelo governo estadual estarem prontos e completos.

“Com esse investimento conseguiremos uma melhora significativa no sistema prisional do Estado”, disse a secretária. Ela destacou também que com as melhorias que serão realizadas no complexo penal de Piraquara, com a abertura de mais 2.500 vagas, será possível retirar todos os presos das delegacias de Curitiba, Região Metropolitana de Curitiba e Paranaguá.

Maria Tereza afirmou, ainda, que as novas vagas proporcionarão a transferência dos presos provisórios sob responsabilidade da secretaria da Segurança Pública para a secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Em consequência, a situação carcerária dos presos provisórios e condenados será tratada de maneira uniforme. Ela afirmou que cerca de 80% dos 18 mil presos do sistema prisional paranaense estudam e trabalham. “A maior contribuição do sistema é também a reinserção do preso na sociedade e no mercado de trabalho”, disse Maria Tereza.

SEMIABERTO – Dos seis contratos assinados nesta tarde, no Palácio Iguaçu, dois são para a construção de unidades prisionais de regime semiaberto: os centros de Integração Social de Foz do Iguaçu e de Piraquara. Os projetos para este tipo de regime foram realizados em parceria com a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e serão empregados ao todo em 11 novas unidades.

“É um modelo de habitação social por meio de casas, sem as celas, que permite uma melhor moradia ao preso do regime semiaberto e a sua reinserção no mercado de trabalho”, disse o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche. O presidente da Cohapar ressaltou que o modelo proposto pela Cohapar foi doado ao Ministério da Justiça para ser implantado em outros Estados.

Cerca de 80% dos 18 mil presos do sistema prisional paranaense estudam e trabalham.



As seis primeiras obras contratadas abrem 1.912 vagas:

Construção da Cadeia Pública de Campo Mourão- 382 vagas (R$ 9,167 milhões) - empresa Korchak & Korchak

Construção da Cadeia Pública de Guaíra- 382 vagas (R$ 8,295 milhões) - empresa Endeal Engenharia e Construções

Cadeia Pública de Jovens e Adultos de Piraquara - 382 vagas (R$ 8 milhões) - empresa: KS Construtora Galvan Ltda- EPP

Centro de Integração Social – CIS de Piraquara - 216 vagas (R$ 3,431 milhões)- empresa: KS Construtora Galvan - EPP

Construção do Centro de integração Social de Foz do Iguaçu I - 216 vagas (R$ 4 milhões) - empresa: Peace Construtora de Obras

Ampliação da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa - PEPG - 334 vagas (R$ 8 milhões) – empresa: Korchak & Korchak



Regiões contempladas com as 20 obras do sistema prisional:

Piraquara: seis obras - duas novas cadeias públicas, uma com 648 vagas e outra com 392 vagas; e as ampliações das Penitenciárias Estaduais PEP e PEP II, com 501 novas vagas cada; da Penitenciária Feminina (PFP), com 391 vagas, e da Casa de Custódia (CCP), com 334 vagas.

Em Ponta Grossa: duas obras - construção uma nova cadeia pública, com 382 vagas, e ampliação a Penitenciária Estadual (PEPG), com 334 vagas.

Foz do Iguaçu: quatro obras: construção de uma nova cadeia pública, com 382 vagas; ampliação da Penitenciária Estadual (PEF I), em 501 vagas; e construções de dois Centros de Integração Social (CIS), para regime semiaberto, com 216 vagas cada.

Cascavel: uma obra - ampliação da Penitenciária Industrial (PIC).

Guaíra: duas obras - construção de uma cadeia pública, com 382 vagas, e de um Centro de Integração Social, com 216 vagas para o semiaberto.

Campo Mourão: duas obras - construção de uma cadeia pública, com 382 vagas, e de um Centro de Integração Social, com 216 vagas para o semiaberto.

Londrina: três obras - construções de uma cadeia pública, com 382 vagas, e de um Centro de Integração Social, com 216 vagas e a ampliação da Casa de Custódia, em 192 vagas.

Participaram do ato de assinatura dos contratos o secretário da Casa Civil, Reihnold Stephanes; o secretário de Governo, Cezar Silvestri; o diretor geral da Paraná Edificações, Luiz Fernando de Souza Jamur; o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite; o presidente do Instituto das Águas, Marcio Nunes.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br ewww.facebook.com/governopr
Áudio:

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

UPA 24 horas começa a funcionar em 10 de março



7A partir do dia 10 de março, a população de Guarapuava contará com o atendimento na UPA 24 horas, construída no bairro Batel. A Prefeitura de Guarapuava entregará à população o prédio em plenas condições de funcionamento. A UPA é uma estrutura intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais, reduzindo o tempo de espera nas duas urgências municipais – Trianon e Primavera. “A UPA estará com todos os equipamentos necessários e profissionais capacitados para atender os guarapuavanos, com qualidade e eficiência”, reforça o prefeito Cesar Silvestri Filho, que inaugurou esta semana a UBS Rio das Pedras.
Dois técnicos do Ministério da Saúde estiveram na cidade nesta quarta-feira (22) e constataram que Guarapuava está dentro do prazo para a entrega da UPA. Os profissionais integram a força-tarefa que acompanha as finalizações das unidades 24 horas em todo o país. “Ficamos muito satisfeitos em verificar que Guarapuava tem data de entrega, cumprindo o prazo e as determinações do Ministério da Saúde, pois vários municípios, inclusive no Paraná, desistiram e devolveram recursos”, relata Kátia Uchimura, apoiadora do gabinete da Secretaria de Atenção à Saúde.
Segundo o secretário de Saúde, Stefan Negrão, a unidade funcionará sete dias por semana para atendimento de urgência e emergência. “A atual administração está empenhada em garantir mais saúde aos moradores em todos os bairros e distritos. Com a entrega da UPA, daremos um importante passo neste sentido, somando a outras ações que estão ocorrendo no município, como por exemplo, as obras de adequação e ampliação de 12 unidades”.

Cesar Filho assina convênio para construção de mais 224 unidades habitacionais em Guarapuava





convenio jd patricia (26)


Na manhã desta quinta-feira (23), o prefeito Cesar Silvestri Filho, o superintendente da Caixa Econômica Federal dos Campos Gerais, Luis Henrique Borgo, o gerente regional da Cohapar, Paulo Rosa de Souza, e o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, assinaram um convênio para construção de mais 224 unidades habitacionais. Os novos apartamentos serão construídos na rua Altair Ciro Gubert, no Loteamento Jardim Patrícia, Alto Cascavel. O empreendimento é financiado pelo programa federal Minha Casa Minha Vida. “Estamos trabalhando juntos para oferecer segurança e conforto para as famílias guarapuavanas que mais necessitam, através de um grande projeto habitacional. Pretendemos construir, até o fim da gestão, 3.000 unidades”, afirma Cesar Filho.
 Segundo o engenheiro civil e diretor técnico do projeto, Luiz Antônio Koppe, os 224 apartamentos serão divididos em 14 prédios, sendo três residenciais: Priscila, Boa Vista e São Francisco. “Essas novas unidades terão um padrão um pouco diferente dos 64 já construídos. Eles serão adaptados a portadores de necessidades especiais e adaptáveis para mudanças futuras”. As obras já iniciaram e a previsão é que estejam concluídas em até 12 meses. O superintendente Luis Henrique Borgo afirmou que até o fim de 2014 a Caixa terá investido mais de R$ 100 milhões. “Pretendemos entregar até o final do ano 1.500 novas residências”.
 De acordo com o secretário Flávio Alexandre, os critérios de seleção para as famílias cadastradas serão os mesmos utilizados na seleção dos 64 apartamentos do Residencial Patrícia, que devem ser entregues ainda em fevereiro. “Seguiremos rigorosamente os critérios. É um processo transparente onde vamos beneficiar as famílias que realmente necessitam. O objetivo do prefeito Cesar Filho é trabalhar e tornar realidade o maior projeto habitacional de Guarapuava”.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ASSINATURA DE 224 NOVOS APARTAMENTOS PARA O JARDIM PATRÍCIA


Nesta quinta-feira (23), às 10h, na sala de reuniões do gabinete, no Paço Municipal, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, assina o contrato para construção de mais 224 unidades habitacionais. Os novos apartamentos serão na rua Altair Ciro Gubert, Loteamento Jardim Patrícia, Alto Cascavel. O empreendimento é financiado pelo programa federal Minha Casa Minha Vida.
 
Serviço: Convênio para construção de 224 unidades habitacionais no Jardim Patrícia
Data: Quinta-feira (23/01/14)
Hora: 10h
Local: Sala de Reuniões do Gabinete

 

RESUMO DE NOTÍCIAS

 
Empresário recebe homenagem
Secretaria de Indústria e Comércio homenageia guarapuavano engajado em pesquisas na área empresarial
Na tarde desta quarta-feira (22), o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Abdanur, presenteou com uma placa de congratulações o empresário guarapuavano Sergio Zarpellon, pelo seu doutorado em administração pela Universidad de la Empresa. Com o título “Projetos de criação de empresas no Paraná, continuidade e descontinuidade”, a tese tratou sobre o desenvolvimento comercial de Guarapuava e outros oito municípios da região, abrangendo políticas públicas e a sociedade civil organizada. Conforme o secretário, iniciativas como essa devem ser apoiadas. “Esse trabalho vem ao encontro das ideias inovadoras que a atual administração está buscando para identificar falhas no setor comercial e empresarial, e avançar neste setor”, destaca Abdanur.
O empresário é engajado em pesquisas sociais e diz querer contribuir para o fortalecimento da nossa região. “Procurei fazer uma tese que fosse de interesse para a sociedade e este trabalho exigiu muito de mim. Muito obrigado”, salienta o homenageado. O diretor do Departamento de Indústria e Comércio, Pedro Renata Fogaça, também prestigiou a entrega. Zarpellon trabalhou junto com Fogaça na gestão de 2001 e 2004, quando foi secretário de Indústria e Comércio.

Projeto Orquídea inicia turmas no bairro Primavera
A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres retomou nesta terça-feira (21) as atividades do Projeto Orquídea, dando início a turmas no bairro Primavera. Estão sendo ofertados cursos de artesanato e orientações sobre orçamento familiar, cooperativismo e direitos da mulher. O principal objetivo é incentivar a participação e a inserção da mulher na sociedade, além de proporcionar auxílio na renda familiar. As atividades acontecem das 14 às 16h30, todas às terças-feiras, na Casa da Cidadania. Mais informações pelo telefone (42) 3622-1342.
O Projeto Orquídea começou ano passado no Xarquinho e no distrito da Palmeirinha, transformando a vida de muitas mulheres. Segundo a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran, esta é uma oportunidade das mulheres se tornarem mais independentes, com a aprendizagem de um novo ofício, garantindo renda extra. Os grupos também aprendem a administrar despesas do lar.

Guarapuava terá 1º Campeonato de Up-Hill
A Escolinha de Mountain Bike, com o apoio da Prefeitura de Guarapuava, vai promover o 1º Campeonato Guarapuavano de Up-Hill. A prova será realizada na trilha do cachorro, no bairro Santa Cruz, neste sábado (25). A concentração acontece às 8h, sendo que a primeira largada está marcada para 9h e a segunda, 9h45. As inscrições podem ser feitas antecipadamente na bicicletaria Urubu Bike, no valor de R$ 10,00 e, no dia, a R$ 15,00.

 As categorias são open livre, master de 34 a 39 anos, feminina livre, master de 40 a 44 anos, júnior masculina de 14 a 17 anos, júnior feminina de 13 a 16 anos, juvenil masculina até 13 anos, juvenil feminina até 12 anos, master novato 30 a 40 anos, master B acima de 41 anos, novatos de 18 a 30 anos e speed livre. Na categoria juvenil, as inscrições são gratuitas. Os vencedores de cada categoria receberão troféus e medalhas. O campeonato terá um total de três etapas, de quatro em quatro meses cada uma. Outras informações através do telefone (42) 9918-9991.

MORADORES DO RIO DAS PEDRAS PRESTIGIAM INAUGURAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE


1
Moradores do Rio das Pedras prestigiaram a inauguração da UBS Rio das Pedras, na manhã desta quarta-feira (22). Queriam conhecer o espaço que estava sendo entregue pelo prefeito Cesar Silvestri Filho dentro dos padrões necessários para atender a população com qualidade e dignidade. Bem diferente do que ocorria há mais de 20 anos. A população era atendida em uma sala na Escola Municipal do Campo Lídia Scheidt Curi. “É muito triste para uma mãe ver o filho com febre de 39 graus e ter de esperar em uma fila para ser atendido. Mas, com uma unidade nova e um médico em tempo integral, ficamos tranquilos e seguros”, relata a dona de casa Lourdes Nogueira, que muitas vezes preferia ir até o Guará, distante 12 km da comunidade, para receber atendimento.
Doralina dos Santos Chaia, moradora do Rio das Pedras há mais de 10 anos, aguardava o momento em que seria atendida em um local com estrutura adequada, equipamentos, médico em tempo integral, dentista e enfermeiros. “Antes éramos atendidos em uma sala na escola. Estávamos esquecidos. Com a presença do médico, vamos poder iniciar tratamentos e ter acompanhamento com mais conforto e perto de casa. A nova gestão está melhorando e mudando a nossa realidade”, afirma. Enfermeira há mais de 16 anos no Rio das Pedras, Marli de Fátima Ferreira Xalõ, também comemora a mudança. “Acompanho a realidade dessa região. Nós fazíamos o que estava ao nosso alcance, mas faltava estrutura e médico. Estou muito feliz porque um novo espaço e novos equipamentos melhoram, inclusive, o desempenho do nosso trabalho”.
O prefeito Cesar Filho ressaltou que a estrutura física da UBS representa uma parte de um atendimento digno e de qualidade. O diferencial da atual administração, segundo ele, são os profissionais que atuam com dedicação e seriedade. “A inauguração da unidade, que garantimos com recursos próprios, é uma das ações que integram as melhorias que estamos proporcionando à saúde de Guarapuava. Vivemos uma nova realidade na qual não podemos permitir que os guarapuavanos sejam atendidos em uma sala improvisada. Agora, todos serão beneficiados, moradores e funcionários”, destaca.

Reforma e ampliação de 12 unidades
Cesar Filho também falou sobre as obras de adequação e ampliação de 12 unidades básicas de Saúde, com investimentos dos governos Federal e Municipal. Segundo o secretário de Saúde, Stefan Negrão, todas vão atender as exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “As unidades não seguem um padrão definido e algumas foram feitas em pré-moldado, como a do Guará e a do Xarquinho, que precisam ser demolidas e construídas novas estruturas. Esse é o resultado de uma administração séria, que coloca as pessoas em primeiro lugar”, ressalta.


CESAR FILHO É ACLAMADO VICE-PRESIDENTE DA AMOCENTRO


amocentro
Na tarde desta terça-feira (21), os prefeitos das 16 cidades que compõem a Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná) elegeram o prefeito de Mato Rico, Marcel dos Santos, o novo presidente da entidade. Durante a reunião realizada em Pitanga, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, foi eleito por aclamação para compor a diretoria como vice-presidente. “Ser aclamado foi uma forma que os municípios da região encontraram para valorizar a presença ativa que Guarapuava tem agora na Amocentro, devido a nossa disposição em usar da nossa capacidade de representação política para reforçar os pleitos de interesse comum, trabalhando de forma integrada com os demais municípios”, afirmou Cesar Filho.
Em discurso enquanto presidente, Marcel dos Santos reforçou o interesse em estabelecer parcerias, tanto na esfera pública quanto na privada, bem como a importância da participação de todos os associados. “Nosso objetivo é formar uma pauta de desenvolvimento para a região, que será construída através de nossas reuniões, ouvindo as demais prefeituras”, reforçou o prefeito de Mato Rico.
“Temos a necessidade de obras para PR 466, principal ligação entre as cidades, a construção do Hospital Regional em Guarapuava, já acordado com o Governo Estadual, enfim, entre outros projetos que beneficiam os municípios do centro do Paraná e que devem ser encabeçados enquanto bandeiras da Amocentro”, apontou o prefeito de Guarapuava.
Os demais membros da diretoria também foram indicados na reunião. A secretária será Heloisa Ivaszek Jenses (Nova Tebas) e o tesoureiro, Laureci Miranda (Campina do Simão). Formam o conselho fiscal Claudio Leal (Santa Maria do Oeste), Vivaldo Lessa (Roncador) e Valdemar Gralak (Boa Ventura de São Roque), tendo como suplentes Elza Aguiar (Altamira do Paraná), Darci José Zolandek (Palmital) e José Maria Reis Junior (Cândido de Abreu). 

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Câmeras gravam a ação de menores assaltando loja em Guarapuava

Jovens abordaram vendedora armados e encapuzados nesta terça (21).
Adolescentes foram perseguidos e apreendidos, informou a Polícia Militar.
Do G1 PR, com informações da RPC TV Guarapuava





http://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2014/01/cameras-gravam-acao-de-menores-assaltando-loja-em-guarapuava.html
Câmeras de segurança gravaram a ação de dois menores, ambos com 17 anos de idade, assaltando uma loja de eletrônicos no bairro Vila Carli, em Guarapuava, na região central do Paraná, nesta terça-feira (21). As imagens mostram os dois adolescentes colocando capuzes antes de entrarem na loja. Armados, eles abordaram e renderam uma das vendedoras. Segundo a Polícia Militar, eles roubaram as mercadorias e fugiram a pé.
"Eu estava de costas e tinha uma cliente comigo. Ela chegou e falou que tinham uns rapazes olhando. Quando eu olhei para trás eles já estavam apontando a arma para mim e falando para eu por as coisas dentro da bolsa, dizendo que queriam o celular e um monte de coisa", contou a vendedora Suellen Gumiero.
O dono da loja, Marcelo Saka, acredita que os jovens já haviam ido ao local para escolher o que queriam. "Eles levaram só o que eles queriam mesmo. Levaram mp3, mp5, a parte de eletrônica, com coisas mais caras, eles levaram bastante coisa ", alegou o comerciante.

Os adolescentes foram perseguidos pela Polícia Militar e apreendidos pouco tempo depois do assalto. Na casa onde um deles se escondeu, os policiais encontraram parte das mercadorias roubadas, drogas, munição e uma balança de precisão. Duas meninas que estavam no local foram presas. Os dois menores já tinham passagem pela polícia.
Segundo a Polícia Militar, em uma semana, foram registrados oito assaltos à mão armada em Guarapuava. Os policiais militares suspeitam que os mesmos jovens que assaltaram a loja de eletrônicos nesta terça-feira estejam envolvidos em pelo menos mais dois dos oito crimes registrados.
"Eles podem estar envolvidos nesses outros roubos, principalmente a pequenos estabelecimentos, tendo em vista que as características que as vítimas citaram são as mesmas. O tipo da arma utilizada nos roubos é a mesma", diz o tenente Juliano Borges, da Polícia Militar. Segundo o policial, os adolescentes costumam ir às lojas para verificar o que vão roubar. "Se alguém perceber qualquer tipo de pessoa que fique circulando nas proximidades do estabelecimento em atitude suspeita, é preciso ligar para o 190 que, então, nós deslocamos uma viatura para o local", afirma o tenente.

Minissérie "Milagres de Jesus" tem cenas gravadas em Guarapuava

Minissérie Milagres de Jesus estreia nesta quarta-feira na Rede Record


Pessoas comuns são os protagonistas da nova minissérie Milagres de Jesus .
Histórias serão contadas a partir do ponto de vista das pessoas agraciadas pelos milagres


Produção custou 162 milhões e terá 18 capítulos narrando histórias bíblicas
        

Minissérie Milagres de Jesus estreia nesta quarta-feira na Rede Record
                              
          
No dia 22 de janeiro a Rede Record estreia a minissérie “Milagres de Jesus” mostrando diversas passagens bíblicas sobre a vida do Salvador. O primeiro episódio será a passagem bíblica sobre a Pesca Maravilhosa, quando Jesus ajudou seus discípulos a pescarem 153 grandes peixes.
No total serão 18 capítulos mostrando grandes milagres realizados pelo Messias. A produção custou R$ 162 milhões, de acordo com o Anderson Souza, diretor de teledramaturgia da Rede Record.
Os altos valores estão relacionados à produção épica. “É um alto investimento porque uma minissérie bíblica, por ser épica, tem um custo muito maior que uma novela com história contemporânea. Tem uma maior complexidade, tem mais gente envolvida, tem um nível de acabamento de figurino muito maior”, disse o diretor.
Os principais atores da emissora fazem parte desta minissérie que substitui “A Bíblia” na programação. Entre eles o ator Gustavo Leão que será um dos personagens que recebeu um milagre do Messias.
Leão foi convidado para ser o personagem principal do capítulo “A Cura do Servo do Centurião” que recebeu o nome de Rafael. O personagem é um jovem que perdeu seus pais ainda quando crianças e foi viver com um centurião romano. Mais tarde ele se transforma no servo desse homem e se torna tetraplégico.
“O personagem é o Rafael, ele fica tetraplégico e Jesus cura esse menino à distância. Foi um presente esse papel”, revela o ator. O episódio sobre o cura de Rafael será o sexto capítulo da minissérie que é uma produção da Record com coprodução da Academia de Filmes.
A estreia de “Milagres de Jesus” acontece no dia 22 de janeiro a partir das 21h45, e terá cenas gravadas em trigais de Guarapuava.
 
Fonte: Gospel Prime

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Culto de missões na 4ª Igreja do Evangelho Quadrangular destaca o "Irã"


Aconteceu no  domingo 19/01, na 4ª Igreja do Evangelho Quadrangular mais um culto de missões. Em destaque o  "Irã",   nome atual da antiga Pérsia, que foi cenário de muitas histórias bíblicas. Entre elas encontram-se a história de Daniel na cova dos leões, a luta de Ester e Mordecai para salvar o povo judeu, e o serviço de Neemias ao rei. Atualmente"Os cristãos relatam violência física, ameaças e discriminação por causa de sua fé. Muitos cultos têm sido monitorados pela polícia secreta".
O país está estrategicamente localizado no Oriente Médio. Seu território é formado por platôs desérticos cercados de montanhas, banhado pelo Mar Cáspio e pelo Oceano Índico. Seu nome atual (Irã) deriva da palavra “airyana”, em referência às populações arianas que habitavam a Pérsia. Seu antigo nome (Pérsia) fazia referência a Perses, filho de Perseu, personagem da mitologia grega e antepassado dos antigos reis persas.

Durante o culto o irmão José Luiz, falou sobre o pastor Youcef Nadarkhani foi julgado pela acusação de apostasia ao Islam onde se converteu ao Cristianismo e pregava o evangelho aos muçulmanos.
Foi condenado durante o decorrer do processo a pena de morte pela assim chamada “religião de paz” simplesmente por não compartilhar a fé dos demais compatriotas. Mas graças a Deus no julgamento que ocorreu em 08/09 o Pastor Youcef foi absolvido da sentença anterior e agora está com a familia, com ajuda de muita pressão de todo o mundo inclusive do Brasil este absurdo que de que foi condenado inicialmente fora revogado.
Pastor-Youssef-Nadarkhani


COLÔNIA DE FÉRIAS DA PREFEITURA LEVA DIVERSÃO AOS BAIRROS


colonia de ferias conradinho
É uma tarde de sol no bairro Conradinho e a bola rola solta quando se ouvem os gritos de comemoração. “Fui eu”, responde um sorridente garoto após fazer o gol. Guilherme Mateus de Freitas tem 10 anos e há um participa dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares (antigos Peti e Projovem). O projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social atende mais de 1.400 alunos no contraturno, com atividades de reforço escolar, recreativas e esportivas. Porém, essas ações não acontecem apenas no período letivo. Nesta segunda-feira (20), começou a Colônia de Férias, que permite uma programação diversificada e divertida para crianças como Guilherme, com atividades como pular na cama elástica ou fazer a oficina com a Casa do Hip Hop. “É a primeira colônia de férias que participo. Antes eu ficava muito tempo sozinho, mas agora estou me divertindo bastante”, conta Guilherme.
 Com o apoio da Secretaria de Esportes, o projeto chega até o Conradinho, Vila Planalto, Jardim das Américas, Residencial 2000, Primavera e Palmeirinha. Ao todo são 300 alunos de 6 a 16 anos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares que participam, porém qualquer criança dos bairros pode chegar e brincar. “Além de possibilitar momentos de lazer e descontração, a Colônia de Férias oportuniza que outras crianças, que não conhecem os projetos, possam participar. Com isso atingimos nosso objetivo, que é aumentar o número de alunos matriculados durante o ano letivo”, afirma o coordenador Pablo Almeida.

 A colônia continua durante as próximas duas semanas, das 13 às 17h, de segunda a sexta. Tempo para que os estudantes fujam do ócio, como fez Kamila Batista Santos, de 10 anos. “No início minha férias estavam muito chatas. Eu ficava em casa só comendo e dormindo, mas agora está muito melhor, principalmente porque estou reunida com minhas amigas. Dá para aproveitar as férias e rir de montão”, sorri a menina.

EMENDA DESTINA R$ 500 MIL PARA CONSTRUÇÃO DO GINÁSIO DO TRIANON


11987469136_57b96137c5_o
Fruto da articulação política entre o prefeito Cesar Silvestri Filho e o deputado federal Rubens Bueno, a construção do Ginásio do Trianon receberá R$ 500 mil através de emenda encaminhada pelo parlamentar do PPS. A verba deve ser liberada ainda em 2014. “É uma obra de extrema importância para o esporte guarapuavano. Tínhamos o projeto de reformar e modernizar o antigo espaço, mas o desabamento por conta da neve do ano passado tornou necessária a edificação de um novo espaço no mesmo local”, afirma o prefeito.
Na tarde de quinta-feira (16), o secretário municipal de Esportes, Celso Goés, esteve em audiência pública no Diretório do PPS em Curitiba para receber a emenda. “O recurso é uma parcela importante para o custeio dessa obra, parte do projeto maior que temos para o esporte”, aponta o secretário.

“É importante enfatizar que com o novo Orçamento Impositivo, aprovado no ano passado, o valor a ser pago aos municípios e entidades é priorizado pelo governo. O Poder Executivo fica obrigado a liberar os recursos das emendas de autoria de todos os parlamentares aprovadas pelo Congresso e assim temos a certeza que o recurso chegará no seu destino”, ressalta o deputado Rubens Bueno.

Jovens morrem atropelados por motorista bêbado após festa

Segundo a PRE, quatro rapazes morreram e um ficou gravemente ferido.
Acidente foi na madrugada desta segunda (20), na PR-456, em Palmital.

Do G1 PR

Frente do carro ficou destruída depois do atropelamento que matou quatro pessoas, na PR-456, em Palmital (Foto: Divulgação/Polícia Civil)Frente do carro ficou destruída depois do atropelamento que matou quatro pessoas, na PR-456, em Palmital (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Quatro jovens morreram atropelados na madrugada desta segunda-feira (20) na saída de uma festa na PR-456, em Palmital, na região central do Paraná, segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Durante o atendimento, a equipe constatou que o motorista, de 21 anos, havia ingerido bebida alcoólica. Segundo a polícia, outro adolescente também foi atropelado e levado em estado grave para um hospital de Guarapuava.
Segundo relatos do condutor à polícia, o jovem saiu da festa e teve problemas mecânicos no carro. Ele alegou que não conseguiu controlar a direção e acabou atropelando as vítimas que estavam no acostamento. Todos os jovens estavam em um Centro de Tradições Gaúchas (CTG).

De acordo com a PRE, o motorista teve ferimentos na cabeça, mas recebeu alta durante o atendimento no local do acidente. O rapaz foi autuado em flagrante e deve ser levado ainda esta manhã à delegacia de
 Palmital.Um adolescente de 15 anos, dois rapazes de 16 e outro, de 19 anos, morreram na hora. Os corpos foram levados para o Instituto Médico-Legal (IML) de Guarapuava. O adolescente de 13 anos, que sobreviveu ao atropelamento, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Vicente de Paulo.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Taxa de homicídios cai 18% no Paraná em 2013


O Estado do Paraná registrou queda de 18% no número de homicídios dolosos (aqueles com intenção de matar) no ano de 2013, na comparação com o ano anterior. Foram 2.575 ocorrências no ano passado, contra 3.135 em 2012. O resultado acompanhou a tendência de queda verificada nos relatórios parciais, a cada três meses, divulgados pela Secretaria da Segurança Pública.

“É uma diferença que corresponde a 560 vidas poupadas. E, se compararmos com 2010, a redução é ainda maior: 21,40% Esse índice alcançado reflete o conjunto de ações que a atual gestão da Segurança Pública vem colocando em prática e demonstra que estamos no caminho certo”, afirma o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques.

Os números mostram redução no índice de homicídios dolosos nas mais diversas regiões do Estado. A Capital apresentou diminuição de 11,22% nessa modalidade de crimes, enquanto que na Região Metropolitana de Curitiba a queda foi ainda maior: 19%.

O mesmo se verificou nas Áreas Integradas de Segurança Pública de Paranaguá (-4,49%); Ponta Grossa (-4,04%), São Mateus do Sul (-48,65%), Guarapuava (-8%); Pato Branco (-19%); Francisco Beltrão (-19,23%); Cascavel (-30,2%); Foz do Iguaçu (-28,5%); Toledo (-34,38%); Campo Mourão (-21,43%); Maringá (-24,7%); Rolândia (-43,08%); Londrina (-42,61%); Telêmaco Borba (-22,58%).

O comandante da Polícia Militar, coronel César Vinícius Kogut, destacou que o bom desempenho também está atrelado ao empenho e aos investimentos feitos pelo governador Beto Richa. “A atual gestão está investindo cada vez mais na segurança pública, oferecendo os recursos necessários para as polícias Militar, Civil e Científica. Com a boa gestão a frente da Secretaria da Segurança Pública, estes recursos são canalizados com ações bem planejadas, o que tem contribuído para a redução nos índices de homicídios e outros crimes”, avalia ele.

Como o tráfico de drogas está atrelado à grande parte dos homicídios dolosos, a Segurança Pública tem atuado de forma árdua no combate ao narcotráfico, com operações conjuntas entre as polícias e também em parceria com outros órgãos do setor.

“A Polícia Civil tem se desdobrado nas ações para combater o crime e, com isso, temos alcançado resultados positivos, conjuntamente. A prisão de pequenos traficantes é primordial para a redução dos índices, pois grande parte deles também é homicida. As novas viaturas, grandes e potentes, e a contratação de mais policiais, também colaboraram”, afirma o delegado-geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat.

TAXA - Com o total de 2.575 homicídios dolosos registrados em 2013, atualmente o Paraná apresenta uma taxa de 23,36 homicídios dolosos a cada 100 mil habitantes (tendo como base a população informada pelo Ipardes). Em 2012, essa taxa era de 28,64 a cada 100 mil habitantes; em 2011, ficou em 28,4 e, em 2010, chegou a 30,4.

A taxa nacional é de 24,3, conforme divulgação mais recente do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A taxa de homicídios dolosos a cada 100 mil habitantes é um índice utilizado mundialmente para medir a eficiência e a eficácia das ações na área da segurança pública.

METAS DE REDUÇÃO - O resultado obtido está dentro da meta acumulada para o período, que foi proposta pela própria Secretaria da Segurança Pública e consta no Plano Plurianual (PPA) 2012-2015, o que demonstra o compromisso do Governo do Estado em trabalhar de forma intensa para reduzir a criminalidade. O objetivo é chegar a 2015 com uma taxa de 21,5 homicídios a cada 100 mil habitantes.

RELATÓRIO – A íntegra do Relatório de Crimes Relativos a Mortes, elaborado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape), será divulgada no site oficial da Secretaria da Segurança Pública (www.seguranca.pr.gov.br), nas próximas semanas. Além de informações detalhadas por cada um dos 399 municípios do Paraná e por cada um dos 75 bairros de Curitiba, o relatório inclui informações sobre homicídios dolosos, roubo com resultado morte (latrocínio) e lesão corporal com resultado morte.

O mapeamento das áreas com maior incidência criminal do Paraná é feito pela Cape, que identifica as áreas mais sensíveis do Estado e repassa as informações aos gestores. A partir de um trabalho técnico, a análise criminal é feita por profissionais altamente qualificados.

Quadro

Índice de homicídios por 100 mil habitantes no Paraná

2013 – 23,36

2012 – 28,64

2011 – 28,4

2010 – 30,4

Brasil – 24,3