sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sedu autoriza licitação para recapear ruas de Entre Rios do Oeste



O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu), autorizou a licitação de obras de recapeamento na cidade de Entre Rios do Oeste. Os recursos, no valor de R$ 173 mil, são do Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimento.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, o objetivo do repasse da verba é melhorar a infraestrutura da cidade e as condições de vida da população. “Ter as ruas de suas cidades asfaltadas e bem estruturadas é o grande anseio de muitas pessoas. Muitas prefeituras, principalmente das cidades menores, não dispõem de equipamentos específicos para a pavimentação asfáltica. Ao autorizar o município de Entre Rios do Oeste a licitar as obras e repassar os recursos, estamos auxiliando o prefeito a investir numa área extremamente importante”, comentou.

Para o prefeito de Entre Rios do Oeste, Élcio Zimmermann, os recursos são de grande importância para a cidade. “Poderemos resolver vários problemas em ruas que necessitam muito de recapeamento. Serão beneficiadas vias centrais, com grande fluxo de veículos. Estimamos que cerca de 20% do asfalto de Entre Rios será recuperado”.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

“Filiações de gaveta” vão inflar o recém-criado PSD

Partido tem uma bancada oficial de 47 deputados federais. Mas, como muitos políticos se filiaram à nova legenda em segredo, número pode chegar a 80. Stephanes é um

Brasília - O Partido Social Democrático (PSD) nasceu anteontem, mas o peso real da 28.ª sigla em atividade no Brasil só será conhecido em um mês. Políticos com mandato e ainda filiados a outras legendas que participaram de alguma forma da fundação do PSD terão até 27 de outubro para se decidir sobre a mudança. Grande parte deles fez uma espécie de “filiação de gaveta” – reuniu documentação necessária para a troca partidária, mas preferiu não se arriscar antes de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizar a criação do partido.
Até a noite da última terça-feira, quando o TSE liberou o funcionamento da legenda, 47 deputados federais (sete deles licenciados para ocupar cargos de secretários nos estados) haviam confirmado a filiação ao PSD. Ontem, o presidente nacional da sigla e prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse que o número total de deputados aptos a se filiar (ou seja, que têm como comprovar a participação na fundação da legenda) varia entre 75 e 80. Também estão confirmados dois senadores, dois governadores e seis vice-governadores.
Esses números podem crescer em uma proporção similar à da Câmara. A expectativa é que a quantidade de deputados federais chegue a pelo menos 55. Com isso, o PSD se transformaria na terceira maior bancada da Casa, na frente do PSDB (53) e atrás apenas de PT (86) e PMDB (80).
Paranaenses
No Paraná, o primeiro a utilizar a “filiação de gaveta” deve ser o deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB). “Estou 98% no PSD, só preciso tirar as últimas dúvidas jurídicas”, diz o parlamentar. Embora tenha mantido a mudança em sigilo nos últimos meses, ele assinou uma ficha de associação ao partido e foi incluído na co­­missão provisória de Curitiba.
O presidente estadual da legenda, deputado federal Eduardo Sciarra (ex-DEM), conta que há mais três colegas de Câmara na mesma situação. “Dois com chances muito boas de formalizar a filiação”, afirma. Na Assembleia Legislativa do Paraná, dois deputados estaduais já oficializaram a troca, Ney Leprevost (ex-PP) e Marla Tureck (ex-PSC), e ou­­tros quatro estão aptos, mas ainda não se decidiram.
Sciarra explica que não pode revelar os nomes porque os anúncios cabem aos novos filiados. Ele estima que o PSD também vai contar com pelo menos 40 prefeitos paranaenses, além de centenas de vereadores – pelo menos dois curitibanos, Jairo Marcelino e Roberto Hinça, ambos saídos do PDT. A filiação de quem pretende concorrer às eleições municipais de 2012 precisa ser feita até 7 de outubro.
“Apesar do pouco tempo para acertar tudo, estamos confiantes que conseguiremos uma excelente participação no ano que vem”, prevê Sciarra. Ao todo, o PSD compôs 22 diretórios municipais e cerca de 320 comissões provisórias no Paraná. Segundo o deputado, o partido vai recorrer ao TSE para saber quais serão os critérios de divisão do tempo de rádio e televisão no horário eleitoral gratuito de 2012. “Se valer o tamanho da bancada que nós estamos formando agora, teremos um peso bem maior”, complementa.

fonte:Gazeta do Povo

“Casas para Guarapuava estão garantidas desde janeiro”, diz Cesar Filho






A construção de 500 casas populares em Guarapuava para famílias de baixo poder aquisitivo já tem recursos garantidos pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) desde janeiro de 2011. A gestão junto ao órgão foi feita pelo deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS).

Para reduzir o déficit habitacional no município, o parlamentar solicitou ao presidente da Cohapar, Mounir Chawiche, prioridade na liberação dos recursos para a construção das casas no município.

Ainda no mês de janeiro, o presidente da Cohapar enviou ofício à Câmara de Vereadores enfatizando que a liberação de recursos para a construção das casas em Guarapuava foi concedida devido à solicitação direta do deputado Cesar Filho. “Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para beneficiar diretamente a comunidade guarapuavana. Sabemos quais são as necessidades e as prioridades da comunidade e isso contribui para as nossas reivindicações junto ao governo do Estado”, conclui o deputado.

Fonte:Rede Sul de Notícias

TSE aprova registro nacional do PSD


Celso Góes está no comando do partido em Guarapuava

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (27) o registro nacional do PSD (Partido Social Democrático), fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A decisão, por 6 votos a 1, permite que a nova sigla filie candidatos e concorra nas eleições municipais de 2012.

Além da relatora do processo, ministra Nancy Andrighi, votaram a favor do registro os ministros Marcelo Ribeiro, Teori Zavascki, Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. Contra, apenas o ministro Marco Aurélio Mello.

 
Por 6 votos a 1, TSE aprovou criação do PSD, 28º partido do Brasil

Com a criação do PSD, o Brasil passa a ter 28 partidos políticos em atividade. Com a decisão desta terça, o partido de Kassab poderá disputar as eleições municipais, sob o número 55.

Por unanimidade dos votos, o Tribunal Regional Eleitoral no Paraná (TRE-PR) aprovou dia (31/08) o pedido de registro do Partido Social Democrático (PSD) no estado. Este é o sexto registro estadual obtido pelo partido, faltando apenas mais três para que o registro definitivo seja julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No Parana o presidente do PSD é o deputado Eduardo Sciarra, que afirmou que "em momento algum “o partido duvidou que fosse o obter o registro”. “Cumprimos tudo o que a legislação exige e principalmente sempre confiamos no trabalho dos Cartórios Eleitorais, que foram extremamente rigorosos com a autenticação das assinaturas”, disse. Em sua opinião, esse trabalho somado às exigência legais “conferem total legitimidade ao registro do partido”.
Em guarapuava o partido está no comando do conceituado empresário Celso Góes, ele que assumiu recentemente como  o chefe do Núcleo Regional da Secretaria do Estado da Família e do Desenvolvimento Social.

Justiça Eleitoral: Prazos Filiação Partidária




No ano de 2012 teremos eleições municipais para os cargos de Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador, que se realizarão no dia 7 de outubro.
Qualquer cidadão pode pretender investidura em cargo eletivo, respeitadas as condições constitucionais e legais de elegibilidade e incompatibilidade. Assim, para participar de uma eleição, o interessado não poderá encontrar-se em nenhuma situação jurídica que configure inelegibilidade e deverá preencher os seguintes requisitos: ter nacionalidade brasileira ou condição de português equiparado, estar no pleno exercício dos direitos políticos, ser eleitor, possuir domicílio eleitoral no município, estar filiado a partido político, ter idade mínima para o cargo (21 anos para Prefeito e Vice-Prefeito e 18 anos para Vereador), ser alfabetizado e ser escolhido em convenção.
Partidos políticos e pretensos candidatos devem ficar atentos aos prazos do Calendário das Eleições 2012 que estarão vencendo dia 7 de outubro do corrente ano:
  1. prazos para os partidos políticos: último dia do prazo para os partidos obterem registro de seus estatutos no TSE, visando participar das eleições. Além do registro no TSE, para participar do pleito, o partido deve possuir órgão de direção constituído e anotado no TRE até a data da convenção.
  2. Prazos para os pretensos candidatos: último dia de prazo para requererem inscrição eleitoral ou transferência de domicílio para o município em que pretendem disputar a eleição; último dia do prazo para estarem com a filiação deferida pelo partido, desde que o estatuto partidário não estabeleça prazo superior.
É importante ressaltar que a filiação em partido político recém-criado, é possível após o deferimento do pedido de registro do seu estatuto pelo Tribunal Superior Eleitoral. Somente após a constituição definitiva, é que a nova agremiação partidária adquire capacidade de participar do processo eleitoral.
Mais informações você encontra no endereço eletrônico www.tse.jus.br.

Governo do Paraná autoriza prefeito de Verê a comprar escavadeira


O secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, autorizou nesta terça-feira (27) a compra de uma escavadeira hidráulica para o município de Verê, no Sudoeste do Estado. O documento de homologação foi assinado pelo secretário e pelo prefeito de Verê, Loivo Roque Ritter, no gabinete da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu).

De acordo com o Cezar Silvestri, a compra do equipamento irá possibilitar que o município faça a readequação das estradas rurais. “Sabemos o quanto esse maquinário é importante para manter as suas estradas rurais em bom estado; não tenho dúvida que a escavadeira será de extrema utilidade para o município de Verê”, afirmou.

De acordo com o prefeito de Verê, a compra do maquinário dará melhores condições ao escoamento da produção agrícola. “O município tem, ainda, 63% da população morando no interior, ou seja, é um município agrícola, nossa economia é baseada nisso. É o leite, o frango, o milho, a soja e, com isso, é necessário ter sempre estradas nas mais perfeitas condições, para que haja um transporte, um escoamento adequado desses produtos”, disse Ritter.

Sedu/Paranacidade financia conclusão de escola em Boa Esperança do Iguaçu


O governo do Estado, através do secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, autorizou nesta quarta-feira (28) a continuação das obras da Escola Municipal Clóvis Cunha Viana, de Boa Esperança do Iguaçu, por meio do financiamento realizado pela Sedu, no valor de R$ 297.491,85 com contrapardida do município de R$ 36.422,46. O documento de homologação foi assinado pelo secretário e pelo prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Claudemir Freitas, no gabinete da Sedu.
Sobre os benefícios que as obras trarão, por meio dos recursos do governo do Estado, o prefeito de Boa Esperança do Iguaçu comenta: “A educação é o berço do cidadão. É no ensino fundamental, a primeira fase do conhecimento, que se inicia a formação de grandes pessoas, e com essa ajuda, tão importante para o município, teremos cerca de 500 novos alunos estudando”.
Com a quantia financiada, será finalizada a construção de cinco salas de aula, além do refeitório e sala de apoio aos professores.

Campanha Produtor Solidário arrecada brinquedos


O Sindicato Rural de Guarapuava lançou mais uma etapa da Campanha Produtor Solidário. Desta vez, a entidade está arrecadando brinquedos para crianças carentes.
Os brinquedos são arrecadados no Sindicato Rural de Guarapuava e Extensões de Base Candói e Cantagalo. “Os brinquedos podem ser novos ou usados, desde que não estejam quebrados”, explica a gerente Luciana de Queiroga Bren.
A Campanha Produtor Solidário acontece durante o ano todo e já arrecadou fraldas, alimentos, brinquedos e cobertores, que foram doados a entidades assistenciais da região.

Tudo pronto para o Encontro de Secretárias do Sindicato Rural e ACIG


Mais de 150 profissionais do setor agropecuário, do comércio e da indústria já se inscreveram para o evento alusivo ao Dia da Secretária, que será realizado nesta sexta-feira, dia 30, às 14 horas, no anfiteatro do Sindicato Rural de Guarapuava.
O evento, que tem a parceria do Conselho da Mulher Empresária/Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), contará com palestra e brindes, encerrando com coquetel de confraternização.
Participarão profissionais da área, como recepcionistas, telefonistas, secretárias executivas e assistentes administrativos de revendas de insumos agrícolas e maquinários, cooperativas e órgãos públicos ligados ao setor agropecuário, além de profissionais que atuam no comércio ou indústria.
Segundo o presidente do Sindicato Rural, Rodolpho Luiz Werneck Botelho, esse encontro faz parte do calendário de eventos da entidade. “Nosso objetivo é a valorização da secretária. São elas que fazem o atendimento ao produtor rural, prestando informações e contribuindo para o bom andamento dos negócios. Acreditamos estarmos investindo no crescimento e na harmonia pessoal e profissional”.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Municípios da Região Central do Paraná assinam convênios para receber R$ 917 mil do programa de calcário‏



O deputado estadual Cesar Silvestri Filho participou nesta quarta-feira (28) do lançamento do programa de calcário para aumentar a produtividade das propriedades de agricultura familiar. Na solenidade, realizada no Palácio das Araucárias, em Curitiba, o governador Beto Richa e o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, assinaram convênios com 92 municípios, num valor total de R$ 4,9 milhões. Na Região Central do Paraná, 14 municípios foram beneficiados com um repasse de R$ 917 mil nesta primeira etapa.
Os municípios beneficiados nesta fase são: Campina do Simão (R$ 70 mil), Candói (R$ 49 mil), Cantagalo (R$ 70 mil), Foz do Jordão (R$ 70 mil), Goioxim (R$ 70 mil), Inácio Martins (R$ 70 mil), Laranjal (R$ 70 mil), Mato Rico (R$ 70 mil), Nova Laranjeiras (R$ 70 mil), Reserva do Iguaçu (R$ 49 mil), Rio Bonito do Iguaçu (R$ 70 mil), Santa Maria do Oeste (R$ 70 mil), Turvo (R$ 70 mil) e Virmond (R$ 49 mil). Segundo o secretário Norberto Ortigara, nas próximas duas semanas serão assinados mais 120 convênios do programa de calcário, num repasse deoutros R$ 7 milhões. “São mais de 23 mil famílias atendidas e continuamos abertos para receber os municípios interessados em participar desse programa”, destacou Ortigara.
O calcário é um insumo utilizado para correção dos solos e melhoria da produtividade agrícola. O programa vai priorizar a distribuição e uso do calcário a agricultores familiares mais carentes, em localidades com elevada taxa de pobreza, onde existam comunidades indígenas e quilombolas e que tenham microbacias planejadas dentro das práticas conservacionistas de uso e manejo de solo e água.
Melhoria de renda
O governador Beto Richa falou da necessidade de o Estado investir no pequeno agricultor e resgatar um programa que havia sido abandonado, mas que é de fundamental importância para melhorar a renda do produtor rural. “Todas as semanas temos lançado programas que buscam melhorar a qualidade de vida da população, em todas as áreas”, enfatizou o governador.
Para o deputado Cesar Filho, com a assinatura dos convênios do programa de calcário, os produtores rurais terão condições de promover a correção do solo, melhorando a fertilidade e, automaticamente, a produtividade. “Os pequenos agricultores estavam abandonados nos últimos anos e a maioria não tinha condições de investir em insumos com recursos próprios”, analisou.
O chefe do Escritório Regional da Secretaria de Agricultura em Guarapuava, Itacir José Vezzaro, explica que o alto teor de alumínio presente no solo impede o desenvolvimento das raízes, prejudica o crescimento das plantas e resulta numa produção inferior à capacidade real do solo em condições equilibradas. “Com a aplicação do calcário, é possível eliminar o alumínio e melhorar a captação dos nutrientes, permitindo um melhor desenvolvimento da planta”.

Danielle Blaskievicz
daniblaski@uol.com.br
MSN: daniblaski@hotmail.com
(41) 9964-2337

Cesar Filho busca recursos para obras em Irati













O deputado estadual Cesar Silvestri Filho, o prefeito de Irati, Sérgio Stoklos, e a secretária municipal de Viação e Serviços Rurais, Rosenilda România Bárbara, participaram esta semana de reunião na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu), em Curitiba, para acelerar o processo de construção de um ginásio de esportes no município, além da retomada das obras do Centro Cultural Denise Stoklos, que foram iniciadas em 2008 e ainda não foram concluídas.

Eles estiveram com o superintendente executivo da Paranacidade, Roberto Dimas Vasconcellos Del Santoro, e com a chefe da regional da Paranacidade em Guarapuava, Anna Carolina Silvestri.

O projeto do ginásio de esportes está orçado em R$ 6,9 milhões e terá capacidade para 4 mil pessoas. Para isso, a Prefeitura de Irati está buscando os recursos junto à Sedu.

O Centro Cultural Denise Stoklos, obra que também está sendo executada pela Sedu, com recursos da Secretaria de Estado da Cultura, terá 4,7 mil metros quadrados de área. A previsão era de que o espaço estivesse pronto em dezembro de 2010, prazo que acabou não sendo cumprido pela gestão anterior. De acordo com o projeto original, o bloco principal será dividido em três ambientes: área do palco, foyer (área externa) e área da platéia, com capacidade para 517 lugares. O teatro terá ainda espaços externos com arquibancadas para 600 pessoas e palco para apresentações ao ar livre.

“A execução dessas obras é importante para Irati se consolidar no calendário esportivo e cultural do Paraná”, salientou Cesar Filho.

Reserva do Iguaçu recebe telhas solicitadas por Cesar Filho












A prefeitura de Reserva do Iguaçu, na Região Central do Paraná e a 369 quilômetros de Curitiba, recebeu 3 mil telhas da Defesa Civil Estadual para minimizar os estragos ocorridos por causa das fortes chuvas e da queda de granizo registradas no final do mês de agosto. A solicitação para envio do material partiu do deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS), ao tomar conhecimento dos problemas enfrentados pela população do município.

Mais de 500 residências foram atingidas pelo granizo e necessitaram de reparos e substituição do telhado. Segundo o prefeito de Reserva do Iguaçu, Sebastião Campos, ao todo foram distribuídas 6,5 mil telhas e a remessa enviada pelo Governo do Estado contribuiu para o rápido retorno das famílias as suas residências. “Foi uma situação que exigiu uma resposta rápida dos órgãos responsáveis. Sem este auxílio, os moradores teriam que continuar em abrigos e em casas de amigos e familiares”, comentou Campos.

O deputado Cesar Filho agradeceu à rapidez da Defesa Civil Estadual para atender a demanda de Reserva do Iguaçu. “A Região Central do Paraná costuma ser bastante atingida por fenômenos climáticos inesperados, além do frio que castiga a população nos meses de inverno. É importante saber que o Governo do Paraná está atento a isso e procura dar soluções ágeis aos gestores públicos”, enfatizou o parlamentar.

Conferências Regionais de Assistência Social reúnem 2 mil pessoas no Paraná


Cerca de 2 mil pessoas participaram das Conferências Regionais de Assistência Social, que aconteceram em 18 municípios do Paraná na segunda e terça-feira desta semana. Com o tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social e valorizar seus trabalhadores”, os encontros reuniram gestores municipais, profissionais da área e usuários. Organizadas pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e pelo o Conselho Estadual de Assistência Social do Paraná, as conferências regionais antecedem a Conferência Estadual, que será nos dias 10 e 11 de outubro, em Curitiba.

O Sistema Único de Assistência Social Com organiza os serviços em bases regionais. O modelo de gestão do sistema institui o Centro de Referência de Assistência Social e o Centro de Referência Especial de Assistência Social como equipamentos públicos responsáveis pelo atendimento às famílias, bem como todos aqueles que estão em situação de vulnerabilidade e risco social.

CURITIBA – A Conferência Regional de Assistência Social de Curitiba e Região Metropolitana reuniu 2 mil pessoas no salão do Clube Morgenau, em Curitiba. Durante o evento foram definidas as prioridades de ação para governos e sociedade civil, buscando a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, serviços, programas, projetos e benefícios.

A pedagoga e assistente social Heidi Ruth Wyss, da Fundação Vida para Todos / ABAE - Associação Brasileira de Amparo à Infância, participou pela primeira vez de uma conferencia regional. Cidadã suíça, Heidy é voluntária de um projeto social no município de Mandirituba, que há 30 anos atua com contraturno escolar. “Vim para o Brasil em 1995, para ficar três meses como voluntária. Estou trabalhando até hoje”, disse.

“Começamos atuando somente com crianças e hoje atendemos 120. Mas visitando as casas, percebemos a necessidade de também trabalhar com as famílias. Hoje agimos diante de problemas como alcoolismo e dependência química, e conseguimos manter 15 internos para desintoxicação”, conta.

Para Heidy, as conferências permitem encontrar pessoas com objetivos comuns: “Aqui o voluntário busca formação adequada, consegue participar, aprender e se reconhece em outros, tornando a busca pelo desenvolvimento uma meta coletiva”.

Participando da conferência como delegado municipal, Marcos Vidal Caus, presidente da ONG Nova Vida de Rio Negro, que atua na recuperação de dependentes químicos e alcoolismo, aprova o formato de participação da sociedade civil e agentes não governamentais no evento. “Para aprimorar nosso trabalho é necessário o envolvimento. Participo do conselho, vou a encontros e aprendo muito com as experiências das outras entidades”, disse ele, que em outras conferências regionais participou apenas como observador.

Para a coordenadora de projetos da Ação Social do Paraná, Mara Cristina Ferreira, a conferência é uma oportunidade para gestores e sociedade civil planejarem e avaliarem as políticas públicas. “Este é um momento importante para debater e aprimorar os avanços da assistência social. Valorizar os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social é promover a reflexão entre as prestadoras de serviço que atuam na construção das redes de proteção ao usuário”, diz.

As Conferências Regionais de Assistência Social aconteceram nas cidades de Curitiba, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Cianorte, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranavaí, Ponta Grossa, Pato Branco, Umuarama e União da Vitória

Paraná implantará Telessaúde para orientar profissionais


O Paraná vai implantar o Telessaúde, projeto de orientação via internet para profissionais da Estratégia Saúde da Família que tenham dúvidas clínicas ou que desejem uma segunda opinião. O projeto, que também promove a aproximação dos profissionais com universidades, acaba de receber a pré-aprovação do governo estadual e será implantado em parceria com o Ministério da Saúde. O Paraná é o único estado do Sul que ainda não conta com o Telessaúde, criado em 2007.

A primeira fase do projeto prevê a instalação de 50 pontos com internet, sendo 46 pontos distribuídos em unidades de saúde da macrorregional de Curitiba e os outros quatro pontos em universidades de Curitiba (UFPR) Cascavel (Unioeste), Londrina (UEL) e Maringá (UEM). Professores das universidades estaduais e da Universidade Federal do Paraná e gestores designados para esta função ficarão responsáveis por responder as questões enviadas por e-mail pelos profissionais. Para a instalação do Telessaúde, o Paraná receberá recursos do Ministério da aúde.

Dados do Ministério da Saúde comprovam que o Telessaúde contribuiu para que 70% dos atendimentos sejam resolvidos no local, sem necessidade de encaminhamento de pacientes para os grandes centros. “O que incentivou a expansão deste projeto foi a confiança dos profissionais no serviço”, disse a consultora da secretaria de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde, Rosemeira Maria Peres Andrade.

De acordo com a diretora da Escola de Saúde Pública, Regina Gil, o uso desse recurso tecnológico garante a fixação dos profissionais nos municípios, que se sentem incluídos digitalmente. “O Telessaúde será uma das ferramentas na implantação do Programa Mãe Paranaense”, disse

Paraná comemora Semana do Idoso


Começou na segunda-feira (26) a Semana do Idoso no Paraná, que conta com o apoio das secretarias da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e da Saúde. Com atividades até sábado (1º de outubro), a programação tem o objetivo de estimular as pessoas a adotarem práticas saudáveis em todas as etapas de seu desenvolvimento, para que envelheçam com qualidade de vida.

A semana é organizada em função do Dia Nacional e Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro. As comemorações buscam produzir uma reflexão sobre o comportamento de todos em relação à terceira idade e desenvolver uma nova postura, solidária e inteligente, em relação a essa etapa da vida.

PROGRAMAÇÃO – O evento é uma realização do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa, com apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (vinculado à Secretaria da Justiça), e conta com extensa programação em Curitiba, onde 11,3% da população é formada por idosos. De acordo com informações do censo 2010, são 198.089 pessoas com 60 anos de idade ou mais morando na cidade – sendo 117.179 mulheres (59,2%) e 80.910 homens (40,8%).

- Nesta terça-feira (27), os idosos foram convidados a mostrar suas habilidades artísticas no Festival de Dança da Praça Osvaldo Cruz.

- Na quarta-feira (28), o geriatra Rubens Fraga fará uma palestra sobre a importância do trabalho voluntário como instrumento de promoção da saúde do idoso. O evento, aberto a todos os interessados, começa às 14h30, no anfiteatro da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho.

- Na quinta-feira (29), a partir das 14h, na Sociedade Dom Pedro II, acontecerá o Baile da Amizade.

- Na sexta-feira (30), acontecerá a 3ª Caminhada dos Idosos de Curitiba e Região Metropolitana. A concentração dos participantes começa às 9 horas, no Parque Barigui. Outra ação nesse mesmo dia será uma avaliação preventiva de lesões bucais, que acontecerá na Praça Ouvidor Pardinho, das 9 às 17 horas.

- No sábado (1º de outubro), será realizada uma ação de promoção e prevenção da saúde do idoso no Museu Oscar Niemeyer. A atividade será das 9 as 17 horas e contará com a presença da Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes

Defesa Civil reúne coordenadores em Guarapuava

 
A Defesa Civil do Paraná promove nesta quarta (28) e quinta-feira (29) em Guarapuava uma reunião para alinhar o trabalho das coordenadorias regionais com os propósitos da coordenação estadual. Os 15 coordenadores regionais e adjuntos vão elaborar uma proposta de adequação do programa Bombeiro Comunitário à realidade dos municípios e às expectativas da população em relação aos serviços prestados.

“O Governo do Paraná, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), desenvolve constantes ações para a redução de desastres, procurando diminuir a vulnerabilidade dos cenários, preparando os integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil para o enfrentamento e mitigação de desastres e articulando os órgãos e entidades de governo para as ações de reconstrução”, explicou o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas.

Os coordenadores também discutirão a padronização estadual de procedimentos de fiscalização do transporte de produtos perigosos, para prevenir acidentes nos modais rodoviário e ferroviário.

A Defesa Civil vai apresentar aos coordenadores o material que a instituição está elaborando para dar apoio aos municípios paranaenses. O texto informa os formatos da documentação e formalidades que devem ser cumpridas para a busca de recursos federais para a reconstrução por municípios atingidos por desastres.

“Também será feito o mapeamento de áreas de risco e a plotagem georreferenciada de áreas afetadas por desastres no Sistema Informatizado de Defesa Civil, a partir de janeiro de 2010, contribuindo para que tenhamos uma visão espacial dos rincões do território paranaense onde há recorrência dos desastres de maior prevalência no Paraná”, explicou o coronel Castilho.

Durante o evento, também serão traçadas as diretrizes para a Semana Nacional de Redução de Desastres no Paraná, que será realizada entre 10 e 14 de outubro em Curitiba. A meta é conscientizar a população paranaense e os demais integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil da importância do desenvolvimento da percepção de risco e da cultura preventiva na busca pela redução de desastres.


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cesar Filho prestigia Conferência Regional de Segurança Alimentar

Publicado em 23/9/2011












O deputado Cesar Silvestri Filho participou na manhã desta sexta-feira (23), em Guarapuava, da Conferência Regional de Segurança Alimentar, organizada pelo Núcleo Regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, chefiado por Celso Góes. O evento, realizado no auditório das Faculdades Guairacá, reúne prefeitos e movimentos sociais da região participam.

De acordo com Celso Góes, além de Guarapuava, outras 19 conferências regionais estão sendo realizadas, entre hoje e amanhã, para discutir questões referentes ao Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para municípios e estados, e a implementação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional nas políticas públicas dos governos. "Essa discussão vai subsidiar a elaboração do plano alimentar nutricional e políticas públicas do governo. É um direito garantido em 2010 pela emenda 64", afirmou Góes.

“O objetivo é concretizar avanços na política de Segurança Alimentar e Nutricional, assegurando o alcance da qualidade de vida, com nutrição adequada, saúde e cidadania”, disse a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. Os resultados desses eventos regionais servirão de subsídio para a realização da 3.ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Paraná, que acontecerá em Curitiba, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, com o tema “Alimentação: Direito de Todos – Faça Valer Paraná”.

As conferências acontecem nas cidades de Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Cianorte, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranvaí, Ponta Grossa, Pato Branco, Umuarama e União da Vitória. Em Curitiba, a conferência será em três microrregiões: capital e Região Metropolitana, Litoral e Vale do Ribeira.

Os eventos são organizados pela secretaria da Família e Desenvolvimento Social e o Conselho de Segurança Alimentar do Paraná – Consea/PR.

Ação de Cesar Filho garante recursos para ensino profissionalizante em Guarapuava

Publicado em 27/9/2011



Mais uma ação do deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS) mostrou resultados efetivos em prol da Educação em Guarapuava. Na semana passada, foram liberados R$ 945 mil pelo Governo Federal, através do Programa Brasil Profissionalizado, para dois colégios estaduais do município, o Ana Vanda Bassara e o Francisco Carneiro Martins.
O Colégio Estadual Ana Vanda Bassara, localizado no bairro Trianon e que hoje conta com aproximadamente 1,3 mil alunos dos ensinos fundamental, médio e profissionalizante – sendo que, destes, cerca de 600 são alunos dos cursos profissionalizantes –, vai receber R$ 712 mil para construção de laboratórios para os cursos de Enfermagem e Edificações e ainda a construção de duas salas multiuso.
Já o Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, no Centro e que conta com 2,2 mil estudantes – 1,7 mil em cursos profissionalizantes –, receberá o repasse de R$ 233 mil para a ampliação de espaços como o refeitório, a cozinha e ainda a construção de um laboratório de soldagem.
O professor Valdir Kukelcik, chefe do Núcleo Regjonal de Educação em Guarapuava, explica que o programa Brasil Profissionalizado tem como objetivo o fortalecimento das redes estaduais de educação profissional e tecnológica, como é o caso das duas instituições de ensino beneficiadas. A iniciativa repassa recursos do governo federal para que os estados invistam em suas escolas técnicas. “A procura por cursos profissionalizantes na nossa região é muito grande, mas nem todos os colégios estão preparados para atender estes alunos, justamente por falta de laboratórios e infraestrutura”, analisou Kukelcik.
Cesar Filho lembrou que essas verbas tinham sido solicitadas há mais de dois anos, mas não tinham sido liberadas porque dependiam da contrapartida do Governo Estadual. ”Somente agora, com a mudança de gestão, é que isto voltou a ser prioridade e conseguimos reverter essa situação, porque o recurso quase foi desperdiçado e retornaria à União. Desde que assumi, estive várias vezes com o secretário de Educação Flávio Arns e sua equipe para mostrar a situação das escolas de Guarapuava e região e para apontar as demandas mais urgentes”, salientou o deputado.
Conquistas No final do mês de agosto, o Governo do Estado anunciou outros investimentos pleiteados por Cesar Filho na Região Central do Paraná. Municípios como Goioxim, Pinhão e Reserva do Iguaçu receberão R$ 543 mil em recursos para ampliação e reformas, através de convênios com as prefeituras. Guarapuava também poderia ter sido beneficiada, mas não apresentou os documentos necessários para receber o dinheiro.

Turvo e Prudentópolis foram beneficiadas com novas unidades de ensino. Em Turvo, o investimento será de R$ 3,4 milhões para a construção do Colégio Estadual Edite Cordeiro Marques. Para Prudentópolis, o repasse será de R$ 3,6 milhões para a nova sede da Escola Estadual Padre José Orestes Preima. “A educação, em todos os seus níveis, precisa ser uma prioridade para as autoridades. No Paraná, isto está se tornando realidade”, comemorou o parlamentar.

Greve impede entrega de 270 mil documentos de veículos no PR

 

Parte dos funcionários dos Correios está parada há 13 dias.
Condutor deve andar com comprovante de pagamento do licenciamento.


Do G1 PR, com informações do Bom dia Brasil
 

Com a greve dos Correios, 270 mil donos de veículos do Paraná não receberam os novos documentos. Eles pagaram a taxa de licenciamento, mas não tiveram a carta entregue. A paralisação já dura 13 dias, e 35% das cartas e encomendas estão sendo entregues com atraso.
Para evitar multas, o Departamento de Trânsito do estado (Detran) orienta que os motoristas carreguem o documento de 2010, além do comprovante de pagamento deste ano. Segundo o chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Valmir Moreschi, será adotado o bom senso “num período desses de greve, quando não se chegam as correspondências e as documentações aos proprietários e condutores de veículos”.
Em nota oficial, os Correios afirmam que, no Paraná, 500 empregados da área administrativa se juntaram aos empregados da área operacional e triaram 1,7 milhão de objetos, além de realizar a entrega de 720 mil cartas e encomendas em mutirão feito no último final de semana. Também ressaltou que apenas 20% dos funcionários estão parados, e que em todo o país foi realizado um mutirão que entregou 9,4 milhões de cartas e encomendas, além da triagem de mais de 27 milhões de objetos.
Procon
O órgão de defesa do consumidor alerta que é dever das empresas oferecer formas alternativas de pagamento de contas, em período de greve. “Seja envio de boletos por email ou por fax, informações sobre os códigos de barra por telefone ou qualquer outro meio alternativo para que o consumidor possa quitar sua dívida”, orienta Cláudia Silvano, representante do Procon no Paraná.

Beto Richa e bancada federal se unem por mais recursos para o Paraná

O governador Beto Richa se reuniu com 22 deputados federais do Estado nesta segunda-feira, no Palácio das Araucárias, em Curitiba, para discutir as prioridades do Paraná para o projeto de Lei Orçamentária Anual, para 2012, e o Plano Plurianual 2012-2015 do governo federal. Beto e os secretários do Planejamento e Coordenação Geral, Cássio Taniguchi, da Fazenda; Luiz Carlos Hauly, e de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, entregaram aos deputados uma relação preliminar de projetos considerados fundamentais pelo governo para inclusão no orçamento da União do próximo ano. No total, são 681 milhões de reais para investimentos na melhoria da infraestrutura de transporte e logística, educação, saúde e segurança pública. Beto destacou que a reunião entre a equipe de governo e os representantes do Paraná no Congresso Nacional para tratar de investimentos para o Estado é a primeira em muitos anos. Ele agradeceu aos deputados e elogiou a disposição da bancada federal em unir forças para defender os projetos paranaenses junto ao governo federal, e afirmou que saiu muito satisfeito da reunião.//SONORA RICHA //. O deputado federal André Vargas disse que o governador mostrou que se pode e se deve trabalhar de forma suprapartidária ajudando a conceber os projetos para o desenvolvimento de todo o estado do Paraná.// SONORA VARGAS // Para o deputado Fernando Giacobo, coordenador da bancada federal, é muito importante adaptar o orçamento estadual ao projeto federal. Ele destacou a inédita interatividade do governo estadual com a bancada com esse propósito. // SONORA GIACOBO // A bancada federal também receberá propostas de projetos para o Plano Plurianual, que prevê investimentos federais para os próximos quatro anos. O governador se comprometeu em encaminhar aos parlamentares paranaenses, ainda nesta semana, uma nova relação de projetos com foco no Plano Plurianual. Os deputados federais têm até sete de outubro para apresentar emendas para a Lei Orçamentária de 2012 e o Plano Plurianual 2012-2015, que estão em análise no Congresso Nacional. Os dois projetos passarão por audiências públicas, no próximo dia 30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. (Repórter: Jurandir Ambonatti)

Transplantes de órgãos e córneas crescem 41,5% no Paraná


O Paraná realizou, entre janeiro e setembro deste ano, 1.091 transplantes de órgãos e tecidos. O número é 41,5% maior do que o registrado no mesmo período de 2010 (771) e supera o total do ano passado, quando 1.010 transplantes foram realizados.

Apesar do aumento, ainda são registradas muitas negativas familiares. “Já iniciamos a criação de uma campanha estadual e vamos mobilizar os cidadãos paranaenses para ampliar a doação de órgãos. As famílias devem estar conscientes da importância deste ato que salva vidas. O mote é o Paraná pela Vida”, afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

O transplante de córneas lidera a lista, com 886 procedimentos realizados em 2011, contra 651 em 2010. A diretora da Central Estadual Transplantes, Arlene Badoch, explica que em Curitiba já não há fila de espera para pacientes ativos – aqueles que dependem apenas do transplante de córnea. “Há somente pacientes semiativos, que são pessoas com indicação para o transplante, mas que, por algum motivo, como falta de exames, ainda não podem receber uma córnea”, diz.

Nos transplantes conjugados de rim e pâncreas também houve um aumento significativo. Até setembro de 2010, nenhum procedimento deste tipo havia sido realizado. Neste ano, já foram feitos 16 transplantes de rim/pâncreas no Paraná.

De acordo com Arlene, as doações aumentaram porque as famílias se sentem mais seguras em autorizar a doação. “Nas campanhas, mostramos que o transplante é um processo transparente, gerenciado por órgão estadual, com critérios técnicos e subordinado ao Sistema Nacional de Transplante”, explica.

O trabalho das Comissões de Procura de Órgãos e Tecidos (Copots) de Londrina, Maringá e Cascavel tem sido fundamental para o aumento das doações e a qualidade dos transplantes realizados no Paraná. “As comissões monitoram possíveis doadores e orientam as famílias nos hospitais”, enfatiza Arlene.

O aumento também se deve à agilidade das equipes na captação e no transporte dos órgãos, inclusive com a utilização dos aviões e helicópteros do governo. Hoje, no Estado, são 54 serviços credenciados para a realização de transplantes de órgãos e córneas.

HOMENAGEM - Na terça-feira (27), Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos, o padre Reginaldo Manzotti celebrará uma missa na igreja Nossa Senhora do Guadalupe, em Curitiba, a pedido da Central Estadual de Transplantes. A Central convida familiares de doadores, transplantados e amigos a participarem da missa em intenção aos Doadores de Órgãos e Tecidos que será realizada na Igreja Nossa Senhora do Guadalupe, às 12 horas. A Paróquia fica na praça Senador Corrêa, 128.

LONDRINA – A Central Estadual de Transplantes promove, em parceria com hospitais da cidade, na terça-feira (27) o II Encontro com Professores da rede de ensino sobre Doação de Órgãos e Tecidos. O evento será na Associação Medica de Londrina, das 8 às 12 horas. Como parte da campanha de esclarecimento para a população sobre Morte Encefálica, a central convidou o médico neurologista da Universidade Federal do Paraná Carlos Silvado, que participou da elaboração do “Protocolo de Diagnóstico de Morte Encefálica”. Ele também dará entrevistas aos veículos de comunicação da cidade.

Cezar Silvestri propõe à bancada federal R$ 100 milhões para recape‏


O secretário do Desenvolvimento Urbano, deputado federal Cezar Silvestri, solicitou nesta segunda-feira (26), durante a reunião do governador Beto Richa com os membros da bancada paranaense na Câmara Federal, que os deputados apresentem uma emenda de bancada no orçamento da União no valor de R$ 100 milhões. Os recursos serão aplicados no recapeamento asfáltico das ruas das cidades paranaenses com menos de 50 mil habitantes.
“O recapeamento asfáltico é uma necessidade urgente da maioria dos municípios do Paraná. Com esses recursos poderíamos atender todas as cidades de pequeno porte do Estado, que são as que mais sofrem por mão possuir equipamentos nem recursos para recuperar a malha viária urbana”, destacou.
O secretário enfatizou que os recursos possibilitariam ao Estado a recuperação da sua capacidade de investimento, o que beneficiaria diretamente os municípios paranaenses. “O Paraná é o penúltimo estado em volume de recursos alocados no orçamento de 2012 per capita. Essa reivindicação se faz mais do que justa para que possamos levar mais infraestrutura aos pequenos municípios do estado”, complementou.
UNIÃO
Silvestri foi enfático ao destacar que a reunião ocorrida nesta segunda-feira, no Palácio das Araucárias, entre os deputados federais e o governador Beto Richa é mais uma demonstração da nova forma de trabalho do governo implantada no Paraná. “Foi a reunião com maior números de deputados federais presentes, uma demonstração clara do interesse da bancada paranaense em trabalhar em conjunto com o Governo do Paraná, para que o Estado consiga maior volume de recursos federais e recupere sua capacidade de investimento”. Com isso, segundo Silvestri, o Governo do Estado estréia uma nova forma de relacionamento com a bancada federal.
Foto: AEN
Ricardo Tesseroli - Sedu
Assessor de Imprensa - MT 6334
41 3254 7792 - 41 9825 1469 - 42 9977 1656
www.desenvolvimentourbano.pr.gov.br


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

REUNIÃO SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA É REALIZADA NO PINHÃO


Na última quinta-feira (22.09) aconteceu no Fórum do município de Pinhão, uma reunião entre a Polícia Militar, representada pelo 16º Batalhão de Polícia Militar, Juizado e Promotoria Pública.

Participaram da reunião a Juíza Dra. Liana de Oliveira Luerdes, o Promotor Dr. Ricardo Cassel Lois, o Comandante do 16º BPM, Tenente Coronel Daniel dos Santos, o Comandante da 1ª Cia. PM (Guarapuava), Capitão Arsênio Rodrigues Filho e o Comandante do Destacamento de Pinhão, 2º Sargento Sandro Rocha Toledo.

Na oportunidade foram discutidos vários assuntos referentes à Segurança Pública no município e região, tendo como principal solicitação da Magistrada e do Ministério Público que sejam realizadas operações AIFU (Ação Integrada de Fiscalização Urbana) naquele município, com o intuito de inibir e coibir ações delituosas tais como: embriaguez ao volante, perturbação do sossego (som alto), posse irregular de arma de fogo, fiscalização de alvarás de funcionamento, dentre outros.

O Comando do 16º BPM se responsabilizou em viabilizar os meios necessários para que tais operações sejam desencadeadas naquele município, trazendo assim uma melhor qualidade de vida aos moradores pinhãoenses.

Guarapuava, 23 de setembro de 2011.

Elaborado e postado por: Sd. QPM 1-0 Guilherme - Auxiliar de Comunicação Social.
Revisado por: 2º Ten. QOPM Zarpelon – Oficial de Comunicação Social do 16º BPM.
Fotos: 1ª Cia. PM – Guarapuava.

Open in new window

Open in new window

Open in new window

Open in new window

Open in new window

Sedu autoriza prefeito de Medianeira a licitar obras de recape


O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) autorizou o prefeito de Medianeira, Elias Carrer, a licitar obras de recape asfáltico de ruas da cidade. O documento foi firmado nesta quarta-feira (22), na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e prevê um investimento de R$ 198.613,00, sendo que R$ 28 mil correspondem à contrapartida municipal.

Os recursos liberados por meio do programa de Recuperação Asfáltica de Pavimento serão investidos em 11.343,89 m² de recapeamento asfáltico, com serviços de limpeza e lavagem de pista; pintura de ligação que auxilia na aderência entre as camadas de pavimento; revestimento com CBUQ que prolonga a duração do asfalto; sinalização horizontal e placa de obra. As obras de revitalização beneficiarão a avenida Brasília e a rua Argentina, ambas na região central da cidade.

O secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, enfatizou, no ato da assinatura da autorização da licitação, os benefícios que o recape irá trazer ao município.“Atualmente o recapeamento de vias urbanas é uma das principais demandas que recebemos das prefeituras. Sabemos da necessidade que os prefeitos têm de fazer melhorias na malha viária dos municípios, por isso estamos liberando esses recursos para auxilia-los na recuperação das ruas”, destacou.

Na oportunidade, o prefeito Elias Carrer destacou a importância da liberação dos recursos. “Essa é uma reivindicação antiga do município. A malha viária tem uma vida útil e a nossa já está vencida. Esses recursos vão ao encontro das aspirações de Medianeira e irão melhorar a infraestrutura da cidade”.

O vice-prefeito Ricardo Endrigo também ressaltou os benefícios que as obras trarão. “O recapeamento é um mais que uma necessidade, é uma prioridade. A população estava clamando por isso. A revitalização asfáltica vai nos ajudar no embelezamento da cidade e na melhoria e aumento da segurança no trânsito, tanto para pedestres quanto para motoristas, haja vista que a situação da malha viária encontra-se comprometida”.

Governo promove Conferências Regionais de Assistência Social


A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social promove nos dias 26 e 27 as Conferências Regionais de Assistência Social. Serão 18 eventos, em cidades estratégicas, que abrangem todas regiões do Paraná. Com o tema “Consolidar o Suas (Sistema Único de Assistência Social) e valorizar seus trabalhadores”, os encontros regionais antecedem a Conferência Estadual, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, em Curitiba.

“A consolidação do Suas enquanto política pública é fundamental para a garantia da proteção à família, maternidade, infância, adolescência e velhice, assegurando benefícios e serviços de maneira digna, justa, igualitária”, disse a secretária Fernanda Richa.

Com atendimento e organização dos serviços em bases regionais, o modelo de gestão do Suas institui o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e o Creas (Centro de Referência Especial de Assistência Social) como equipamentos públicos responsáveis pelo atendimento às famílias, bem como todos aqueles que estão em situação de vulnerabilidade e risco social.

As Conferências Regionais são espaços de debate coletivo que oportunizam uma participação social mais representativa, com maior participação popular, discussão e avaliação das ações governamentais e das ações desenvolvidas com recursos do fundo público. Também são eleitas prioridades políticas para os respectivos níveis de governo e para as diferentes organizações da sociedade civil, que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social, buscando a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, serviços, programas, projetos e benefícios.

Os eventos são organizados pela secretaria da Família e Desenvolvimento Social e o Conselho Estadual de Assistência Social do Paraná – Cras/PR. Acontecem nas cidades de Curitiba, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Cianorte, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranvaí, Ponta Grossa, Pato Branco, Umuarama e União da Vitória

RICHA REÚNE BANCADA PARANAENSE NO CONGRESSO PARA DISCUTIR EMENDAS AO ORÇAMENTO DA UNIÃO


O governador Beto Richa (PSDB) recebe a bancada federal do Paraná para um encontro na próxima segunda-feira (26), no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O objetivo do governador é conversar com deputados e senadores sobre as prioridades do Paraná no projeto de Lei Orçamentária de 2012 e no projeto do Plano Plurianual para o período 2012-2015.

Os dois projetos também serão objeto de uma audiência pública, no próximo dia 30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, para discutir e receber sugestões e propostas da população.

Os deputados federais têm até 7 de outubro para apresentar emendas aos dois projetos, que estão em análise no Congresso Nacional. O Governo do Estado entende que é necessária uma ação articulada para definir e defender projetos paranaenses para os quais serão requisitados recursos federais. As propostas de emendas devem ser subscritas por um deputado federal ou senador. Cada um deles pode apresentar até 25 emendas ao projeto de orçamento da União.

Participam do encontro o secretário Alceni Guerra, chefe do escritório do Paraná em Brasília, e os secretários estaduais do Planejamento, Cássio Taniguchi; da Fazenda, Luiz Carlos Hauly; e da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

SERVIÇO

Richa se reúne com a bancada paranaense no Congresso

DATA: 26/9 – segunda-feira

HORÁRIO: 11h30

Gabinete do governador - Palácio das Araucárias

Rua Jaci Loureiro de Campos, S/n – 6º andar – Curitiba

domingo, 25 de setembro de 2011

Ambev doa mil bafômetros ao Detran


O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) recebeu da companhia de bebidas Ambev mil etilômetros (bafômetros) descartáveis para promover o consumo responsável de álcool. A entrega faz parte das atividades realizadas pela empresa para o Dia de Responsa Ambev, promovido nesta sexta-feira (23) em todo o Brasil. Os equipamentos são de uso individual e serão distribuídos nas ações educativas desenvolvidas pelo Detran em bares e casas noturnas.

A parceria do governo com a iniciativa privada envolve também a Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas (Abrabar/PR), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similiares de Curitiba (Sindotel) e Associação Comercial do Paraná. “Queremos criar uma rede de agentes pela vida, reforçando o uso dos táxis e o consumo consciente de bebidas alcoólicas”, explicou o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

“Atuar em conjunto com a iniciativa privada é essencial para o sucesso de um projeto que pretende ser de grande porte. Com diálogo, estamos trazendo parceiros interessados em cumprir seu papel social e que entendem a importância de integrar uma campanha que deve mobilizar consumidores e usuários dos seus serviços, beneficiando todos os paranaenses”, completou.

Esta é a primeira vez que o Paraná recebe a mobilização da Ambev, que acontece simultaneamente em 20 países do mundo, dentro do “Be(er) Responsible Day”, organizado pela Anheuser Busch InBev. No Brasil, nos últimos oito anos, foram doados 80 mil bafômetros às autoridades de trânsito.

“Em todas as nossas fábricas, são 117 mil funcionários engajados em três pilares principais: evitar o beber e dirigir, prevenir o consumo de álcool em excesso e reforçar a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos”, conta o diretor de Relações Socioambientais da Ambev, Ricardo Rolim.

PARCEIROS – Segundo o diretor regional da empresa, Sérgio Ustulin, os mais de 42 mil pontos de vendas da Ambev no Paraná receberão material referente ao tema. Dados da companhia mostram que os paranaenses consomem mais cerveja que a média geral dos brasileiros. No Estado, o consumo per capita da bebida chega a 55 litros por ano, enquanto a média nacional é de 48 litros/ano por pessoa.

“A preocupação da cervejaria e dos bares é que as pessoas bebam de maneira consciente, pensando em alternativas para voltar para casa sem dirigir. Vale voltar de taxi, ônibus ou de carona com quem não bebeu”, enumera o presidente da Abrasel-PR, Marcelo Woellner Pereira.

“As entidades privadas querem ser parceiras do poder público nas ações positivas. O Detran está mostrando como indústria, sociedade civil organizada e governo podem melhorar as coisas trabalhando juntos”, completou o presidente da Abrabar, Fabio Aguayo.

Governo vai investir R$ 100 milhões na rede de urgências em todo Paraná


O Governo do Estado vai investir cerca de R$ 100 milhões para organizar a Rede de Urgência e Emergência no Paraná até o segundo semestre de 2012. Os recursos serão utilizados para efetiva implantação de regionais do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, o governo está realizando todos os procedimentos para que até o início do próximo ano as regiões de Apucarana, Cascavel, Paranavaí, Região Metropolitana de Curitiba, Londrina e Pato Branco tenham Samus Regionais em funcionamento. Nas demais regiões o serviço será implantado no primeiro semestre do ano que vem.

De acordo com Caputo Neto, o investimento do Estado é necessário para garantir o bom funcionamento dos atendimentos de urgência. Ele informa que diversos municípios paranaenses receberam ambulâncias do Samu em 2010, mas não houve organização dos serviços de suporte para que o sistema pudesse funcionar adequadamente. “Essa situação foi amplamente divulgada, pois sem a estrutura de suporte as referidas ambulâncias não podem ser utilizadas”, afirma.

Na avaliação dos técnicos da Secretaria da Saúde o processo envolvendo Samus Regionais foi iniciado pelo fim, pois somente a disponibilidade dos veículos de socorro não assegura a realização dos serviços, visto que são necessários profissionais qualificados para o trabalho, além de instalações apropriadas em hospitais para receber pacientes em situação de emergência médica.

Os recursos que o governo vai investir servirão para construir as Centrais de Regulação, estruturar os sistemas de radiocomunicação, definir a contratação dos profissionais e a retaguarda hospitalar. “Isso não aconteceu em 2010 e nem foram alocados recursos suficientes para isso em 2011”, afirma o secretário da Saúde. “Teremos condições de fazer muitos investimentos no próximo ano, quando pela primeira vez na história o Paraná cumprirá a Emenda 29”.

Neste ano, a atual gestão do Governo do Paraná priorizou e organizou a retaguarda hospitalar através do Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS no Paraná (HOSPSUS), cuja finalidade é melhorar a qualidade do atendimento, aumentar a oferta de leitos hospitalares à disposição do SUS e reduzir o tempo-resposta nos serviços de urgência.

Ainda em 2011, o governo estadual debateu com municípios de todas as regiões do Paraná formas de financiamento para a contratação de profissionais e firmou convênio o Ministério da Saúde para obter recursos para implantar o sistema de radiocomunicação e o complexo regulatório. “Feito isso, é possível iniciar a implantação de verdade dos Samus Regionais no Paraná”, informa Caputo.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Audiência pública proposta por Cesar Filho debate condições de segurança da BR-277 em Guarapuava


O deputado Cesar Silvestri Filho (PPS) presidiu na noite de quinta-feira (22) a audiência pública que debateu as condições de segurança e melhorias viárias na BR-277, no trecho entre o acesso a Candói (Três Pinheiros) e o Trevo do Relógio, em Prudentópolis. A reunião, realizada na Câmara Municipal Guarapuava, durou cerca de quatro horas. Rpresentantes das concessionárias Ecocataratas e Caminhos do Paraná, parlamantares, integrantes do Ministério Público e representantes da sociedade civil organizada discutiram as alternativas de melhorias para a rodovia.
O deputado estadual Marcelo Rangel (PPS), presidente da Comissão de Obras da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), destacou a importância da audiência, solicitada por Cesar Filho. “É muito importante a mobilização e a participação de todos os setores da sociedade civil para conscientizar os representantes das concessionárias e do Estado sobre as reais demandas da população”, comentou.
Segundo Rangel, está previsto para a próxima semana uma reunião entre os integrantes da Comissão de Obras da ALEP, o secretário de Logística e Infraestrutura, José Richa Filho, e a Superintendência do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para tratar da possibilidade de implantação de redutores de velocidade nos trechos do perímetro urbano sob a administração do município.
“Na próxima semana vou procurar o secretário de Infraestrutura e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes para tratar dessa questão e solicitar que esse controle dos radares seja feito pelo Guaratran”, anunciou Cesar Filho.
A instalação de qualquer dispositivo redutor de velocidade não faz parte das obrigações contratuais das concessionárias, mas depende necessariamente de estudos técnicos elaborados pela Polícia Rodoviária Federal em conjunto com o DER/PR.
Cesar Filho disse que é imprescindível aumentar a segurança viária em todo o perímetro urbano da BR-277 em Guarapuava. “As entradas e saídas de empresas, os acessos às avenidas e, principalmente, às marginais devem ser prioridade”, salientou. O parlamentar ressaltou a discrepância entre os valores cobrados pelas concessionárias de pedágio e o valor investido diretamente em obras nesses trechos.
Danielle Blaskievicz
daniblaski@uol.com.br
MSN: daniblaski@hotmail.com
(41) 9964-2337