quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Medicamentos manipulados terão bulas padronizadas no Paraná

 
O Paraná é o primeiro estado a obrigar farmácias de manipulação a fornecer bulas detalhadas com seus medicamentos. A medida começou a valer nesta quinta-feira (31), após o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, assinar resolução que normatiza forma e conteúdo das chamadas “bulas magistrais”, com informações semelhantes às encontradas em remédios industrializados.

De acordo com Caputo Neto, a legislação estadual serve de modelo para que uma normativa nacional seja criada, beneficiando os usuários desse mercado que vêm crescendo a cada ano no Brasil. “O objetivo é informar o consumidor da melhor forma, evitando acidentes na administração desses medicamentos”, explicou o secretário, que também é profissional farmacêutico.

As farmácias de manipulação do Paraná terão 180 dias para se adequar às novas normas. Após esse prazo, estarão sujeitas a sanções das Vigilâncias Sanitárias municipais e estadual, que vão desde notificação ou multa até a suspensão do direito de manipulação e venda do estabelecimento.

A resolução SESA 62/2013 regulamenta a Lei estadual 17.051/2012, proposta pelo deputado estadual Valdir Rossoni e assinada pelo governador Beto Richa. Ela é resultado de um trabalho conjunto entre o Governo do Estado, entidades representativas, conselhos de classe, instituições acadêmicas e profissionais da área farmacêutica.

Segundo Ademir Valério Silva, presidente nacional da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais – Anfarmag, a proposta paranaense deverá ser levada em breve ao Senado Federal. “Essa construção compartilhada que nos foi apresentada pelo Paraná mostra a importância de um governo democrático, aberto à discussão. Isso proporcionou que fosse criada uma norma exequível e que poderá ser aplicada em todo o Brasil”, enfatizou.

PROCESSO - Em abril de 2012, foi criada uma comissão interinstitucional para gerenciar o processo de regulamentação da lei e avaliar o impacto regulatório no mercado. A resolução também ficou disponível em consulta pública durante 30 dias e recebeu contribuições de diversas entidades, inclusive de outros estados.

Após esse período, a comissão ganhou o apoio do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná que auxiliou na elaboração de quatro modelos de bulas. “Além das bulas para medicamentos alopáticos e homeopáticos, também criamos duas versões específicas para usuários com limitações visuais, algo nunca visto no mundo”, ressaltou a professora Carla Spinillo.

CONTEÚDO - As bulas deverão estar separadas do medicamento e conter identificação do paciente e do fabricante, telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor, informações sobre como usar os medicamentos, cuidados necessários durante a gravidez e o período de amamentação, o que fazer quando a pessoa esquece de tomar o medicamento, onde e como guardar o medicamento, o que fazer em caso de acidentes, além de outras frases de advertência e informações sobre reações indesejáveis e contraindicações.

A resolução completa e os modelos de bulas estão disponíveis no site www.saude.pr.gov.br.
Áudio:

Após quase quatro anos, Carli Filho vai a júri popular



Ex-político é acusado de duplo homicídio com dolo eventual, pela morte de Rafael e Carlos, em 7 de maio de 2009. Carro das vítimas ficou destroçado.
O ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho será julgado dia 26 de março, na 2.ª Vara do Tribunal do Júri, em Curitiba. Ele é acusado de duplo homicídio qualificado com dolo eventual (quando a pessoa assume o risco de matar), pela morte dos jovens Rafael Souza Yared e Carlos Murilo de Souza, 26 e 20 anos, num acidente de trânsito em 2009. Bêbado e com a carteira de habilitação suspensa por excesso de multas, o ex-deputado estaria a mais de 160 quilômetros por hora na hora da pancada.

A dúvida em torno do processo de Carli Filho era se ele ia responder por duplo homicídio sem a qualificadora (na qual a pena varia entre 6 e 12 anos de cadeia), ou com a qualificadora (que pode dar até 30 anos de prisão se ele for condenado). O ex-deputado será defendido pelos advogados Gustavo Sancadelari e Roberto Brzezinski Neto.

Pancada

O acidente ocorreu na noite de 7 de maio de 2009, na esquina das Ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Paulo Gorski, no Mossunguê. Peritos constataram na época que o Passat importado do ex-deputado trafegava entre 161 e 173 quilômetros por hora, quando decolou a quase um metro do chão, no topo de rua desta esquina, e bateu na traseira do Fit onde estavam as duas vítimas. A morte dos jovens foi instantânea.

Além da carteira de habilitação suspensa por diversas multas que levou, Carli Filho teria saído de um jantar onde tomou vinho e estaria dirigindo embriagado no momento do acidente.

Paraná on line

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Assistência Social e PM reforçam parceria para manutenção do Formando Cidadão



No começo da tarde desta quarta-feira (30), a secretária de Assistência Social de Guarapuava, Cristina Silvestri, visitou as instalações do projeto Formando Cidadão, mantido em parceria com o 16º Batalhão de Polícia Militar e outras instituições e apoiadores. “Vamos fortalecer ainda mais essa parceria e firmar novos projetos”, afirma Cristina.

Acompanhados de educadores e policiais que atuam no projeto, a secretária e o comandante da PM, tenente coronel Edson Solak, conversaram sobre os resultados positivos que o projeto tem proporcionado aos adolescentes, de 12 a 17 anos, que cometeram algum ato infracional. “A proximidade que a administração municipal está mantendo atualmente nos deixa felizes e ainda mais firmes nesta parceria”, reforça Solak.

A PM fornece a estrutura física para o desenvolvimento do projeto e a prefeitura cede os funcionários, entre educador, psicólogo, assistente social e pedagogo. Os adolescentes são encaminhados pela Justiça. “Eles permanecem por um período de 3 a 6 meses, conforme determinado pelo judiciário. Aqui recebem as medidas sócio-educativas, participam de cursos, oficinas, praticam atividades físicas, cuidam da horta, fazem informática. Tem ainda a prestação de serviço comunitário”, enumera o soldado Nilton Cesar Medeiros.

A educadora Rosely Haick Vitorassi, que permaneceu no projeto por 7 anos, ressalta que o Formando Cidadão é referência no Estado. “Nós apresentamos uma nova visão aos adolescentes. A visão de que o policial é proteção. Por esse e outros motivos temos sido vitoriosos, inclusive dando a esses meninos e meninas a oportunidade no mercado de trabalho, o que nos destacou em todo o Paraná”.

Eva Schran conversa com ministras sobre a implantação da Secretaria Municipal da Mulher





A implementação de políticas públicas voltadas às mulheres e o fortalecimento da rede de atendimento em casos de violência estão entre as prioridades da vice-prefeita de Guarapuava, Eva Schran, que participou do Encontro Nacional de Prefeitas e Vice-prefeitas, realizado em Brasília, na última segunda-feira (28).

Em Guarapuava, será criada a Secretaria da Mulher, por isso, durante o encontro nacional, Eva Schran conversou com as ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Eleonora Menicucci (Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres), recebendo orientação técnica sobre o assunto. “Esse evento proporcionou um contato maior entre as prefeituras e os ministérios, pois são eles que oferecem assistência para a efetivação das políticas públicas”.

Para a vice-prefeita, a implantação do serviço especializado de atendimento à mulher vítima de violência é uma das ações mais urgentes para o município, visto que Guarapuava ocupa a 11ª colocação entre as cidades com maior número de homicídios femininos no Paraná. “Estamos trabalhando para que tenhamos uma secretaria voltada exclusivamente para as mulheres, que irá atuar em parceria com outras secretarias municipais, além de entidades e órgãos de segurança”.

O evento que Eva Schran participou integra o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, cujo objetivo é subsidiar os gestores municipais com informações sobre programas e ações federais, sempre com foco no desenvolvimento sustentável. O prefeito Cesar Filho está participando do evento.

Delegada da Mulher

A vinda de uma titular para a Delegacia da Mulher de Guarapuava é outra luta da vice-prefeita e que tem o apoio de diversas entidades. Sobre este tema, Eva Schran conversou com deputada estadual Mara Lima. Elas se encontraram em um evento da Assembleia de Deus, realizado no último sábado, na Associação Betel.

A deputada é presidente da Comissão dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná e se colocou à disposição para conversar com o secretário de Estado da Segurança Pública sobre a necessidade de uma delegada da Mulher em Guarapuava.

Prefeitura de Guarapuava firma parceria com editora da Unicentro para distribuir livros nas escolas municipais



A vice-prefeita Eva Schran recebeu, na manhã desta quarta-feira (30), a diretora da editora da Unicentro, Beatriz Anselmo Olinto, para tratar de uma parceria que visa à distribuição de livros em escolas municipais. “A Unicentro está sempre em busca de parceiros para levar conhecimento adiante e a possibilidade de fazermos uma distribuição de livros nas escolas é um grande incentivo para nós”, comenta Beatriz Anselmo Olinto.

De acordo com a vice-prefeita é possível criar uma política para a distribuição destes livros nas escolas e em outros eventos promovidos pela Prefeitura de Guarapuava. “Precisamos fazer com que esses materiais fiquem à disposição da população, então, quando fizermos um evento sobre agricultura, podemos levar livros sobre o tema, da mesma forma com turismo, meio ambiente e outros”, comenta Eva que já pensa nas primeiras ações para tornar a parceria uma realidade no município. “Vamos fazer um levantamento das escolas municipais para poder, junto com a editora da Unicentro, separar os materiais que possam ser interessantes para nossos alunos”.

Para a diretora Beatriz Olinto, a parceria com a Prefeitura de Guarapuava é uma forma de distribuir, gratuitamente, esses livros para a comunidade guarapuavana. “É um sentimento de que conseguimos cumprir com o papel de levar o conhecimento à sociedade”.

Campanha de Carnaval do SAE começa no próximo dia 4



Com o tema “A vida é melhor sem Aids - Proteja-se, use sempre camisinha”, a Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria Municipal de Saúde promovem a Campanha de Carnaval 2013, a partir do próximo dia 4. Os profissionais do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) vão desfilar com o bloco “Folia com Saúde”, distribuindo camisinhas e folders informativos em pontos estratégicos da cidade, como casas noturnas, boates, bares, entre outros estabelecimentos.

A campanha de estímulo ao uso do preservativo durante o Carnaval tornou-se  fundamental na estratégia do Ministério da Saúde para reduzir o avanço da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. “A Secretaria Municipal de Saúde acompanha essa estratégia de prevenção”, reforça a coordenadora do SAE, enfermeira Maria Clarice Barth Kunkel. Este ano, devem ser distribuídos cerca de 40 mil preservativos.

Serão disponibilizados também testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais durante a campanha, além de intensificar uma semana antes e outra depois do Carnaval. Para fazer o exame, na unidade do SAE, os interessados devem apresentar um documento com foto. “O resultado sai em 30 minutos e não requer jejum nem dieta. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis”, explica Clarice.

Em Guarapuava, a campanha tem apoio da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), 5ª Regional de Saúde, Guaratran, Performance Academia e Casa da Cultura, além do grupo de teatro Arte & Manha.
O SAE fica na rua Getúlio Vargas, 1981, Centro. Mais informações pelo telefone (42) 3621-4524.

Serviço

Campanha de Carnaval 2013
Período: 4 a 12 de fevereiro
De 4 a 6: dia - Orientações e distribuição de materiais informativos na XV de Novembro e Terminal da Fonte;
De 4 a 6: noite - Visitas a casas noturnas, boates e postos de combustíveis na BR- 277;
Dia 7 - 15h: Desfile de Carnaval (da Praça Cleve até o final da XV de Novembro com aulão de samba, axé e pagode);
De 9 a 12: Plantão noturno no SAE para atender as demandas dos clubes e das festas de Carnaval.

Ouvidor do município participa de reunião com moradores do bairro Primavera



O ouvidor de Guarapuava, Claudio Andrade, participou nesta terça-feira (29), de uma reunião na Associação dos Moradores do bairro Primavera. “Existe uma grande disposição por parte do município de estabelecer nestas associações um canal presencial com a ouvidoria”, explica o ouvidor que também conta com a colaboração dos presidentes das associações de bairros para realizar outras reuniões em Guarapuava. “Faremos uma ouvidoria itinerante”, completa.

A reunião, realizada pela UGAM – União Guarapuavana de Moradores tem como principal objetivo levar ao conhecimento das autoridades as principais reivindicações dos bairros. “Fizemos uma reunião de planejamento onde decidimos fazer esse tipo de encontro com as autoridades responsáveis e um dos temas levantados pelos presidentes das associações foi a segurança pública”, comenta o presidente da UGAM que também destacou a presença do ouvidor do município na reunião. “Nunca tivemos um representante do poder executivo próximo a nós, então vamos aproveitar a oportunidade e passar todos os problemas que estamos enfrentando”.

Segurança Pública no bairro Primavera
O bairro Primavera conta hoje com uma população de mais de 12 mil habitantes e, segundo o presidente da Associação de Moradores, a distância do bairro ao Batalhão da Polícia Militar é um dos principais motivos da criminalidade na região. “Quando nós chamamos a polícia existe um grande tempo de deslocamento até que a viatura chegue aqui e isso está fazendo com que a criminalidade aumente em um bairro que cresce a cada dia e precisa de segurança”, explica Vilmar Zainedir que também fala sobre a importância da reunião. “Não adianta apenas discutirmos os problemas entre nós, moradores, precisamos dos especialistas, que entendam as nossas necessidades e possam atender as reivindicações”.

De acordo com Capitão Cubas, do 16º BMP, através destas reuniões é possível ter um perfil da segurança pública pelos olhos da sociedade. “Nós vamos fazer alguns estudos sobre o tipo de policiamento que pode ser aplicado no bairro Primavera, porque cada bairro tem uma situação diferenciada em nível de ocorrência, mas agora, no final de março estaremos recebendo um contingente de 94 novos policiais, possibilitando um maior efetivo nas ruas, além disso, já estamos com um planejamento estratégico de distribuição das viaturas nas áreas de maior incidência de ocorrências e o bairro Primavera com certeza será assistido”.

O Presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Valcenor Leopoldo Fleck, também participou da reunião e falou sobre a importância de se ouvir a comunidade e buscar recursos para as necessidades imediatas da população nos bairros. “Quem sabe dos problemas dos bairros são os próprios moradores e tudo que é reivindicado pela comunidade nós tentamos encaminhar para que os órgãos competentes possam fazer o atendimento”.

Esclarecimentos para a população
A partir do momento em que forem levantadas as reivindicações dos moradores, a ouvidoria do município vai buscar esclarecimentos para a população. “Primeiro vamos constatar a denúncia ou reivindicação e informar o secretário da referida pasta para que tome as devidas providências”, comenta Claudio Andrade que afirma a importância de dar uma resposta para a comunidade. “Seja positiva ou negativa, o mais importante é darmos a resposta aos moradores”.

Segundo o presidente da UGAM, as próximas reuniões serão realizadas uma vez por mês, nos bairros de Guarapuava, com temas diferentes. “Os temas vão surgir de acordo com a necessidade de cada bairro, possivelmente, nossa próxima reunião será sobre a saúde”.

Secretaria de Agricultura reúne pequenos produtores para dar início às obras de habitação rural



A Secretaria de Agricultura de Guarapuava e a Cohapar reuniram pequenos produtores rurais, nesta terça-feira (29), para fazer a entrega do projeto de construção das casas do Programa Estadual Morar Bem Paraná Rural. A seleção das 16 famílias beneficiadas neste 1º lote foi feita através da Prefeitura de Guarapuava em parceria com a Cohapar, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Emater.  “Todas essas famílias beneficiadas moram em situações precárias, mas, para serem selecionadas elas precisaram apresentar a DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf, que é a comprovação de enquadramento do agricultor como pequeno produtor e se enquadrar em outros critérios estabelecidos pelo Governo Estadual”, explica o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.

O projeto, no valor total de R$ 25 mil, prevê moradias em alvenaria com 52m2, três quartos, banheiro, sala e cozinha conjugada, varanda e área de serviço, além de toda parte elétrica e de encanamento para água e esgoto. As casas serão construídas nos terrenos dos próprios agricultores. “O pequeno produtor vai pagar 4% do valor total da obra em quatro anos, ou seja, serão R$ 250,00 por ano”, explica Itacir Vezzaro. De acordo com o gerente regional da Cohapar em Guarapuava, Paulo de Souza, os produtores rurais vão contratar os pedreiros e terão toda assistência necessária para a realização das obras. “Temos um engenheiro civil e um mestre de obras que farão o acompanhamento semanal das obras”.

Segundo o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, a meta da Prefeitura de Guarapuava é construir 100 novas habitações rurais até o final do ano de 2013. “Estamos trabalhando com várias parcerias, além disso, temos uma técnica que vai cuidar apenas da questão da habitação rural aqui na Secretaria de Agricultura”.

QUALIDADE DE VIDA NO CAMPO
Para o secretário de Agricultura, a construção destas casas é um grande motivo para incentivar o produtor rural a permanecer no campo. “Nós entendemos que um projeto como esse é uma alternativa para que o pequeno produtor rural fique morando em sua propriedade e tenha as condições necessárias de moradia para viver com dignidade e desenvolver seu trabalho no campo”, explica Itacir que ainda analisa a possibilidade do produtor desenvolver outras formas de renda. “Temos certeza que vamos conseguir motivar as famílias dos produtores porque a partir do momento que esse produtor mora bem ele tem vontade e animo para produzir, agregar renda e diversificar sua produção”.

Dona Zilcleia da Silva é produtora rural da região de Rio do Corvo e é uma das beneficiadas do Programa Morar Bem Paraná Rural. Ela conta que está trabalhando e morando em uma fazenda próxima a sua propriedade, desde que sua casa desabou. “Nossa casa era tão ruim que não aguentou mais”, explica a agricultora que não contém a ansiedade. “A alegria é enorme! Só de saber que esperamos tanto tempo por uma casa e que agora ela vai ser realidade não consigo nem aguentar!”.

Assessoria de Imprensa PMG
Fotos: Assessoria de Imprensa PMG

Legenda Fotos:
MorarBem001 - Secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro e gerente regional da Cohapar em Guarapuava, Paulo de Souza entregam projetos das casas para pequenos produtores rurais.
MorarBem002 – Agricultora Zilcleia da Silva recebe o projeto de sua casa.
MorarBem003 – Dezesseis produtores rurais de Guarapuava são beneficiados com o   Programa Estadual Morar Bem Paraná Rural
 MorarBem004 – Agricultora Zilcleia da Silva e sua família
MorarBem005 –Engenheiro da Cohapar de Guarapuava, Leonardo Antunes apresenta o projeto aos produtores rurais
MorarBem006 – Produtora rural recebe projeto da casa

Secretário de Obras faz vistoria em terrenos onde serão construídas creches



O secretário de Viação, Obras, Serviços Urbanos e Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana Edison José Sanches Filho, acompanhado pelo engenheiro da secretaria José Elias Sydor e por técnicos de uma empresa de sondagem e fundação, fizeram uma vistoria nesta terça-feira (29) em um dos terrenos onde serão construídas as novas creches em Guarapuava. “A partir desta vistoria, a empresa vai nos fornecer um laudo técnico para sabermos se a creche poderá ser construída neste local”, explica o secretário de obras.

As creches serão construídas com verbas do Governo Federal, mas é a Prefeitura de Guarapuava quem tem a responsabilidade de entregar os terrenos em perfeitas condições para iniciar as obras. Segundo o secretário, dos dez terrenos onde serão construídas as novas creches, três apresentam problemas. “Aqui no São Cristóvão temos o problema com a terraplenagem; no Residencial 2000, além da terraplenagem ainda existe o problema com o tamanho do terreno que não comporta uma construção de aproximadamente mil metros quadrados e o terreno no Morro Alto não teve o corte correto”, comenta Sanches Filho.

Segundo o secretário, o relatório entregue pela empresa contatada na gestão anterior e responsável pela terraplenagem, apresenta o termo “compactação visual”, o que não pode ser aceitado pelos engenheiros que farão a liberação do terreno. “Temos a responsabilidade de fazer uma creche aqui, não podemos permitir que daqui alguns anos o piso venha a ceder”, explica Edison Sanches ao afirmar que a próxima ação da Secretaria de Obras será uma reunião com engenheiros para definir os novos custos desta obra. “Se for necessário refazer a terraplenagem, precisamos analisar os custos desta nova obra, além disso, teremos o atraso na entrega do terreno para a empresa responsável pela construção da creche”.

Nesta terça-feira (29) a Secretaria de Obras da Prefeitura de Guarapuava entrega o terreno onde serão iniciadas as obras da Creche do Boqueirão. No São Cristóvão próximo ao Parque de Máquinas, Bonsucesso, Xarquinho, Jardim das Américas e Planalto, as obras já estão em andamento. Segundo a Secretaria de Obras, o terreno no Tancredo Neves, próximo ao CAIC deverá ser entregue nos próximos dias.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Em encontro com prefeitos, Dilma anuncia mais de R$ 66 bilhões para municípios

 

Em encontro com prefeitos, presidente ressaltou importância de projetos.
No evento, governo quer orientar gestores sobre convênios e repasses.

Priscilla Mendes Do G1, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (28) que o governo federal vai disponibilizar para os municípios neste ano R$ 66,8 bilhões em recursos novos. Ela discursou para uma plateia repleta de prefeitos eleitos e reeleitos em 2012 durante o 2º Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
"Os municípios, além de todas as obras anteriormente contratadas, passarão a ter R$ 66,8 bilhões em recursos novos para suas obras", afirmou durante discurso, momento em que foi bastante aplaudida pelo público, que é estimado em 20 mil pessoas pela pasta Secretaria de Relações Institucionais, que organiza o evento.

Dilma afirmou que o governo federal será um "parceiro comprometido" e construirá um "novo patamar de relações federativas". Ela disse ainda estar disposta a ter uma relação "respeitosa, produtiva, fraterna com estados e municípios para que sejamos capazes de superar juntos os desafios, todas as barreiras e gargalos que existem na atividade política que exercemos".
Por outro lado, pediu que os prefeitos acelerem seus projetos, lembrando que existe grande número de obras atrasadas, paralisadas ou não iniciadas. "Precisamos superar essa situação e acelerar. Não há contingenciamento de recursos do PAC, portanto existem todas a condições para levar adiante essas obras e levar isso com velocidade", afirmou.


Investimentos
Do total a ser liberado, R$ 35,5 bilhões serão para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana. A partir de fevereiro, o governo divulgará os municípios selecionados para receber o recurso, informou a presidente. A partir de então, os valores "imediatamente estarão liberados para que essas obras sejam executadas pelos senhores o quanto antes", afirmou.
Nesta segunda, complementou a presidente, o governo abriu nova seleção entre os municípios para receberem investimento de R$ 31,1 bilhões. "Também aqui não há tempo a perder e será necessário elaborar os projetos o mais rápido possível", disse.
Dilma anunciou ainda que todos os municípios com menos de 50 habitantes, além de receberem retroescavadeiras – medida anunciada no ano passado – passarão também a ter motoniveladoras. Este foi o momento mais aplaudido durante seu discurso.
As retroescavadeiras estão sendo entregues em todo país, como no Piauí, onde a presidente entregou 25 unidades na semana passada. Nesta terça (29), ela entregará os equipamentos a 20 municípios de Sergipe. O governo quer que até o final deste ano, todos os municípios com menos de 50 mil habitantes tenham recebido suas retroescavadeiras.
O semi-árido também receberá ajuda especial. Dilma prometeu entregar 240 mil cisternas até o fim de 2013 na região. No ano passado, foram construídas 150 mil unidades.
Dilma ainda prometeu aos prefeitos, ainda em 2013, a construção ou cobertura de 2.927 quadras em escolas públicas, que não precisarão mais atender à exigência mínima de ter mais de 500 alunos. De acordo com a presidente, escolas com mais de 100 alunos poderão requisitar as quadras, o que faz com que esses estabelecimentos de tornem “mais convidativos” à comunidade.

Na saúde, a presidente anunciou ampliação de 5.629 postos de saúde em todo país e construção de 1.253 novas unidades. "Vamos investir R$ 1,2 bilhão para melhorar os equipamentos desses postos, porque isso permitirá um melhor atendimento para população e diminuirá a pressão sobre hospitais", afirmou.
Moradias
Dilma também pediu colaboração aos prefeitos para a execução do programa habitacional do governo federal. "O Minha Casa, Minha Vida avançará mais rápido nos municípios pequenos , médios e grandes se os prefeitos ajudarem", disse.
Do início do seu governo até janeiro de 2013, foram contratadas 1,3 milhão de moradias por meio do programa, segundo disse. Até 2014 o governo pretende contratar mais 1,1 milhão de casas.
"Desse total, quero destacar que estamos abrindo uma nova seleção pública para municípios com menos de 50 mil habitantes. Esses municípios poderão concorrer a mais 135 mil moradias e assim que estejam concluídos, abriremos outra [concorrência]. Caberá a essas prefeituras, se for o caso, oferecer terreno e infraestrutura, todos os recursos para construção serão garantidos pelo governo federal", afirmou.
Dilma anunciou também que, a partir de fevereiro, estará aberta a seleção para o PAC Cidades Históricas, ação que pretende destinar R$ 1 bilhão para reestruturação de monumentos e requalificação de espaços públicos nas 44 cidades históricas brasileiras. Outros R$ 300 milhões serão destinados a reestruturação de edifícios privados nessas cidades.

Royalties
Num momento enfático do discurso, Dilma voltou a defender que os royalties do petróleo sejam destinados à educação. "Nenhum país se transformou em uma nação desenvolvida sem uma estrutura que garantisse creche e educação pré-primária para suas crianças, que garantisse alfabetização na idade certa e que assegurasse para suas crianças educação em tempo integral. Todos nós sabemos que para isso precisa de dinheiro. Por isso, teremos que discutir o que fazer com os royalties", afirmou.
Em dezembro, o Executivo enviou ao Congresso Nacional medida provisória que destina à educação 100% dos royalties recolhidos em futuros contratos de petróleo sob o regime de concessão (fora do pré-sal). A medida ainda aguarda votação e deverá ser analisada pelos parlamentares até 10 de março, quando perderá a validade.
A medida também determina que serão destinados à educação 50% dos rendimentos do Fundo Social, uma espécie de poupança pública formada por recursos que a União recebe na produção do petróleo da camada pré-sal. Muitos parlamentares, no entanto, defendem que a renda do petróleo também seja aplicada em outras áreas, como saúde e previdência.
"Eu sempre disse que eu não faço demagogia. Não tem da onde tirar. Nós temos de ter visão de longo prazo e de médio prazo e ter responsabilidade com as futuras gerações. Precisamos de colocar muito dinheiro na educação", disse a presidente.
Dilma afirmou que o Brasil é rico, que tem minério, petróleo, agricultura e indústria, mas disse que o maior patrimônio de um país é o que se leva na "cabeça". "Até o último dia do meu governo, eu vou brigar todos os dias para ampliar as condições para que tenhamos uma educação de qualidade. É uma responsabilidade que temos de ter", declarou.
Com o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, a Presidência pretende apresentar os principais programas federais e orientar os prefeitos de forma técnica sobre como firmar convênios e contratos de repasse com a União.
"Queremos que vocês se apropriem rapidamente de todas as informações, potencialidades do elenco existente de planos, programas, ações e serviços que o governo federal já firmou ou pode firmar com seu município. Queremos que as prefeitas e prefeitos tenham acesso aos recursos do Orçamento Geral da União e aos financiamentos que estão disponíveis", disse a presidente.
  G1 Política,

Prefeitura de Guarapuava vai retomar fiscalização de alvarás



A Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Finanças, responsável pelo departamento de fiscalização do município, vai retomar a fiscalização de alvarás de forma imediata. Segundo o secretário de Finanças Anderson Luis Neitzke, desde 2010 a fiscalização de alvarás não é feita em Guarapuava pela falta de estrutura do departamento. “A prefeitura conta hoje com apenas três fiscais e um carro que é dividido entre a fiscalização tributária e a fiscalização de postura, que é responsável pelos alvarás”, explica o secretário que garante o início imediato da volta da fiscalização. “A prioridade é fazer uma força-tarefa para ver em que situação se encontram os estabelecimentos que produzem eventos em Guarapuava com grande concentração de pessoas e, em seguida, faremos a fiscalização sistemática em todos as empresas do município”.

A emissão de alvarás, pela Prefeitura de Guarapuava, é feita de acordo com os laudos técnicos expedidos pelo Corpo de Bombeiros, que cuida das questões de segurança do local; pela vigilância sanitária, na área da saúde e, quando existe a necessidade, pelo Meio Ambiente e IAP. “O alvará só é liberado depois que a empresa recebe a visita de todos os órgãos envolvidos no processo”, comenta o diretor do departamento de fiscalização, João Cesar Loures que ainda lembra que o mês de janeiro é o período ideal para que os donos de casas noturnas renovem o alvará de suas empresas. “O proprietário consciente deve procurar a Prefeitura para se adequar às normas de segurança antes do início das aulas, pois sabemos que o maior público destes estabelecimentos são os universitários”.

De acordo com o secretário de Finanças, a empresa que estiver em funcionamento com o alvará vencido será multada e imediatamente terá suas portas fechadas. “A multa para quem está atuando no mercado sem alvará varia de R$ 420 a R$ 1.056 e, no caso de reincidência, o valor é dobrado”, explica.

Secretaria de Esportes abre inscrições para 1ª Corrida da Padroeira



Já estão abertas as inscrições para a Corrida da Padroeira, que acontece no próximo domingo (3). O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Esportes com apoio da Paróquia Nossa Senhora de Belém. Haverá premiação em dinheiro.

Esta é a primeira edição da corrida e integra a programação da Festa da Padroeira de Guarapuava. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Esportes, em horário comercial, ou uma hora antes da prova. A saída será na Praça 9 de Dezembro (em frente à Rádio Cultura), às 9h, totalizando um percurso de 6,5 km.

Os vencedores, nas categorias masculina e feminina, vão receber R$100,00 (1º lugar); R$75,00 (2º lugar) e R$ 50,00 (3º lugar), além de medalhas, que serão entregues também até o 15º colocado.

Serviço
1ª Corrida da Padroeira
Data: 3 de fevereiro
Horário: 9 horas
Saída e chegada: Praça 9 de Dezembro (em frente à Rádio Cultura)

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Em parceria com entidades e empresas, secretaria vai elaborar programa de qualificação de mão de obra



Desde que assumiu a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de Guarapuava, Sandro Abdanur tem conversado com representantes de entidades, sindicatos e empresas de vários setores. As visitas e reuniões vão continuar até que seja formatado um consistente programa de qualificação de mão de obra. “Como nos pediu o prefeito Cesar Filho, estamos ouvindo sugestões e necessidades para organizarmos um diagnóstico. Na sequência, vamos elaborar um plano de ação”, afirma o empresário.

Segundo o secretário, a qualificação é um dos grandes desafios da prefeitura de Guarapuava. “Temos mão de obra abundante, entretanto precisamos qualificá-la não apenas para atrair as empresas de fora, mas também para suprir as necessidades locais”, avalia, ressaltando que, com profissionais qualificados, as empresas de Guarapuava podem expandir sua área de atuação. 

Para Abdanur, os setores público e privado têm todas as condições de mudar a realidade de Guarapuava e prepará-la para uma nova realidade. “Temos instituições de ensino superior, cursos profissionalizantes públicos e particulares, Sesi, Sesc, Senac, Senai, entre outras instituições. Juntos, vamos elaborar e executar um grande programa de qualificação”. 

O secretário já se reuniu com Acig, CDL, Sindicato do Comércio Varejista, Sindicato dos Empregados no Comércio, Apras e Sebrae, além de indústrias, supermercados e empresas. Outras entidades e estabelecimentos estão na lista de visitas.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Em reunião da Amocentro, Cesar Filho propõe formação de consórcio para projetos



O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, acompanhou, na tarde desta sexta-feira (25), em Pitanga, a eleição do prefeito de Turvo, Antonio Marcos Seguro, para presidente da Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná). “Marcos, eu apoio teu nome, pois confio na tua capacidade de aglutinação e liderança política”, disse o prefeito de Guarapuava.
Durante a reunião, Cesar Filho destacou que Guarapuava, diferente que vinha acontecendo nos últimos anos, terá participação efetiva nas atividades da Amocentro. “Estou aqui para contribuir com ideias”, reforçou, propondo a criação de um consórcio para elaboração de projetos regionais. “Para que possamos ter profissionais voltados exclusivamente à elaboração de projetos adequados à nossa realidade e que atendam as exigências do Governo Federal”.
Cesar Filho colocou a Prefeitura de Guarapuava à disposição para sede do consórcio, com a intenção de evitar custos adicionais e pela maior disponibilidade de profissionais em diversas áreas. Também falou de importantes projetos que já existem e precisam do apoio de todos os municípios, como o Centro de Especialidades, o Hospital Regional e as obras da PR-466. “Minha vivência na Assembleia e na Câmara Federal me fizeram conhecer muitos municípios e continuo me sentindo responsável pelo bem e pelo desenvolvimento da nossa região, independente do cargo que eu esteja ocupando”.
Eleição
Com a proposta de desenvolvimento regional, Marcos Seguro colocou seu nome à disposição e recebeu apoio dos 13 prefeitos que compareceram à reunião. Após, ele indicou os demais componentes da nova diretoria. A vice será Elizabeth Stipp Camilo (Manoel Ribas); secretário, João Elinton Dutra (Laranjal); tesoureiro, Dimas Gralak (Boa Ventura do São Roque); conselheiros titulares, Altair Zampier (Pitanga), Marcel dos Santos (Mato Rico) e Darci Zolandek (Palmital); e suplentes, Heloísa Jensen (Nova Tebas), José Maria Reis Júnior (Cândido de Abreu) e Laureci Miranda (Campina do Simão).

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cesar Filho e Eva Schran participam do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas em Brasília


Na próxima semana, de 28 a 30, o prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho e a vice-prefeita Eva Schran participam do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios fortes, Brasil sustentável. O evento, que acontece em Brasília, é promovido pelo Governo Federal e tem como objetivo colocar a disposição dos gestores municipais, um conjunto orientações e informações técnicas, administrativas e financeiras, sobre os municípios. “Essa aproximação com o Governo Federal nos dá a oportunidade de nos aprofundamos nos programas e convênios que podem beneficiar Guarapuava”, comenta Cesar Silvestri Filho.

O Encontro, coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, irá reunir gestores municipais de todo o país – novos e reeleitos – para estabelecer parcerias com o objetivo promover o crescimento econômico do país com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã. Para apoiar os gestores municipais a atingir esse objetivo, serão apresentados os principais programas federais compreendidos nos eixos Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania. Cada temática destacará as políticas dos ministérios e órgãos federais voltadas para o respectivo tema.

Programas prioritários do Governo Federal, executados em parceria com os governos municipais, como o Brasil sem Miséria, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e a Política Nacional de Resíduos Sólidos e de Saneamento, entre outros, irão compor a programação principal do evento.

Também serão apresentadas boas práticas de municípios e consórcios intermunicipais e oferecidas oficinas técnicas sobre o sistema de convênios e contratos de repasse, bem como de outros instrumentos de modernização administrativa. Os participantes receberão publicações exclusivas com orientações voltadas para o início dos mandatos e os programas federais que podem ser acessados pelas prefeituras.

Encontro “Municípios e Políticas para as Mulheres”
No dia 28 de janeiro Eva Schran participa do encontro “Municípios e Políticas para as Mulheres”, com a ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). No encontro, a ministra apresenta às prefeitas e vice-prefeitas, as prioridades de gestão da SPM estabelecidas no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM) 2012-2015. “A mulher, que hoje já chefia quase um quarto das famílias brasileiras, precisa e deve, cada vez mais, participar da vida política, mas sabemos também que as mulheres ainda têm muitas dificuldades a superar, por isso vamos em busca de programas que possibilitem o desenvolvimento das guarapuavanas”, comenta a vice-prefeita de Guarapuava.

Prefeitura de Guarapuava entrega 13 mil mudas de eucalipto no Campo Novo II



A Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Florestal e, com apoio da Emater, entregou nesta quinta-feira (24) 13 mil mudas de eucalipto para 28 produtores rurais da Associação do Campo Novo II. Cada produtor recebeu 500 mudas que vão contribuir com as alternativas de renda das propriedades. “Esse projeto é mais uma alternativa de renda para os produtores rurais, uma vez que busca o reflorestamento das propriedades e, uma das propostas do governo Cesar Filho é fazer com que o produtor rural possa diversificar sua produção, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida no campo”.

Além da distribuição gratuita das mudas aos produtores rurais, o projeto prevê também a qualificação para fazer o plantio e acompanhar o crescimento do eucalipto. “A equipe da Emater, junto com a secretaria de Agricultura tem a responsabilidade de levar o programa até os produtores, mas não somente doar as mudas, nós fazemos todo o trabalho de assistência técnica aos pequenos produtores para que a atividade que eles estão desenvolvendo traga resultados financeiramente bons para toda a família”, explica o técnico da Emater, Nilo Patel.

O produtor rural Nélio de Souza, que nasceu e se criou no campo explicou que as mudas de eucalipto vêm para agregar renda em sua propriedade. “Hoje em dia não podemos mais tirar a madeira de nossa propriedade e, com essa madeira de eucalipto, que é para reflorestamento, eu posso fazer cercas, armação para casa, lenha quando for preciso ou ainda vender”, comenta o produtor que recebe apoio de Milton Fiuza de Lima, outro produtor rural que também recebeu as mudas. “A vantagem é que podemos utilizar essa madeira de inúmeras formas, seja vendendo para indústrias ou utilizando em nossa propriedade”.

Associação de Produtores Rurais
Durante a distribuição de mudas no Campo Novo II, o secretário de Agricultura Itacir Vezzaro também destacou a importância dos produtores rurais se organizarem em Associações. “Sabemos que muitas atividades só conseguem se desenvolver se houver mais de um produtor envolvido, e assim é que as associações podem contribuem com o desenvolvimento de toda a região de produtores rurais envolvidos”.

João Bahls, presidente da Associação de Produtores Rurais do Campo Novo II, explica que quando surgiu a associação, ela era formada por apenas dois associados. “Depois que começamos a nos reunir, outros produtores rurais se interessaram porque juntos podemos trocar experiências e receber muitos benefícios. Aqui mesmo nós já recebemos calcário, mudas de erva e agora os eucaliptos. Todos através de programas de governo”.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O deputado federal Cezar Silvestri assume a nova Secretaria de Governo.

 Com prestígio, respeito e competência mostra que em suas maos "o trabalho acontece"



O deputado federal Cezar Silvestri assume a mais nova pasta criada pelo governador Beto Richa, a Secretaria de Governo. Silvestri, que desde o inicio da atual gestão estadual esteve a frente da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, sai do edifício Caetano Munhoz da Rocha para ocupar uma sala no Palácio Iguaçu.
“Estou extremamente honrado pela confiança que o nosso governador Beto Richa está depositando em mim. Por dois anos estive a frente de uma das principais secretarias do governo e agora não é diferente, mudo para uma secretaria onde terei contato direto com o governador e poderei trabalhar junto com todos os outros secretários de estado, em especial com o novo chefe da Casa Civil, Reinhold Stephanes. É extremamente gratificante e ao mesmo tempo desafiador, pois inicio uma nova caminhada”, comentou.
Ao fazer um balanço de seus dois anos frente à secretaria do Desenvolvimento Urbano, Silvestri afirma que o saldo é extremamente positivo. “Batemos o recorde histórico, com mais de R$ 500 milhões liberados, atendemos praticamente todos os municípios do Paraná e iniciamos importantes projetos de governo que irão contribuir muito para o desenvolvimento dos municípios e a melhor aplicação dos recursos públicos. Saio com a sensação de dever cumprido e sabendo que a secretaria estará nas mãos de um amigo, que é o deputado federal Ratinho Junior. Tenho certeza que ele dará continuidade ao trabalho que desempenhamos e a assistência a todos os municípios paranaenses”, concluiu.

Ricardo Tesseroli – Assessor de Imprensa

Secretaria finaliza obras na ponte do Rio Pinhãozinho e libera tráfego





Em oito dias, a Secretaria de Viação, Obras e Serviços Urbanos de Guarapuava finalizou a reforma da ponte do Rio Pinhãozinho, na Colônia Vitória, distrito de Entre Rios. O tráfego estava interrompido desde o dia 20 de dezembro do ano passado.

Quinze famílias moram próximo ao local, sendo que aproximadamente 80 pessoas, entre pedestres e motoristas, trafegam pela ponte todos os dias. Nas últimas semanas, eles tinham de seguir por um desvio, aumentando o trajeto. “Nós atendemos o pedido dos moradores. Eles nos informaram que a cabeceira da ponte havia quebrado impossibilitando a passagem e prejudicando, inclusive, o escoamento de produtos”, explica o secretário de Obras, Edison José Sanches Filho.

Segundo o secretário, outras reformas estão previstas em pontes do interior do município, mas ainda não há previsão de início, pois será preciso realizar processo licitatório. “A secretaria continua com as obras de cascalhamento e compactação em ruas do bairro Industrial e substituição de manilhas próximo no Guairacá”, acrescenta.

“Vamos desenvolver um projeto definitivo para o canil municipal”, afirma secretário durante visita ao canil municipal



Durante visita realizada na manhã desta quinta-feira (24), os secretários de Agricultura Itacir Vezzaro, Meio Ambiente e Desenvolvimento Florestal Celso Araújo e Habitação Flávio Alexandre, puderam conhecer e analisar a realidade da estrutura do canil municipal de Guarapuava. “Não podemos mais pensar em soluções paliativas, vamos desenvolver um projeto definitivo para o canil municipal, porque precisamos dar estrutura para que o canil ofereça um atendimento de qualidade”, afirma o secretário de Agricultura Itacir Vezzaro.

Uma das preocupações dos secretários também se refere à documentação do terreno em que hoje está instalado o canil municipal. “Precisamos saber se existe toda a documentação legal deste terreno para que possamos encaminhar os projetos para reestruturação do canil”, explica Celso Araújo. Segundo o secretário de Habitação, a pesquisa sobre o terreno vai acontecer já nos próximos dias. “Em breve já podemos saber em que situação se encontra esse terreno”.

Além da superlotação no canil municipal, um dos principais agravantes é a falta de alimentação e medicamentos para tratar os animais. “Tudo o que temos aqui é comprado com dinheiro de doações de voluntários ou arrecadado em eventos promovidos por nós mesmos”, conta Aldonei Luiz Bonfim, responsável pelo canil. Mas de acordo com o secretário de Agricultura Itacir Vezzaro, algumas medidas emergenciais já foram tomadas para atender as necessidades urgentes. “Já conseguimos algumas parcerias para atender o canil durante o ano de 2013 com medicação e alimentação”.

Doação de Animais
Durante a visita dos secretários ao canil municipal, um casal de empresários de Santa Maria do Oeste que chegou ao local em busca de um animal para adoção. “Nós temos um carinho muito grande pelos animais e agora quero mais dois cachorros para ajudar a cuidar da nossa casa. Sabemos também que um animal de rua é o melhor guardião que podemos ter, além de todo o carinho que eles dão para a gente!”, diz Levi Moreira.

Quem tiver interesse em adotar um animal que está abrigado no canil municipal, pode fazer uma visita aos sábados pela manhã, na barraca do Canil Municipal que fica instalada na praça 9 de Dezembro, em frente à Rádio Cultura, na Rua XV de Novembro.

Eva Schran parabeniza funcionários da Sanepar pelos 50 anos de fundação





A vice-prefeita de Guarapuava, Eva Schran, esteve no evento comemorativo aos 50 anos da Sanepar, que ocorreu nesta quarta-feira (23), no Vitri. O chefe regional da companhia, João Edson de Lima, foi o anfritrião da noite em que o governador Beto Richa falou para vinte municípios, ao vivo de Curitiba, através da TV Educativa.

Eva Schran, que representou o prefeito Cesar Silvestri Filho, parabenizou os funcionários da Sanepar e familiares pelos anos de dedicação, o que transformou a companhia em referência no Brasil e na América Latina. “Esta grande família de saneparianos é a mola mestra desta empresa. O trabalho de todos vocês se traduz em vários prêmios conquistados, no reconhecimento e nas certificações ISO”, disse.

A vice-prefeita também agradeceu a presença das autoridades de Guarapuava e região, como os prefeitos de Turvo (Antonio Marcos Seguro), Pinhão (Dirceu de Oliveira), Goioxim (Elias Schreiner), Foz do Jordão (Neri Antonio Quatrin), Rio Bonito do Iguaçu (Irio de Rosso) e de Campina do Simão (Laureci Miranda) e da vereadora de Laranjal, Tatiane Brem. 

Em Curitiba, o cinquentenário da Sanepar aconteceu às margens do reservatório do Parque Passaúna. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou um selo personalizado alusivo aos 50 anos. “Nos próximos dois anos, a companhia investirá cerca de R$ 1,6 bilhão na ampliação e manutenção dos serviços em todo o Estado”, anunciou Beto Richa. Em Guarapuava, a noite finalizou com a apresentação do Grupo Ki Resenha.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Prefeitura vai modernizar sistema de prestação de serviços, afirma Cesar Filho

 
Na noite desta terça-feira (22), durante evento do Sescap-PR, o prefeito de Guarapuava reforçou o compromisso da administração municipal em modernizar o sistema de prestação de serviços da prefeitura. “Vamos investir em tecnologia para prestar um serviço de qualidade, com prazos definidos e clareza nas informações, além de comodidade”, disse Cesar Filho.
 
O prefeito falou sobre a implantação da nota fiscal eletrônica e da certidão on-line. “Os profissionais contábeis, que inclusive estão entre os principais consumidores de serviços da prefeitura, terão um sistema mais ágil e eficiente. Muitos serviços poderão ser feitos no próprio escritório, evitando o deslocamento até a prefeitura”, adianta.
 
A regulamentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas em Guarapuava e a nova legislação do Prefig foram outros temas abordados pelo prefeito. Ele Lembrou que terá apoio dentro da prefeitura para colocar essas questões em prática, já que o secretário de Finanças, Anderson Neitzke, e a vice, Eva Schran, são contabilistas. 
 
Como diretora regional do Sescap-PR, Eva Schran deu boas vindas aos convidados, entre eles o presidente do Sescap-PR, Mauro Kalinke, o secretário da Fecopar, Sadi Giongo, a coordenadora da Comissão da Mulher Contabilista, Rozilda Casnocha, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Guarapuava, Sebastião Galvão, o vereador Airson Horst, o presidente da Acig, Eloi Mancaz, e o presidente da OAB Guarapuava, Marcos Antonio Maier Carvalho, entre outros representantes de entidades.
 
Durante a solenidade, realizada no Boulevard Grill e Eventos, foram entregues certificados do PQS (Programa Qualificação do Sescap-PR) segunda fase a quatro empresas: Borazo Digitações, Eva Schran de Lima, Rubens Cezar Ribas Goes e Sydor Victor & Victor; e do Forcec ao contabilista Sadi Giongo.

Prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho empossou 43 diretores das escolas municipais

“Não existe crescimento nem desenvolvimento se não tivermos educação”, afirma Cesar Filho durante a posse dos diretores das escolas municipais de Guarapuava.

O prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho empossou, na tarde desta terça-feira (23), os 43 diretores das escolas municipais. A solenidade, que aconteceu na Câmara de Vereadores contou com a presença dos vereadores, membros da comunidade escolar e do público em geral. “Hoje talvez seja um dos dias mais importantes deste ano na nossa administração, porque este evento marcará o ritmo e o tom da nossa gestão, por isso desejo muito sucesso a todos os novos diretores para que tenham a disposição de enfrentar no dia a dia as dificuldades que aparecerem”, disse Cesar Filho durante seu pronunciamento, ao reiterar o apoio da Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Educação a todos os professores e diretores municipais. “Quando iniciamos uma nova administração nos deparamos com muitos problemas a serem resolvidos, mas saibam que nós estaremos todos os dias aqui na Prefeitura Municipal e na Secretaria de Educação encontrando meios para fazermos uma educação que possa nos orgulhar”.

A secretária de Educação Sandra Zannette, que coordenou o primeiro evento da pasta na nova administração do município, visivelmente emocionada, falou sobre a interação entre os setores da administração, órgãos educacionais e comunidade estudantil. “Vocês são construtores de pontes”, disse a secretária que ainda destacou a valorização dos profissionais e a responsabilidade que cada diretor assume hoje. "Vocês são os maestros desta orquestra que se chama educação", afirmou.

De acordo com a presidente do SISPPMUG (Sindicato dos Servidores Públicos e Professores Municipais de Guarapuava), Clair Simões Rodrigues, o evento de posse dos diretores municipais marca um novo momento para os professores de Guarapuava. “É importante que os professores se sintam valorizados e percebam a importância que representa um diretor, um gestor na comunidade onde ele está inserido”.

Para finalizar, o prefeito Cesar Filho destacou que não existe crescimento nem desenvolvimento se não houver educação. “Obras e construções são importantes para a qualidade de vida, mas o que diferenciar Guarapuava e nos colocar em uma posição de destaque é aquilo que tivermos dentro do processo de formação do conhecimento e de valores de nossas crianças”.

Secretários de Guarapuava visitam canil municipal nesta quinta-feira (24)

Durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (23), os secretários de Agricultura Itacir Vezzaro e Meio Ambiente e Desenvolvimento Florestal Celso Alves Araújo, acompanhados da médica veterinária da Secretaria de Meio Ambiente Maria Fernanda Morais e do chefe da divisão da Vigilância Sanitária e Ambiental Rodrigo Córdova, decidiram fazer uma visita, nesta quinta-feira (24), às 10h30, ao canil municipal de Guarapuava. “Vamos verificar a situação em que se encontra o canil municipal porque nós precisamos, na verdade, encontrar soluções definitivas para essa questão”, explica o secretário de Agricultura Itacir Vezzaro. O canil de Guarapuava, que foi inaugurado há seis anos, apresenta problemas com a superlotação e a estrutura do local. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, a visita também pretende observar as condições do terreno em que hoje está instado o canil municipal. “Precisamos analisar se o terreno atual comporta a estrutura que pretendemos fazer para melhorar a estrutura do canil”. A reunião, que pautou a visita ao canil municipal, também contou com a presença de Aldonei Luiz Bonfim, responsável pelo canil e representantes da Unicentro.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Secretaria de Assistência Social vai oferecer cursos profissionalizantes gratuitos

A Secretaria de Assistência Social de Guarapuava firmou nesta terça-feira (22) uma parceria com o Senac para oferecer cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Criado em 2011 pelo Governo Federal, o programa tem como principal objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. “Temos uma grande demanda de pessoas que precisam de uma oportunidade para poder se qualificar e então buscar um emprego, pois sabemos que existem muitas vagas no mercado e esses cursos, que serão ofertados, trazem a credibilidade do Senac”, comenta a secretária de Assistência Social Isabel Cristina Rauen Silvestri. Ao todo serão ofertadas, durante o decorrer do ano de 2013, 350 vagas em diferentes cursos. As pré-matrículas para os cursos de cuidador de idosos, auxiliar administrativo, recepcionista, auxiliar de pessoal, vendedor e camareira devem começar já no início do mês de fevereiro e poderão ser feitas na Secretaria de Assistência Social ou em qualquer um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. “A Secretaria de Assistência Social vai encaminhar a pré-matrícula para o Senac onde faremos a efetivação da inscrição”, explica a técnica em educação profissional do Senac em Guarapuava, Adriane Bulka. De acordo com a gerente executiva interina do Senac, além do curso ser gratuito, os alunos ainda recebem todo apoio necessário para garantir a frequência nas aulas. “Os alunos matriculados ainda recebem todo o material didático do Senac e uma ajuda de custo de R$ 2 por hora aula frequentada para transporte e alimentação”. Para participar dos cursos, é preciso ter mais de 16 anos, estar cadastrado ou em processo de cadastramento no CADÚNICO (Cadastro Único), mesmo que o candidato não seja beneficiário do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O candidato que não esteja cadastrado no CADÚNICO, mas que tenha o perfil para o cadastramento poderá ser matriculado normalmente nos cursos, desde que seja incluído no Cadastro Único. “Para os candidatos que são beneficiários do Bolsa Família, a matrícula nos cursos não implica na perda do benefício, além disso, qualquer membro da família pode fazer o curso porque não existe limite por família”, finaliza a secretária Cristina Rauen Silvestri. Confira os endereços para matrícula dos Cursos Profissionalizantes: - Secretaria Municipal de Assistência Social: Rua Senador Pinheiro Machado, 1075. Santana. Fone: (42) 3623-7995 - CRAS I: Rua Corumbá, 452 – Industrial – REPINHO. Fone: (42) 3629-4588 - CRAS II: Rua Bernardino Roseira de Lacerda, 38 – Morro Alto. Fone: (42) 3622-2308 - CRAS III: Rua Matelândia, 85 – Jardim das Américas. Fone: (42) 3622-1165 - CRAS IV: Rua Afonso Pena, 183 – Tancredo Neves. Fone: (42) 3622-1240

Secretaria de Saúde convoca médicos aprovados em concurso

Para garantir melhor atendimento à população de Guarapuava, a Secretaria Municipal de Saúde está convocando os médicos, para pronto atendimento 20 horas e 40 horas, aprovados no concurso do ano passado. Também serão contratados médicos em caráter emergencial. “Nossa intenção é garantir o atendimento em todas as unidades de saúde, por isso, além dos profissionais aprovados em concurso, serão necessárias contrações emergenciais”, informa o secretário Stefan Wolanski Negrão. Os médicos admitidos serão lotados nas unidades de atendimento de urgência e emergência 24 horas, do Trianon e Primavera, bem como nos postos de saúde dos bairros, conforme a necessidade. “Esses profissionais podem procurar o Departamento de Recursos Humanos da prefeitura para terem mais informações sobre a documentação”, explica a diretora do departamento de Gestão de Serviços da Saúde, Ana Karina Malucelli. Eletrocardiograma A Secretaria de Saúde contratou uma empresa que fornecerá um eletrocardiograma para as duas unidades de urgência e emergência. Os modernos aparelhos garantem um diagnóstico preciso em poucos minutos. “A secretaria também investirá em tecnologia para que os pacientes tenham mais qualidade e agilidade no atendimento”, destaca Negrão, lembrando que também foi adquirido um eletrocardiograma fixo. “Esse aparelho ficará à disposição de todas as unidades de saúde para a substituição imediata em caso de defeito”.

Secretários discutem a reativação do Conselho Municipal do Meio Ambiente

Os secretários do Meio Ambiente e Desenvolvimento Florestal Celso Alves Araújo e Agricultura Itacir Vezzaro, se reuniram na tarde desta terça-feira (22) com funcionários das respectivas secretarias para discutirem a reativação do Conselho Municipal do Meio Ambiente. “O Conselho Municipal do Meio Ambiente foi instituído através da Lei 693/97, mas na prática ele não existe mais. Agora, precisamos reativá-lo porque vamos trabalhar a descentralização das funções ambientais do IAP para o município, através deste Conselho, ou seja, o licenciamento e a fiscalização ambiental, além das atividades ambientais de impactos locais passarão a ser responsabilidade do município”, explica o secretário Celso Araújo. Para que exista essa descentralização, ainda de acordo com o secretário, é preciso que o Conselho Municipal do Meio Ambiente esteja ativo, exista o Fundo Municipal do Meio Ambiente, além de Leis Ambientais em vigor dentro do município e o Plano Municipal do Meio Ambiente. “O objetivo destas reuniões é colocar o Conselho em prática, o mais rápido possível, para que tenhamos o respaldo e consigamos a descentralização”. De acordo com a Lei 2023/2012, que alterou a redação do Artigo 11, da Lei Municipal 693/97, que criou o Conselho Municipal do Meio Ambiente, o órgão consultivo e normativo deve ser composto por 22 membros divididos entre poder público e sociedade civil organizada. “Por enquanto estamos discutindo apenas a Lei e, em seguida, vamos convocar os membros da sociedade civil organizada e do poder público para reativar o Conselho”, comenta Celso Araújo. Fundo Municipal do Meio Ambiente Com a reativação da Lei 2023/2012, que efetiva o Conselho Municipal do Meio Ambiente, também está prevista a criação do Fundo Municipal do Meio Ambiente, que tem por finalidade concentrar fontes e recursos para o desenvolvimento de projetos destinados a proteção ambiental e melhorias de qualidade de vida da população. “Nós também já estamos trabalhando neste projeto para que o Fundo Municipal do Meio Ambiente seja instituído junto com a reativação do Conselho Municipal do Meio Ambiente”, afirma o secretário.

Prefeito empossa diretores municipais nesta quarta-feira

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, dará posse a 43 diretores das escolas municipais. A solenidade, que acontece na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (23), é aberta à comunidade escolar e ao público em geral.
“Pela primeira vez, os diretores municipais serão empossamos pelo prefeito e, com isso, queremos demonstrar toda a valorização que os profissionais da educação vão ter nesta administração”, afirma a secretária de Educação, Sandra Zannette. “Queremos que os diretores sejam a ponte entre a comunidade escolar e a administração municipal para que possamos derrubar todas as cercas divisórias para que nossa educação possa evoluir cada vez mais”. Os diretores dos colégios estaduais que funcionam em dualidade com as escolas municipais também foram convidados para o evento. “Todos os profissionais da educação serão valorizados pelo governo municipal. Uma das marcas do prefeito Cesar Filho é a união”, explica Sandra, convidando toda a comunidade para o evento. “Será um momento especial e que está sendo preparado com muito carinho”. Assessoria de Imprensa