sábado, 30 de abril de 2011

Feira Estadual de Bezerros promete ótimos negócios



Pecuaristas do Estado do Paraná já podem se preparar para a 37° Feira Estadual de Bezerros de Guarapuava, que acontece no dia 1° de maio, a partir das 14 horas, no Parque de Exposições Lacerda Werneck.

A feira é considerada um evento importante na região e anualmente atrai terminadores de todo o Estado, resultando em grandes negócios. “A participação de pecuaristas do Estado reflete a qualidade de animais ofertados pelos criadores”, considera o presidente do Núcleo de Criadores de Bezerros de Guarapuava, Denilson Baitala.

Para 2011, são esperados 1500 animais, sendo 300 bezerras e 1200 bezerros cruzas Charolês, Red Angus, Canchin, Tabapuã, Nelore, Brahman e Simental com idades entre seis e 12 meses, oriundos dos criadores vinculados ao Núcleo de Bezerros.

O evento conta com o apoio do Sindicato Rural de Guarapuava e da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP); patrocínio de Agroboi, Ouro Fino Saúde Animal, Guabi Suplemento Mineral e Cooperativa Agrária. O remate será coordenado pela Gralha Azul Remates.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Secretário estadual da Saúde toma posse como vice-presidente sul do Conass



Em cerimônia realizada quarta-feira (27), em Brasília, tomou posse a nova diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) para a gestão 2010/2011. O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, assumiu como vice-presidente sul do Conselho.

“O Conass é um órgão forte, que tem grande importância na discussão de agendas e pautas com o Ministério da Saúde. Com o cargo que assumo hoje terei a função de representar a entidade nas reuniões Tripartite (governo federal, estado e municípios) e, portanto, interferir em discussões essenciais para política de saúde do país”, avaliou o secretário.

Para a presidência do Conselho foi reeleita a secretária de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul, Beatriz Dobashi. Ela ressaltou a relevância da integração dos estados com os municípios e do fortalecimento da Atenção Primária à Saúde que, segundo Beatriz, deve ser feita conjuntamente.

A solenidade contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Alexandre Mont’alverne, e de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no Brasil.

A nova composição da diretoria pode ser acessada no site do Conass (www.conass.org.br).

REDES DE ATENÇÃO – Com o objetivo de discutir o papel da gestão estadual do SUS na rede de atenção à saúde o Conass organizou, em Brasília, o seminário “O papel da gestão estadual do SUS na Rede de Atenção à Saúde”, que reuniu representantes de todo o país. O secretário e a equipe da saúde estiveram presentes no seminário.

A superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde da Secretaria, Márcia Huçulak, fez uma apresentação sobre as redes de atenção. Segundo Márcia, os sistemas de saúde que possuem uma atenção primária resolutiva têm resultados melhores e mais efetivos na área da saúde. “A atenção primária é responsável pela saúde dos usuários em seu território. Para funcionar corretamente são necessários investimentos em estrutura e funcionários capacitados”, afirmou.

Nesta quinta-feira foram realizadas câmaras técnicas que debateram os assuntos colocados em pauta no seminário.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

AGRÁRIA 60 ANOS: Cooperativa relembrará sua história no próximo dia 5 de maio



A Agrária relembra, no próximo dia 5 de maio, seus 60 anos de fundação. Para marcar a data, a Cooperativa oferece a seus associados show do grupo Família Lima, a partir das 20h, no Centro Cultural Mathias Leh. A noite começará com uma programação alusiva à trajetória da Agrária e, em seguida, o presidente da Cooperativa, Jorge Karl, realizará uma saudação aos cooperados. Após o show, terá lugar uma confraternização para os participantes.
Os ingressos para o evento já podem ser retirados gratuitamente no Atendimento a Cooperados, de 4ª até a próxima 6ª feira, no horário de expediente da Agrária (Cada cooperado terá direito a levar um acompanhante, com exceção dos casais em que ambos os cônjuges são cooperados).

Paraná terá plano para controle de tabagismo



O secretário da Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, anunciou nesta terça-feira (26) a criação da Comissão Estadual de Controle de Tabagismo, que terá prazo de 90 dias para apresentar um plano de ações a serem aplicadas pela secretaria entre 2011 e 2013. “É essencial darmos maior atenção à prevenção para que tenhamos um sistema de saúde menos sobrecarregado no futuro, já que o tabagismo é considerado uma das maiores causas de adoecimento e morte no mundo”, afirmou.

“É preciso intensificar principalmente o combate ao fumo entre a população mais jovem”, disse o secretário Caputo Neto. Devido ao alto índice de jovens fumantes, o tabagismo também já está sendo considerado uma doença pediátrica.

O Paraná oferece tratamento moderno e gratuito na rede pública de saúde para a pessoa que quer parar de fumar. A prevenção do tabagismo pode evitar mais de 50 outras doenças relacionadas a problemas cardiovasculares, respiratórios e cerebrais.

“A lei estadual antifumo já foi um grande avanço da saúde no combate aos males do cigarro. Conseguimos diminuir substancialmente a ocorrência da poluição gerada pelo cigarro em ambientes fechados”, disse a chefe da divisão de Controle do Tabagismo da secretaria, Iludia Rosalinski.

COMISSÃO – A Comissão Estadual de Controle de Tabagismo se reunirá mensalmente e terá a incumbência de discutir e aprimorar as políticas estaduais já existentes.

O grupo será coordenado pelo presidente da Associação Médica do Paraná, José Fernando Macedo e terá também representantes de setores da sociedade diretamente ligados à discussão em torno do tabagismo, como a Associação Paranaense contra o Fumo, Sociedade Paranaense de Tisiologia e Doenças Torácicas, além de representantes da divisão de Controle do Tabagismo da Saúde.

ATUAIS PROVEDORES DO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO VÃO A CÂMARA



OS ATUAIS PROVEDORES DO HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO :- ANTONIO CEZAR RIBAS PACHECO E VIVIANE RIBAS ESTARÃO NA SESSÃO DO DIA 03/05/2011 (TERÇA-FEIRA) A CONVITE DO VEREADOR THIAGO CORDOVA SILVA.

Sindicatos realizam plenária para reivindicar convenio com o SAS e hospital regional



Acontece hoje, às 19h30, na Câmara Municipal de Guarapuava, uma reunião com o objetivo de discutir os problemas da saúde na cidade. Entre os assuntos, o fechamento do Estrela de Belém e a reivindicação de um Hospital Regional.

Parlamentar pede apoio para conclusão das obras do teatro de Irati



O secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, recebeu nesta terça-feira (26), na sede da Secretaria, em Curitiba, o deputado estadual Cesar Silvestri Filho, acompanhado do prefeito de Irati, Sergio Luiz Stoklos, e do secretário municipal de Cultura, Rafael Ruteski. O objetivo do encontro foi falar sobre as obras do Centro Cultural Denise Stoklos, que foram iniciadas em 2008 e ainda não foram concluídas.
O teatro terá 4,7 mil metros quadrados de área construída e está orçado em cerca de R$ 12 milhões. A previsão era de que o espaço estivesse pronto em dezembro de 2010, prazo que acabou não sendo cumprido pela gestão anterior.
Viapiana se comprometeu a visitar a cidade nos próximos dias para verificar a situação da obra e encontrar uma solução para o problema. “Vocês têm todo o meu apoio. Vou pedir à minha equipe para investigar a situação e eu mesmo vou conferir as obras em breve”, salientou.
O secretário falou ainda da necessidade de gestão compartilhada dos equipamentos culturais do Paraná. “Tenho o maior interesse que os municípios gerenciem seus equipamentos e nós vamos auxiliar na programação cultural”, afirmou, explicando a participação do Estado nesta parceria, já baseado nos programas culturais que estão sendo desenvolvidos pelo atual governo para a área cultural.
As obras do Centro Cultural Denise Stoklos estão sendo executadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e pelo Paranacidade. De acordo com o projeto original, o bloco principal será dividido em três ambientes: área do palco, foyer (área externa) e área da platéia, com capacidade para 517 lugares. O teatro terá ainda espaços externos com arquibancadas para 600 pessoas e palco para apresentações ao ar livre.

Cesar Filho apresenta informações para viabilizar gasoduto até Guarapuava



O deputado estadual Cesar Silvestri Filho se reuniu esta semana com o presidente da Companhia Paranaense de Gás (Compagás), Luciano Pizzatto, e toda a diretoria da empresa para apresentar os dados preliminares sobre o consumo de gás em Guarapuava, levantados pelas maiores indústrias do município. A partir dessas informações, Pizzatto se comprometeu a aprofundar e detalhar os estudos para verificar a viabilidade de implantação do ramal de gás para abastecer o Parque Industrial local.

Cesar Filho já tinha apresentado a ideia ao governador Beto Richa, que ficou muito animado com a possibilidade de acelerar a industrialização do interior do Paraná usando recursos naturais, como é o caso do gás.

Cesar Filho lembra que o gás natural é um insumo barato para as indústrias e que aumenta muito a competitividade com empresas que já usufruem desse tipo de energia. Atualmente, dez cidades do Paraná são beneficiadas com o gás natural: Curitiba, Ponta Grossa, Palmeira, Campo Largo, São José dos Pinhais, Balsa Nova, Araucária, Colombo, Paranaguá e Quatro Barras. Londrina será a próxima cidade a receber a rede de distribuição, conforme anúncio feito pelo governador Beto Richa.

“Não são só as indústrias que se beneficiam com essa ampliação da rede de gasoduto. Os motoristas, que hoje gastam valores absurdos para abastecer seus veículos, também terão mais uma opção de combustível, que é o GNV, o gás natural veicular, muito mais barato e menos poluente do que a gasolina e o etanol”, enfatiza o deputado.

O próximo passo do parlamentar na tentativa de viabilizar esse projeto será entrar em contato com a Associação Comercial e Industrial de Guarapuava (Acig) para identificar outras empresas da cidade que teriam interesse em alterar sua matriz energética para o gás natural. “É uma alternativa que melhora a produtividade e a qualidade em vários processos produtivos aumentando a competitividade externa dos produtos, fator que pode atrair a atenção de empresas de vários segmentos”, afirma o parlamentar. (Assessoria)

terça-feira, 26 de abril de 2011

Cesar Filho cobra investimentos nas escolas da Região Central



Preocupado com a situação dos colégios da rede pública estadual de Guarapuava, o deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS) e o chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, José Valdir Kukelcik, reuniram-se em Curitiba com o chefe da Superintendência de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná (Sude), Jaime Sunye Neto, para cobrar prioridade na execução das obras nos Colégios Pedro Carli e Professora Leni Marlene Jacob, ambos em Guarapuava.

A urgência em uma solução se deve à precariedade na infraestrutura dessas unidades. No final do mês de março, Cesar Filho fez uma indicação legislativa à Sude reforçando a necessidade de se agilizar estas obras.

O Colégio Estadual Pedro Carli funciona atualmente no caíque do bairro Vila Bela. Por isso, necessita, com urgência, da construção de uma nova unidade. O terreno já foi doado pela prefeitura, mas a obra deve ser contrapartida do Estado.

Já no Colégio Estadual Professora Leni Marlene Jacob, no bairro Primavera, a pressa para a construção se deve ao fato de que atualmente o colégio funciona nas dependências da Escola Municipal Abílio Fabriciano de Oliveira.

Investimentos
O deputado também falou da necessidade de se reformar o prédio da Escola Moacyr Julio Silvestri, que precisa com urgência de reestruturação e de investimentos em sua estrutura.

No município de Turvo, vizinho a Guarapuava, a escola estadual funciona no salão paroquial de uma igreja. São cerca de 480 alunos dos ensinos Fundamental e Médio que se revezam em 12 salas de aula improvisadas naquele espaço. “Foram feitos poucos investimentos nas escolas da Região Central nos últimos anos e agora a situação está caótica”, ressaltou o deputado.

Moradores do Residencial 2000 se frustram com resposta da Prefeitura 25/4/2011



Dezenas de moradores do Residencial 2000 voltaram a Câmara Municipal nesta segunda-feira (25/04), em busca de uma resposta positiva as a reivindicações, que fizeram para a comunidade através de um abaixo assinado, que foi encaminhado ao Legislativo.No documento eles pediam recape asfaltico no prolongamento da Rua XV de novembro,entre a Policia Militar e o acesso para a BR277,pavimentação das ruas do residencial e construção de uma creche.A Câmara Municipal de posse desse documento encaminhou um pedido de informações ao Executivo Municipal,cuja a resposta foi lido no sessão plenária de hoje. Ao ouvirem a leitura, os moradores do Residencial 2000 ficaram frustrados ao tomarem conhecimento, que não existe perspectiva de em curto prazo as obras solicitadas serem realizadas.No documento que foi encaminhado a Câmara pelo Presidente da SURG,Fernando Alberto do Santos,diz que : a)Não Existe cronograma ou recursos definidos para extensão das obras na Rua XV de Novembro (b Existe projeto para execução de pavimentação asfaltico no residencial,porem não há recurso definido e previsão para inicio das obras.O projeto técnico de engenharia já esta aprovado no Paranacidade,aguardando autorização da Secretaria do Tesouro Nacional.Quanto a construção de uma creche,a Secretaria de Educação Dorotil Melhem informou, que a contrapartida financeira por parte do município consta em dotação orçamentária,porem não existe nenhum convenio firmado com os Governos Federal e Estadual para a execução da referida obra.O Vereador Gilson Amaral(DEM) ao defender as reivindicações dos moradores destacou , que por diversas vezes encaminhou requerimentos solicitando providencias para a região do 2000,mas lamentavelmente os seus pleitos nunca foram atendidos. “E um verdadeiro descaso para com aquela comunidade lamenta”. Amaral.Já a Vereadora Eva Schran (PHS) durante o debate,lamentou a falta de convenio com o Governo Federal para a construção de creches em Guarapuava.Segundo a Parlamentar ,o Governo da Presidente Dilma, devera construir através do PAC mais de 700 creches em todo o pais, e questiona a municipalidade pela falta de convenio nessa área,já que seriam necessários cerca de 10 novas creches para atender a nossa demanda. “Em relação ao 2000,se não existe projeto ou convenio com o Governo Federal,porque colocaram lá uma placa anunciando a obra.Será que só foi propaganda eleitoral”,questiona.

No Brasil também se furtam gravadores a jornalistas


Um jornalista colocou uma questão «incómoda» ao senador Roberto Requião e este arrancou-lhe o gravador. Lembra-lhe alguém?


O jornalista Victor Boyadjian perguntou ao senador brasileiro Roberto Requião se este abdicaria da pensão que recebe do ex-governador. Este considerou a pergunta ofensiva e arrancou o gravador das mãos do repórter, noticia a Globo.

Victor Boyadjian dirigiu-se à Polícia Federal para apresentar queixa contra o senador, afirmando: «Eu sofri uma ameaça de ataque físico por parte de um senador. Nunca sofri isso de ninguém».

Já o senador admitiu a sua atitude na Internet e, mais tarde, divulgou um áudio da entrevista completa, inclusive o momento em que tirou o gravador e ameaçou o jornalista. Foi o seu filho, Maurício Tadeu, que devolveu o chip apagado ao repórter.

O Sindicato dos Jornalistas, que considera a atitude do senador um acto contra a liberdade de expressão jornalística, exigiu as desculpas de Requião ou irá representar contra ele no Senado.

Por cá, o deputado do PS Ricardo Rodrigues também furtou um gravador a jornalistas da revista Sábado.

Beto Richa libera R$ 1 milhão para saúde



Na última a semana o governador Beto Richa autorizou a liberação de R$ 842 mil para a compra de medicamentos e mais R$ 200 mil para insumos de diagnóstico da dengue no Paraná (recursos para o Lacen – Laboratório Central do Estado). Com os recursos para medicamentos serão beneficiados pacientes portadores da doença de Acromegalia (Gigantismo), cadastrados nas farmácias especiais da Secretaria. Do total de recursos, R$ 162 mil atendem demandas judiciais de medicamentos.

A despesa foi aprovada pelo Comitê de Gestão, composto pelo chefe da Casa Civil, pelo procurador geral do estado e pelos secretários da Administração e da Previdência, Planejamento e Coordenação Geral, e Fazenda. “Apesar do diagnóstico de crise e de recursos escassos, o governo tem trabalhado para atender a demanda da saúde com prioridade, o que vem de encontro ao que a população do estado espera desta administração”, afirmou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

No inicio do mês, o secretário da saúde, Michele Caputo Neto, e a diretora do departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria, Lore Lamb, participaram do Seminário Sobre Assistência Farmacêutica promovido pelo Ministério Público Federal, onde foi discutida a compra de medicamentos via ordem judicial e proposta a formação de um grupo para esclarecer e auxiliar os juízes sobre quais caminhos tomar antes da sentença final. “É importante estreitar esse diálogo para os representantes do judiciário entenderem a sistemática do Sistema Único de Saúde e terem base para tomar as decisões” disse Lore Lamb.

No debate sobre assistência farmacêutica participaram representantes da secretaria da saúde, procuradoria geral do estado, Hospital de Clínicas, Tribunal de Justiça e OAB.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cesar Filho propõe criação de pólo tecnológico em Guarapuava



O deputado estadual Cesar Silvestri Filho apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná o Projeto de Lei 338/11 que solicita a alteração da Lei 14.895/05 para incluir Guarapuava ao grupo de municípios que têm benefícios fiscais para o setor tecnológico. Com a instalação do campus da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) em Guarapuava, o objetivo é transformar o município e a região em um pólo eletroeletrônico, com a oferta de incentivos fiscais para as empresas que se instalarem ali.
A Lei 14.895/05 já prevê tratamento tributário diferenciado em relação ao ICMS aos estabelecimentos industriais de produtos eletroeletrônicos, de telecomunicação e de informática instalados nos municípios de Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, que também contam com campi da UTFPR. “A partir do momento em que temos o campus da instituição em pleno funcionamento, com as aulas já iniciadas formalmente, considero que Guarapuava está apta a ter estes mesmos benefícios. Com o conhecimento que tenho da sagacidade e do talento das pessoas da cidade, estou convicto de que Guarapuava tem plenas condições de se tornar um importante centro de desenvolvimento tecnológico“, salienta o parlamentar.
De acordo com o texto da lei, fica diferido o recolhimento do ICMS correspondente à importação de componentes, partes e peças para fabricação de produtos de informática, eletroeletrônicos e de telecomunicações. Os estabelecimentos industriais serão beneficiados com 80% do valor do ICMS destacado na venda do produto. Entretanto, a lei frisa que para que as empresas possam usufruir desses benefícios, elas devem, obrigatoriamente, incorporar softwares produzidos e/ou desenvolvidos no Brasil, preferencialmente em incubadoras. “Essa iniciativa vai beneficiar dois segmentos diferentes: a indústria, que monta equipamentos eletrônicos e elétricos, e o setor de desenvolvimento de programas de computador, impulsionando o empreendedorismo local, com as incubadoras de desenvolvimento de programas de computador”, afirma.
Cesar Filho lembra que um dos cursos da UTFPR em Guarapuava é o curso de Informática para Internet. A Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) também conta com cursos na área de tecnologia, como é o caso do curso de Informática. “Temos todas as condições de ter uma incubadora em Guarapuava. O Estado fornece espaço para as micro e pequenas empresas experimentais se instalarem a custos baixos e, dessa forma, elas podem começar a desenvolver seus programas”.
O deputado ressalta que, à medida em que se condiciona o benefício fiscal a um programa feito na região, garante-se o consumo pelas indústrias. “É algo que já está em pleno funcionamento em Pato Branco, que hoje é referência nacional. Agora vou lutar para estender estes benefícios para Guarapuava. O grande objetivo é gerar emprego e renda, gerar oportunidades, estimular as pessoas que vivem em Guarapuava a produzirem para o Brasil e o mundo. E também estimular novas empresas a se instalarem na região”, enfatiza.

REUNIÃO SOBRE PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO É REALIZADA EM GUARAPUAVA

Open in new window
Na última semana foi realizada na Sala de Audiência do Fórum Desembargador Ernani Guarita Cartaxo, em Guarapuava, uma reunião com representantes do Ministério Público e diversos órgãos municipais e estaduais a fim de tratarem sobre um assunto que afeta boa parte da população guarapuavana, a “Perturbação do Sossego”.

Estiveram presentes na reunião representantes do 16º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Ambiental Força Verde, Polícia Civil, Prefeitura Municipal, Guaratran e do Conselho Municipal de Segurança (CONSEG).
A pauta desta reunião foi para que haja um esforço conjunto e uma padronização no atendimento de ocorrências de perturbação do sossego, que principalmente nos finais de semana acontecem em diversos bairros de Guarapuava, principalmente na área central, parque do lago e Vila Carli, na região próxima ao Cedeteg, dentre outros locais.
Anteriormente a orientação do Juizado e da Promotoria Pública era de que nas ocorrências de som alto em veículo, em que a equipe policial constatasse o fato, não haveria necessidade de representação por parte de vítimas, no caso de som alto em residência, somente poderia ser recolhido o aparelho de som e a condução do responsável mediante representação de vítima (s).
Nesta reunião foram discutidas novas formas de atuação, porém achou-se melhor amadurecer a idéia para definição em reuniões futuras, estabelecendo o entendimento que a melhor forma de contenção de abusos é a prevenção e a conscientização por parte da população.

Entende-se por perturbação do sossego:

02-042-00 PERTURBACAO DO TRABALHO OU SOSSEGO ALHEIO

LEI 3.688/41 - CONTRAVENCOES PENAIS - PERTURBAR ALGUEM O TRABALHO OU O SOSSEGO ALHEIOS:
I - COM GRITARIA OU ALGAZARRA.
II - EXERCENDO PROFISSAO INCOMODA OU RUIDOSA, EM DESACORDO COM AS PRESCRICOES LEGAIS.
III - ABUSANDO DE INSTRUMENTOS SONOROS OU SINAIS ACUSTICOS.
IV - PROVOCANDO OU NAO PROCURANDO IMPEDIR BARULHO PRODUZIDO POR ANIMAL DE QUE TEM A GUARDA. ART. 042
Guarapuava, 19 de abril de 2011.


Fotos: Setor de Comunicação Social.

Richa anuncia reajuste de 6,5% para servidores estaduais


O governador Beto Richa autorizou um reajuste de 6,5% nos salários dos servidores do Governo do Estado. O aumento será aplicado a partir do salário de maio para todos os funcionários da ativa e também para os aposentados. “Mesmo diante de todas as restrições financeiras do momento, esta é uma medida de respeito e valorização aos servidores”, afirmou o governador.

O projeto de lei que institui o reajuste será enviado para a Assembleia Legislativa nos próximos dias. O percentual corresponde ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrado nos últimos 12 meses, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Estado tem 151 mil servidores ativos, 72 mil aposentados e 25 mil pensionistas e o impacto financeiro mensal do aumento na folha de pagamento será de R$ 47 milhões. O total da folha passa de R$ 740 milhões para R$ 787 milhões.

“Temos muito claro o papel do servidor como figura central na busca da eficiência na gestão pública e no atendimento qualificado ao cidadão”, afirma o governador, destacando que cumpre a legislação estadual que determina o mês de maio como data-base para a correção dos vencimentos.


O cálculo do reajuste e do impacto sobre as finanças do Estado foi feito pela Secretaria da Administração e da Previdência, em conjunto com a Secretaria da Fazenda, para garantir o respeito aos parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal para os gastos com pessoal.

O teto de gastos é 49% da Receita Corrente Líquida (RCL). Em 31 de dezembro passado essa despesa já tinha chegado a 46%, o que corresponde a 93,88% do teto legal. Isso motivou o Tribunal de Contas do Estado a emitir um sinal de alerta ao Governo, para que as despesas não ultrapassem o chamado “limite prudencial”, um sub-teto de 46,55%.

No entanto, no primeiro trimestre deste ano houve crescimento da receita, o que permite o ajuste concedido dentro do limite legal. O índice proposto ficou acima dos percentuais concedidos nos últimos anos. Em 2007, os servidores do Paraná receberam reajuste de 3,14%. No ano seguinte, 5%. Em 2009, de 6%; em 2010, 5%.

Cesar Filho cobra investimentos em segurança pública para Guarapuava



Em uma reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Cesar Silvestri Filho aproveitou a oportunidade para destacar duas importantes demandas para Guarapuava: a designação de uma mulher como titular da Delegacia da Mulher de Guarapuava e a construção do destacamento do 16.º Batalhão da Polícia Militar no Distrito de Entre Rios.
Desde que foi criada, a Delegacia da Mulher de Guarapuava não recebeu a estrutura necessária para o seu funcionamento, o que acaba inviabilizando o atendimento às ocorrências registradas na região – ao todo, são 14 municípios ligados ao 14.º Subdivisão Policial. Faltam equipamentos e, principalmente, equipe técnica (psicólogas, assistentes sociais, psicoterapeutas, etc.) para prestar atendimento às mulheres vítimas de violência. Boa parte dos investigadores são homens lotados em outras unidades da Polícia Civil da região. “A Delegacia da Mulher precisa, com urgência, de uma titular qualificada para dar acompanhamento às ocorrências registradas na região e, inclusive, para pleitear a estruturação dessa unidade”, enfatizou o deputado.
Com relação à transferência do destacamento de Entre Rios para outro local, Cesar Filho lembrou ao secretário que falta apenas a autorização do Governo do Estado. “O terreno já foi doado e a Cooperativa Agrária se comprometeu a construir a estrutura necessária para os policiais militares”, salientou.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Traficante “John Lennon” é preso pelo Denarc em Pato Branco


Silomar de Jesus Borges, 39 anos, conhecido pela alcunha de Jonh Lennon, foi preso nesta terça-feira (19), em Pato Branco, por policiais da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). Jonh Lennon era o traficante mais procurado na cidade. Sua prisão aconteceu logo após ser expedido, pela Vara Criminal de Pato Branco, mandado de prisão, cuja sentença condenatória foi aplicada pela prática do crime de tráfico de drogas. Jonh deverá cumprir a pena em regime fechado.
O traficante não era conhecido só da polícia, mas pela sociedade que sofre as conseqüências do tráfico. A comercialização de crack era feita com auxílio de seu irmão, Gilmar Rodrigues de Jesus, conhecido por PI, recentemente preso em Francisco Beltrão transportando drogas. John Lennon está na carceragem Temporária da 5ª SDP, mas deverá ser transferido em breve para a Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, onde irá cumprir a pena. Conforme o delegado Leonardo Guimarães, chefe do Denarc, o traficante é acusado ainda por roubo. Além do trabalho de investigação, as denúncias feitas pela população foram fundamentais para a prisão de John Lennon.

Fonte/foto: Denarc Pato Branco

Jovem é pego pela policia em ônibus com 27 tabletes de maconha

Posted: 19 Apr 2011 12:15 PM PDT

A PRF/Policia Rodoviária Federal apreendeu maconha na BR 277 nesta terça-feira (19/04) em Cascavel, durante fiscalização no interior de transporte coletivo intermunicipal que faz a linha Foz do Iguaçu/Ponta Grossa.

Em revista à bagagem dos passageiros foram localizados 27 tabletes de maconha (19,705 kg) de posse de Josmar A. N. de 21 anos. Em entrevista, o acusado informou que entregaria a droga em Guarapuava e receberia R$ 200,00 reais pelo transporte.

O fato foi encaminhado à polícia judiciária local.

Duas pessoas morrem em acidente na PR 471

Posted: 19 Apr 2011 09:41 AM PDT

Homicidas são condenados em Coronel Vivida

Posted: 19 Apr 2011 09:39 AM PDT

Em júri que durou aproximadamente onze horas, os réus Claudinei Chagas Clides (vulgo Caio) e Edson Roberto Siqueira da Silva (vulgo Kiko), acusados da morte de Deonior Catira Ribeiro, ocorrido em 20 de janeiro de 2009, vítima de disparo de fogo, foram condenados. Caio, acusado de ter fornecido a arma (pistola 765) para Kiko cobrar uma dívida referente à venda de drogas feita a Catira, foi condenado a 14 anos de reclusão em regime fechado. Somando as outras condenas que ele já possui, Caio tem 67 anos à cumprir, já que o mesmo foi condenado por latrocínio, porte ilegal de armas de fogo e homicídio. Kiko foi condenado a 12 anos de reclusão, que deverá cumprir em regime fechado. Mas como o mesmo está solto, deverá aguardar em liberdade, até que a defesa possa recorrer da decisão.

Ouça reportagem com o repórter Valdenir Lima (Rádio Vicente Pallotti)

Fonte/fotos: Valdenir Lima

dsc00698-1 dsc00701 dsc00702 dsc00703 dsc00704 dsc00705 dsc00705

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Tenente Mota deixa o Sudoeste e assume cargo no 5º Comando Regional da PM

Posted: 19 Apr 2011 09:32 AM PDT

A reestruturação da Polícia Militar na região Sudoeste atingiu também a Polícia Rodoviária Estadual. O subcomandante da 6ª Cia, Tenente Luiz Frederico da Mota Figueiredo, deixou o cargo na última sexta-feira (15). A convite do Coronel Celso Borges, o oficial se transferiu para o 5º Comando Regional da Polícia Militar, com sede em Cascavel, e deverá assumir nos próximos dias a 2ª Companhia da Polícia Militar, em Quedas do Iguaçu. Seu cargo na Polícia Rodoviária foi ocupado nesta segunda-feira (18) pelo Tenente Roberto da Silva, comandante dos Postos da PRE de Francisco Beltrão e Realeza. Mota afirmou nesta manhã, em entrevista a Onda Sul FM, que ficou satisfeito com o reconhecimento para atuar no Oeste do Estado. Na região Sudoeste, além da PRE, atuou no comando do Pelotão da PM em Chopinzinho e no Serviço Reservado (P2), do 3º BPM. Outro oficial da região que foi para o Comando Regional em Cascavel é o Tenente José Batista dos Santos, atual coordenador da Escola de Formação de Soldados do 3º BPM, em Pato Branco.

Gleisi agradece empenho de Cesar Filho para implantação da UTFPR em Guarapuava



O deputado estadual Cesar Silvestri Filho participou, na último dia (15), em Guarapuava, da aula inaugural do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A senadora Gleisi Hoffmann, que ministrou a aula magna, agradeceu ao deputado pela sua parceria na luta para implantação do campus na cidade. O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, que, como deputado federal viabilizou emendas para destinação de recursos para a instituição, também participou do evento.
Cesar Filho lembrou que hoje há uma grande demanda por profissionais com qualificação nas áreas tecnológicas, tanto em nível técnico como em nível superior. “Com a implantação deste campus em Guarapuava, estamos dando oportunidade de qualificação para os jovens da região, permitindo que venham disputar espaço no mercado de trabalho, competindo equilibradamente com acadêmicos oriundos dos grandes centros universitários brasileiros”, enfatizou. Cesar destacou ainda que, além dos jovens universitários, quem sai ganhando com a UTFPR é a cidade, que atrai investimentos para receber os acadêmicos.
Para o parlamentar, a UTFPR se tornou um símbolo, porque mostra a importância e a necessidade de se unir forças políticas em prol do desenvolvimento regional. “Independentemente de partido, o foco de qualquer autoridade política deve ser trabalhar para melhorar as condições de vida da população. Ainda são muitos desafios nas áreas da educação, saúde, habitação e infraestrutura, que só serão vencidos quando a prioridade for a coletividade.

Governo garante cancelamento de aposentadoria de ex-governadores



Benefícios será suspenso na próxima semana, afirma procuradpor do PR.
Assembleia não aprovou PEC que sugeria fim da aposentadoria.


O governo estadual informou por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), nesta terça-feira (19), que mantém a decisão de suspender o pagamento de aposentadorias para ex-governadores, que assumiram o Estado depois de 1988. Segundo o procurador, Ivan Bonilha, os pagamentos devem ser suspensos na próxima semana.

Na segunda-feira (18), a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) não aprovou a Proposta de Emenda Constituional (PEC) apresentada pelo deputado Mauro Moraes (PSDB) que sugeria a retirada do parágrafo 5º, do artigo 85, da Constituição Estadual.

Para que a PEC fosse acatada eram necessários 33 votos, mas após longa discussão no plenário da Casa, onde os deputados propuseram argumentos contra e a favor, apenas 24 se posicionaram a favor da PEC.

Bonilha afirmou que a ação do governo não está atrelada a PEC porque a proposta não era retroativa. O governo estadual pretende, além de retirar o benefício para os futuros governadores, cancelar a aposentadoria de Mário Pereira, Jaime Lerner, Roberto Requião e Orlando Pessuti que assumiram o executivo após a Constituição Federal de 1988.

Fonte: G1

PEC foi rejeitada pelo plenário da Assembleia



Cesar Filho foi favorável mas Bernardo foi neutro ao abster-se de votar


A Proposta de Emenda da Constituição (PEC nº 002/11) que suprimia o parágrafo 5º do artigo 85 da Constituição do Estado, extinguindo a aposentadoria vitalícia para ex-governadores do Estado, foi rejeitada nesta segunda-feira (18) na Assembleia Legislativa, embora tivesse obtido 24 votos favoráveis à iniciativa, contra 12 votos contrários e 13 abstenções. É que de acordo com o art. 64, § 2º, da Constituição Estadual, que estabelece quórum especial para apreciação de emendas à Constituição, a proposta deveria ter obtido pelo menos 33 votos favoráveis – votação que corresponde a pelo menos três quintos dos membros do Legislativo.

Permanece em vigor, portanto, o § 5º do art. 85, que dispõe que “Cessada a investidura no cargo de Governador do Estado, quem o tiver exercido em caráter permanente fará jus, a título de representação, desde que não tenha sofrido suspensão dos direitos políticos, a um subsídio mensal e vitalício, igual ao percebido pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado”.

Segundo o líder do PMDB na Casa, deputado Caíto Quintana, que encaminhou pela rejeição da PEC, a representação é pertinente ao chefe do Poder Executivo, uma vez que governadores precisam de uma segurança, após vários anos defendendo os interesses do Estado. Para Caíto, o assunto será apreciado pelo Supremo Tribunal Federal, deixando a discussão na Casa praticamente sem efeito legal. “Os governadores muitas vezes têm que contrariar grandes interesses e a Constituição não fala em aposentadoria. É uma representação para quem se dedicou aos interesses da população. Além do mais, esta discussão será apreciada pelo Supremo, não cabendo à Assembleia discutir esse assunto”.

O deputado Mauro Moraes (PSDB), autor da PEC, a Casa perdeu a oportunidade de ser o primeiro Legislativo a acabar com o benefício concedido aos ex-governadores, sem a correspondente contribuição previdenciária. “A luta não termina aqui. Em outras legislaturas já apresentei esta proposta. Poderíamos servir de exemplo para o Brasil, acabando com esta aberração que é conceder aposentadoria para ex-governadores, que nunca contribuíram um centavo para a previdência do Estado. Aliás, nem sabemos de onde sai este dinheiro”.

O deputado guarapuavano Cesar Filho, do PPS, foi favorável à Proposta por entender que vivemos num regime democrático onde não cabe mais privilégios a uma minoria. Artagão de Mattos Leão Junior, do PMDB, foi contrário à PEC e votou favorável à continuidade da aposentadoria. A PEC foi derrubada.
Já Bernardo Carli, do PSDB, foi neutro ao abster-se de votar.

Presidente da Câmara Admir Strechar promulga lei que denomina vilas de Dom Frederico Helmel



O Presidente da Câmara Municipal de Guarapuava Admir Strechar (PMDB),promulgou a Lei 1948/2011 de autoria do Vereador Gilson Amaral (DEM),que denomina as Vilas Concórdia I ,II e III de Vilas Dom Frederico Helmel.O Presidente da casa de leis com esta decisão cumpriu dispositivos da Lei Orgânica do Município,que determina em um projeto de lei após ser vetado pelo Prefeito, e se este mesmo veto for rejeitado pela casa ,o Presidente do Legislativo poderá sancioná-lo. A iniciativa do Vereador Gilson Amaral visou homenagear o Primeiro Bispo da Diocese de Guarapuava Dom Frederico Helmel (IN- MEMORIA),Que na época dou parte do imóvel de propriedade da Igreja Católica onde se localizam as referidas vilas para a Prefeitura, abrigar diversas famílias naquela região.Confira na integra a nova lei municipal:




PROJETO DE LEI N. 02/2011.

Autor:- Vereador Gilson Pedro Amaral.



LEI N. 1948/2011.

Súmula: Denomina-se as Vilas Concórdia I II e III de Vilas DOM FREDERICO HELMEL.



O Presidente da Câmara Municipal de Guarapuava, Estado do Paraná faço saber que a Câmara Municipal aprovou e em cumprimento ao que dispõe o Artigo 51 - § 8o da Lei Orgânica do Município, PROMULGO a seguinte Lei:-



Art. 1º - Ficam denominado as Vilas Concórdia I II e III de Vilas Dom Frederico Helmel.



Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Guarapuava, em 18 de abril de 2011.



Admir Strechar

Presidente

SECRETÁRIO ANALISA NÚMEROS DA CRIMINALIDADE APÓS FORMATURA DE POLICIAIS MILITARES



O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, analisa os números da violência, na cerimônia de formatura dos cadetes da Polícia Militar, às 10h desta quarta-feira, na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. A entrevista coletiva está prevista para às 11h.

A PM forma 1,5 mil soldados que ingressaram nas escolas de formação de praças na metade do ano passado, após aprovação no concurso público. Na solenidade de Curitiba serão formados 562 soldados, das unidades da PM da Capital e da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

O secretário-chefe da Casa Militar coronel Adilson Castilho Casitas e o Secretário de Segurança Pública participam da solenidade em Curitiba. Castilho representa o governador Beto Richa na solenidade

Simultaneamente à solenidade da capital, outras turmas de soldados se formam em outros 22 locais do interior do estado. Além destes policiais militares, outros 500 ainda estão em formação e serão entregues em meados deste ano. Os policiais que estão se formando hoje serão distribuídos em diversas regiões do estado para aumentar o efetivo existente.

Beto Richa recebe condecoração máxima do Exército Brasileiro



O governador Beto Richa foi condecorado nesta terça-feira (19) com a medalha da Ordem do Mérito Militar — grau de Grande Oficial. Concedida pela presidente da República e entregue oficialmente no Dia do Exército, esta é a mais elevada distinção honorífica no âmbito do Exército Brasileiro. A solenidade, que marcou a passagem do aniversário de 363 anos do Exército, foi realizada no quartel general da 5ª Região Militar e 5ª Divisão do Exército — Região Heróis da Lapa, em Curitiba.

“É um reconhecimento ao governador pelo bom relacionamento com o Exército e pelo que tem feito em prol da nossa instituição, mantendo uma excelente parceria no Paraná”, disse o general-de-divisão Williams José Soares, comandante da 5ª RM. “A comemoração dos 363 anos do Exército é uma data especial e escolhemos esse dia para condecorar e agradecer todos aqueles que ajudam e prestam serviços relevantes ao Exército Brasileiro”, afirmou.

“É uma honra merecer o respeito e o reconhecimento desta valorosa instituição, que tantos serviços tem prestado à soberania da Nação e que mantém forte atuação na área social, como grandes parceiros dos governos em momentos cruciais”, disse o governador. Richa citou a contribuição do Exército no período que se seguiu às chuvas que devastaram o Litoral paranaense em março. Além do trabalho humanitário de resgatar e salvar vidas, o Exército deu suporte à infraestrutura, com a instalação de uma ponte metálica em uma importante rodovia de acesso aos municípios de Morretes e Antonina”, lembrou o governador. “Precisamos muito dessa parceria com o Exército e, assim como fizemos na prefeitura de Curitiba, vamos estende-la a todo o Paraná”, completou.

Na mesma solenidade, a juíza auditora da 5ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM) Telma Queiroz recebeu a medalha da Ordem do Mérito Militar no grau oficial. Foram entregues diplomas de Colaborador Emérito do Exército ao juiz auditor substituto da 5ª CJM Alexandre Augusto Quintas e ao piloto da Polícia Rodoviária Federal Luciano Kunen.

REPÚBLICA TCHECA — O governador também recebeu nesta terça-feira a visita oficial do embaixador da República Tcheca, Ivan Jancárek. É a primeira visita oficial do diplomata ao Paraná, estado com o qual o país europeu tem interesse em estreitar relações e firmar parcerias. Jancárek convidou o governador a visitar seu país em uma futura viagem à Europa, para apresentar tecnologias dominadas pelos tchecos na área de transporte coletivo e de construção de túneis para obras de infraestrutura de transporte como o metrô, que está sendo projetado para a capital do Estado.

Cesar Filho agradece autoridades pelo trabalho conjunto para implantação da UTFPR em Guarapuava‏





O deputado estadual Cesar Silvestri Filho usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (18) para fazer um reconhecimento público a todas as autoridades que trabalharam pela implantação do campus da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) em Guarapuava. Na última sexta-feira (15), o parlamentar e várias autoridades da Região Central do Estado acompanharam a aula inaugural da instituição, com palestra da senadora Gleisi Hoffmann.

“Os interesses coletivos são muito maiores do que as vaidades políticas”, frisou o deputado, em referência ao trabalho conjunto das diferentes esferas do governo visando à implantação da universidade na cidade. “Foi uma ação de maturidade política das lideranças de Guarapuava e do Paraná. Grupos políticos antagônicos trabalharam juntos em busca de objetivos comuns”, salientou.

Cesar Filho ainda elogiou a iniciativa do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva em resgatar o ensino técnico no Brasil e ampliar os investimentos no ensino superior. “Guarapuava será um grande centro universitário e um importante pólo tecnológico”, afirmou.


Assessoria de imprensa
Deputado Estadual Cesar Silvestri Filho
Danielle Blaskievicz
(41) 3350-4262 / (41) 9964-2337

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Policiais: Principais ocorrências final de semana




Principais ocorrências atendidas das 08h00min do dia 17 de abril às 08h00min do dia 18 de
abril de 2011.

1. OCORRÊNCIAS COM PRISÕES E ENCAMINHAMENTOS DIVERSOS:
a. PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO:
Às 11h05min, uma equipe policial, em patrulhamento pela Rua Humberto Scorsin, Bairro Vila
Bela, foi abordada por um cidadão, o qual relatou que seu vizinho estava com o volume do som
muito alto. A equipe deslocou até o endereço, onde constatou a veracidade dos fatos, bem como o
som estivesse instalado na parte externa da residência. Diante do constatado, foi realizada apreensão
do aparelho de som e havendo interesse em representação por parte do solicitante, foram conduzidos
os envolvidos ao Fórum para elaboração do Termo Circunstanciado.
b. CONDUZIR VEÍCULO SOBRE A INFLUÊNCIA DE ALCOOL/CORRUPÇÃO ATIVA:
Às 18h00min várias equipes policiais realizavam abordagem a veículos na Av. Rubens Siqueira
Ribas, Vila Jordão, em frente à Pista de Kart, sendo que ao sinalizar para que um veículo VW/Golf
(branco) para que o mesmo parasse, este desobedeceu à ordem, evadindo-se do local da abordagem,
arremessando o automóvel sobre um dos agentes que ali se encontrava. Foi realizado o
acompanhamento tático, sendo o veículo abordado a aproximadamente 1 Km do local da Blitz, onde
o condutor foi identificado. Após aplicação do teste para verificação de dosagem alcoólica
(Etilômetro) constatou-se que o cidadão estava embriagado (1,24 mg/l). Diante do constatado foi
dada voz de prisão ao condutor o qual na tentativa de se livrar da prisão em flagrante ofereceu R$
50,00 (cinquenta reais) à equipe para que fosse liberado, incorrendo desta forma em crime de
corrupção ativa. Na continuidade dos fatos, o cidadão foi conduzido até a 14ª SDP.
c. AMEAÇA/CUMPRIMENTO DE MANDADO:
Ás 18h30min, uma equipe do Pelotão de Choque deslocou ao Núcleo Tancredo Neves, onde a
solicitante relatou que foi ameaçada pelo seu vizinho, o qual veio a xingar a mesma com palavras de
baixo calão e também lhe ameaçar com um pedaço de ferro de construção. A equipe deslocou até a
casa do autor do fato, o qual estava em frente da residência e diante dos fatos e do desejo de
representação da vítima, ambos foram encaminhados ao Fórum para elaboração do Termo
Circunstanciado. Ao fazer a identificação do agressor, foi constatado que o mesmo possuía um
mandado de prisão em aberto, sendo posteriormente conduzido até a 14ª SDP.
d. LESÃO CORPORAL E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA:
Às 20h31min, uma equipe policial deslocou até o Bairro Morro Alto, onde a solicitante relatou
que seu amásio estaria embriagado e agredindo a todos dentro do pátio da casa, inclusive seu avô (72
anos), o qual ficou com lesões no braço esquerdo. Diante do fato, foi dada voz de prisão ao agressor,
sendo primeiramente o idoso conduzido ao Centro de Urgência Municipal, para tratar dos ferimentos
e posteriormente todos os envolvidos foram conduzidos até a 14ª SDP.
e. LESÃO CORPORAL:
Às 03h20min, uma equipe policial deslocou até a Rua Capitão Virmond, no Parque do Lago,
onde segundo informações uma pessoa havia sido esfaqueada no referido Parque. A equipe
encontrou a vítima (homem – 29 anos), o qual se encontrava com perfurações no pescoço, no nariz e
um corte na mão. Segundo a vítima uma pessoa desconhecida tentou assaltá-lo sendo que o mesmo
reagiu. Foi feito patrulhamento na tentativa de localizar o autor dos fatos, porém ninguém foi
encontrado. A vítima foi conduzida pelo SAMU até a Urgência Municipal, para receber cuidados
médicos.
2. OCORRÊNCIAS SEM PRISÕES:
a. FURTO QUALIFICADO:
Às 20h30min, uma equipe policial deslocou até o Bairro dos Estados, onde o solicitante relatou
que saiu da sua residência as 16h e retornou as 18h, notou que a porta dos fundos estava arrombada e
deu por falta uma TV 42 Polegadas, Marca AOC e dois Notebooks. Foi feito patrulhamento, sem
êxito na localização dos objetos ou do autor.
3. ACIDENTE DE TRÂNSITO:
a. ABALROAMENTO TRANSVERSAL:
Às 11h43min, o plantão de acidentes deslocou até a Av. Pedro Carli, onde prestou atendimento
a um acidente de trânsito do tipo abalroamento transversal envolvendo uma motocicleta Yamaha e
um veículo VW/Parati. Do sinistro resultaram danos materiais de pequena monta em ambos os
veículos, bem como ferimentos no motociclista, que foi socorrido por um equipe do SIATE e
conduzido à casa hospitalar par atendimento médico.
b. ACIDENTE DE TRÂNSITO:
Às 22h20min, o plantão de acidentes deslocou até a Rua Diadema, Bairro Industrial, onde foi
constatado que o veículo Ford/Fiesta, o qual transitava pela referida rua, quando colidiu contra outro
veículo de características e placas desconhecida, que se evadiu do local após o acidente. Do evento
resultou em danos materiais no veículo e ferimentos no condutor do Ford/Fiesta e também no
passageiro, os quais foram encaminhados até o Centro de Urgência Municipal, e o veículo recolhido
ao pátio do 16º BPM, pelo Art. 230 do CTB.
4. OCORRÊNCIAS EM OUTROS MUNICÍPIOS E LOCALIDADES:
SANTA MARIA DO OESTE
a. MOTOCICLETA RECUPERADA:
As 11h30min, uma equipe de policiais militares do Destacamento de Santa Maria do Oeste,
durante patrulhamento pelo Bairro Reservado, avistou uma motocicleta Honda CG Titan, cor Azul, a
qual havia sido furtada em data anterior, seguindo em direção ao cemitério. A equipe logrou êxito na
abordagem, sendo confirmado o fato e constatado que quem conduzia a motocicleta era um
adolescente (16 anos), acompanhado de seu pai (45 anos). Diante do fato, os envolvidos e a
motocicleta foram conduzidos até a Delegacia local.
NOVA LARANJEIRAS
a. DISPARO DE ARMA DE FOGO:
Por volta das 19h20min, uma equipe de policiais militares do Destacamento de Nova
Laranjeiras deslocou até a localidade de Nossa Senhora do Rocio, onde segundo denúncia havia uma
pessoa efetuando disparos de arma de fogo. Com a chegada da equipe, foi realizado contato com uma
moradora, a qual relatou que uma pessoa teria chegado a sua residência, embriagado, de posse de
uma faca e veio a entrar em luta corporal com seu cunhado, o qual conseguiu desarmar o agressor
saindo este em fuga, tomando rumo ignorado. Posteriormente o agressor voltou de posse de uma
arma de fogo e efetuou quatro disparos em direção a residência. A equipe deslocou até a residência
do suspeito e este confessou a autoria dos fatos e entregou a arma de fogo utilizada, sendo uma
Espingarda de marca e numero ilegível calibre 28. Diante do fato, foi dada voz de prisão ao
indivíduo e conduzidas as partes envolvidas, juntamente com a arma de fogo apreendida até a 2ª
SDP, em Laranjeiras do Sul.
LARANJEIRAS DO SUL
a. APREENSÃO DE ARMA DE FOGO:
Por volta das 10h00min, uma equipe de policiais militares da 2ª Cia. PM – Laranjeiras do Sul,
deslocou até o Bairro São Francisco, para dar atendimento a uma situação de violência doméstica.
Com a chegada da equipe, o suspeito foi avistado se evadindo, usando para isso uma motocicleta
Yamaha/YBR, foi realizada abordagem policial ao suspeito e identificado o mesmo. A equipe
deslocou até a residência do suspeito, onde a vítima confirmou as agressões físicas e ainda relatou
que seu companheiro era detentor de duas armas de fogo. Com a devida autorização, a equipe
realizou buscas, localizando as duas armas de fogo sem o devido registro e autorização para a posse
das mesmas, sendo ainda que as mesmas estavam com a numeração de fábrica suprimidas,
(raspadas), sendo um revólver calibre 32, marca CTGI e uma espingarda calibre 22, marca Rossi.
Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao agressor e detentor das armas e conduzido o mesmo, assim
como sua companheira para a 2ª SDP.
LARANJAL:
CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL
As 22h45min, uma equipe de policiais militares do Destacamento de Laranjal, durante
patrulhamento pela Av. Paraná, realizou abordagem de um veículo GM Corsa, da cidade de
Sorocaba/SP, sendo que após averiguação foi constatado que o condutor não possuía CNH e também
não portava o Certificado de Registro do veículo, sendo que ainda o veículo apresentava falta de
equipamento obrigatório. Foi constatado ainda que o condutor tinha em seu desfavor um mandado de
prisão pelo artigo 155 do Código Penal, expedido pela comarca de Palmital. O veículo foi
apreendido ao pátio do Destacamento, onde foram elaborados os autos de infrações cabíveis, e a
referida pessoa foi presa e encaminhada para a delegacia de policia civil de Palmital.
3º Sgt. QPM 1-0 Osmar Noel Miranda,
Adjunto do COPOM.

Parlamentar participa de aula inaugural da UTFPR em Guarapuava



O deputado estadual Cesar Silvestri Filho participa nesta sexta-feira (15) da aula inaugural do Campus Guarapuava da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A solenidade acontece às 16h30, no auditório da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e terá com o palestrante a senadora Gleisi Hoffmann.

O parlamentar destaca que a instalação da UTPFR é um importante marco para Guarapuava, pois o campus vai atrair uma série de investimentos para a cidade e para a região. “A Universidade Tecnológica consolida Guarapuava como um grande centro universitário brasileiro. A cidade já tem uma universidade estadual fortalecida (Unicentro), possui faculdades privadas que fazem um trabalho muito importante e agora, uma instituição de ensino federal, que traz educação pública e gratuita em áreas de conhecimento que ainda não tínhamos na nossa região”, salienta o deputado, que ao lado do deputado federal e secretário de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, foi um dos responsáveis pela implantação do campus no município.

Estrutura
O Campus Guarapuava da UTFPR iniciou suas atividades no dia 28 de fevereiro deste ano, com 84 estudantes divididos nos cursos de Engenharia Mecânica e Sistemas para Internet.

Instalada provisoriamente em um dos blocos do Campus Santa Cruz, da Unicentro, a UTFPR deverá, em breve, iniciar as obras para a construção da sua sede própria.

A universidade já pode contar com R$ 3 milhões provenientes de uma emenda parlamentar de Cezar Silvestri, liberada no ano passado. O recurso já está na conta da UTFPR e que será usado para compra de equipamentos e inícios das obras do novo campus.

Em Londrina, Temer e Richa garantem apoio ao agronegócio




O governador Beto Richa acompanhou neste sábado (16) o presidente da República em exercício, Michel Temer, em visita à 51ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, a ExpoLondrina 2011. Ambos destacaram a boa vontade mútua para a realização de parcerias entre os governos estadual e federal, de forma a favorecer o desenvolvimento do agronegócio no Paraná.

Richa reafirmou o compromisso de investir no desenvolvimento da agropecuária do Paraná e garantiu o apoio do governo estadual para a votação do Código Florestal no prazo mais breve possível. Temer visitou o estande da Embrapa Soja e o galpão da Feira de Sabores.

“O Paraná se sente honrado em receber o presidente Temer numa das maiores feiras agropecuárias do Brasil. Coloco o governo do Paraná à disposição do homem do campo. Os produtores rurais têm grandes dificuldades e precisam de respeito e diálogo”, disse o governador. Richa afirmou que no seu governo o direito de propriedade será respeitado.

O governador reiterou a necessidade de os deputados federais votarem com urgência as mudanças no Código Florestal. “Os agricultores não podem ficar nessa situação. Precisamos de regras claras que acabem com a incerteza. Ou então iniciaremos uma discussão democrática sobre o assunto aqui no Estado,” afirmou.

A boa relação com o governo federal foi um dos temas que Richa destacou como importantes para a concretização de seu plano de governo. Ele afirmou que o governo do Estado tem importantes programas para atender as demandas dos agricultores.

“Vamos investir em infraestrutura, fortalecer a Emater, reorganizar o Porto de Paranaguá e discutir com as concessionárias de rodovias a redução do pedágio. São medidas que certamente vão melhorar a qualidade do serviço dos nossos produtores”, disse o governador.

O presidente da República em exercício, Michel Temer, disse que a agricultura do Paraná é fundamental para a geração de riquezas no Brasil. Ele garantiu ao governador Beto Richa que as parcerias com o governo federal irão continuar e também assegurou atenção à votação do Código Florestal.

“A vice-presidência não terá portas fechadas para aqueles que queiram desenvolver este país. Queremos uma conciliação no Código Florestal para atender aos agricultores”, disse. “Quando garoto lembro do meu pai dizer que as terras do Paraná eram ricas e que este Estado é onde se faz a América”, recordou Temer, que assumiu o governo durante a viagem da presidente Dilma Roussef à China.

Estiveram presentes no encontro o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e o secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara

sábado, 16 de abril de 2011

Aconteceu nesta sexta-feira 15 a Inaugural da UTFPR,



Aconteceu, na sexta-feira, 15,
a Aula Inaugural da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, campus Guarapuava. Marcram presença autoridades federais, estaduais, municipais, alunos, representantes regionais entre outros, lotaram o auditório Francisco Contini na Unicentro.
A senadora Gleisi Hoffmann, veio especialmente para evento, que marcou a história de Guarapuava e falou da importância da participação de cada um para a conquista.
O Secretário de estado Cezar silvestri,
principal liderança política da região envolvida no processo de implantação da Universidade Tecnológica no municipio, ele que veio, representando o Governador, falou emocionado sobre a luta e o que significa para cada um que fez o seu papel para essa conquista. Mencionou a verba de R$ 3 milhões que já estão liberados para a construção do campus. Ele foi muito aplaudido durante seu discuro, ao relembrar de seu pai Moacir Júlio Silvestri, que foi prefeito de Guarapuava e muito contribuiu na construção de estradas rurais, sendo destaque ao receber um premio a nivel nacional. Sua maior conquista foi para a educação. "Trouxe para a Guarapuava o ensino superior, (FAFIG), e, a doação do prédio onde hoje funciona a Unicentro". Hélio Dalla Vaquia ( in memória) também foi citado como um grande politico, que lutou pela conquista do terreno onde hoje se encontra o campus da Unicentro no Cedeteg. Ao encerrar agradeceu a todos.

A UTFPR oferece de inicio dois cursos: Engenharia Mecânica e Sistema para Internet.
O Diretor do Campus de Guarapuava, João Paulo Aires, durante a sua fala, ressaltou a importância do Campusa a UTFPR, que sem dúvida vai gerar crescimento e desenvolvimento, com os cursos que estão sendo ofertados.

Em todo Paraná somam 12 campi da Universidade Federal. Em Guarapuava, a Instituição usa as instalações da Unicentro. O professor Vitor Hugo Zanette,
reitor da Unicentro, falou com entusiasmo em receber a UTFPRl e o esforço que todos fizeram para que as aulas iniciassem em em 2011.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Principais ocorrências policiais


POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ
QUARTO COMANDO REGIONAL
16º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR
SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
EXTRAÍDO DO SITE: www.16bpm.com.br
Principais ocorrências atendidas das 08h00min do dia 14 de abril às 08h00min do dia 15 de
abril de 2011.
1. OCORRÊNCIAS COM PRISÕES E ENCAMINHAMENTOS DIVERSOS:
a. CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO:
Às 21h50min uma equipe policial durante patrulhamento na Rua Saldanha Marinho, no Bairro Dos
Estados, realizou abordagem a um senhor de 35 anos, sendo constatado que o cidadão possuía em
seu desfavor um mandado de prisão expedido pela Segunda Vara Criminal de Guarapuava. Da ação
policial resultou no encaminhamento do individuo a 14ª SDP para as providências cabíveis,
conforme protocolo nº AD 191492.
2. OCORRÊNCIAS SEM PRISÕES:
a. ABORDAGEM DE VEICULO:
Às 22h55min uma equipe policial durante patrulhamento na Avenida Sebastião de Camargo Ribas,
no Bairro Bonsucesso, realizou abordagem do veiculo motocicleta Yamara YBR 125. No local foi
constatado que o veiculo estava sendo conduzido por um adolescente de 17 anos. Da ação policial
resultou na notificação e recolhimento do veiculo ao pátio do 16º BPM, conforme protocolo nº AD
191493.
3. ACIDENTE DE TRÂNSITO:
a. ABALROAMENTO TRANSVERSAL:
Às 20h10min, o Plantão de acidentes deslocou até a Rua Professor Becker, cruzamento
com a Rua Getúlio Vargas, Centro, onde constatado um acidente de trânsito do tipo abalroamento
transversal, no qual o veículo Fiat Siena, conduzido por uma senhora de 28 anos, o qual transitava
pela Rua Professor Becker, colidiu com um ciclista de 35 anos, que transitava pela Rua Getúlio
Vargas. Do evento resultou em danos materiais nos veículos e ferimentos na ciclista, a qual foi
conduzida para a Urgência Municipal. AD 191384.
b. ABALROAMENTO TRANSVERSAL COM DUAS VÍTIMAS FATAIS
Ocorrido em 14 de abril de 2011, por volta das 13h40min, no cruzamento da Rua Guaira X
Rua Visconde de Guarapuava, o Plantão de Acidentes prestou atendimento a um acidente de trânsito
do tipo abalroamento transversal, envolvendo o ônibus M. Benz/Induscar Apache, que transitava
pela Rua Guaira, sentido Centro- Bairro Batel, e a motocicleta Honda CG 125 Titan,, que transitava
pela Rua Visconde de Guarapuava, sentido Centro-Bairro Trianon. Do evento resultou em
ferimentos graves no condutor e passageira da motocicleta Honda, sendo ambos encaminhados pelo
Corpo de Bombeiros até Casa Hospitalar, onde o condutor da motocicleta alguns minutos após o
acidente veio a entrar em óbito no Hospital Santa Tereza e a passageira da motocicleta veio a entrar
em óbito horas depois no Hospital São Vicente de Paulo. Foi constatado que o condutor da
motocicleta não possuí habilitação para dirigir, sendo autuado conforme o CTB e a motocicleta
removida ao Pátio do 16º BPM. Realizado o exame etilométrico no condutor do ônibus, o qual teve
como resultado: 0,00 mg/L.
4. OCORRÊNCIAS EM OUTROS MUNICÍPIOS E LOCALIDADES:
NADA HOUVE A REGISTRAR
.
1º Sgt QPM 1-2 Mauro Sérgio Galvão, 2º Sgt. QPM 1-0 Ricardo Elison de Santa Rosa,
CPU. Adjunto ao COPOM.
POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ
QUARTO COMANDO REGIONAL
DÉCIMO SEXTO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR
PELOTÃO DE POLICIAMENTO DE TRÂNSITO – Pel P Tran
1. Infrações de Trânsito:
Quantidade
Autos de Infração de Trânsito Lavrados 16
2. Veículos Apreendidos:
Tipo Quantidade
Automóveis 00
Motocicletas 03
Caminhões 00
Ônibus 00
Outros 00
Total 03
3. Prisões em Flagrante:
Quantidade
Flagrantes de Embriaguez ao Volante 00
4. Acidentes de Trânsito:
Quantidade
Sem Vítima 02
Com Vítima Lesão 02
Com Vítima Fatal 01*
Total de Acidentes 05
Obs.: *Acidente ocorrido no cruzamento da R: Guaira X R: Visconde de Guarapuava,
resultando em óbito no condutor e passageira do veículo motocicleta Honda CG 125.
Guarapuava, PR, 15 de Abril de 2011.
2º Sgt. QPM 1-0 Nestor Mariani Filho,
Sargenteante do Pel P Tran


O governador Beto Richa recebeu nesta quinta-feira (14) um projeto para a construção do Centro de Excelência em Treinamento Paraolímpico. A proposta, inédita no País, foi apresentada a Richa pelo presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná, Mauro Bardini, e por membros do Comitê Executivo Estadual Paradesportivo.

O projeto prevê instalações para a prática de 24 modalidades paradesportivas. Além de oferecer suporte para atletas com todos os tipos de deficiência, o local também poderá ser usado por atletas que disputam provas convencionais.

“Precisamos dar esse passo e oferecer estrutura e atenção não só para atletas, mas para qualquer pessoa com algum tipo de deficiência”, disse Richa, que quando prefeito de Curitiba criou a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Para Mauro Bardini, o Estado pode contribuir na busca de recursos para a obra, estimulando a apresentação de emendas parlamentares e a participação da iniciativa privada no investimento.

Já existe um local destinado para a construção do Centro de Excelência: uma área de 93 mil metros quadrados, no Contorno Leste, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. “O local foi doado pela prefeitura de São José dos Pinhais e é bem localizado, pois fica próximo do aeroporto internacional e do entroncamento das principais rodovias que cortam o Estado”, destaca Nardini.

Também participaram da audiência o secretário especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba, Irajá de Brito Vaz; a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o assessor especial da Secretaria do Esporte e Lazer e Juventude de Curitiba, Edson Lau Filho; o vereador de Curitiba Zé Maria, e representantes do Comitê Executivo Estadual Paradesportivo.

Áudio:

Sedu retoma medições e autoriza pagamentos de obras‏



O fim da “noventena”, período em que todos os pagamentos do Estado foram submetidos a análises aprofundadas por um comitê formado por cinco secretários, mudou a rotina no Governo do Paraná. A Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e o Paranacidade retomam, a partir desta quinta-feira (14), o trabalho de supervisão das medições de obras civis e autorização de pagamentos.

Seguindo as recomendações da Secretaria Especial do Controle Interno e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), e com base no diagnóstico da situação estrutural e administrativa do Estado, o secretário do Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, determinou a adoção de procedimentos visando à retomada dos trabalhos.

“Obra cara é obra parada. O Governo não pretende dar calote por causa de erros administrativos cometidos na gestão anterior”, afirmou o secretário Cezar Silvestri. Segundo ele, a retomada das atividades pela equipe técnica da Sedu/Paranacidade é imediata. “Atendendo orientação do governador Beto Richa, estamos autorizando as medições das obras civis e buscando formas legais de dar continuidade aos trabalhos. Apenas os casos insanáveis juridicamente serão tratados separadamente e sua solução dependerá de parecer da PGE”.

As primeiras providências incluem as medições e pagamentos de obras civis - Centros de Referência de Assistência Social, Centros da Juventude, Centros de Saúde da Mulher e da Criança e escolas - iniciadas antes do período eleitoral. Além disso, estão sendo autorizadas as medições para posterior pagamento de obras do Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimento (Recap) iniciadas antes de 31 de dezembro de 2010.

“Estamos analisando caso a caso e buscando amparo legal para regularizar todas as situações, de forma a não causar prejuízos às administrações municipais, às construtoras e, principalmente, aos cidadãos paranaenses”, concluiu o secretário.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Unicentro recebe inscrições para o Congresso Internacional de Filosofia



De 30 de maio a 3 de junho, no Campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), ocorre o “VI Conifil - Congresso Internacional de Filosofia da Unicentro”, que debate o tema “Ciência, Ética e Filosofia”.

O evento é promovido pelo Departamento de Filosofia e pelo Programa de Educação Tutorial de Filosofia da instituição (PET/Filosofia) com objetivo de integrar pesquisadores e proporcionar a divulgação científica de trabalhos na área.

As inscrições para “VI Conifil” iniciam dia 15 de abril e serão realizadas online, pelo site: http://eventos.unicentro.br/conifil2011/. Para os interessados em apresentar trabalhos, a data limite para inscrição é 15 de maio. Já para ouvintes, o prazo é 27 de maio.

As normas para apresentação de trabalhos e demais informações estão disponíveis no site do VI Conifil.


Ciclo de Cinema - Durante o Conifil, acontecerá a segunda etapa do Ciclo de Cinema e Filosofia, uma atividade de extensão em forma de minicurso, promovido pelo PET/Filosofia. O Ciclo ocorre de 31 de maio a 2 de junho, no período da manhã, no Cinema do Campus Cruz, com inscrições no local (dia 31).

Mais informações sobre o Ciclo de Cinema e Filosofia na página: http://petfilosofiaunicentro.webnode.com.br/.


_______________________________

Abertas as inscrições para “Curso Pré-Vestibular da Unicentro”


A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) está com inscrições abertas até 25 de abril para o “Curso Pré-Vestibular Unicentro”. Os interessados devem acessar o endereço: www.unicentro.br/proec/cursinho/.

No site da Proec, também estão disponíveis os procedimentos de seleção para o curso, que conta com vagas limitadas. A seleção terá prova de conhecimentos gerais, análise de histórico escolar e avaliação socioeconômica do candidato.

A divulgação dos aprovados está prevista para 4 de maio, a matrícula dos aprovados será no dia seguinte (5), na Diretoria de Extensão, e as aulas iniciam em 7 de maio.

A documentação para inscrição e demais informações podem ser obtidas na Diretoria de Extensão, pelo telefone (42) 3621-1367 ou através do e-mail: direx@unicentro.br.


_______________________________

Atividades pelo Dia da Voz serão em 19 de abril, no Campus Santa Cruz


A Diretoria de Cultura (Dirc), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicentro, promove em 19 de abril, no Campus Santa Cruz, em Guarapuava, atividades em referência ao Dia Mundial da Voz (comemorado em 16 de abril).

O evento ocorre no Auditório Professor Francisco Contini, Campus Santa Cruz e conta com as seguintes palestras:


  • Fonoaudiologia no Canto - professora Denise Inke Bail, do Departamento de Fonoaudiologia do Campus Irati (9h30);

  • Odontologia e Voz - dentista Lorena Rogoni (9h30);

  • Saúde Vocal e Oficina de Técnica Vocal - professora Eliane Fernandes (13h30);

  • Voz para locução - professora Ariane Pereira, do Departamento de Comunicação Social do Campus Santa Cruz (14h30);

  • Prevenção do câncer e a voz - professora Viviane Knuppel de Quadros Gerber, do Departamento de Enfermagem do Campus Cedeteg (15h30).


Depois, a partir das 20h, serão realizadas as apresentações artísticas do Grupo Hora da Seresta, do Coral Unicanto e do Grupo Solidum.

Mais informações na Dirc, pelo telefone (42) 3621-1016.