segunda-feira, 31 de março de 2014

Cezar Silvestri (PPS) na Casa Civil


Secretaria de Estado de Governo (SEEG) foi incorporada à Casa Civil.
Mudanças são decorrentes de prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral.

Do G1 PR

Cezar Silvestri (PPS) assume a Secretaria de Governo (Foto: José Gomercindo /ANPr/ Divulgação)Cezar Silvestri (PPS) segue no governo, mas na Casa Civil
(Foto: José Gomercindo /ANPr/ Divulgação)
Um ano após criar a Secretaria de Estado de Governo (SEEG), o governador Beto Richa (PSDB) extinguiu a pasta que era ocupada por Cezar Silvestri (PPS). A mudança foi anunciada nesta segunda-feira (31) em meio à mudança de oito secretários de estado. Silvestri segue na administração, na chefia da Casa Civil, que incorporou a secretaria extinta.
Segundo o governador, as mudanças no primeiro escalão do governo visam permitir que os antigos secretários possam se candidatar a cargos nas eleições de outubro - como determina a Justiça Eleitoral. Entre eles, está o ex-chefe da Casa Civil Reinhold Stephanes (PSD), que reassume o mandato de deputado federal.
A maior parte dos secretários foi substituída pelos respectivos diretores-gerais. Foi o caso da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, na qual Ricardo Barros (PP) foi substituído por Horácio Monteschio. Na Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Amin Hannouche, substituiu Luiz Claudio Romanelli (PMDB), que retomou mandato na Assembleia Legislativa (Alep).
Na Secretaria do Desenvolvimento Urbano, o deputado federal Ratinho Jr. (PSC) foi trocado por João Carlos Ortega. O deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) foi substituído por Antonio Caetano de Paula Jr na Secretaria do Meio Ambiente. Já o secretário de Esporte e Turismo Evandro Rogério Roman sai para a entrada de Diego Gurgacz.
Segundo Richa, o vice-governador e secretário da Educação Flávio Arns (PSDB) também deixa o cargo, assim como o secretário especial de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande. Os substitutos, no entanto, ainda não foram anunciados.
Outras mudanças
Também foram anunciadas trocas em órgão da administração direta e indireta do estado. Marcio Fernandes Nunes, diretor-presidente do Instituto Águas do Paraná; Omar Sabbag Filho, diretor do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec); Paulo Rosenmann, diretor administrativo da Ambiental Paraná Florestas; e Rui Hara, coordenador geral da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) também devem deixar os respectivos cargos.

sábado, 29 de março de 2014

Mulheres centenárias relembram a vida no aniversário de Curitiba

Capital paranaense completa 321 anos.
Senhoras falam da felicidade de construir famílias felizes na capital.

Bibiana Dionísio Do G1 PR
Zaira Júlia Coelho Avelleda, de 102, foi a primeira professora do Colégio Júlia Wanderley, em Curitiba. (Foto: Bibiana Dionísio/ G1 )Zaira Júlia Coelho Avelleda, de 102, foi a primeira professora do Colégio Júlia Wanderley, em Curitiba
(Foto: Bibiana Dionísio/ G1 )
Comemorar 321 anos de Curitiba é também celebrar a história de quem nasceu na capital paranaense ou escolheu a cidade para viver. Algumas pessoas têm uma trajetória que corresponde a quase um terço da existência da capital paranaense. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo de 2010 indicou que 140 pessoas que resIdiam na cidade tinham mais de 100 anos. Para esses centenários, pensar Curitiba é relembrar a própria vida.

Com 102 anos, a ex-professora Zaira Júlia Coelho Avelleda fez parte da formação de muitos curitibanos. Ela foi a primeira professora do Colégio Estadual Júlia Wanderley, um dos mais tradicionais da cidade. Ainda na década de 40, quando havia apenas a estrutura física, uma portaria da Secretaria Estadual de Educação nomeou Isolda Schmidt como a nova diretora e Zaira Avelleda como a primeira docente da instituição de ensino.
A gente que nasceu e se criou aqui é como se fosse tudo da gente"
Zaira Avelleda, 102 anos
O tempo já compromete a audição, mas não a vaidade e as lembranças dos 32 anos de salas de aula. Ela conta que nasceu e construiu a vida em Curitiba. “É tudo da gente”. Para receber o G1, ela fez questão de arrumar o cabelo e pintar as unhas. Sempre com sorriso no rosto, ela se recorda da convivência com os alunos do colégio e também com os particulares, que iam até a casa dela. “Eu adorava, gostava muito. Lembro que sempre fui muito bem acolhida pelos alunos. Não posso dizer que um tivesse atrapalhado. É a maneira como a gente trata também. Da maneira como a gente faz, a gente recebe. Se trata bem, há aquela reciprocidade”.
Ainda que tenha trabalhado muito, dentro e fora de sala de aula, inclusive, com a gestão de uma chapelaria, Zaira não reclama da vida. São mais de 100 anos bem vividos. “Eu me sinto muito bem na vida, com os meus filhos... Eu sou feliz, minha família está sempre junto, sempre unida”. Zaira não deixa de citar Paulo, um poodle branco que vive com a família, e que fica agitado quando alguém se aproxima de Zaira. Hoje, ela tem dois filhos, três netos e dois bisnetos. A família planeja uma grande festa para 19 de maio, quando Zaira completa 103 anos.

Alice Antonieviczi  deixou a vida no interior de Santa Catarina para viver em Curitiba (Foto: Bibiana Dionísio/ G1)Alice Antonieviczi deixou a vida no interior de
Santa Catarina para viver em Curitiba
(Foto: Bibiana Dionísio/ G1)
Assim como a vida da ex-professora faz parte da história de Curitiba, outras trajetórias ajudaram a construir a cidade. Prestes a completar 101, Alice Pimentel Antonieviczi relembra como foi sair da vida rural, em São Bento do Sul, no interior de Santa Catarina, em busca de mais oportunidade. No caso de Alice, a família era grande – dez filhos. Qualquer decisão, qualquer mudança precisava ser bem pensada.  A vontade dos dois mais velhos, contudo, foi o impulso para a coragem.
Na bagagem, poucos objetos, porém, muita esperança de que tudo desse certo. “Eu tinha dois filhos mais velhos, que começaram a falar que não iriam ficar mais no sítio. Eles falavam para o pai que a gente não tem nada, não tinha roupa, não tinha calçado, que não podia comprar um terno. Falavam que iam embora para Curitiba. E o pai não queria vir, ele era do mato. Mas pensou: se os mais velhos forem para a cidade, o que nós fazemos? Com os pequenos não dá para ir para a roça, então, viemos, e acertamos”, lembra Alice.
Alice conta que nada foi fácil, mas que Curitiba deu a oportunidade de criar os filhos. Hoje, a família está ainda maior. Dos dez filhos, sete estão vivos. São 35 netos, 55 bisnetos e quatro tataranetos.

“Eu cheguei com vergonha com a minhas crianças. Uns bichinhos lá do mato, parecíamos uns passarinhos. Não tínhamos nem roupa para vestir. Foi triste, mas foi divertido. Todos trabalhavam. Nós fazíamos de tudo, o que surgia nós fazíamos. Eu cuidada de criança, lavava roupa para fora. Ele [o marido] fazia poço, fizemos cinco poço aqui na cidade. E os pequenos começaram a ir para aula. Os mais novos têm um pouco de escola”, lembrou orgulhosa.
No começo a gente ia ao Passeio Público, eu gostava der ver os bichinhos, porque no mato só tem cobra"
Alice  Antonieviczi, 101 anos
Os novos moradores despertaram a curiosidade das damas da cidade. “Eu quase morria de vergonha dos vizinhos. A gente era do mato, uns 'tabacudos' que não sabiam nem ler. A gente na manivela do poço, e aquela mulherada toda na janela só olhando. Meu velho trabalhava por 20 mil reis por dia. A gente tinha que dar de comer para os filhos. Mas a gente foi, caia aqui, levantava ali, e fomos indo”, contou.
É com um sorriso no rosto que ela se recorda dos poucos momentos de folga da família. O programa predileto era ir ao Passeio Público, no Centro da cidade. “No começo a gente ia ao Passeio Público, eu gostava der ver os bichinhos, porque no mato só tem cobra. Também a gente ia a missa, a igreja ou visitar a família. Não ia muito longe”.
O sentimento é de realização, de satisfação. Em Curitiba, Alice acredita que viveu o que tinha para viver. “Eu sou feliz porque criei todos os meus filhos, como eu fui criada. A educação foi como eu aprendi, com sofrimento. Eles também passaram por tudo. Fizeram os cantos deles, trabalharam, se aposentaram, agora estão todos bem de vida”.

“Estamos garantindo a consulta e os encaminhamentos para exames”, diz prefeito


 A UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Bela está recebendo, nesta sexta-feira (28), o Especialidades nos Bairros. O mutirão de atendimento, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e o Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde), conta com a participação de 20 médicos das diversas especialidades. O objetivo é atender 1.000 pacientes, ajudando a equilibrar o volume de consultas. “Estamos garantindo a consulta e também os encaminhamentos para exames. Pois não adianta ser atendido e ficar aguardando os exames por meses ou anos. Essa iniciativa da Prefeitura de Guarapuava está contribuindo em todos os sentidos com a melhoria na qualidade da saúde”, avaliou o prefeito Cesar Silvestri Filho.
O atendimento começou às 7h e, em pouco mais de duas horas, 500 pessoas já haviam sido atendidas, com qualidade e tranquilidade. Acompanhada do marido, Alcionete Aparecida Costa, 41 anos, aguardava ser atendida por um ortopedista, consulta que ela esperava desde 2012. “Gostei desse sistema. Marcaram a consulta e agora estou esperando nesse espaço aqui fora, sentada e recebendo informações dos funcionários. Está tudo bem organizado”, afirmou. A auxiliar de cozinha Rosangela do Rocio Guerreiro, 35 anos, já saiu da unidade de saúde com o agendamento de uma tomografia. “Agora vou conseguir fazer meu exame”, destacou.
Com os mutirões, foram atendidas 3.000 pessoas. “De forma organizada e tranquila, estamos atendendo a população, conforme o cronograma e nas regiões com mais demandas de consultas”, finalizou o prefeito, aproveitando para visitar a creche da Vila Bela, que possui 334 alunos do Berçário ao Jardim II, num total de 6 turmas. “A presença do prefeito é importante para a comunidade e nós, servidores, temos a oportunidade de conversar com ele e mostrar nosso trabalho”, ressaltou a diretora da creche, Zenilda Kfaszniaki Klaus.
 

Cesar Filho entrega 11 novos veículos para a Secretaria de Saúde

 

entrega ambulancias (6)

O prefeito Cesar Silvestri Filho, acompanhado de vereadores, secretários e servidores municipais, entregou 11 novos veículos para a população. São dez novas ambulâncias para o Samu atender o município e os distritos, além de uma van para o SAE (Serviço de Atendimento Especializado). “A nova frota, com equipamentos modernos, vai oferecer conforto, segurança e agilidade no atendimento, oferecendo à população a saúde que ela merece e que o município tem condições de oferecer”, afirmou Cesar Filho, durante a solenidade, na manhã desta sexta-feira (28).
Segundo o secretário de Saúde, Stefan Negrão, o investimento para aquisição das ambulâncias foi de R$ 508 mil. “Quando assumimos a administração municipal, as ambulâncias estavam em uma situação precária. Não ofereciam segurança alguma aos pacientes. Decidimos adquirir uma nova frota, além de reformar algumas das ambulâncias que o município possuía”, esclareceu. “As dez ambulâncias são de transporte simples e vão oferecer apoio às ambulâncias alfa, bravo e as bases descentralizadas do Samu. A van do SAE, adquirida com recurso federal, vai fazer o transporte de pacientes que necessitam de atendimentos especializados fora do município”.
Cesar Filho destacou que Guarapuava está passando por um bom momento na saúde, recebendo investimentos para aquisição de equipamentos, melhoria nas estruturas e contratação de médicos, enfermeiros e funcionários. “Estamos melhorando a estrutura de urgência e emergência, com a descentralização do Samu para a Primavera, que funciona em sintonia com a UPA, no Batel, dando suporte ao atendimento da saúde básica. Além disso, estamos reformando e ampliando 12 Unidades Básicas de Saúde, focando no acolhimento dos pacientes e nas condições de atendimento”. O prefeito ainda ressaltou a importância dos recursos oriundos dos governos Estadual e Federal. “O Hospital Regional, que antes era um sonho, agora é realidade. O projeto já está pronto e, muito em breve, vamos iniciar as obras, assim como o Centro de Especialidades Médicas”.
O diretor da 5ª Regional de Saúde, Vinícius Traiano, disse que o Governo do Estado vai disponibilizar um ônibus para o Cisgap. “Esse veículo vai realizar o transporte sanitário, que é o transporte de pacientes que precisam de atendimento especializado fora do município. Além disso, o município vai adquirir um ônibus rodoviário que fará o transporte à longa distância de pacientes”, anunciou.


Resumo de Notícias

 

IMG_6692

Guarapuava terá novo pólo de apoio presencial da UAB

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, e a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, receberam o consultor do MEC, Elias Antunes dos Santos, que também esteve na Escola Total do Xarquinho onde será instalada a nova sede da UAB (Universidade Aberta do Brasil). “Guarapuava já é referência em ensino superior de qualidade e com este novo polo da UAB estaremos reforçando o ensino à distância e oferecendo melhores condições para os usuários desse sistema”, afirmou o prefeito. A visita ocorreu na última quarta-feira (26).
A UAB é um sistema integrado por universidades públicas que oferecem os cursos de graduação, pós-graduação e formação continuada através da metodologia de ensino a distância e funciona em Guarapuava através da Unicentro. “Apesar de o ensino ser à distância, é muito importante que esses alunos possuam um local com a estrutura adequada para receber auxilio presencial e participar de atividades avaliativas”, explicou Doraci. Segundo a secretária, o consultor do MEC aprovou as condições do município em receber o novo polo de apoio presencial, que funcionará a partir do segundo semestre de 2014.
O consultor da Capes/MEC averiguou as condições de infraestrutura física, de recursos humanos e tecnológicos da escola total. Acompanhado da coordenadora geral da UAB/Unicentro, Maria Aparecida Crissi Knuppel, o consultor preencheu os relatórios que serão enviados ao comitê avaliador da CAPES/MEC, orgão responsável pela análise dos dados enviados e aprovação dos polos. Segundo o consultor, o processo deve demorar 15 dias. Para a Maria Aparecida, o espaço da escola total abre boas possibilidades para desenvolvimento dos cursos a distância.


Prefeitura apoia o 4º Guarapuava Rock City
Com o objetivo de potencializar as bandas de rock local e apresentar o trabalho autoral de compositores, acontece neste sábado (5), na sede social do Guaíra Country Club, o 4º Guarapuava Rock City. O evento inicia às 19h e recebe o apoio da prefeitura e da Heaven Escola de Música. A entrada é um quilo de alimento.
Dezesseis bandas locais irão se apresentar: Dzarmy, 350ml, Kingargoolas, Satisfire, Hard Rockers, Prime Revenge, Maquinária,Tocha, Neanderdogs, Futhark, Sweet Katerina,Disasters Boots, Desert Eagle, Adoc, Felling Folks, Rednecks. Durante o evento, será lançado um CD com uma música de cada banda.
Nesta sexta-feira (28), no auditório do Colégio Nossa Senhora de Belém, às 20h, acontece o Workshow Russell Allen. Os ingressos custam R$ 30,00 (primeiro lote). E, neste domingo (30), na Praça do Paço Municipal, tem o Saia da Garagem Especial, com diversas apresentações. A entrada é gratuita.

Assistência Social e Planejamento repassam informações sobre recursos do Siconv
Representantes das secretarias municipais de Assistência Social e de Planejamento, Apadevi, Apae e Associação dos Deficientes Físicos de Guarapuava reuniram-se para debater sobre o funcionamento do Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal) e entender como as entidades podem captar os recursos disponíveis. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (26), na Sala de Conselhos da Secretaria de Assistência Social.
Jeane Ramos Silvério, técnica do monitoramento, avaliação e informação da Assistência
Social, falou sobre a importância da reunião para a qualidade do trabalho oferecido nas entidades. “Primeiramente, as entidades puderam conhecer o portal do Siconv e, através dele, terão acesso aos recursos, o que resultará na melhoria do atendimento prestado”, opinou. “A reunião foi importante para definir as estratégias de planejamento que as entidades devem seguir para captar recursos através do portal de convênios”, acrescentou Valdir Rodrigo da Rosa, também da Secretaria de Assistência Social

segunda-feira, 24 de março de 2014

Defesa de Carli Filho entra com recurso para impedir juri popular

Recurso deve ser julgado na próxima semana




A defesa do acusado Luiz Fernando Ribas Carli Filho entrou com recurso para alterar os termos da decisão que determinou a remessa do caso para julgamento pelo júri popular.

A Defesa do acusado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, levada a efeito pelo advogado Criminalista René Dotti, entrou com recurso de embargos de declaração no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Este recurso da defesa deverá ser julgado na próxima quinta-feira (27) ou em seções posteriores, pela mesma Primeira Câmara Criminal e Relator Desembargador Telmo Cherem.

O advogado Criminalista Elias Mattar Assad, que funciona no processo como assistente da acusação pela família da vítima Gilmar Rafael Yared, declarou que o recurso tem cunho meramente protelatório e que nada há para ser aclarado ou modificado na paradigmática decisão do TJPR .

Prefeitura pavimenta rua Mário Virmond com pedras irregulares

 
visita as obras 21mar (13)
Vistorias em obras integram a agenda do prefeito Cesar Silvestri Filho toda semana. Observar o andamento e finalizações, além de conversar com a população, são fundamentais para o gestor municipal. Na última sexta-feira (21), ele esteve em diversos bairros e no Distrito da Palmeirinha. Um dos locais foi a rua Mário Virmond, no Industrial, onde está em execução a pavimentação com pedras irregulares, obra em parceria com empresários. “É um trabalho muito importante para a população e o empresariado da região, necessário há muitos anos e que estamos colocando em prática”, ressaltou o prefeito.
Nesta fase, a Surg vai pavimentar 1.800 metros com pedras irregulares. “Com essa obra vamos pavimentar toda a rua, pois finalizamos um quilômetro próximo à empresa Iberkraft, com a qual fizemos uma parceria para a execução”, especificou Cesar Filho, que esteve acompanhado do secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre, do encarregado de obras da Surg, Germano Flores, e dos vereadores Valdomiro Batista, o Jabur, e Germano Toledo Alves.
No bairro Santana, o grupo conversou com moradores sobre o asfalto novo aplicado na rua Alcebíades Rodrigues. “Agora dá para estender a roupa”, disse uma moradora, destacando que agora não tem “mais barro nem lama”. Ruas próximas, inclusive na região do Sol Nascente, foram restauradas. No Jordão, o prefeito definiu o local para implantação do Centro de Apoio ao Turista, que terá recursos do Ministério do Turismo, no valor de R$ 600 mil. Será construído próximo à pista de Motocross. Também no Jordão, está sendo ampliada a Unidade Básica de Saúde e construída uma creche. “Através de doações de empresários, de mutirão comunitário, apoio da prefeitura e vereadores, além da arrecadação durante a 3ª etapa do Campeonato Paranaense de Motocross, no ano passado, teremos a satisfação de entregar essa creche”, disse o vereador Jabur.
Na rua Barão do Rio Branco, entre a Capitão Rocha e a Quintino Bocaiúva, no Centro, prossegue o trabalho de manutenção e pavimentação. Obras foram concluídas na Vila Carli e Conradinho e outras prosseguem, como a construção de passarelas sobre córregos. Na Palmeirinha, a rua Dom Pedro II está sendo alargada. Também receberá calçada e meio-fio, o que vai melhorar o fluxo de veículos e de pedestres, principalmente nos horários de entrada e saída da Escola Municipal do Campo Manoel Moreira e do Colégio Estadual da Palmeirinha.

Mobilização pelos Direitos da Mulher reúne autoridades e comunidade

 
mobilizacao direitos da mulher (56)
Durante dois dias (20 e 21), Guarapuava reuniu autoridades dos governos Federal, Estadual e Municipal, Poder Judiciário e comunidade no empenho de agir com urgência no combate à violência contra a mulher. A Mobilização pelos Direitos da Mulher é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal da Justiça do Paraná.
O evento contemplou as várias facetas da violência de gênero com palestras sobre o Pacto Nacional de enfrentamento à violência, inclusão social para mulheres, reabilitação do agressor, tráfico de mulheres e feminicídio, além de mostrar um panorama da realidade das políticas públicas estaduais e o atendimento das vítimas nas delegacias da Mulher no Paraná. Também foi introduzido o Botão do Pânico, dispositivo que auxiliará as mulheres em situações de risco, alertando às forças policiais de uma possível ameaça. “Estamos inovando no combate à violência. O Botão do Pânico é mais uma ação concreta para a redução do alto índice de agressões”, explica o prefeito Cesar Silvestri Filho.
A mesa de abertura composta pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, pela vice-prefeita e secretária de Políticas para Mulheres, Eva Schran, pela coordenadora-geral de Fortalecimento da Rede de Enfrentamento da secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Luana Grillo, pela coordenadora do Cevid, desembargadora Denise Krüger, pelo vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Paulo Vasconcelos, pela titular do Juizado Especial de Violência Doméstica de Curitiba, juíza Luciane Bortoleto, pela juíza da 1ª Vara Criminal, Carmen Mondin, pelo juiz da 2ª Vara Criminal, Nestário Queiroz, e por outras autoridades, fez questão de ressaltar a importância do combate que está sendo realizado e garantir que mais políticas públicas vão ser criadas para que as mulheres não sejam mais desrespeitadas. “A Lei Maria da Penha se caracteriza como a 3ª melhor do mundo no combate à violência contra a mulher, uma grande conquista nesta luta. É momento de comemorarmos, sem esquecer que ainda devemos instituir mais políticas públicas, erradicando a violência e garantindo a integridade da mulher”, conta a desembargadora Denise Krüger.
“Nossa proposta é discutir e pautar a violência na sociedade. Essas atrocidades acontecem todos os dias e em todos os lugares. Como reagimos a elas? Devemos combatê-la, com muito empenho, e é isso que a secretaria da Mulher tem procurado fazer neste um ano de gestão”, ressalta a secretária municipal Eva Schran. Segundo o prefeito Cesar Filho, para garantir que o número de agressões seja reduzido de forma significativa, a prefeitura continua pensando e desenvolvendo políticas públicas concretas. “Além do Botão do Pânico, logo estaremos implementando a Casa Abrigo, garantindo mais segurança e esperança à mulher, a protegendo e qualificando para que ela possa se emancipar e ter o respeito que merece”, finaliza.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Secretaria de Saúde realiza ação para promover o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose

 
A Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta segunda-feira (24) um arrastão para promover o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. Agentes comunitários, identificados com camisetas, vão percorrer o Centro da cidade, das 9 às 15h, distribuindo panfletos e orientando sobre o agendamento de exames preventivos. A intenção é divulgar também a semana educativa que acontecerá entre 25 e 28 deste mês.
A semana educativa será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atividades e palestras. “Por causa da tuberculose não apresentar sintomas agudos, o diagnóstico precoce deve ser feito para que o paciente comece o tratamento e, com isso, deixe de infectar outras pessoas”, ressalta a coordenadora do AMPDS (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária), Elisa Midori Yamaguti Katayama. “A pessoa diagnosticada com tuberculose vai receber o tratamento gratuitamente na UBS mais próxima. Quando houver apenas uma suspeita, nós orientamos os médicos e enfermeiros a realizar um acompanhamento do paciente”, reforça.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria e afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente através do ar, ao falar espirrar ou tossir. “Em 2013, Guarapuava registrou 30 casos de tuberculose, e, este ano, já registramos 6 casos. Precisamos trabalhar constantemente com a prevenção e tratamento da doença”, afirma a coordenadora.
Os sintomas da tuberculose são:
Tosse com catarro por mais de 3 semanas;
Febre baixa no fim do dia;
Emagrecimento;
Perda de apetite;
Sudorese noturna;
Cansaço;
Dor no peito.
Serviço: Arrastão da Luta contra a Tuberculose
Data: Segunda-Feira – 24/03/2014
Horário: 9 às 15h
Local: Centro da cidade

Resumo de notícias

 
comissao mec (1)
Comissão do MEC visita Guarapuava para implantação do curso de Medicina
Na manhã desta quinta-feira (20), uma comissão de especialistas do MEC (Ministério da Educação) foi recebida na Prefeitura de Guarapuava pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, secretários, vereadores, representantes das faculdades particulares da cidade e dos órgãos de saúde do município. Formada por professores da área de medicina, a comissão fica até sexta-feira (21) na cidade, avaliando as estruturas e os programas de saúde existentes, como o Hospital São Vicente de Paulo, unidades básicas de saúde e a nova UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento). “O objetivo é relatar ao MEC o que Guarapuava oferece, no sentido de que essas informações possam colaborar para a criação de um curso de medicina em Guarapuava”, afirmou Geraldo Cunha Cury, um dos integrantes da comissão.
O relatório dos avaliadores do MEC é uma das principais etapas para implantação do curso de Medicina em Guarapuava, processo iniciado em 2013, com a abertura de um edital do Governo Federal específico para instituições de ensino superior privadas. O prefeito Cesar Filho destacou que a cidade atende aos principais requisitos do ministério, tendo a estrutura necessária, profissionais qualificados e uma política de saúde que vem apresentando resultados significativos. “Este é um pleito de décadas. Além de tecnicamente preparada, Guarapuava vive um momento de mudanças. A vinda de um curso de Medicina representaria a consolidação desse retorno ao crescimento, da afirmação de nossa cidade enquanto polo regional. Guarapuava se firmar como referência em ensino e saúde significa um ganho para toda a nossa região”, declarou o prefeito.

Prefeitura constrói passarelas de acesso sobre córregos
A Secretaria Municipal de Obras está trabalhando na construção de passarelas de acesso sobre córregos na Vila Carli, Primavera e Alto Cascavel. “São obras emergenciais, para garantir a segurança da população desses bairros, uma vez que a passagem entre muitas ruas é feita somente através dessas pontes”, explica o secretário de Obras, Ivanês Joséfi.
De acordo com o Diretor da Secretaria de Obras e responsável pelas obras das novas passarelas, Luiz Carlos Dalla Vecchia, os próprios moradores haviam feito passagens improvisadas e muito precárias nos locais. “Os moradores tiveram que improvisar com pequenas tábuas para garantir o acesso ao outro lado da rua. Agora estamos fazendo pontes de acesso para que a população possa ter seu direito de ir e vir garantido, com segurança”.
Para José Acir da Luz, que é cadeirante e mora no bairro Primavera, as novas pontes construídas sobre os córregos vão garantir a sua mobilidade perto de casa. “Por causa da cadeira de rodas, quase nunca posso atravessar a rua para visitar minha avó que mora do outro lado. Muitas vezes, tenho que ir de carro. Mas agora, essa passarela de acesso vai facilitar a passagem de todos os moradores e garantir a nossa segurança, principalmente das crianças e estudantes aqui do bairro”, afirma o morador.
Prefeitura e produtores rurais do Guaraicá se reúnem para discutir roteiro turístico
Na última terça-feira (18), representantes de diversas secretarias municipais se reuniram com mais de 40 agricultores na sede da Associação dos Produtores Rurais do distrito Guairacá. Entre as pautas, demandas dos moradores da região, apresentação de projetos da prefeitura e o planejamento do roteiro turístico “Caminhos de São Francisco”.
Os produtores receberam instruções da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo a respeito do atendimento no turismo rural, bem como a proposta para 2ª Caminhada Internacional na Natureza de Guarapuava, a ser realizada no entorno do Parque do Salto São Francisco. Outro tópico foi o Programa Cidade Empreendedora, com destaque ao apoio na forma de qualificação, treinamentos e linhas de crédito para pequenos empreendedores rurais. Por parte da Secretaria de Agricultura, a discussão foi sobre os incentivos do programa municipal Vida Rural para produção da agricultura familiar inserida, também, no turismo rural.

Judocas de Guarapuava comemoram medalhas conquistadas

 
judo medalhistas (17)
Na noite de quarta-feira (19), o clima foi de comemoração na Escolinha Municipal de Judô, no 16º Batalhão da Policia Militar. Os judocas, que conseguiram ótimas colocações no Campeonato Paranaense de Judô, exibiram seus troféus, agradeceram o apoio e se animaram com o futuro. “É um sonho realizado. Treinamos forte para chegar e competir no melhor nível e, felizmente, consegui voltar com este troféu e com a classificação para o Nacional. A prefeitura é um importante apoio com os custos, como alimentação, hospedagem, espaço para o treinamento. Só tenho a agradecer e treinar ainda mais”, conta Lucas Kachuba Cordeiro, 1º lugar na categoria Sub-18 – masculino. Lucas está classificado para o Campeonato Nacional, assim como Kathlenn Renata Crus da Silva (ouro no Sub 18 – feminino) e Ronan Batista (ouro na Faixa Marrom e Preta).
O sensei Onofre Carioca da Silva Junior se mostrou extremamente satisfeito com o empenho e reconhecimento dos seus alunos. “É um índice ótimo. Cinco medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. As academias de outras cidades nos conhecem, nos respeitam. Demos um grande passo para a disputa do Campeonato Nacional”, ressaltou o professor da Escolinha.
Mais investimento, mais competições, mais resultados. É o que deseja o secretário de Esportes, Celso Góes. “Estamos colhendo os frutos do trabalho árduo realizado pela secretaria e, principalmente, pelo Carioca e seus atletas. A prefeitura está no caminho certo, incentivando as Escolinhas e os alunos de escolas municipais”. O secretário também antecipou que o mês de maio será ativo para os atletas, que será o mês das lutas marciais. “No começo de maio vamos promover uma grande competição de Judô e nos dias 16, 17 e 18 teremos uma etapa do Campeonato Paranaense de Jiu-Jitsu, que já faz parte do calendário de Guarapuava. Ambas as competições no Joaquim Prestes, que é casa não só do futsal, mas também das lutas marciais”.
Categoria Sub 18-Masculino
-Lucas Kachuba Cordeiro, faixa Roxa, até 90 quilos, medalha de Ouro;
-Ronan Marcelo Batista, faixa Marrom, até 50 quilos, medalha de Ouro;
-Gunnar Wingrien Gabriel Sousa, faixa Verde, + 100 quilos, medalha de prata;
Categoria Sub 18 –Feminino
Kathlenn Renata Cruz da Silva, faixa Roxa, até 52 quilos, medalha de Ouro;
Katiele Federle de Oliveira, faixa Marrom, até 63 quilos, medalha de Bronze;
Categoria Marrom e Preta- Oficial
José Douglas Bonato, faixa Marrom, até 90 quilos, medalha de Ouro.
Francisco Gazonni, + 100 quilos, medalha de Ouro;
Marcel Gabardo do Valle, até 80 quilos, medalha de Prata;
Ronan Marcelo Batista- até 55 quilos, medalha de bronze.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Geração de empregos em fevereiro é recorde nos últimos dez anos

IMG_3095
Em menos de dois meses, os dados do Caged (Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego trazem, novamente, boas notícias para Guarapuava. Foram criados 265 postos de trabalho em fevereiro, melhor número dos últimos dez anos. O setor de serviços registrou 163 novas vagas, mais de 300% de aumento em relação ao mês de janeiro. Somando aos resultados favoráveis do comércio e da agropecuária, já foram gerados 580 empregos em Guarapuava somente nos dois primeiros meses de 2014.
Em janeiro, o Caged também divulgou que, em 2013, Guarapuava foi o segundo município do Paraná que mais gerou postos de trabalho a cada 1.000 habitantes, à frente, por exemplo, de cidades como Cascavel, Londrina e Curitiba. A economia local fechou o ano passado com 2.511 novos postos de trabalho. Em comparação a 2012, o aumento foi de 70%, quando foram registrados 1.480 empregos.
“Esses números demonstram que estamos no caminho certo, pois no ano passado, fomos o segundo município que mais gerou empregos no Paraná e agora estamos começando 2014 ainda melhor. Em breve, anunciaremos novas indústrias e investimentos em Guarapuava e esses números só vão melhorar”, afirmou o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Agência do trabalhador
A Agência do Trabalhador divulga, diariamente, cerca de 150 novas vagas no site da Prefeitura de Guarapuava. Para se candidatar a uma vaga ou para pesquisar vagas diretamente na Agência do Trabalhador, o candidato deve portar os documentos necessários para o preenchimento do cadastro: CPF, RG e Carteira de Trabalho.
Os empresários de Guarapuava que estão em busca de mão de obra também podem anunciar suas vagas na Agência do Trabalhador. Para isso, basta entrar em contato com a Agência e cadastrar as novas vagas. O serviço é totalmente gratuito, além disso, a Agência do Trabalhador também oferece às empresas encaminhamento do profissional que esteja de acordo com o perfil solicitado.
Agência do Trabalhador de Guarapuava: (42) 3630-2200.

Unidade de Saúde da Primavera passará por reformas e ampliação

 
“A população e os funcionários que lá trabalham sabem da necessidade imediata das obras”, enfatiza o secretário de Saúde, Stefan Negrão, sobre a reforma e a ampliação do posto de saúde da Primavera, e que devem começar nos próximos dias. “Lá nunca podia ter sido 24 horas. Era uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que a gestão anterior da Prefeitura, no período eleitoral, transformou em Urgência sem condições nenhuma. Não tem acessibilidade, não tem espaço para deixar os pacientes em observação, não tem banheiro e nem consultório decente, não tem sala de emergência adequada, não tem logística alguma para atender urgência e emergência. Está em condições deploráveis, como a maior parte dos postos que recebemos da gestão passada. Por isso, estamos reformando e ampliando 12 postos de saúde na cidade. A Primavera, além de ser completamente reformada, vai praticamente dobrar de tamanho depois das obras”, afirma o secretário.
Um novo local está sendo adaptado para receber o atendimento do bairro durante os trabalhos. Enquanto isso, consultas com clínico geral, pediatra e ginecologista, entrega de medicamentos, curativos e vacinação continuam sendo realizadas na, agora, UBS Primavera, diariamente, das 7h às 21h. Casos de emergência e urgência serão atendidos 24h pela Urgência do Trianon e pela nova Unidade Pronto Atendimento (UPA), no Batel. Uma unidade do SAMU foi instalada este ano no Primavera, beneficiando também a agilidade do encaminhamento dos pacientes da região.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Motorista sem habilitação e bêbado causa acidente com vítima fatal no PR

Caso foi registrado na madrugada deste domingo (16), em Medianeira.
Condutor estava dirigindo veículo da empresa onde trabalha, diz polícia.

Do G1 PR

Acidente em Medianeira (PR) deixou os dois veículos praticamente destruídos (Foto: Reprodução / RPC TV)
Acidente em Medianeira (PR) deixou os dois veículos
praticamente destruídos (Foto: Reprodução / RPC TV)
Um homem morreu após um motorista sem habilitação e embriagado provocar um acidente na madrugada deste domingo (16) em Medianeira, no oeste do Paraná. Segundo a Polícia Militar (PM), o condutor, de 26 anos, estava dirigindo um veículo utilitário da empresa onde trabalha e perdeu o controle ao entrar em alta velocidade no pátio de um posto de combustíveis às margens da BR-277 por volta das 2h30, quando atingiu um automóvel com cinco pessoas.
Ainda de acordo com os policiais, o suspeito é de São Paulo e estava na região a serviço de uma empresa contratada para a instalação de cabos de fibras óticas na cidade. No sábado (15) à noite, ele e mais dois amigos foram até um clube, onde teriam consumido bebidas alcoólicas. Mais tarde, deixaram o local e acabaram batendo no automóvel que saía do posto. Com a colisão, o automóvel tombou. Um dos ocupantes, de 48 anos, morreu na hora.
  • O motorista do automóvel foi encaminhado em estado grave para um hospital em Foz do Iguaçu. As outras três passageiras tiveram apenas ferimentos leves. Já, os dois ocupantes da caminhonete não se feriram. O teste de alcoolemia feito no condutor de São Paulo indicou 0,89 miligramas de álcool por litro de ar expelido, quase três vezes acima dos 0,33 mg/l, limite considerado crime. Ele foi levado à delegacia da Polícia Civil de Medianeira, onde deve permanecer preso e responder pelo crime de homicídio com dolo eventual - quando se assume o risco de matar - e lesão corporal.

Alunos da Escola Rural Domingos de Morais recebem netbooks

 
entrega notbook (31)
A comunidade de Banhado Grande fica a cerca de 50km do centro de Guarapuava, quase divisa com Inácio Martins, caminho que se faz por 25km de estrada “de chão” saindo da Colônia Vitória, em Entre Rios. “É uma distância grande. Por isso quando veio a notícia dos computadores foi uma surpresa”, conta Ademar Paulo de Morais, o “Mario Mestre”, presidente da Associação Comunitária de Banhado Grande, sobre a entrega desta sexta-feira (14). Os alunos da Escola Municipal Rural Domingos de Morais receberam 20 netbooks, os primeiros conquistados pela Prefeitura de Guarapuava através do Programa Um Computador Por Aluno (Prouca), desenvolvido pelo Governo Federal através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
Os aparelhos foram entregues pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, acompanhado pela secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, e pelo vereador Celso Costa. “Muitas vezes, os moradores daqui se sentiram esquecidos. Invertendo a lógica, esta é a primeira escola da nossa rede que recebe os netbooks. Esses computadores servem para que as crianças tenham o mesmo acesso que as da cidade. Estamos preparando todas as nossas crianças para o futuro”, afirmou o prefeito Cesar Filho. “Vivemos em uma época em que a tecnologia é central, em que as informações fluem com rapidez. Precisamos integrar o ensino-aprendizagem a essas tecnologias. E não poderíamos deixar de oferecer isso a vocês”, declarou a secretária Doraci.
A euforia das crianças era evidente, expressa em envergonhados e risonhos “sim”. Mãe do aluno William, Neuraci de Morais fala sobre as possibilidades que se abrem. “Acho muito bom. Pra eles computador era uma coisa distante, só mesmo no centro de Guarapuava. Agora eles têm um começo aqui, uma nova oportunidade”, destacou.
A Escola Rural Domingos de Morais funciona na modalidade multisseriada, na qual uma única classe oferece aulas para turmas de diferentes anos. São 30 alunos no total, divididos nos turnos da manhã (4º e 5º ano) e tarde (1º a 3º ano). As duas professoras que atendem as turmas receberão formação através do Núcleo Municipal de Tecnologia Educacional para integrar o material adquirido às atividades em sala.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Resumo de Notícias

 
equipamentos meio ambiente
Secretaria de Meio Ambiente recebe veículos e novos equipamentos

Na manhã de hoje (12), durante reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, fez a entrega de novos equipamentos para a Secretaria de Meio Ambiente. Além dos membros do Conselho e da pasta beneficiada, estiveram presentes a vice-prefeita, Eva Schran, secretários e vereadores. “Quando desmembramos o Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura, fizemos isso com intuito de consolidar uma política ambiental para o município. Para que essa política exista, é necessário estrutura”, afirmou o prefeito Cesar Filho.
Foram entregues três carros, sete computadores, dois notebooks e três GPS, adquiridos através do Fundo Municipal do Meio Ambiente, que concentra fontes e recursos para o desenvolvimento de projetos destinados à proteção ambiental e melhorias de qualidade de vida da população. “A verba do fundo era um dinheiro que estava perdido, pois não existia um Conselho Municipal de Meio Ambiente, obrigatório para sua gestão. Em 2013, a Prefeitura reativou o Conselho, que tem representantes do poder público e sociedade civil organizada, que atua como órgão consultivo e normativo para o setor”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, também presidente do Conselho.
Os novos equipamentos serão utilizados para o desenvolvimento de projetos já em andamento, como licenciamento e fiscalização ambiental e orientação para gerenciamento dos resíduos sólidos e educação ambiental. “Com a reativação do Conselho, criação do fundo, instituição das Leis Ambientais e estruturação da Secretaria, estamos trabalhando por tornar Guarapuava referência regional na área ambiental”, enfatizou Cesar Filho.
Mais de uma tonelada de alimentos arrecadados no Festival Maquinária são entregues pela Secretaria de Assistência Social

A secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri, e integrantes da banda Maquinária estiveram na tarde desta terça-feira (11) realizando a entrega de mais de uma tonelada de alimentos arrecadados durante o Festival Maquinária Rock Field. “A iniciativa do festival merece ser aplaudida, pois possibilitou que muitas pessoas fossem beneficiadas”, afirmou a secretaria Cristina Silvestri.
Segundo um dos organizadores do festival, Hamilton Batista Júnior, o principal objetivo do evento foi reunir os roqueiros da cidade e promover uma ação social, com a arrecadação dos alimentos. “Ficamos muito contentes em poder aliar o encontro dos amantes do rock com uma ação que beneficiou diversas entidades. Devido ao sucesso, pretendemos fazer com que o evento ocorra anualmente, tornando-se uma tradição”, afirmou. O Maquinária Rock Field reuniu 30 bandas durante o fim de semana de carnaval, no camping Recanto da Família, em Guarapuava.
Várias entidades e comunidades terapêuticas foram beneficiadas com as doações, entre elas o Albergue Noturno Frederico Ozanan, o SOS Airton Haenich, o Instituto Resgate Vida, o Instituto Amanhecer Sem Fome e a Comunidade Bethânia de Guarapuava. Para a Irmã Sandra Auxiliadora da Silva, do SOS, as doações são muito importantes para a qualidade do trabalho oferecido aos idosos da instituição. “Vim de Minas Gerais, já passei por muitas cidades, de muitos estados, e posso afirmar que a solidariedade do povo guarapuavano me deixa encantada”, ressaltou a Irmã.
“A Feira do Produtor oferece alimentos frescos, de qualidade e com preço justo” destaca Cesar Filho

Nesta terça-feira (11), o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, prestigiou a Feira do Produtor, na Paróquia Santana. Num momento de descontração, ele conversou com produtores e visitantes e aproveitou para levar alguns alimentos para casa. “Esse projeto é um trabalho de benefício mútuo. A feira gera renda ao produtor e oferece à população alimentos frescos, de qualidade e com preço justo”, apontou Cesar Filho. Na visita, o prefeito estava acompanhado pelo secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, e pelo presidente da Surg, Fernando Damiani.
Vendedor de caldo de cana há cinco anos, Antonio Leonir Gonçalves comemora os lucros que a feira está proporcionando. “Em dia de feira, consigo o dobro do valor que tenho na rua, é um resultado muito satisfatório”, contou o morador do Alto da XV. Seu Antonio ainda fala que a feira está dando oportunidade de empregos na cidade. “Penso até em contratar um ajudante e acredito que os outros feirantes também”, finalizou o senhor de 52 anos.
Terezinha dos Santos, 59 anos, saiu de casa especialmente para ir à feira. “É muito bom poder comprar alimentos frescos, quando venho aqui, me sinto no shopping das verduras, estou gostando muito”, relatou a consumidora. A Feira do Produtor na Santana funciona todas às terças-feiras das 16 às 20h; e na Paróquia São João Bosco, todas as quintas-feiras, no mesmo horário.
Prefeito empossa novos servidores municipais

Na tarde desta quarta-feira (12), com a presença de secretários, funcionários municipais e vereadores, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, deu posse a servidores municipais aprovados em concurso público realizado em 2012 e convocados através do edital 005/2014. Os nove novos funcionários vão atuar nas funções de auxiliar administrativo e servente de limpeza.
Cesar Filho destacou a importância do servidor público para a construção e manutenção do município. “A partir de hoje, nós somos uma equipe que trabalha por um bem comum. Espero que vocês sejam felizes e consigam construir aqui uma carreira de trabalho”, disse o prefeito durante a cerimônia que aconteceu na sala de reuniões do gabinete no Paço Municipal.

Secretaria de Saúde oferece gratuitamente vacina que previne o vírus HPV

 
vacina
Desde o dia 10 de março, a Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero. Meninas de 11 a 13 anos estão sendo vacinadas gratuitamente nas unidades básicas de saúde (UBS) e em escolas públicas e privadas de Guarapuava. Para receber a dose na escola, é necessário autorização dos pais ou responsáveis, além de levar o cartão de vacinação ou um documento de identificação. Em seguida, cada escola agenda um dia para que as alunas recebam a primeira dose. A meta é vacinar 4.931 meninas no município ainda no mês de março.
Segundo a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Guarapuava, Chayane Andrade Ternopoleki, para garantir proteção completa, a imunização acontece em três etapas. A segunda aplicação deve ser feita 6 meses depois da primeira e a terceira, 5 anos depois. “Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que está sendo aplicada protege contra os quatro tipos mais comuns de HPV: 6, 11, 16 e 18, os dois primeiros responsáveis por 90% das verrugas genitais e os dois últimos, por 70% dos casos de câncer de colo do útero”, explica Chayane. A vacina possui apenas uma contraindicação em relação a gestantes. Caso a gravidez ocorra após o início da aplicação, as próximas doses serão administradas após o período pós-parto.
A vacina contra o HPV protege principalmente mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. “O objetivo é vacinar as meninas no período de maturidade sexual, que inicia entre os 11 e 13 anos. A prevenção também é importante. Os pais e professores devem aproveitar a oportunidade para abordar temas como uso de preservativos, doenças sexualmente transmissíveis e outras questões relacionadas à educação sexual”, lembra o secretário de Saúde, Stefan Negrão.

CAD comemora novo patrocínio da Tenco

 
parceria cad-tenco (100)
Na manhã desta terça-feira (11), a Tenco Shopping Centers assinou patrocínio com o Clube Atlético Deportivo (CAD). Na solenidade no Atalaia Palace Hotel, imprensa e autoridades estiveram presentes. “O esporte promove a saúde e o espírito de coletividade, por isso a Secretaria de Esportes passou a ter ações efetivas na nossa administração. O apoio ao CAD, por parte da prefeitura, não é apenas institucional, porque o nosso time de futsal é uma inspiração para todos os atletas de Guarapuava. Assim ficamos muito satisfeitos ao saber que a Tenco também está apoiando o esporte em nossa cidade”, afirmou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.
A empresa Tenco é a administradora do Guarapuava Garden Shopping, um dos novos empreendimentos do ramo que serão construídos em Guarapuava. De acordo com a gerente regional da empresa, Debora de Souza, a ideia do patrocínio é agregar valor à marca que, em breve, fará parte do cotidiano de todos os guarapuavanos. “O CAD é um clube organizado e tem grande identificação com a cidade e carinho da população, por isso estamos orgulhosos em saber que o Guarapuava Garden Shopping vai contribuir para o sucesso do clube no Paraná e no Brasil”, afirma Debora.
A parceria da Tenco com o CAD tem a duração de um ano e a expectativa é que o time continue seu trabalho da melhor forma possível, na disputa do Campeonato Paranaense e da Liga Nacional de Futsal 2014. “Essa é mais uma realização de um sonho”, comenta o presidente do CAD, José Valter Liberato, ao lembrar que o apoio de todos os patrocinadores é de extrema importância para o incentivo do CAD. “Esse novo patrocínio renova nosso incentivo para continuar na batalha e levar o nome de Guarapuava para todo o país”.
Guarapuava Garden Shopping
Durante a cerimônia de assinatura do patrocínio, a gerente regional da empresa, Debora de Souza também falou sobre a escolha de Guarapuava para receber o empreendimento que deve gerar mais de 3 mil empregos diretos na cidade durante a construção. “Quando fazemos um investimento deste porte, analisamos muitos aspectos e Guarapuava foi escolhida pelo potencial de desenvolvimento que possui”, comentou Debora ao explicar que as obras do novo shopping devem começar no início do segundo semestre deste ano. “Estamos trabalhando na terraplenagem do terreno e urbanização do local, duas obras que precisam caminhar juntas e, se tudo sair como planejado, a ideia é podermos inaugurar o shopping no final de 2016”.
O prefeito Cesar Silvestri Filho também comentou a expectativa dos guarapuavanos com a instalação do novo empreendimento na cidade. “Ficamos muito satisfeitos ao saber que nossa cidade foi escolhida pelo seu potencial econômico, potencial de consumo e localização estratégica. Essa é a materialização do nosso desenvolvimento, assim como a instalação da UTFPR, confirmação do curso de medicina, implantação do hospital regional, inserção de Guarapuava no Plano Nacional de Aviação Civil, prevendo a reforma do nosso aeroporto, implantação da ferrovia Leste- Oeste e a confirmação da instalação de outras grandes indústrias trazendo o progresso e o desenvolvimento para a nossa cidade”, comemora o prefeito Cesar Filho.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Guarapuavanos já podem contar com o atendimento na UPA 24 horas

 

entrega upa (10)
Com profissionais capacitados e equipamentos de última geração, a Prefeitura de Guarapuava entregou à população a UPA Prefeito Eloy Pimentel em plenas condições de uso. Desde a manhã desta segunda-feira (10), os guarapuavanos podem contar com a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, que está localizada no bairro Batel. Durante a cerimônia, o prefeito Cesar Silvestri Filho destacou que essa é uma ação importante para a área da saúde no município e que se soma a outras já implantadas ou em andamento. “Hoje é uma etapa importante para a saúde de Guarapuava. Foi um processo longo, mas tivemos condições de contratar e treinar os profissionais e dotar a UPA com equipamentos de alta tecnologia para proporcionarmos um atendimento de qualidade e com eficiência”, disse Cesar Filho.
O prefeito também ressaltou que a manutenção de uma Unidade de Pronto Atendimento 24 horas é bastante onerosa, tanto que muitos municípios, inclusive do Paraná, continuam com as obras nas unidades ou devolveram os recursos ao Governo Federal. “Técnicos do Ministério da Saúde estiveram na cidade e atestaram que Guarapuava cumpriu as determinações e prazos estabelecidos aos municípios. E, após essa entrega que acontece hoje, continuaremos mantendo um atendimento como sabemos que a população merece. Para isso, nossa administração ajustou o orçamento municipal”, acrescentou o prefeito. O secretário de Estado de Governo, Cezar Silvestri, secretários municipais, vereadores e funcionários prestigiaram o evento.
O secretário Municipal de Saúde, Stefan Negrão, agradeceu o trabalho e a dedicação dos servidores municipais. “Os servidores da secretaria são os grandes responsáveis pela inauguração de hoje. Se empenharam com muito profissionalismo para que os trabalhos pudessem iniciar”, comentou. Cezar Silvestri destacou que na UPA haverá atendimento especializado para as crianças, um dos compromissos assumidos Cesar Filho durante a campanha eleitoral. Também reforçou que o Governo do Estado é e continuará sendo um importante parceiro do município.
Intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais, a UPA funciona sete dias por semana para casos urgência e emergência. “A unidade 24 horas tem estrutura para atendimento geral e infantil, com uma ala própria para a pediatria; dois leitos para estabilização de pacientes em estado grave, com suporte até que o paciente seja transferido para UTI de um hospital; seis leitos de observação masculinos, seis femininos, seis infantis e oito para aplicação de medicamentos, além de sala de isolamento para doenças infecto-contagiosas”, enumerou Negrão. O local conta ainda com sala para exames laboratoriais e de raio-x. “Fraturas, cortes, pressão e febre alta, infarto e derrame são alguns soa atendimentos que podem ser feitos aqui”, finalizou.


Prefeito Cesar Filho e Secretária de Assistência Social participam da inauguração da Casa do Hip Hop em Guarapuava

 
casa do hip hop
O prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho e a secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri, participaram neste domingo (09) da inauguração da primeira Casa do Hip Hop no Paraná. O projeto, desenvolvido pelo movimento Voz Ativa, conta com o apoio da Prefeitura de Guarapuava. “Esse trabalho representa a aproximação do poder público aos jovens de Guarapuava, porque o hip hop representa uma grande manifestação cultural da nossa juventude urbana. Então, precisamos usar o que temos de melhor da arte, da música e dos nossos talentos guarapuavanos para promover a paz”, comentou o prefeito Cesar Filho, ao lembrar que a Casa do Hip Hop é “a realização de um sonho”.
O movimento Voz Ativa, responsável pela Casa do Hip Hop, trabalha em parceria com a Secretaria de Assistência Social desenvolvendo o Projeto GerAção, que tem como principal objetivo o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais de jovens em situação de vulnerabilidade social. “Hoje o projeto GerAção atende mais de 600 crianças e adolescentes em situação de risco. Com a Casa do Hip Hop estamos proporcionando mais um espaço para que esses jovens possam sair das ruas e transformar toda sua energia em dança e música”, explicou a secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri.
De acordo com o presidente do movimento Voz Ativa, Agesildo de Oliveira, o Tizil do Rap, a Secretaria de Assistência Social vem trabalhando na prevenção para crianças e adolescentes, apresentando alternativas saudáveis que podem garantir o futuro de muitos jovens. “Graças ao apoio da Prefeitura, estamos concretizando a realização de um sonho. O trabalho da Secretaria de Assistência Social de Guarapuava deve ser modelo para outros municípios porque aqui estamos trabalhando na prevenção, evitando que os jovens procurem nas drogas ou na violência urbana uma saída. E o que vemos por aí é muita gente trabalhando para solucionar um problema que se tivesse sido prevenido, não existiria”, lembra Tizil.
A Casa do Hip Hop oferece aulas de hip hop nos seus quatro elementos: B-Boys (dança), grafite, Mcs (rapper) e DJ, além de capoeira e várias modalidades de lutas. O espaço conta com estrutura de som e luz, estúdio de gravação e professores que fazem parte do projeto Geração, da Secretaria de Assistência Social. A Casa do Hip Hop funciona diariamente das 13h às 20h. A idade mínima para participar é 8 anos. As aulas são gratuitas. Nas modalidades de lutas, haverá mensalidade. Todos os domingos serão realizadas apresentações artísticas a partir das 14h.

Famílias recebem chaves de apartamentos no Jardim Patrícia

 
entrega apartamentos jardim patricia (242)
O prefeito Cesar Silvestri Filho participou da entrega das chaves dos 64 apartamentos aos moradores do Jardim Patrícia, residencial construído às margens da PR 170, no bairro Alto Cascavel. A entrega aconteceu na manhã do sábado (08) e contou com a presença de diretores da Caixa Econômica Federal (CEF), de vereadores, de secretários municipais, do deputado federal André Vargas, do secretário de Governo do PR (e deputado federal licenciado) Cezar Silvestri e do presidente da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), Mounir Chaowiche.
O Residencial Patrícia recebeu investimentos de R$ 4 milhões do programa Minha Casa Minha Vida, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). As famílias beneficiadas possuem renda mensal máxima de R$ 1,6 mil, que pagarão parcelas equivalentes a 5% dos ganhos pelo período de 10 anos. Entre os investimentos do projeto estão os serviços de instalação das redes de água e esgoto da Sanepar, que não serão cobrados dos novos moradores e ajudarão a reduzir o valor total do financiamento. “Esta noite, não dormi. Estava ansioso para entregarmos conforto e segurança para estas famílias. Agradeço a todos os parceiros que foram de fundamental importância, pois entenderam a necessidade e o compromisso que o nosso governo tem de proporcionar uma vida melhor aos cidadãos guarapuavanos”, discursou o prefeito Cesar Filho, bastante emocionado.
Ao falar sobre Guarapuava, Chaowiche elogiou o empenho do prefeito, Cesar Silvestri Filho, nos projetos. “O prefeito Silvestri trata a habitação como uma de suas prioridades, pois tem a mesma compreensão do nosso governador Beto Richa de que a casa própria é a base do resgate social das famílias”, explicou. “Nós, na Caixa, somos treinados para atuar com políticas públicas. O prefeito Cesar nos procurou e eu o agradeço por isso, pois assim pudermos realizar ambos os sonhos, o nosso e de quem está recebendo estes apartamentos hoje”, destacou Luiz Henrique Borgo, superintendente regional da CEF. Já o secretário de Governo Cezar Silvestri ressaltou a importância da união de esforços dos governos em favor de amplas melhorias no setor habitacional guarapuavano.
Entre os beneficiados está Terezinha Lemes Pereira. Por muitos anos, a doméstica teve como sonho a casa própria. “Pago aluguel há 25 anos. Não teria condições de ter uma casa própria se não fosse este programa. O meu desejo é que mais moradias sejam entregues e que ajudem outras pessoas como eu fui”, afirmou Terezinha.
O secretário de Habitação e Urbanismo de Guarapuava, Flavio Alexandre, ressaltou que muito está sendo feito pela atual Administração Municipal para atender à demanda de moradias. “Hoje, estamos entregando 64 apartamentos, da qual me orgulho de ter acompanhado todo o processo desde a parceria até a construção. Mais moradias, com infra-estrutura necessária, estão sendo erguidas. Aqui ao lado temos mais 224 casas em andamento”, afirmou o secretário. “O governo anterior de Guarapuava entregou 300 casas em oito anos. A nossa meta inicial era entregar duas mil, aumentamos esse patamar e entregaremos três mil até o final da nossa gestão”, reforçou o prefeito Cesar Filho.
Terminada a entrega, as autoridades aproveitaram para visitar as obras do Residencial 2000, empreendimento que atenderá outras 500 famílias com novas casas. A exemplo dos outros projetos, o 2000 conta com o suporte técnico do Governo do Estado através da Cohapar e da Prefeitura de Guarapuava.
Processo de seleção
As famílias beneficiadas passaram por um rigoroso processo de seleção. A secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri, e a equipe da pasta realizaram visitas e estabeleceram um cadastro levando em consideração critérios estabelecidos pelos governos federal e municipal, entre eles, pessoas da família com necessidades especiais e moradores de áreas de risco ou com vulnerabilidade social.
Os moradores vão pagar uma taxa mensal que pode variar entre R$ 25 e R$ 80, dependendo da renda mensal familiar. Após 10 anos, totalizando 120 prestações, as famílias serão as proprietárias oficiais dos apartamentos. “Os imóveis são intransferíveis, não podendo ser vendidos ou alugados. Se o morador desistir de morar no local, o imóvel é devolvido para a Prefeitura e repassado aos beneficiários que estão na lista de espera”, ressaltou o secretário Flávio Alexandre.

Corrida da Mulher e outras atividades marcam o 8 de Março

 
corrida dia da mulher (55)
Prefeitura realiza 2ª edição da Corrida da Mulher
As mulheres tomaram conta das ruas de Guarapuava neste sábado (08), Dia Internacional da Mulher. Parceria entre as secretarias da Mulher e do Esporte, a 2ª edição da Corrida da Mulher contou com grande presença das homenageadas, e também dos homens, que prestigiaram e participaram da prova. Mais de 200 jovens, adultos e idosos integraram a competição. “Esta é a segunda edição da corrida, que se tornou parte calendário de Guarapuava. É o modo do esporte homenageá-las, pois o mundo é muito melhor quando se respeita a mulher e lhe dá o espaço merecido”, afirma o secretário de Esporte, Celso Góes.
 “Nossa gestão faz questão de apoiar e homenagear a mulher guarapuavana, que tem uma participação decisiva e especial na história do município e na vida de todos nós. Temos feito um esforço muito grande para desenvolver e executar políticas públicas eficazes, com formação profissional, que possibilita a emancipação financeira, e principalmente no combate firme e corajoso contra a violência doméstica,” afirmou o prefeito Cesar Silvestri Filho.
A vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran, foi, inclusive, uma das competidoras na prova. “É uma alegria muito grande presenciar muitas mulheres e famílias nesta corrida. Neste dia da mulher, desejo a todas que continuem firmas e guerreiras, como estão sendo. Este é um dia de reflexão e celebração para a mulher, pois existe pela luta da mulher para conseguir mais espaço e valor na sociedade”, ressaltou a secretaria.
Com saída no Ginásio Joaquim Prestes, o percurso de 6 km começou pela rua Brigadeiro Rocha, passando pela av. Manoel Ribas e retornando à rua da largada. Os homens percorreram um caminho mais longo, de 8 km, em um trajeto semelhante. “Estou muito feliz com a conquista da prova na minha primeira participação”, contou a personal trainer Carla Varela, vencedora da prova. O melhor tempo masculino ficou por conta do pintor Carlos Augusto dos Santos. “Fico satisfeito por ter ganho a prova e agradeço a Prefeitura de Guarapuava que realizou esta corrida para comemorar o dia de pessoas especiais e importantes em nossas vidas”.
Durante todo o mês de março, a Secretaria Municipal da Mulher programou ações que tem como objetivo, além de valorizar a mulher, oferecer condições de superar a violência e ainda ter emancipação financeira.
Dia internacional da Mulher iniciou com reflexão sobre a violência de gênero
Eram 5 horas da manhã e o sol ainda não iluminava a Praça 9 de dezembro. No entanto, as mulheres da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, do Conselho Municipal da Mulher e militantes dos movimentos sociais da cidade já estavam presentes. Com velas e cartazes, a vigília se fez em memória às sete mulheres assassinadas por seus companheiros e ex-companheiros em 2013 e 2014 em Guarapuava.
“É impossível conter as lágrimas ao se lembrar de todas as assassinadas, ou das que todos os dias são violentadas fisicamente e sexualmente. O que me impulsiona é saber que a partir do momento que a mulher dá um basta na violência e nos procura na secretaria, uma nova fase se inicia . Ela não está sozinha.”, fala emocionada a vice-prefeita e Secretária da Mulher, Eva Schran.
A presença de familiares deixou a vigília ainda mais comovente e fez lembrar que a violência contra a mulher não afeta apenas a vítima, mas sim toda família, amigos e a sociedade. Ao final, as participantes soltaram balões brancos com uma mensagem de incentivo à superação da violência e os contatos da Secretaria da Mulher.
Aula inaugural dos cursos profissionalizantes para mulheres
Hoje pela manhã, a vice-prefeita e Secretária da Mulher, Eva Schran, participou da aula inaugural dos cursos de auxiliar de mecânica, eletricista predial e informática, e valorizou a disposição dos participantes. “Cada pessoa que inicia o curso está tendo a chance de profissionalizar-se e essa chance deve ser abraçada com muito animo e desempenho”, afirmou. “Oferecer oportunidade de emancipação econômica às mulheres é um dos objetivos da Secretaria da Mulher e uma das ações concretas para o Dia Internacional da Mulher”, complementou a secretaria.
Os cursos são realizados em parceria com o Sesi/Senai, o que garante credibilidade e eficiência no aprendizado. “As aulas são práticas e teóricas. Um diploma do Sesi/Senai abre portas de emprego porque ensinamos a técnica e a gestão.”, salienta Jeslaine Araujo, pedagoga do Sesi.
As alunas ainda tiveram um panorama da oferta de empregos na área de eletricista predial na cidade, que cresce a cada dia devido à construção civil. “Todos os dias se inicia uma construção nova em Guarapuava, nossa empresa realiza instalação elétrica e precisamos de mão-de-obra qualificada para prestar esse serviço”, afirma Helio

sexta-feira, 7 de março de 2014

Resumo de Notícias

 
tarde da beleza (2)
Cras Morro Alto promove Tarde da Beleza Real
Na tarde desta quinta-feira (06), o Cras Morro Alto, da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu a Tarde da Beleza Real. Corte de cabelo, chapinha, escova e manicure foram alguns dos serviços oferecidos às mulheres de diversos bairros. O evento teve a parceria dos alunos dos cursos de Cabelo e Manicure do Senap Educação Profissional.
Ana Rosa de Oliveira, 62 anos, ficou muito feliz em ter um dia de beleza. “Estou muito contente. Alisei meus cabelos e vou pintar as unhas. Vou passar o Dia da Mulher muito mais charmosa e o melhor sem gastar nada”, disse a moradora do bairro São Cristóvão. A aluna do curso de Manicure, Keli Cristiane da Cruz, 27 anos, está orgulhosa em poder contribuir com a alegria de outras mulheres. “Sei que as mulheres gostam de se sentir belas. Faz bem para a auto-estima, principalmente nesta semana que comemoramos o nosso dia”, comentou. Segundo a psicóloga do Cras, Carine Suder Fernandes, a oportunidade de receber os serviços estéticos sem nenhum custo é “uma chance de olhar para si mesma e perceber a importância do cuidado não só com a aparência, mas com a construção e manutenção de valores positivos e realistas acerca de si mesmas”.

Secretaria da Mulher realiza aula inaugural de três cursos

 
A Secretaria de Políticas para as Mulheres de Guarapuava, em parceria com o Sesi/Senai, realiza aula inaugural dos cursos de Auxiliar de Serviços Automotivos, Auxiliar de Eletricidade Predial e Auxiliar de Informática. Os cursos são voltados às mulheres com o intuito de integrá-las em ofícios nos quais há pouca participação feminina, além de ser uma oportunidade de capacitação. A abertura das aulas acontece neste sábado (08), às 8h, no Sesi.

“Garantir o acesso à capacitação é um dos pilares da Secretaria da Mulher, pois acreditamos que, com autonomia econômica, as mulheres superam seus obstáculos”, ressaltou a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schran. A aula inaugural integra a programação do Mês da Mulher como uma das ações afirmativas de política públicas em prol das guarapuavanas.

Serviço: Aula inaugural
Data: Sábado (08/03/14)
Horário: 8h
Local: Sesi